Ir para conteúdo

Ajuda - Krups Xp 7230


Postagens recomendadas

Bom dia amigos, sou novo no fórum e ja consegui boas informações na busca, inclusive me ajudando a evitar fazer besteira como comprar um moedor de laminas, entre outras.

 

Sou iniciante nesse mundo de café , hoje tenho uma nespresso e como tomo muito café, acaba ficando caro por dia , sendo que cada capsula hoje custa em média R$ 2,00.

 

Pesquisando no fórum, entendi que uma maquina super automática não é a melhor opção em questão de qualidade e flexibilidade para fazer um café profissional.

 

Porém, um amigo de um amigo tem uma Krups XP 7230, super automática, que não está usando e me ofereceu por R$ 500,00.

 

Gostaria de saber se vocês conhecem a maquina, se ele faz bons cafés, comparados ao nespresso, e se ele valor vale a pena compra-la , visto que uma maquina nova dessa custa mais de R$ 2000,00.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Jorge, seja bem vindo!

 

Dei uma olhada, parece um bom negocio.

Basicamente tem que ver se a maquina esta funcionando, mas creio que mesmo que precisar de uma manutenção basica ainda vale o preço.

 

Caso sua ideia for melhorar a qualidade do seu espresso E economizar, creio ser perfeito este caminho.

 

Como vc leu e deve ter percebido, este fórum é formado principalmente por malucos por cafés e correlatos rs, em questão de economia é melhor fugir dos exemplos rsrsrsrs

 

Uma outra dica que dou é ver se realmente vale a pena começar pelos espressos. Existem muitas formas de extração de café, a mais dispendiosa é sem dúvida o espresso, e uma grande quantidade de colegas preferem outros métodos (eu mesmo tomo muito mais café na V60 e aeropress que espresso).

 

Mas se sua ideia for virar coffeemaníaco, o primeiro melhor investimento sempre será o moedor, visto que um bom moedor poderá ser usado para a grande maioria dos métodos (nisso vc já começou bem fugindo dos de laminas)!

 

Visite boas cafeterias (o pessoal do fórum sempre organiza encontros para trocas de ideias e confraternização), complete seu perfil (sabendo de onde vc é fica mais fácil indicar boas cafeterias ou onde se encontra bons cafés), e continue participando aqui no fórum, gente e ideias novas sempre serão bem vindas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Jorge, seja bem vindo!

 

Dei uma olhada, parece um bom negocio.

Basicamente tem que ver se a maquina esta funcionando, mas creio que mesmo que precisar de uma manutenção basica ainda vale o preço.

 

Caso sua ideia for melhorar a qualidade do seu espresso E economizar, creio ser perfeito este caminho.

 

Como vc leu e deve ter percebido, este fórum é formado principalmente por malucos por cafés e correlatos rs, em questão de economia é melhor fugir dos exemplos rsrsrsrs

 

Uma outra dica que dou é ver se realmente vale a pena começar pelos espressos. Existem muitas formas de extração de café, a mais dispendiosa é sem dúvida o espresso, e uma grande quantidade de colegas preferem outros métodos (eu mesmo tomo muito mais café na V60 e aeropress que espresso).

 

Mas se sua ideia for virar coffeemaníaco, o primeiro melhor investimento sempre será o moedor, visto que um bom moedor poderá ser usado para a grande maioria dos métodos (nisso vc já começou bem fugindo dos de laminas)!

 

Visite boas cafeterias (o pessoal do fórum sempre organiza encontros para trocas de ideias e confraternização), complete seu perfil (sabendo de onde vc é fica mais fácil indicar boas cafeterias ou onde se encontra bons cafés), e continue participando aqui no fórum, gente e ideias novas sempre serão bem vindas!

Bom dia Rodolfo , obrigado pela recepção.

 

Minha duvida agora , está entre essa maquina Krups ou uma outra que achei usada , C-08 com moedor hario skerton e um filtro duplo despressurizado que encontrei por R$ 350,00 usada tbm.

