Ir para conteúdo

Cafeteira Aram - O projeto


Postagens recomendadas

Ontem mesmo, depois que desmontei e remontei, já voltou a funcionar normalmente, exceto pela "aspereza" na manivela. Para tentar melhorar isso, hoje de manhã desmontei tudo de novo, mas dessa vez fotografei. Então antes de mais nada, essa é a sequência de desmontagem:

25485498218_9aef3fdfee_o.jpg

38646623354_686dc4e667_o.jpg

25485497608_6176b30e57_o.jpg

38646622644_bcbed1e1e6_o.jpg
O pistão sai por baixo, basta ir girando a manivela em cima até sair por completo.

25485496998_28fd7d2e93_o.jpg

Desmontei a válvula ontem, mas não fotografei. Para tanto é preciso travar o corpo da vlálvula (eu simplesmente enfiei uma Allen em um desses buraquinhos do lado) e então soltei o parafuso (Allen) que se vê na base do pistão. A válvula funciona assim:

Quando vc sobe o pistão, os O-rings "seguram" o êmbolo para baixo, afastando a base do êmbolo do corpo da válvula, deixando a válvula aberta:
38646625024_6e81d98713_o.jpg

Quando vc desce o pistão, ocorre o inverso. Os O-rings "freiam" o corpo da válvula que é comprimido contra o êmbolo, fechando a válvula:
25485499688_7d3136ed68_o.jpg

O que aconteceu na minha Aram foi que a válvula ficou travada na posição aberta, tanto subindo como descendo o pistão. Imagino que isso aconteceu porque acumulou sujeira (especialmente óleo do café) sobre os O-rings, diminuindo a aderência dos mesmos contra às paredes dos cilindros. E como podem ver, estavam bem sujos:

25485498988_cba7a6b533_o.jpg

Removi os O-rings e lavei tudo, deixando tudo com um aspecto bem melhor:

38646624074_acec0c4c99_o.jpg

Contudo, na hora de remover e depois colocar de volta nas ranhuras do êmbolo, ficaram meio folgados. A ponto que quando remontei o pistão dentro do cilindro, tive que empurrar o O-ring inferior para baixo do lábio inferior do êmbolo, pois estava meio que "sobrando" material. Nunca vi quando novos, mas tenho quase certeza que perdereram um pouco de sua elasticidade, e achei que estão com um aspecto levemente ressecados. Com isso, tenho certeza que vão dar problema no futuro, por isso quero conseguir pelo menos mais uns 4 (2 jogos) sobressalentes para eventualmente poder trocar.

Continua "arranhando" no final do curso do pistão, e acho que isso está acontecendo porque o parafuso é aço e a porca (placa furada em cima) é latão. Na hora de remontar mais do que certeza a rosca não pegou 100% como estava antes, mas como o parafuso é mais duro, ele fez como se fosse um novo caminho na rosca. Sei que latão é mais barato, mas quando duas peças estão tendo atrito assim, se uma é mais mole, algo vai ceder.

De resto, o princípio é genial, pois é uma máquina estupidamente simples, e por isso que funciona tão bem, mas tem esses detalhezinhos que precisam ser revistos. Especialmente a base, que na minha está movendo bastante (o oito na haste, não a Aram no oito) - estou pensando em fazer um segundo furo que atravesse o oito e a haste, e meter um parafuso ali. O problema é que não poderei mais regular (facilmente) a altura, mas é melhor do que a Aram ficar bamboleando na mão na hora de manivelar.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas fotos @LUW ! Qualquer dia vou tomar coragem para
fazer uma limpeza na minha. Gostaria muito que tivesse um manual oficial
de como desmontar e limpar mas parece q não vai rolar né ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, essa questão dos O-rings é prova cabal que ela PRECISA receber manutenção, portanto precisará ser desmontada cedo ou tarde. Como é muito simples, qualquer um pode fazer (só se precisa de duas chaves Allen se for desmontar a válvula, o que é mais difícil de ser necessário), e esses O-rings são peças com vida útil (bastante) limitada. Como perguntei quando recebi a minha, qual o custo de incluir instruções com a máquina :angry:? Em uma (01) folha impressa se explicaria como operar e como desmontar.

Mas se me permitir um conselho, deixa a sua quieta. Quando acontecer dos O-rings estragarem, vc abre e mexe. Digo isso porque muito provavelmente irá acontecer como a minha, e há chance de na hora de remover os O-rings para limpeza, vc estraga-los de vez. Contudo, acho que seria prudente já ter à mão pelo menos um jogo sobressalente - quando estragar, é serviço de menos de 5 minutos para trocar.

E agora vamos começar o (dramático?) processo de se conseguir os tais O-rings :wacko:.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera

Fiquei até desmotivado agora

 

Achei que essa Aram era um tanque de guerra

Mas só leio defeitos de projeto.... Limalha, borrachas dilatadas, acúmulo de sujeira, falta de manual e por aí vai

 

Dá até desânimo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu continuo muito satisfeito com a minha. Acho totalmente normal, principalmente
as primeiras unidades terem mais problemas visto que é a versão 1. E pelo que já li
por aqui quem mandou para ajuste ou conserto teve uma boa experiencia então não
acredito que ninguem vai ter que jogar o equipamento fora se der um defeito.

