Ir para conteúdo

Cafeteira Aram - O projeto


Postagens recomendadas

Por melhor que seja uma máquina manual de aquecimento passivo, acho um tanto quanto despropositadas essas insistentes comparações com máquinas de espresso comerciais de referência. Se ao que dizem a Aram é boa, é pelo que é, com as vantagens e desvantagens inerentes ao tipo do equipamento (existem muitas outras máquinas manuais que funcionam com princípio semelhante). O mesmo vale pra LM Strada.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Aram disse:

Pessoal, em breve vou abrir um pacote de upgrade. Acho que dentro de 2 meses já consigo disponibilizar para vocês.

Legal. Mas só uma dúvida: 2 meses usando qual calendário? E estou usando O-ring de borracha nitrílica pois após (demorada) reposta por e-mail de vcs fui informado que não tinham as peças avulsas.

Maikon, não leve a mal, a idéia da sua cafeteira é brilhante, mas é necessário melhorar o seu controle de qualidade e o serviço de pós-vendas de forma exponencial. E pelamordideus faça uma base mais sólida porque essa atual é indecente (e olha que bastaria usar duas hastes verticais de sustentação que funcionaria MUITO melhor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto às borrachas, lá fora tem nitrílica, EPDM, silicone, Viton etc, com certificação FDA. Aqui no Brasil que não sei se há certificações, se há fabricantes com produtos atóxicos certificados e por aí vai! Mercado bem difícil também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/05/2018 at 23:19, Aram disse:

Pessoal, em breve vou abrir um pacote de upgrade. Acho que dentro de 2 meses já consigo disponibilizar para vocês. Claro que se alguem tiver problemas de fabricação em sua cafeteira, fazemos a substituição pelas peças atuais. Upgrades a parte, ainda não sei dizer quanto vai custar. (não tinha esse upgrade quando a sua voltou, Santigo. Se o problema continuou, basta entrar em contato novamente. Agora, acho que vale a pena esperar o pacote de upgrade total. Como não resolveu a sua questão, te enviamos sem custo.)

@Aram entrei em contato pelo e-mail, falei com o Sandro e enviei minha Aram no dia 25/04. No dia anterior ao envio, fui preparar meu último espresso antes do conserto e a máquina falhou. A válvula do pistão não fechava e perdi a extração. Citei isso à ele por e-mail. Ainda tentei manivelar dando tranco, nos dois sentidos, mas não deu certo. Não sei se o upgrade já está disponível, mas dependendo de como for, eu até acho melhor aguardar ficar pronto para devolverem a máquina já atualizada, por conta dos dois problemas citados. Vou escrever à ele por e-mail para saber em como está a manutenção porque não recebi nenhum retorno dele até o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/05/2018 at 13:00, LUW disse:

Legal. Mas só uma dúvida: 2 meses usando qual calendário? E estou usando O-ring de borracha nitrílica pois após (demorada) reposta por e-mail de vcs fui informado que não tinham as peças avulsas.

Maikon, não leve a mal, a idéia da sua cafeteira é brilhante, mas é necessário melhorar o seu controle de qualidade e o serviço de pós-vendas de forma exponencial. E pelamordideus faça uma base mais sólida porque essa atual é indecente (e olha que bastaria usar duas hastes verticais de sustentação que funcionaria MUITO melhor).

trabalho com calendário de quem produz: quando ficar pronto, vai estar pronto :D

Segundo minha pesquisa no hello@aram.coffe. Você desistiu de enviar a máquina, pois ela está 100% bem. E que, quando tivéssemos anéis avulsos, lhe enviar. Como ainda só temos anéis para manutenção e sua maquina estava funcionando bem, não enviamos.

Maycon é com Y e C. Somente minha mãe me chama assim. hehe

O sac melhorou bastante, como alguns já perceberam. A poucas semanas inserimos uma plataforma para controle dos atendimentos.

