Ir para conteúdo

Cafeteira Aram - O projeto


Postagens recomendadas

Acho a Empresa muito, mas muito desorganizada. Vejo mau planejamento por parte de seus gestores, pois estando envolvido trabalho artesanal que depende de outros para a fabricação de componentes, eles teriam que também considerar eventuais atrasos no fornecimento de tais componentes quando a empresa fosse planejar o prazo de entrega. Mas convenhamos, conforme a narrativa de alguns usuários que sequer conseguiam se comunicar com a Aram, nesse aspecto melhorou. Todas as vezes que questionei a demora do envio por e-mail, a resposta deles era quase que instantânea com (falsas) previsões. É fato que eles precisam melhorar muito a organização e o planejamento (e torço muito por isso, por se tratar de uma empresa brasileira que fornece um produto bastante promissor, tanto que comprei) pois no futuro eles poderão ter sérios problemas de clientes desistindo do produto pedindo a devolução do dinheiro  e judicializando a questão. 

19 minutos atrás, Allexlimaa2 disse:

Leo, a minha não acontece (eu) nada disso. Já estou com ela a dez meses e fazendo de 8 a 10 cafés por semana.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Me parece que das antigas, você foi um dos sortudos que não deu defeito. Bora ver se nessa nova leva existem aperfeiçoamentos, mas não vi ainda relatos de problemas com a nova unidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para a minha total surpresa, achei os O-rings aqui em PLC mesmo :o! Não foi barato - R$ 36,00 dois conjuntos desses - mas se adaptaram perfeitamente, e a cafeteira voltou a funcionar sem pingar mais.

41427763051_9e7af5be77_o.jpg

Mas reparem no estado dos anéis originais! Os externos ao êmbolo eu até entendo estragar mais fácil, pois afinal tem atrito com a parede do cilindro. Mas o menor, que fica dentro do êmbolo, não esfrega em nada, mas vejam como está. E olha que não é todo dia que uso a cafeteira... Como falei antes, O-ring é "produto de consumo", vai falhar cedo ou tarde, mas achei que falhou meio cedo demais.

Está funcionando de novo, mas definitivamente esse é o meu último produto da marca. Me irrita muito saber que não entregam o que prometem mas continuam fazendo propaganda como se o produto tivesse a qualidade de um produto Bravo (NÃO TEM, nem perto). Para cair o fiantã das nádegas, a última que vi no Instagram foi comparando a dita com a GS3 da La Marzocco... :blink:

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a respeito da durabilidade é um problema, pelo visto uma hora ou outra trará problema. Onde que compra esses Orings? Casa de parafusos?

A minha até hoje não voltou, disse que chegará as peças em meados desse mês, vamos ver semana que vem.

Em termos de comparação, tira um ótimo expresso sim, mas ainda para meu gosto prefiro a ECM inclusive até na crema.

Espero e torço que consigam melhorias nela, principalmente no quesito durabilidade. Já a questão da portabilidade e praticidade se for extrair um café apenas é show de bola.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RogerioD disse:

Realmente a respeito da durabilidade é um problema, pelo visto uma hora ou outra trará problema. Onde que compra esses Orings? Casa de parafusos?

Achei em uma loja/oficina de máquinas hidráulicas. Cheguei no balcão e perguntei para atendente "Vc tem O-rings the 33 e 24,5 mm e com 3 mm de espessura?" E ela respondeu "Quantos vc precisa?" Quase tive uma convulsão tipo grande mal ali na frente do balcão :o. Quando perguntei de que material tinham, me respondeu que era de "borracha normal", mas me garantiu que resiste a 100ºC de temperatura. Ontem de noite não fiz café, apenas escaldei várias vezes para limpar, e não vazou NADA. Hoje de manhã tirei um shot e funcionou 100%.

O interessante é que quando troquei ontem, primeiro só troquei os externos, e continuou vazando, só parou quando troquei o interno. Então é negócio comprar um jogo mesmo.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ter que acabar comprando esses orings sobressalentes também, mas quero ver encontrar aqui em minha cidade, quando for a CWB vou ver se pego por essas bandas, valeuuu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogerio, vc vai passar na frente da loja onde comprei, pois é na pista antiga da BR277 (sentido Ponta Grossa - Curitiba), bem na mão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, a minha ARAM voltou pra Curitiba pra arrumarem, e parece que está ainda pior. Antes ela produzia limalha fina apenas. Agora produz limanha fina e umas "lascas" que devem ter de 1,5mm a 2,0mm (podem ver na parte superior direita da segunda foto). Já vi umas 3 lascas dessas...

mb58Vgbm.jpg

JAeckAYl.jpg

 

No stories do Instagram eles postaram fotos daquela peça nova que comentei em post anterior. Realmente era o que eu suspeitava, só não há confirmação se a "porca" será de bronze grau alimentício (e nem se com essa modificação o desgaste irá cessar). Vejam as fotos:

 

2OyssTvm.png

dFIqqWvm.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje estivemos experimentando alguns cafés com um amigo, que trouxe uma Aram para conhecer.