 

Na praticidade , é claro que a Krups ganha , porém, na qualidade do café , qual voce acha que é melhor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Jorge, se as duas estiverem bem reguladas, talvez vc consiga fazer mais alterações no seu café com a C08, pois nas automáticas vc consegue mexer na granulometria da moagem, mas mexer no tempo e volume da extração ficam mais complicados. Para vc tirar um café melhor na C08 que no Krups vc terá que se aperfeiçoar no método da extração (desde a melhor moagem, a forma como usará o tamper, a Brew Ratio http://www.home-barista.com/tips/brewing-ratios-for-espresso-beverages-t2402.html, e para ambos, o melhor tipo de grão para espressos, o melhor tipo de água...).

 

Existem muitas variáveis para poder afirmar que o café sairá melhor com um ou outro. Acho que o mais importante é ver o seu perfil.

Se vc curte ficar algum tempo nesse ritual da preparação do café todo o dia, dá pra encarar as máquinas manuais. Caso vc tenha o tempo contado, vá de automática pois n dá pra fazer um café bom correndo (as máquinas demoram um tempo para aquecer e sair um café decente). Mas se vc pensa em economia, fique com a automática ou com a própria Nespresso, sairá muito mais barato que migrar para o mundo das máquinas manuais (e aproveito e lanço a pergunta, quantos tipos de extrações de café vc já experimentou? Ja fez degustação comparada, mesmo grão para métodos diferentes? Qual o sabor (nota) que mais lhe agrada no café, qual lhe desagrada e quais métodos costumam realçar ou esconder esses sabores?).

Faço estas perguntas pois eu mesmo comecei comprando as máquinas de espresso, comprei 4, e agora vejo que existem outras técnicas que me agradam tanto ou mais que o espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou com o Rodolfo em alguns pontos

Quer um salto de qualidade? Eu iria pros filtrados (Aeropress, v60 e até a prensa francesa). Menor investimento e cafés bons com certeza :)

Quanto as máquinas..... se eu disser que a curto prazo a nespresso sai mais barato você acredita? hehehe. Espresso é uma técnica bem chata, demorada e que vai te fazer gastar doses e doses e dose até chegar em algo satisfatório, e se for usar um bom café, pior ainda (aqui na 1268 o quilo do grão eu vendo entre 100 e 140 reais. Pegando a média de SP, to vendendo barato, ehhehe)

Dentre os equipos, eu iria de Krups mesmo. Já é um salto, é prático, funcional e vai te levar pra um mundo de bons cafés (ao menos perto dele), hehehe. A C-08 e o hario não confio muito não, até pq o hario entrega uma qualidade não tão melhor que um moedor de lâminas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, eu tenho uma superauto da Delonghi. Antes de comprar, eu testei a Delonghi e essa da Krups. Eu não consegui tirar um café satisfatório na Krups...sempre meio aguado, mesmo ajustando o moedor para mais fino. Talvez precisasse de outras regulagens que eu não fiz, mas na Delonghi eu consegui. Seria bom testá-la antes.... com isso, vc verifica se está funcionando e se consegue um café bom.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou com o Rodolfo em alguns pontos

 

Quer um salto de qualidade? Eu iria pros filtrados (Aeropress, v60 e até a prensa francesa). Menor investimento e cafés bons com certeza :)

 

Quanto as máquinas..... se eu disser que a curto prazo a nespresso sai mais barato você acredita? hehehe. Espresso é uma técnica bem chata, demorada e que vai te fazer gastar doses e doses e dose até chegar em algo satisfatório, e se for usar um bom café, pior ainda (aqui na 1268 o quilo do grão eu vendo entre 100 e 140 reais. Pegando a média de SP, to vendendo barato, ehhehe)

 

Dentre os equipos, eu iria de Krups mesmo. Já é um salto, é prático, funcional e vai te levar pra um mundo de bons cafés (ao menos perto dele), hehehe. A C-08 e o hario não confio muito não, até pq o hario entrega uma qualidade não tão melhor que um moedor de lâminas

 

Rodolfo, agora você me deixou confuso rsrs Brincadeira

 

Estou pendendo para o lado da C-08 por causa do moedor , pois não vou ficar preso apenar ao expresso, moendo o grão posso testar essas outras extrações e encontrar outra que me agrade tanto ou mais que o expresso como é o seu caso .

 

 

Fernando , você parece conhecer da Krups, em comparação ao nespresso, ela produz um cafe melhor ou está no mesmo patamar ?

 

Sobre a hario agora me deixou indeciso rs, não é possivel fazer um expresso de qualidade com a moagem feira na Hario manual ?