A base é bem sólida. Você só vai torcer o suporte, ou mover a base, se estiver colocando mais que 9 bar. Como percebi que tem gente que gosta de café super extraído, alterei o desenho do suporte e estou melhorando os pés.

Li alguém comentando que o filtro é fraco. A questão é a seguinte: nenhum filtro foi feito para aguentar mais que 9 bar. Se esta abaulando, é porque estão colocando uns 14 bar de pressão toda vez. Se choca o café e continua tentar extrair, pode-se facilmente chegar a 20 bar de pressão, como já analisei com manômetro. Se alguém souber de filtros que aguentem essa pressão, me indiquem.

Isso que dizer que, para gerar os míticos 9 bar de pressão, não é preciso muita força. Se esta fazendo muita força, tem algo de errado com a moagem.

Em duas semanas, (ou 1 ano, se quiser zoar), devo receber os novos anéis em novo material. Posso te enviar, se quiser.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra ajudar, várias maquinas com bomba vibratória e sem válvula de retenção ou OPV, pra ter um fluxo desejado, chegam a 13-14 bar. E não precisa moer mais fino pra isso. Aposto que os filtros, em geral, devem aguentar a pressão. Mesmo nas máquinas antigas, com pistão e mola, havia modelo com até 12 bar no início, e outros com "meros" 6 bar. Abaular (e voltar) talvez seja normal... O que é novo (considerando a história do espresso) são os portafiltros abertos, e aí vemos o que acontece normalmente.

Mas de fato, esse é um problema de algumas manuais domésticas, como o projeto em questão, não tem uma barreira (e é bem complicado colocar sem bagunçar o visual) para o uso exagerado de força. Já vi estragos em Caravel, La Pavoni, Olympia Cremina, Flair e por aí vai...

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem outro aspecto que é que a moagem pra espresso pode variar bastante, a depender de como se faz a rampa de pressão na máquina. Se vc fizer uma PI com pressão baixa e demorada, vai poder moer bastante fino e mesmo assim ter um fluxo alto quando aumentar a pressão. Por outro lado, mesmo uma moagem um pouco mais grossa pode causar uma restrição imensa se fizer uma rampa de pressão íngreme e continuar manivelando com vontade depois da pressão subir. Imagino que com o tempo dê pra desenvolver uma memória muscular de como isso se opera na Aram, mas um manômetro evitaria o processo de adivinhação, como fizeram na Rossa.

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu postei esses videos da rossa e uma imagem com perfis diferentes
de pressao logo que minha cafeteira chegou aqui nesse topico. Tb acredito
que um acessorio com manometro ajudaria na repetibilidade.

Essa imagem é legal para fazer testes. Mas claro que numa maquina manual
os perfis seriam um pouco diferentes visto que não da para chegar em 9bar
em 1 segundo como aconteceria com uma bomba.
pressure-profiling-guide-jpeg.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Aram disse:

trabalho com calendário de quem produz: quando ficar pronto, vai estar pronto :D

Segundo minha pesquisa no hello@aram.coffe. Você desistiu de enviar a máquina, pois ela está 100% bem. E que, quando tivéssemos anéis avulsos, lhe enviar. Como ainda só temos anéis para manutenção e sua maquina estava funcionando bem, não enviamos.

Maycon é com Y e C. Somente minha mãe me chama assim. hehe

O sac melhorou bastante, como alguns já perceberam. A poucas semanas inserimos uma plataforma para controle dos atendimentos.

A base é bem sólida. Você só vai torcer o suporte, ou mover a base, se estiver colocando mais que 9 bar. Como percebi que tem gente que gosta de café super extraído, alterei o desenho do suporte e estou melhorando os pés.

Li alguém comentando que o filtro é fraco. A questão é a seguinte: nenhum filtro foi feito para aguentar mais que 9 bar. Se esta abaulando, é porque estão colocando uns 14 bar de pressão toda vez. Se choca o café e continua tentar extrair, pode-se facilmente chegar a 20 bar de pressão, como já analisei com manômetro. Se alguém souber de filtros que aguentem essa pressão, me indiquem.