Tiramos dois shots com ela, um saiu lungo, o outro ristretto, ambos, se não perfeitos ao menos estavam corretos.

O perfil, preparo e manuseio é parecido com a Mypressi Twist, que aliás, achei mais pratica. No entanto a Mypressi (acho que nem vende mais) quebrava logo e para conserto tinha que enviar a os EUA, a Aram ao menos conserta aqui.

Vale para quem não fica sem espresso nas viagens, para mim levar esse peso (além do moedor e os grãos) não me compensa ... se eu tiver um bom coado ou Aeropress para beber, já está de bom tamanho.

Para uso diário, aí eu não encarava, não teria a paciência ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Santiago Luz, essa é a peça de cima, que atualmente é de bronze, por onde se despeja a água? Se sim, por que diabos a porca tem de ser de bronze se a haste/parafuso é aço? Não poderia ser de aço também? Muito mais resistente.

@Bernardo B, a Aram faz (muito) bons espressos, mas o que realmente a torna indesejável é o atroz serviço de pós-vendas da marca. O projeto tem suas limitações, e atualmente eu diria que o maior problema da cafeteira em si é a aramalha, e em segundo lugar é a base, que é grosseira e marginalmente funcional. O-ring é produto perecível, em qualquer marca, portanto não dá para entrar na conta. Mas somando as limitações e esses dois problemas e ainda por cima tudo piorado pela aparente atitude de screw-you-suckers! da marca, eu só estou usando porque não tenho uma ECM ou compatível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUW, no início de meu projeto demorei a saber o porque não combinar 2 materiais iguais em uma rosca, tinham me falado que não era conveniente mas não se sabia a razão, a razão vim a descobrir depois, o coeficiente de atrito entre 2 materiais iguais é sempre alto, podendo inclusive travar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu por esclarecer, Gil. Eu estava tentando escrever a resposta mas estava apanhando porque não entendo quase nada disso. Hehe...

Mas meu pai disse que poderiam ser utilizados diferentes ligas de aço inox para não acontecer esse travamento, talvez com o uso adicional de um lubrificante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é um problema chato , mas tem solução, mesmo material para rosca e parafuso como o Gil falou dá  problema.

Materiais muito diferentes com água quente gera corrosão galvanica.

No final e questão de custo , a qualidade e precisao da usinagem , passo e forma da rosca afeta a produção de limalha.

Finalmente o material , se a qualidade da usinagem , passo ou forma do fuso não resolver , vai ser necessário trocar o inox/bronze por inconel , monel  ou até titânio. 

Mas eu acho (carteação) que o problema é a qualidade da usinagem , passo e a forma do fuso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, carlos eduardo disse:

Mas eu acho (carteação) que o problema é a qualidade da usinagem , passo e a forma do fuso.

E se fizessem um passo mais largo? Menos superfície de contato = menos atrito. Ou aí comprometeria o potencial de compresão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando a cartear pois só vi a aram uma vez quando o Bruno levou em uma reunião.

Vendo as fotos que vc é o aram postaram ele mudou a forma do fuso de triangular/trapezoidal para mais quadrado ele pode ate fazer fuso redondo , para desgaste mínimo.

Alterar a liga bronze/latão que desgasta , o passo talvez seja o menor problema , ele inevitavelmente vai resolver esse problema , se quiser exportar a aram , mas vai levar tempo , cada alteração envolve testes e testes.

Diferente do Gil , ele fez poucos testes , o Gil me mostrou o Debut no jamboree  de 2015 , estava "pronto" mas quando ele começou a mostrar as alterações que iria fazer , ficou claro que demoraria muito ainda , pois cada alteração  normalmente resolve um problema é cria outros.