Jorge, eu tenho uma superauto da Delonghi. Antes de comprar, eu testei a Delonghi e essa da Krups. Eu não consegui tirar um café satisfatório na Krups...sempre meio aguado, mesmo ajustando o moedor para mais fino. Talvez precisasse de outras regulagens que eu não fiz, mas na Delonghi eu consegui. Seria bom testá-la antes.... com isso, vc verifica se está funcionando e se consegue um café bom.  

 

Felipe , meu medo é justamente esse , pois como dito anteriormente, as superauto são limitadas no quisite flexibilidade, então caso não consiga atingir o meu gosto no café não há muito o que fazer , sendo que nessa manual eu consigo ter mais formas de ajustar , estou certo ou não é bem assim?

 

Desculpem, mas sou completamente leigo , o pouco que conheço foi lendo o forum a semana passada toda rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrs, se esta confuso, esta no caminho certo, estou nessa faz um tempo e ainda fico confuso pois n existe verdades absolutas em se tratando de gostos pessoais.

 

Sobre o que o Fernando falou, concordo com as colocações dele.

Sobre gastar café a rodo, essa é uma grande verdade. Funciona assim: se vc tem uma boa maquina, um bom moedor, para cada grão de café que vc compra vc acaba tendo que ajustar o moedor algumas vezes, eu tenho uma média de 3 shots até sair direito. Nessa brincadeira gasto 63g de café, 1/4 de um pacote de 250g (para um pacote de 40 reais que é a media de um bom café, vc gasta 10 reais para ajustar a dose). Aliás, já fez esse cálculo? Um filtro duplo leva entre 14 a 18g (o meu duplo da La Spaziale é equivalente a um triplo, 21g - mas eles vendem como duplo), cada xícara me sai por volta de 3,30 só de grãos de café!!!

Claro, considerando um café de 40 reais o pacote de 250g. Se vc pensa em usar cafés mais baratos, existem alguns que acho que valem a pena (Pereira Vilella, Campo Mistico, Seleção do Mario, alguns do CoffeLab...), mas se n tomar cuidado, o Nespresso sairá superior (e mais em conta ainda rs).

 

Sobre o moedor Hario, existe alguns cuidados. Ele é bom pro início nesse mundo cafeinado e pra levar para viagens. Só!

Não conheço ninguém que tome pelo menos 1 café por dia que não fugiu dele rsrsrsrs

A questão é que cansa girar a manivela rs. No começo todos acham moleza, mas vai passando os dias, vai aumentando a quantidade de cafés tirados, no final vc vai estar tentando adaptar uma parafusadeira nela pra tentar facilitar a vida (e por um tempo bastará, mas n se iluda, é por pouco tempo rs). No final vc vai achar mais prático partir para um moedor elétrico. Se vc já leu sobre eles, vai perceber que dificilmente achará um bom por menos de mil reais.

Com o moedor bom em mãos, vc vai perceber que essa cafeteira esta longe de ser a ideal, e vai correr atras de uma Gaggia ou uma Rancilio Silva. Depois vai ver que pode melhorar um pouco mais o gosto do café se controlar melhor a temperatura da água (ai vai começar a modificar a cafeteira... um PID rs), depois se ficar muito neurótico com a quantidade da crema, vai começar a torrar seu próprio café, que digo por experiência, é um mundo a parte rsrsrs, tão interessante quanto o mundo das extrações.

Kkkkkkkkkkkk, esse foi o caminho trilhado por muitos amigos meus daqui do fórum, o meu inclusive.

 

Aquilo que o Fernando falou sobre os coados é totalmente verdadeiro, e o que eu quis passar tb no outro post. Tente n se prender muito nos espressos, abra a mente rsrsrsrs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo, me admiro a sua boa vontade em ajuda, parabéns.

 

Você perguntou sobre meu perfil, eu me interessei muito por esse mundo do café lendo as postagens e discussões, coisas que nunca imaginei que existissem, como os métodos de extração.

 

Peço que me corrija se eu estiver errado, então o mais correto para um iniciante seria comprar esse outro kit que mencionei da C08 com a Hario manual, pois eu não estaria "preso" ao espresso, como ficaria caso comprasse essa superauto,  e poderia experimentar varios tipos de extração, inclusive para levar minha garrafa de café coado ao trabalho todo dia de manhã , possivelmente feito numa hario v60(me interessei também por esse método)

 

NO caso dessa superauto, eu não tenho como mudar muito o tipo de café que ela extrai, ou sim ela tem varios niveis de regulagem além da moagem?