Isso que dizer que, para gerar os míticos 9 bar de pressão, não é preciso muita força. Se esta fazendo muita força, tem algo de errado com a moagem.

Em duas semanas, (ou 1 ano, se quiser zoar), devo receber os novos anéis em novo material. Posso te enviar, se quiser.

Antes de mais nada, perdão por escrever seu nome de forma errada. Não achei em um post seu a grafia correta, e escrevi foneticamente, mas de forma equivocada. Mas vamos lá:

1) Anés de vedação: Sim, como relatei aqui, a cafeteira parou de funcionar e depois de eu desmontar e lubrificar, consegui fazer parar de pingar. Na época não mandei de volta pois não queria ficar de 4-6 semanas sem a cafeteira (quem mandou e recebeu sua cafeteira de volta em menos tempo por favor me corrija), pois voltou a funcionar a contento - depender da ECT para receber ou enviar qualquer coisa é um exercício de paciência de Jó. De início havia pedido só os anéis, mas a resposta era que não dispunham de peças avulsas. Não tem a peça avulsa para reparo mas tem como fazer o reparo? Desculpe, mas não senti muita confiança e preferi eu mesmo ir atrás dos anéis.

2) Base: Não, não é sólida. Uma haste bem estreita suportando uma estrutura onde se vai fazer força precisa ser bastante robusta para não oscilar. Apesar da força necessária para "manivelar" não é absurda, a cafeteira oscila MUITO ao girar a manivela. Se houvesse uma segunda haste isso não aconteceria, ou uma haste mais larga, mas entendo que o aspecto estético pesa aqui.

3) Calendário: Entendo muito bem que aqui no Brasil "é tudo difícil", especialmente em se falando de produzir alguma coisa. Porém a postura "trabalho com calendário de quem produz: quando ficar pronto, vai estar pronto" pode ser interpretada como se der, eu resolvo, ou seja, não é minha prioridade resolver a situação. Pensando na boa imagem do produto/empresa, talvez fosse melhor então não dar prazo. Escrever em um fórum aberto como o CDC e depois não cumprir pode pegar mal.

E por último, a experiência e conhecimento reunidos aqui no CDC podia ser de grande valia para vc. Na minha humiulde opinião vc teria bastante a ganhar participando e ouvindo o que esse bando de chatos tem a dizer. Tenho a mais absoluta certeza que ajudaria mais no desenvolvimento do produto do que rasgação de seda pelo Instagram, pois o povo aqui vai usar a produto exaustivamente. Veja a qualidade exemplar e o sucesso que são os produtos Bravo do Gilberto.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, LUW disse:

Antes de mais nada, perdão por escrever seu nome de forma errada. Não achei em um post seu a grafia correta, e escrevi foneticamente, mas de forma equivocada. Mas vamos lá:

1) Anés de vedação: Sim, como relatei aqui, a cafeteira parou de funcionar e depois de eu desmontar e lubrificar, consegui fazer parar de pingar. Na época não mandei de volta pois não queria ficar de 4-6 semanas sem a cafeteira (quem mandou e recebeu sua cafeteira de volta em menos tempo por favor me corrija), pois voltou a funcionar a contento - depender da ECT para receber ou enviar qualquer coisa é um exercício de paciência de Jó. De início havia pedido só os anéis, mas a resposta era que não dispunham de peças avulsas. Não tem a peça avulsa para reparo mas tem como fazer o reparo? Desculpe, mas não senti muita confiança e preferi eu mesmo ir atrás dos anéis.

2) Base: Não, não é sólida. Uma haste bem estreita suportando uma estrutura onde se vai fazer força precisa ser bastante robusta para não oscilar. Apesar da força necessária para "manivelar" não é absurda, a cafeteira oscila MUITO ao girar a manivela. Se houvesse uma segunda haste isso não aconteceria, ou uma haste mais larga, mas entendo que o aspecto estético pesa aqui.