Quando o trabalho é  artesanal o tempo sempre será  loooongo.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi minha Aram ontem, me deram um filtro novo o meu estava abaulado, a rosca do PF agora são várias voltas e não mais 1/4, acabando com a possibilidade de vazamento lateral, agora tem duas marcações com desenho para alinhamento do pf e a base de encaixe, mudou os orings, mudou a rosca do pistão, mudou o material alinhador superior do pistão, enfim, esta tudo melhor agora, as novas creio que virão todas assim, espero que agora esses problemas sejam eliminados [emoji1319][emoji1319][emoji1319]
Ahh e o fluxo e a disposição de saída d’água melhorou muito também, enfim, está show de bola [emoji1303][emoji4]

f04fcd46d5e44dd5be1e77e1b890b5e2.jpg
62186bff76a3c9ecd521a2fefc874c50.jpg
2773de5fe7e8e52e2d7788b6f112fb9f.jpg
0214b475088f94af5dc8c01ea7920f55.jpg
90dce5cee1811302ee39cab6bfac7513.jpg
d8b1f5254789251e123882b4af9703b7.jpg
b1da1515eb1ef37b71afafd55ee60e7c.jpg
2a831f80dd8e0c0c8b56cb93f8e20304.jpg
62205e4391c2f950de34faa7a5b8dac2.jpg
d506aa3edfcd19cdc31fd3bd4db54797.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Por falar em Aram, onde posso comprar com um precinho legal um filtro duplo da LaSpazialle (14 gramas), fazer toda vez 22g de café é punk viu hehehehehe

  • Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei estes dois filtros:

https://www.coffeehit.co.uk/la-spaziale-double-filter-basket.html

Dá a impressão que este da coffeehit é o mesmo que eles já enviam de 22g, não sei se é menor ou não, na descrição fala apenas filtro duplo.

E tem este da amazon, mas não sei por ser meio curvado seria ruim a compactação com o tamper:

https://www.amazon.com/Filter-Basket-2-Cup-Spaziale/dp/B0123GKI64/ref=sr_1_1?s=appliances&ie=UTF8&qid=1523907541&sr=1-1&keywords=La+Spaziale+Filter+Basket+2+Cup&dpID=21nekt47MuL&preST=_QL70_&dpSrc=srch

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhoraram mesmo. As primeiras, como a minha, eram com passo menor na rosca do PF. Parece que o passo maior não deu certo e voltaram atrás. Foi avisado =)

A bucha para o eixo está maior, provavelmente acabe com aramalha. Será que a do @Santiago Luz ainda não veio assim?

@RogerioD É só a luz da foto ou o eixo está com algum outro acabamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por falar em Filtro da Aram, no curso de torras que fiz no Café campo Místico com o mestre Eysten, levei a Aram e ele fez duas observações sobre isso:

Mostrou o filtro dela contra a luz e deu pra ver o qual irregular são os furos - ( neste caso ele falou que os melhores são os filtros da IMS FILTRE ) e também falou que poderia haver um distribuidor melhor no chuveiro, ( que é direto não tem distribuidor na verdade ) que esse é muito localizado.

Achei interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sergio.m não cheguei a tocar no material, mas é outro acabamento sim, da a impressão de ser uma proteção na rosca para não sair as limalhas, só testei rapidinho o shot para ver se estava funcionando e não peguei mais na Aram, ficou até mais macio  para extrair o café com essas mudanças, gostei bastante, só a rosca do PF agora é mais trabalhoso para vc rosquear, foi a única coisa negativa que vi, mas pelo menos acaba com aquele problema de vazamento pela lateral e não tem mais perigo de ficar mal rosqueado.

Eu acho que a do @Santiago Luz não veio com todas essas mudanças não, pois o pessoal da Aram disse que essas peças chegariam em meados deste mes, foi até uma surpresa receber a Aram ontem :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Allexlimaa2 disse:

e também falou que poderia haver um distribuidor melhor no chuveiro, ( que é direto não tem distribuidor na verdade ) que esse é muito localizado

Desnecessário. Quando a máquina está extraindo não há fluxo pelo chuveiro (válvula fechada). É uma coluna de água descendo, passando pelo pó. A distribuição já é perfeita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá, de fato o filtro spaziale tem os furos bem irregulares. Quando estavamos conversando ele me mostrou essa foto, dizendo que a ARAM " deveria " ter algo assim.

 

Enfim, como não conheço bem de espresso, não sei ná prática o que um filtro regular, e um chuveiro diferente poderiam dar na bebida. Pra mim A Aram é repetidas vezes o melhor café que tomo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, sergio.m disse:

Desnecessário. Quando a máquina está extraindo não há fluxo pelo chuveiro (válvula fechada). É uma coluna de água descendo, passando pelo pó. A distribuição já é perfeita.

Não entendi o ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela foto do @RogerioD parece , parece que ele continua usando um fuso triangular , ao invés de um trapezoidal para reduzir o atrito e recobriu o fuso com teflon , xylon ou outro desses polímeros para redução de atrito.

O fuso tá com cobertura Rogerio ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...