Ainda sinto falta de um manual mais detalhado para limpeza mas também entendo
que pode ser uma estratégia para gerar lucro futuro com manutenção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só  conhenci a Aram quando o Bruno usou na reunião do CDC , gostei .

Vendo desmontado , o equipamento parece ser bem bolado , os defeitos também  normais , afinal vcs pagaram um pouco menos para serem os primeiros a usar , com os bônus e riscos.

Com o tempo as partes problemáticas devem ser trocadas , mas leva tempo , se o Aram for brasileiro , quem sabe algo acontece depois do carnaval :D

Agora orings são baratas o Aram deveria fornecer a especificação para vcs poderem comprar , se o desgaste destas esta alto , basta usar orings de especificação diferente , sempre tem uma solução barata quando o assunto são  orings. 

Em último caso usar orings encapsuladas que sao igualmente baratas , mas acho dificil chegar nesse nivel.

Não adianta esperar que a Aram dê  algo que só a Gildaka dá  , que é  diálogo,  atenção,  carinho e boa vontade .

Isso só o Gil. ;)

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E é isso que irrita na Aram: detalhes mínimos que poderiam ser sanados facilmente. O Maikon sumiu do CDC, e é um parto de vaca com chifre e tudo entrar em contato com eles, portanto em vez de discutir esses detalhes com quem está usando e melhorar cada vez mais o projeto, estão gerando apenas desconfiança. Mesmo sendo algo BEM longe da minha área, é muito difícil entender a estatégia mercadológica deles, e me parece algo muito próximo do amadorismo (ou então, we really don't give a fuck, difícil saber). De qualquer forma, como já falei antes, como máquina de espresso manual a Aram é MUITO competente, mas se eu soubesse o que sei agora não teria comprado. Não foi dinheiro jogado fora, mas na minha opinião foi dinheiro mal gasto.

Uma pena, mas é um exemplo bem contundente que só ter uma boa idéia não é tudo.

3 minutos atrás, sergio.m disse:

@Aram quando passar por aqui deixe por favor a especificação dos o-rings, dimensões e material.

Pois é Sergio, achar O-ring no tamanho certo não é difícil, acho que até aqui em PLC eu acho, mas e o material? Não me pareceu ser borracha, seria silicone? :(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oring alimentícia , normalmente são feitas de silicone ou teflon .

Mas sempre tem novidades , ela pode ser encapsuladas,  ou seja , um material diferente recobrindo outro material.

pc13772588-ptfe_fep_pfa_encapsulated_vit

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui fazer uma busca na web e encontrei mais de 8 tipos de orings food  grade  a venda , nitrila ,neoprene , silicone , EDPM , PTFE , SBR  sem falar nas borrachas com nome de fantasia como , Gylon , Viton é outras.

Seria mais simples o  Aram informar .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que os O-rings não precisam necessariamente ser food grade, pois a função deles é vedar o êmbolo, com contato mínimo com a água. Imagino que apenas precisam ser termo-resistentes. Apenas a título de curiosidade, a borracha de êmbolo de seringa hipodérmica é borracha comum.

Estive pensando no meu parafuso do pistão que está arranhando. Muito possivelmente aconteceu o que postulei acima, mas talvez possa ser sanado com a simples aplicação de graxa (quando desmontei lavei tudo com detergente, e tirei a graxa do parafuso). Já até pedi um tubo daquela graxa do link acima, vamos ver se resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As  pressões e temperaturas da Aram são muito baixas quando pensando em orings,  concordo que não precisaria , mas eles são fáceis de encontrar e baratas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se considerar que as novas não vão apresentar problemas com aramalha, quem contribuiu com o financiamento coletivo na prática acabou pagando para ser cobaia. 

Para não haver mal entendido, gosto da Aram (a aramalha não apareceu, ou ao menos não ainda), e recomendo a compra, principalmente pelo preço que está sendo pedido agora. Mas que o custo de oportunidade saiu caro, isso saiu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de enviar para a Aram:

Citar

Boa tarde!

Recentemente a minha Aram parou de funcionar, pois a válvula no êmbolo travou na posição aberta - acredito que aconteceu porque os O-rings estavam com acúmulo de sujeira. Bastou desmontar e limpar que voltou a funcionar, mas pude ver que os dois O-rings externos do êmbolo já estão apresentando sinais de desgaste. Seria possível comprar pelo menos uns quatro (4) desses O-rings para ter de reserva?

Cordialmente.
Luciano U. Werner

Quando responderem alguma coisa eu posto aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem de noite a válvula emperrou de novo, mas dessa vez fechada :angry:. Desmontei, lubrifiquei e voltou a funcionar. Ou melhor, hoje de manhã tirei um shot, e na hora de lavar, emperrou de novo, fechada novamente. Desmontei DE NOVO (até já deixei um par de Allens na gaveta do material de café :huh:) e está funcionando novamente. E até agora ainda não me responderam sobre os O-rings.

Sinceramente, estou começando a perder a paciência.

  • Curtir 2
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um pedido de Aram beeeeeem longe nessa fila deles. Não acreditei quando vi o preço agora. É menos do que eu paguei! Mandei um email pedindo equiparação de preço. Ninguém merece arcar com a espera de mais de um ano e ainda pagar mais caro do que quem pediu dois meses antes.

Não responderam ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bruno Marinho disse:

@LUW tentou instagram? eles sempre respondem na mesma hora!

Acabei de mandar (tinha me esquecido do instagram).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...