3) Calendário: Entendo muito bem que aqui no Brasil "é tudo difícil", especialmente em se falando de produzir alguma coisa. Porém a postura "trabalho com calendário de quem produz: quando ficar pronto, vai estar pronto" pode ser interpretada como se der, eu resolvo, ou seja, não é minha prioridade resolver a situação. Pensando na boa imagem do produto/empresa, talvez fosse melhor então não dar prazo. Escrever em um fórum aberto como o CDC e depois não cumprir pode pegar mal.

E por último, a experiência e conhecimento reunidos aqui no CDC podia ser de grande valia para vc. Na minha humiulde opinião vc teria bastante a ganhar participando e ouvindo o que esse bando de chatos tem a dizer. Tenho a mais absoluta certeza que ajudaria mais no desenvolvimento do produto do que rasgação de seda pelo Instagram, pois o povo aqui vai usar a produto exaustivamente. Veja a qualidade exemplar e o sucesso que são os produtos Bravo do Gilberto.

Nao precisa pedir perdão. Só fiz uma brincadeira. Deixa eu brincar também. haeuhaue :D

1) Não temos peças avulsas, porque estávamos atrasados e o foco era totalmente na entrega das novas 300 unidades. Parece que não, mas despachar qualquer coisa consome ao menos 2/3 horas. Decidimos que não despenderíamos esse tempo, se não fosse caso de manutenção. Para te enviar simples anéis para ficarem guardados esperando o dia da manutenção, eu preciso pegar seu nome, cpf, endereço de entrega, aguardar seu pagamento, verificar o pagamento na conta, Emitir nota fiscal dos anéis, anexar na caixa, montar caixa, emitir etiquete pelo sistema dos correios, chamar correios. Como temos que gerenciar e controlar mais de 30 fornecedores com um equipe pequena, fica puxado. Agora que tudo está entrando no eixo, com sistemas de gerenciamento e etc, vamos abrir a opção de comprar mais copos, peças e vedações.

2) se está oscilando tanto assim, deve haver algo de anormal. Posso te enviar o novo suporte mais robusto, como comentei que vai ficar pronto em breve. O design é importante, mas o custo também é. Dois eixos poderiam deixar mais firme, porem, seria bem caro e complexo de ser feito e você não conseguiria colocar qualquer balança e copo embaixo. Hoje em dia, a base tem quase o mesmo custo da cafeteira e passa por 5 fornecedores. Complexa e cara.

3) Já tentei não dar prazo, mas gera o mesmo tipo de problema, ou até pior. :/ O pessoal do fórum é criativo, calendário aramayco foi muito bom, alem da aramalha. Aqui não se pode dar mole. haha

O projeto da cafeteira apenas começou com a minha vontade de fazer algo e foi discutindo com muitas pessoas desde o começo e o CDC foi de extrema importância para entender melhor máquinas de espresso para poder criar a Aram. Não sei se sabe, mas antes de existir esse tópico, eu já conversava com o Sergio, Gilberto e outros, além de um bocado de baristas por Curitiba e São paulo. Além da empresa ter começado com apoio de mais de 300 pessoas em um financiamento coletivo, todos nossos fornecedores participam do desenvolvimento da cafeteira. Isso nao quer dizer que ela está perfeita, mas caminha para isso. Como disse anteriormente, várias modificações estão sendo feitas por conta das dicas do pessoal do CDC e de todos os outros consumidores e continuará dessa forma.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/05/2018 at 18:33, Rodrigoks disse:

Tem outro aspecto que é que a moagem pra espresso pode variar bastante, a depender de como se faz a rampa de pressão na máquina. Se vc fizer uma PI com pressão baixa e demorada, vai poder moer bastante fino e mesmo assim ter um fluxo alto quando aumentar a pressão. Por outro lado, mesmo uma moagem um pouco mais grossa pode causar uma restrição imensa se fizer uma rampa de pressão íngreme e continuar manivelando com vontade depois da pressão subir. Imagino que com o tempo dê pra desenvolver uma memória muscular de como isso se opera na Aram, mas um manômetro evitaria o processo de adivinhação, como fizeram na Rossa.