 

Enfim, se confusão for o caminho certo, então estou bem encaminhado kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Jorge!

 

O forum serve para isso mesmo, tirar algumas dúvidas e colocar outras mais rsrsrs

 

Sobre o que é mais recomendável, é complicado rs. A grande verdade é que se esses assuntos te interessarem minimamente, vc não vai ficar com nenhuma das duas máquinas muito tempo rsrsrsrs

 

A superautomatica pq no geral elas só oferecem o ajuste da dose (simples ou duplo) e da moagem. Vc n consegue fazer nenhuma alteração no café (exceto mudar de grãos). Existem coisas que podemos fazer nas manuais, como ajuste da quantidade de pó, alterar um pouco a temperatura na extração, fora todo o processo em si (pesar, moer, nutation e wdt na hora do tamper, flush, pesar o copo e contar o tempo)...

 

Se a ideia for um roteiro de um bom aprendizado, sugiro ir numa boa cafeteria (como o Coffee Lab, que no próprio cardápio ja oferecem experiências como experimentar moagens diferentes, diferenças no sabor de um mesmo grão extraido de formas diferentes), ou mesmo ir numa cafeteria como o 1268 (fica no Museu Lasar Segall, V Mariana), onde o proprietário é o Fernando (vc pode aproveitar, experimentar o mesmo grão tirado no espresso, no coado e na AP, bobear já pede dicas e indicações de cafés - o que eu mais curto lá é o Jairo).

 

Se quiser mesmo investir nesse mundo, troque a C08 por uma Gaggia. Vc encontra por tudo quanto é preço (de 200 a 1200 reais em média), varia de modelo, mas no geral oferece um ótimo custo benefício.

A Hario é melhor que os trituradores de lâmina, mas só se o orçamento n permitir levar logo de cara um melhor (encore, breville, preciso, vario...), ele quebra o galho no começo mas em menos de 1 mês vc já vai estar atras de um melhor rsrsrs (a questão n é só que cansa, ele oferece poucas variações para espresso, eu tenho um, no geral apenas 4 regulagens para esse método). Na prática, se o café sai muito rápido da máquina vc afina a moagem. Mas cada regulagem é muito grosseira, dá uma variação bem grande no tempo total da extração, no final vc acaba tendo que compensar na quantidade de pó e na força do tamper (como a ideia central é poder repetir um bom café, sempre, tentamos diminuir as variáveis na extração). Por isso de investirmos em um tamper bom como o dinamométrico do Gilberto, um moedor bom, alguns instalam controle de temperatura nas máquinas (ou investem mlhares de reais em máquinas que possuem bom controle de temperatura e pressão)...

Cada vez mais acho que tudo isso é uma arte rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Jorge, não conheço a máquina, mas imagino como ela funciona, hehe, por isso disse que a curto prazo, uma nespresso é mais barato. Na nespresso a cápsula é cara, mas você sabe exatamente como o café vai sair da máquina. Na Krups talvez não fique tão feliz, mas terá um padrão de café e pouco desperdício. Na C08 + Hario a coisa tem um salto de complexidade grande. Além do kit, insira aí uma balança de precisão, um termômetro e talvez um tamper, e um bucado de café pra treinar, além de registrar extrações e afins. Se você se animar na brincadeira, em pouco tempo entrará em crise e provavelmente vai descobrir os coados e a AP e pensar "POXA ! Como fiquei tanto tempo sem conhecer isso?"

Fui um tanto dramático com os filtrados, mas nesse processo vamos ficando mais críticos e com o paladar mais aguçado no geral. Visitar boas cafeterias e conversar com o pessoal delas é sempre uma boa pra criar boas referências de cafés.

Se estiver animado na brincadeira, vá de C08 + Hario + Café + ou - pra se entender com o equipamento e diminuir desperdícios com os bons cafés.

