Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Sign in to follow this  
lsoaresesilva

Locação x Compra de máquina + moinho para cafeteria

Recommended Posts

Pessoas, estou naquela dúvida entre compra e aluguel de máquina + moinho para cafeteria. A máquina que me interessei nova da Astoria de 2G com moinho eletrônico está por R$ 19.000, enquanto o aluguel da máquina com moinho é de R$ 480 por mês. Ou seja, em 3 anos de aluguel teria comprado o valor da máquina. Considerando que eu tenha o capital para a compra. 

Minha dúvida é: diante da grande depreciação das máquinas e da possibilidade de quebra e eu ficar sem a máquina na cafeteria (o que no caso do aluguel eles efetuam a troca em 48h), compensa mesmo eu comprar? Alguém com experiência no aluguel?

Abraços

Você precisa associar alguns valores:

- O valor de depreciação do equipamento durante o tempo que você pretende utilizar;

- O valor de possíveis manutenções durante o período;

- Quanto tempo você pretende ficar com a máquina; 

- Os benefícios do aluguel x compra da maquina;

- Quanto vai custar o aluguel no tempo pretendido.

Comparar todos os valores e ver qual possui mais vantagem.

Meu tcc da faculdade é montar um empreendimento na área de alimentos e bebidas, e estou montando uma cafeteria, no meu projeto, é mais vantagem comprar a maquina e alugar os moinhos, mas outro grupo que está fazendo uma também, o deles não compensa comprar.

• Like 1

rbata    309

Eu iria de aluguel por pelo menos 6 meses, ali você já vai sentir se o negócio está decolando, e qual o rumo ele vai tomar.

Se você comprar a máquina por 19 mil e precisar vender depois de 1 ano, acredito que no máximo vai vender por uns 10mil ou menos.

Ou já compra uma usada desvalorizada, até uns 5-7mil reais você deve encontrar algo decente e revisado em assistência autorizada.

O moedor com 1.000 a 2.000 você compra um Rancilio da linha MD usado ou novo.

Ou uma ideia totalmente diferente... Coloca uma Nespresso para cápsulas modelo profissional (acho que eles fornecem a máquina se você comprar um mínimo de sachês), faz a maior presença uma máquina destas. E faz uma estação de Aeropress, coado e french press para atender os mais curiosos que queira se aventurar com cafés diferentes. Teu investimento vai ser uma fração dos 19mil.

Mas o teu modelo de negócio vai depender da localização e público que pretende atender. O fórum é a exceção da exceção das pessoas que apreciam café, muitos aqui torram o próprio café, tem equipamentos muitas vezes superior ao de diversas cafeterias, paladar muito bem desenvolvido, etc. 99% das pessoas por aí não fazem ideia do que estão tomando, estão acostumados com café de grãos queimados, preparado e guardado em garrafa térmica azedando há horas.

E quando se abre um negócio, existe aquilo que é o teu sonho, e existe aquilo que dá dinheiro. As vezes é possível conciliar as duas coisas. O ramo de comida e bebida é tenso, esteja preparado.

• Like 2

Marcia    1,306

Eu também alugaria alugaria por 1 ano. Se o negocio for pra frente, compra.

• Like 1

Aurélio Penna    366

Se for possível, aluga por 6 meses, se você ver que vai vingar mais 6 daí compra.

Dai compra uma La Cimbali, Uma nuova simonelli, uma La Marzocco, uma Dalla Corte, mas astoria por esse valor tá caro, porque com 12k você compra o conjunto semi-novo. 
Eu compraria uma La Marzocco GS3 de 1 grupo. Se você visse que o movimento não vai ser gigantesco. Acho que ela daria conta do recado. Até uns 20 espresso em sequência e ligada na rede hidráulica. ACHO.
Depois pra vender seria muito mais fácil porque todo mundo é doido com uma.

Lunatico    431

Voto com a galera também, pelo aluguel mínimo de 6 meses pra você analisar o negócio, demanda, etc.

Longe de mim querer gorar o seu novo empreendimento, porém uma grande parte dos estabelecimentos novos costumam fechar antes de dois anos. Comprar uma máquina caríssima que vai perder 40% do valor na revenda dentro desse prazo lhe deixaria muito mal financeiramente.

Se tudo correr bem nos 6 meses iniciais, você terá mais dados concretos de receita e despesa, lucro e etc, podendo colocarna ponta do lápis melhor a possibilidade de compra.

Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk

mericlis    164

Se for possível, aluga por 6 meses, se você ver que vai vingar mais 6 daí compra.

Dai compra uma La Cimbali, Uma nuova simonelli, uma La Marzocco, uma Dalla Corte, mas astoria por esse valor tá caro, porque com 12k você compra o conjunto semi-novo.

Eu compraria uma La Marzocco GS3 de 1 grupo. Se você visse que o movimento não vai ser gigantesco. Acho que ela daria conta do recado. Até uns 20 espresso em sequência e ligada na rede hidráulica. ACHO.

Depois pra vender seria muito mais fácil porque todo mundo é doido com uma.

Acho q uma gs3 custa uns 24 mil não?

Eu tava procurando uma usada mas não achei

Como todos disseram, iria de aluguel por no mínimo 6 meses (considero um ano o mínimo na verdade)

Por que considero 1 ano o mínimo? Além das razões acima citadas, tem a questão de conhecer o equipamento, ir criando uma intimidade com a atividade e entender, caso esteja indo tudo certo, quais os caminhos depois desse primeiro ano de negócio. Considere o aluguel de uma de dois grupos, e o tipo do seu negócio. A 1268, por exemplo, é pequena, mas temos um cinema, então, eventualmente, preciso tirar 10-20 espressos/capuccinos num intervalo curto de tempo, então precisa ser uma máquina que dê conta.

Depois desse tempo, além de pensar bem sobre a compra, no caso de uma usada, manutenção é sempre uma questão, afinal, se a máquina fica parada um dia (as vezes se a máquina fica parada 1 hora) já é um $$$ que pesa e foi pro saco.

A minha é alugada, e assim vai continuar por um bom tempo (já to a mais de um ano na 1268), e não ter comprado na abertura foi bem bom, pois engessar 12-15-20 mil reais na abertura do negócio é punk, pois ter giro nos primeiros meses (no primeiro ano todo em geral) é importante

Bom, boa sorte :)

• Like 1

Rodolfo M    1,342

O que o Fernando falou sogre engessar esse valor e capital de giro é bem verdadeiro.

Mas vamos dar uma viajada...

Como vc vai pagar esta máquina? A vista, parcelado?

Eu acho parcelado sem juros meio mito, mas se conseguir, melhor que a vista.

Imagine que vc pague 20 mil a vista. Em um investimento bom vc terá um rendimento entre 0,7 a 1%. Logo este valor daria um retono entre 140 a 200 reais.

Resumidamente se vc tiver o valor da maquina e aplicar, vc gastará efetivamente entre 280 a 340 reais no aluguel.

Depois de um ano a depreciação de uma máquina dessas é considerável, pode contar algo entre 25 a 35%. Em um ano com o valor investido (e retirando os rendimentos), vc teria uma "corrosão" no valor da inflação (8 a 10%). Ou seja, 20 mil perde menos valor que a maquina rs

Se quiser brincar com os números, em um ano, a maquina que vc pagou 20 mil valerá entre 13 a 15 mil. E vc deixou de pagar 5760,00 de aluguel e deixou de ganhar de 1680 a 2400 de rendimentos. Realmente em 3 anos ela se pagaria, se vc n considerar o valor que esse dinheiro aplicado renderia (entre 5040 a 7200, sendo bem simplista, o valor seria maior caso n mexesse pois seria juros sobre juros), e sem contar tb que agora a maquina valeria uns 10 mil reais. E nessa brincadeira n contei os gastos que vc teria com a manutenção...

Meus cálculos foram bem simplificados, o importante é que vc pegue a ideia.

• Like 1

Valeu galera, ajudou bastante. Acredito que os preços cobrados pela Astoria compensam mais o aluguel, de fato (R$ 480 mensais, contra R$ 580 da Italian e R$ 620 da La Spaziale). Sobre a La Marzocco o mais em conta é R$ 1300. A gs3 está por R$ 37.187

Se for comprar/financiar, recomendo o PROGER da Caixa Econômica. Juros baixo e o equipamento é a garantia do financiamento (e o saldo financia em até 48 meses pelo que lembro). Se tiver com $$$ sobrando, vá a vista, se ter um giro é importante, parte pro financiamento e deixa esse dinheiro pro giro do negócio

• Like 1