 

Sim sim. No começo desse tópico, eu comentei que fiz uma luva como essa. Mesmo tentando projetar a luva para não criar bolsão de ar que faz a medição falhar, não deu certo. Ficou tão ruim, que nem usei ela nos testes. Sem falar, que como ela mantem o filtro distante do pistão, sempre vai ter uns 60 ml de água acumulado em cima do bolo. Para abrir o porta filtro, tem que subir e descer mais um vez o pistão para eliminar toda a água. Acabou que fiz aquele adaptador direto no filtro, para testar cada cafeteira.

E mesmo reduzindo ao máximo, esse tipo de luva fica enorme, como esta do vídeo. A da Rossa dá certo, porque você precisa abrir o porta filtro e virar a máquina de cabeça pra baixo para abastecer. Isso reduz a quantidade de ar dentro da cafeteira.

O ideal seria ter um indicador de pressão. Não necessariamente um manômetro. Ainda não cheguei em algo funcional, que não seja um trambolho sem cabimento. Se eu tivesse seguido com a primeira ideia da máquina que era de alavanca, seria fácil fazer uma medição pelo eixo, mas com o giro da manivela, fica difícil criar algo. Tem um pessoal que criou um adaptador para medir pressão na Strietman. Saca só: https://www.home-barista.com/levers/piston-pressure-gauge-for-strietman-ct1-t45723.html

Vamos ver se consigo criar algo. Aceito sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/05/2018 at 12:27, Santiago Luz disse:

@Aram entrei em contato pelo e-mail, falei com o Sandro e enviei minha Aram no dia 25/04. No dia anterior ao envio, fui preparar meu último espresso antes do conserto e a máquina falhou. A válvula do pistão não fechava e perdi a extração. Citei isso à ele por e-mail. Ainda tentei manivelar dando tranco, nos dois sentidos, mas não deu certo. Não sei se o upgrade já está disponível, mas dependendo de como for, eu até acho melhor aguardar ficar pronto para devolverem a máquina já atualizada, por conta dos dois problemas citados. Vou escrever à ele por e-mail para saber em como está a manutenção porque não recebi nenhum retorno dele até o momento.

Ela está no atelier. Essa semana vamos enviar de volta pra você com as modificações atuais. ;D

ah, o e-mail sandro@aram.coffee não existe mais. O certeiro é o hello@aram.coffee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/05/2018 at 17:33, Carneiro disse:

Só pra ajudar, várias maquinas com bomba vibratória e sem válvula de retenção ou OPV, pra ter um fluxo desejado, chegam a 13-14 bar. E não precisa moer mais fino pra isso. Aposto que os filtros, em geral, devem aguentar a pressão. Mesmo nas máquinas antigas, com pistão e mola, havia modelo com até 12 bar no início, e outros com "meros" 6 bar. Abaular (e voltar) talvez seja normal... O que é novo (considerando a história do espresso) são os portafiltros abertos, e aí vemos o que acontece normalmente.

Mas de fato, esse é um problema de algumas manuais domésticas, como o projeto em questão, não tem uma barreira (e é bem complicado colocar sem bagunçar o visual) para o uso exagerado de força. Já vi estragos em Caravel, La Pavoni, Olympia Cremina, Flair e por aí vai...

 

Informações legais, Carneiro.

Acho que o porta filtro aberto não é o problema, pois mesmo no porta filtro convencional, o filtro que suporta toda a pressão. O porta filtro só fixa ele junto a máquina.

O @Bruno Marinho tem usado filtros IMS. Tem percebido algum abalo, ou tem pegado leve com a pressão e não dá pra dizer?