Se estiver com um pouco de preguiça, vá na Krups mesmo, que terá praticidade e repetibilidade nas extrações (o problema é que se o café sair ruim, todos os outros sairão também, ehehehh)

 

Se estiver mais curioso com o universo, o kit Aeropress + Moinho manual + Chaleira elétrica (opcional) vai te permitir brincar muito e extrair cafés muito bons. Se quiser economizar, troque a aeropress por uma prensa francesa (em SP dá pra achar por 25-30 reais uma) e já ter um bom ganho nos cafés

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Jorge!

 

O forum serve para isso mesmo, tirar algumas dúvidas e colocar outras mais rsrsrs

 

Sobre o que é mais recomendável, é complicado rs. A grande verdade é que se esses assuntos te interessarem minimamente, vc não vai ficar com nenhuma das duas máquinas muito tempo rsrsrsrs

 

A superautomatica pq no geral elas só oferecem o ajuste da dose (simples ou duplo) e da moagem. Vc n consegue fazer nenhuma alteração no café (exceto mudar de grãos). Existem coisas que podemos fazer nas manuais, como ajuste da quantidade de pó, alterar um pouco a temperatura na extração, fora todo o processo em si (pesar, moer, nutation e wdt na hora do tamper, flush, pesar o copo e contar o tempo)...

 

Se a ideia for um roteiro de um bom aprendizado, sugiro ir numa boa cafeteria (como o Coffee Lab, que no próprio cardápio ja oferecem experiências como experimentar moagens diferentes, diferenças no sabor de um mesmo grão extraido de formas diferentes), ou mesmo ir numa cafeteria como o 1268 (fica no Museu Lasar Segall, V Mariana), onde o proprietário é o Fernando (vc pode aproveitar, experimentar o mesmo grão tirado no espresso, no coado e na AP, bobear já pede dicas e indicações de cafés - o que eu mais curto lá é o Jairo).

 

Se quiser mesmo investir nesse mundo, troque a C08 por uma Gaggia. Vc encontra por tudo quanto é preço (de 200 a 1200 reais em média), varia de modelo, mas no geral oferece um ótimo custo benefício.

A Hario é melhor que os trituradores de lâmina, mas só se o orçamento n permitir levar logo de cara um melhor (encore, breville, preciso, vario...), ele quebra o galho no começo mas em menos de 1 mês vc já vai estar atras de um melhor rsrsrs (a questão n é só que cansa, ele oferece poucas variações para espresso, eu tenho um, no geral apenas 4 regulagens para esse método). Na prática, se o café sai muito rápido da máquina vc afina a moagem. Mas cada regulagem é muito grosseira, dá uma variação bem grande no tempo total da extração, no final vc acaba tendo que compensar na quantidade de pó e na força do tamper (como a ideia central é poder repetir um bom café, sempre, tentamos diminuir as variáveis na extração). Por isso de investirmos em um tamper bom como o dinamométrico do Gilberto, um moedor bom, alguns instalam controle de temperatura nas máquinas (ou investem mlhares de reais em máquinas que possuem bom controle de temperatura e pressão)...

Cada vez mais acho que tudo isso é uma arte rsrsrs

 

 

Rodolfo , entendi perfeitamente e agradeço mesmo você ter me ajudado a não fazer besteira e comprar a superauto, pois se for para ter uma cafe expresso medio e sem modificações , eu fico com a nespresso mesmo.

 

Acabei comprando o kit falado mesmo, C08 + hario Skerton manual + filtro duplo despresurizado , vou começar a testar e brincar um pouco , pois aqui conheci algo que nem tinha ideia que existia, muito legal.

 

Vou mesmo nessa cafeteria , fazer essa degustação para ter uma noção do que eu realmente vou gostar , pois até agora só gostava de espresso .

 

Espero um dia poder ajudar assim como voce fez aqui no forum, vou usar todas essas dicas e assim que estiver apanhando da maquina posto aqui os resultados para voces kkk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Jorge, não conheço a máquina, mas imagino como ela funciona, hehe, por isso disse que a curto prazo, uma nespresso é mais barato. Na nespresso a cápsula é cara, mas você sabe exatamente como o café vai sair da máquina. Na Krups talvez não fique tão feliz, mas terá um padrão de café e pouco desperdício. Na C08 + Hario a coisa tem um salto de complexidade grande. Além do kit, insira aí uma balança de precisão, um termômetro e talvez um tamper, e um bucado de café pra treinar, além de registrar extrações e afins. Se você se animar na brincadeira, em pouco tempo entrará em crise e provavelmente vai descobrir os coados e a AP e pensar "POXA ! Como fiquei tanto tempo sem conhecer isso?"