Se alguém quiser rachar frete de filtros IMS, manda mensagem inbox. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu IMS não está tao abaulado como o original mas está levemente abaulado.
Acho que é normal, principalmente no meu caso q só bebo cafés a 100% ou 150%.
O importante é entender que se você chocar vc deve parar e não continuar ;)
Eu aprendi isso na pratica, ou seja, talvez vale a pena mencionar em letras garrafais
em um manual para que evite das pessoas abaularem seus filtros.

Eu comprei o IMS the single tb mas confesso q até agora não consegui tirar um
shot tão bom quanto com o duplo. Mas também não teste exaustivamente. Mas
consegui melhores resultados com o single subindo o curso do pistao apenas até
a metade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Aram disse:

2) se está oscilando tanto assim, deve haver algo de anormal. Posso te enviar o novo suporte mais robusto, como comentei que vai ficar pronto em breve. O design é importante, mas o custo também é. Dois eixos poderiam deixar mais firme, porem, seria bem caro e complexo de ser feito e você não conseguiria colocar qualquer balança e copo embaixo. Hoje em dia, a base tem quase o mesmo custo da cafeteira e passa por 5 fornecedores. Complexa e cara.

Relendo, acho que me expressei mal. Na verdade, o que mais faz a cafeteira oscilar na hora de manivelar é que o "oito" não fica firme na haste vertical. Mesmo atochando o parafuso que regula a altura (e olha que fiz uma depressão na haste da minha, para marcar a altura), o conjunto todo oscila, e como os pés embaixo da base são bem rígidos, a cafeteira dança pela bancada na hora de fazer força. Mexe  bastante para baixo e para cima, a ponto que não dá para regular a altura da cafeteira muito rente à xícara, pois bate (e não dá para deixar alto pois faz lambança especialmente no começo e final da extração, respingando por tudo). Só não fiz mais um ou dois furos (opostos) no oito e haste para então parafusar de forma sólida o oito na haste porque a minha furadeira de bancada resolveu se aposentar. E também porque aí ficaria um saco regular a altura quando quisesse usar uma caneca para fazer latte.

Duas hastes, uma de cada lado, e na mesma distância do centro que está a haste única atualmente permitiria usar qualquer balança própria para café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUW acho que a sua base pode estar de fato com alguma folga a mais.
A minha fica bem estavel depois de apertar bem o parafuso.

Sobre dançar na bancada acho que a unica coisa que melhoraria seria ventosa
como na base que o Gil fez para o mini. Ou um simples tapete de borracha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Marinho, tentei colocar uma espécie de tapete de EVA embaixo, mas aí ficou "mole" na hora de manivelar, com o copo subindo e descendo. Fora que ficou mais difícil também, pela perda do apoio sólido. Pensei que talvez a minha fosse a premiada, mas vários videos que vi deu para notar que a cafeteira oscila para frente e para trás. Imagino, porém, que a maioria não reclame porque todo mundo gosta de ver o café descendo, então ajusta ela bem alta. Eu como prefiro nao ter lambança coloco ela a apenas uns 50 mm do copo+balança embaixo, e a tal da oscilação vertical se nota bastante.

@Burny, não tem como eu deixá-la fixa na bancada. Depois que recebi o BM a primeira coisa que pensei foi nas ventosas Asgardianas do @Gilberto. Aliás, se eu conseguir convencê-lo a fazer 4 pés para mim eu resolvo essa estória da dança :rolleyes:.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço coro quanto a base !! Rapaz, quando a gente coloca um pouquinho de pressão a mais a base ganha vida própria. Eu tenho colocado um pano úmido em baixo mas realmente é desagradável.

Já pensei em colar com 3M mas eu não faço café na mesma bancada que a cafeteira fica, então isso não é possível. 

Em resumo: Gostaria muito de uma base mais estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande @Gilberto! 4 pés e 8 (oito! :P) ventosas padrão Asgard. Deus lhe pague!  35594503926_e0253e6639_o.gif

Se for possível me avise que entro em contato para acertarmos a transferência dos sestércios.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre medir pressão...