 

Fui um tanto dramático com os filtrados, mas nesse processo vamos ficando mais críticos e com o paladar mais aguçado no geral. Visitar boas cafeterias e conversar com o pessoal delas é sempre uma boa pra criar boas referências de cafés.

 

Se estiver animado na brincadeira, vá de C08 + Hario + Café + ou - pra se entender com o equipamento e diminuir desperdícios com os bons cafés.

 

Se estiver com um pouco de preguiça, vá na Krups mesmo, que terá praticidade e repetibilidade nas extrações (o problema é que se o café sair ruim, todos os outros sairão também, ehehehh)

 

Se estiver mais curioso com o universo, o kit Aeropress + Moinho manual + Chaleira elétrica (opcional) vai te permitir brincar muito e extrair cafés muito bons. Se quiser economizar, troque a aeropress por uma prensa francesa (em SP dá pra achar por 25-30 reais uma) e já ter um bom ganho nos cafés

 

Fernando , agradeço voce tbm , e como já dito comprei o kit manual mesmo.

 

Comprei mais para poder conhecer esse mundo de voces e também poder as vezes fazer um coado com grão moido na hora,e para nao ficar preso apenas ao espresso, quero conhecer todas essas extrações que vc citou.

 

E vou marcar de ir na sua cafeteria, e conhecer um pouco mais.

 

Obrigado pelas dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeira coisa que vou pesquisar agora, é como se fazer um bom coado.

 

Vi um metodo Hario V60 , desculpem a ignorância, mas é muito diferente por exemplo de um coado no filtro melitta ? Pois pelo que eu vi, o metodo é praticamente o mesmo que o coado tradicional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Jorge,

 

Existem pequenas diferenças nos projetos. O V60 tem este nome pq seus angulos são de 60 graus, possui espirais internas e uma grande abertura. O que eu, reles mortal posso dizer é que a qualidade do papel de filtro é superior ao Melitta (mas vc pode melhorar isso escaldando o filtro Melitta). Tem um tutorial bacana aqui http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2141-coado-com-filtro-de-papel-hario-v60/?p=59696

Esse kit esta num preço legal aqui http://www.coffeery.com.br/product/loja-de-utensilhos/245928/conjunto-–-passador-de-cafe-hario-, mas vale a pena pesquisar mais, as vezes esta em promoção em alguma loja.

De método para método dá muita diferença. Não saberia dizer qual o motivo principal, mas chega parecer que são cafés diferentes (experimente o mesmo café, pelo método da V60 e da aeropress), apesar de ambos serem filtrados, a diferença entre eles é nítida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jorge, é como o Rodolfo disse... as diferenças são sutis. Acho que o V60 tende a entregar um café com a acidez um pouco mais destacada, pois com a abertura bem larga dele, a tendência é de acelerar um pouco a extração, além do filtro dele ser mais grosso. Pela restrição do Melitta, acho que fica mais fácil reproduzir uma extração.

 

Tenho um V60 n2, e quando fui comprar um pra doses individuais, acabei comprando o Melitta 100, ao invés do V60 n1, pois o suporte e os filtros são bem mais baratos. Quase só uso Melitta atualmente, e tenho um kit com 5, que uso pra fazer comparações de cafés com o pessoal aqui de BH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Jorge, blz?

 

Comecei faz pouco tempo também, 4 meses pra ser exato.

 

Comecei exatamente com o kit que vc adquiriu e mesmo errando muito, tentando já torrar, ou melhor, queimar café em casa, posso te garantir que vc irá tomar cafés melhores que 90% das cafeterias por aí. Esse mês vou comprar um Baratza Encore, tenho feito pouco espresso justamente pq da muito trabalho girar o Hario e depois na hora de tirar errar kkkk é uma tristeza rs. Depois o próximo passo é uma pipoqueira elétrica ou um torrador bolinha e como os amigos falaram, é um mundo sem fim onde estamos apenas começando. Os amigos aqui já são bem avançados rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Algsavi, realmente, depois de ficar quase 2 minutos entre pesar e moer, e vc vai lá, coloca o café na maquina e a coisa gora... realmente batia o desânimo (o desespero vinha lá pela quinta tentativa kkkkkkkkkkkkkk).

 

Sobre torrar, estou com um grupinho tentando automatizar a PopFun, estou com uma airfry na caixa esperando a vez, e nesse meio tempo tenho usado uma panela de pipoca manual rsrsrsrs.

O legal é que ninguém coloca muita fé nesse tipo de torra, até tirar um café bonito dela rs.

Mas pelo que comparei, o bolinha entrega uma torra mais bonita ainda, o duro é pegar a mão (comprei uma, deixei com um tio para ele torrar na chácara dele, ele torrou, ao jogar na peneira o café incendiou rsrsrsrsrsrsrs, ele quase queimou as sombrancelhas rsrsrsrs).

 

O legal é que, exceto se vc for comprar um torrador daqueles realmente bons (tipo o STC do Guilherme), torrar café é muito barato e divertido!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo,

 

Nem me fala que a depressão já bate kkk

 

realmente é muito divertido, mesmo vc olhando aqueles grãos carbonizados, aquela torra nem um pouco homogênea é muito barato, da pra entender bastante coisas e aprender e economiza muito dinheiro rsss

 

Pensei na pipoqueira manual também, como sempre torro na frigideira, provavelmente na pipoqueira manual, consegue-se uma torra nem homogênea!!!

 

O bolinha é barato, o problema é controlar a temperatura e não conseguir visualizar os grãos!!!

 

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Algsavi, realmente, depois de ficar quase 2 minutos entre pesar e moer, e vc vai lá, coloca o café na maquina e a coisa gora... realmente batia o desânimo (o desespero vinha lá pela quinta tentativa kkkkkkkkkkkkkk).

 

Sobre torrar, estou com um grupinho tentando automatizar a PopFun, estou com uma airfry na caixa esperando a vez, e nesse meio tempo tenho usado uma panela de pipoca manual rsrsrsrs.

O legal é que ninguém coloca muita fé nesse tipo de torra, até tirar um café bonito dela rs.

Mas pelo que comparei, o bolinha entrega uma torra mais bonita ainda, o duro é pegar a mão (comprei uma, deixei com um tio para ele torrar na chácara dele, ele torrou, ao jogar na peneira o café incendiou rsrsrsrsrsrsrs, ele quase queimou as sombrancelhas rsrsrsrs).

 

O legal é que, exceto se vc for comprar um torrador daqueles realmente bons (tipo o STC do Guilherme), torrar café é muito barato e divertido!

 

Fala Rodolfo , tudo blz ?

 

Vocês estão me assustando com essa Hario manual, mas ta valendo, enquanto nao tenho a eletrica vou moendo no braço mesmo, ficar tipo popeye com antebraço gigante rsrs

 

Mas vou tentando aqui, comprei a bendita não chegou ainda

 

Rodolfo, vc me disse de torra em Ayr Fryer? Nem vou pedir pra me explicar isso agora pra não me confundir mais ainda, mas torrar em casa , vc conseguiu uma melhora no cafe devido a isso ?

 

Rodolfo,

 

Nem me fala que a depressão já bate kkk

 

realmente é muito divertido, mesmo vc olhando aqueles grãos carbonizados, aquela torra nem um pouco homogênea é muito barato, da pra entender bastante coisas e aprender e economiza muito dinheiro rsss

 

Pensei na pipoqueira manual também, como sempre torro na frigideira, provavelmente na pipoqueira manual, consegue-se uma torra nem homogênea!!!

 

O bolinha é barato, o problema é controlar a temperatura e não conseguir visualizar os grãos!!!

 

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

 

Boa tarde Algsavi

 

Você está na minha frente já, vc me animou , disse que conseguiu tirar bons cafés já , conseguiu no padrão nespresso ou melhor?

 

Vc disse que comprou um kit como o meu, esse kit tem a C08, ou vc tinha outra maquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, o kit que eu falei foi no sentido que comecei igual vc, com os mesmos equipamentos!!!

 

Tem vez que sai bem melhor que Nespresso, diria que dificilmente sai pior que Dolce Gusto!

 

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, o kit que eu falei foi no sentido que comecei igual vc, com os mesmos equipamentos!!!

 

Tem vez que sai bem melhor que Nespresso, diria que dificilmente sai pior que Dolce Gusto!

 

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Com qual maquina de espresso vc começou ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mondial C-08, estou com ela ainda. Estou com o Hario Mini também! Final do mês vou comprar um Baratza Encore, nisso o café já melhora bastante também!

 

Se for investir em alguma coisa daqui um tempo, invista em um moinho!!!

 

Começamos com equipamentos razoáveis pra um iniciante, não vale a pena gastar muito dinheiro no começo, vai que vc nao se apaixona por isso?

 

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Le

 

Mondial C-08, estou com ela ainda. Estou com o Hario Mini também! Final do mês vou comprar um Baratza Encore, nisso o café já melhora bastante também!

Se for investir em alguma coisa daqui um tempo, invista em um moinho!!!

Começamos com equipamentos razoáveis pra um iniciante, não vale a pena gastar muito dinheiro no começo, vai que vc nao se apaixona por isso?

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Legal cara , vc me animou agora

 

Vou preparar mais o braço direito pra girar a manivela, mas se vc consegue tirar bons cafes com C08 , acredito que com tempo eu tbm consiga , quando chegar aqui posto umas fotos da "obra de arte" , sqn rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rss no começo erra muito, mas vc tem que fazer oq os amigos falaram, o café precisa ser bom, se não esquece, não tem equipamento mágico que faça um café ruim e velho parecer bom rs

 

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Jorge!

 

Ih rapaz, relaxa! No começo é tudo diversão!

Moer na mão tem muitos prós, uma delas é que dá para sentir o aroma no momento da moagem, na minha opinião é o momento onde o café tem o melhor cheiro, quase um perfume!

E é nessa hora tb que dá pra sentir a primeira diferença entre um café especial e um de mercado.

Já experimentaram aqueles cafés de sítio, com a torra bem escura mesmo, na linguagem do povo, pra lá de Full French Roast (ou como o Cal costuma chamar, "macho preto, amargo como a vida" rsrsrs). Eu tive acesso a algumas amostras destes cafés faz uns dias (galera sabe que eu curto café, sempre ganho de souvenir), e caraca, quando vc moi ele sobe aquele cheiro de borracha queimada kkkkkkkkkkk

Pior que foram 3 amostras, do interior de SP e de Minas, um sem vínculo com o outro, pareciam que tinham aprendido com o mesmo professor kkkkkkkkkkkkkkk

 

Tb ja comprei o pilão em grãos para espresso. O incrível é que numa primeira visão os grãos são grandes e uniformes, bonitos, mas é só pegar o café na mão que dá para notar pintinhas pretas nos grãos (problema na torra), e quase todos os grãos apresentavam o interior carbonizado.

Eu moi este café, e veio o inconfundível cheiro do Pilão rsrsrs

O sabor n era muito melhor que o já moido (era pacote de 1kg, usei pra brincar de treinar espressos, quando eu tinha a oster prima latte).

Mas o café que usam para os já moido são pior, conversando com um casal de amigos cafeicultores, eles mostraram o processo de peneiras e catação, e mostraram um saco com "refugo" (grãos conhas, quebrados, ocos...), de cara parece que é para descarte, mas foi falado que esse "café" é comprado pelas empresas nacionais e é ele que está dentro das gôndolas do supermercado (n cito nomes nem marcas rs, mas nem é a pior marca, na verdade é uma das melhorzinhas kkkkkkkkkk), sabe lá o que as piores usam rsrsrsrsrs

 

Aqui uma fotinho do "café" IMG_2332_zps3bglogan.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rss no começo erra muito, mas vc tem que fazer oq os amigos falaram, o café precisa ser bom, se não esquece, não tem equipamento mágico que faça um café ruim e velho parecer bom rs

 

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Vou errar mesmo, é errando que se aprende,

 

Tem algum café bom não muito caro pra usar agora na aprendizagem?

 

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos, muito boas indicações.

Ja entrei em contato com Mario, e vou comprar um pacote de cada pra ver qual me agrada mais e conhecer tbm os diferentes tipos de torras.

 

Agradeço vcs por terem me dado informações evitando de entrar na linha se superautos, hj deve chegar meu kit.

 

Rodolfo, cai na besteira de pesquisar como torrar o café verde em casa, logo que dominar a moagem e a extração, vou me arriscar nessa parte tbm... Pq não? Rsrs

 

 

 

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...