Se fosse possível fazer um furo passante no eixo central (fuso), e nele instalar um tipo de pino/pistão comprido que ocupasse todo o interior do fuso, vedado com orings, e bem no topo (no lugar daquele acabamento de madeira) um pequeno dispositivo com mola calibrada. Conforme aumenta-se a pressão, este pino iria "erguer" e expor sua extremidade. Talvez com alguma escala/graduação mas sem que tivesse grande precisão, apenas uma noção se estamos em 5...10...15bar por exemplo.

Outras viajações:

- No ciclismo existem medidores de potência que se instala no pedal/pedivela da bicicleta, porém custam uma fortuna. Não sei se já inventaram algum xing ling de boa qualidade.

- Talvez um kit de strain gauge/gage com Bluetooth (pessoal da eletrônica deve saber se existe isso?rs)

- Criar um novo modelo de manivela com um dispositivo tipo torquímetro.

Claro que medições na manivela vão mostrar valores de força/torque que precisarão ser convertidos para pressão. Porém estarão sujeitos a erros relativo ao atrito da rosca que pode falsear a medição. Mas já daria uma ideia bem próxima.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconteceu uma coisa engraçada hoje com a Aram. Ontem quando fiz meu ultimo shot e desenrosquei o PF veio junto a Oring branca. Coloquei de volta mas não testei a máquina. Fui fazer uma dose hj e estranhamente vazou água. Tirei a oring e coloquei novamente e testei. Não vazou mais. Fiquei na dúvida. Pq a oring saiu junto com o PF e mesmo que eu tenha colocado a oring um pouco frouxa ou errada quando o PF enroscasse novamente não a colocaria no lugar naturalmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconteceu uma coisa engraçada hoje com a Aram. Ontem quando fiz meu ultimo shot e desenrosquei o PF veio junto a Oring branca. Coloquei de volta mas não testei a máquina. Fui fazer uma dose hj e estranhamente vazou água. Tirei a oring e coloquei novamente e testei. Não vazou mais. Fiquei na dúvida. Pq a oring saiu junto com o PF e mesmo que eu tenha colocado a oring um pouco frouxa ou errada quando o PF enroscasse novamente não a colocaria no lugar naturalmente?

A minha está saindo também, depois do último "upgrade"

Ja entrei em contato com eles e me prometeram uma solução.

 

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a minha também sai com esse ultimo UP, mas é tão simples de colocar novamente que nem me dei o trabalho de reclamar rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje minha ARAM voltou do segundo conserto!

Aí, Maycon! ArrumARAM minha cafeteira! :D

Dessa vez as mudanças foram perceptíveis:

  1. O eixo foi trocado (o original era todo serrilhado, esse novo está bem liso)
  2. A peça de latão onde o eixo é rosqueado foi trocada pela nova peça de inox e bronze. Aliás, é bronze, @Aram? Pode dar mais detalhes, por favor?
  3. O conjunto do pistão também foi trocado

Hoje fiz meu primeiro espresso, assim que ela chegou. É notável a melhora no funcionamento. De cara, percebi que o fluxo de água aumentou bastante. Agora, quando estou aquecendo a máquina, a água sai bem rápido durante o espurgo. Ponto positivo, já que é menos tempo perdendo calor durante cada sessão de aquecimento. Quanto a famosa ARAMalha, fiz apenas uma extração, mas acredito que agora estamos livre desse problema. Dá pra sentir muita diferença ao manivelar. Está super suave, rosqueando sem o atrito que tinha originalmente. Ao fim da extração, busquei por limalha e não encontrei nada.

Resta agora aguardar para ver se a máquina se mantém funcionando corretamente ao longo do tempo. Sinceramente, agora acho que está num nível de qualidade bem legal. Tirando as questões de comunicação e atrasos, eu recomendo a ARAM! :) Aliás, a comunicação por email foi muito boa, apesar da economia de detalhes nas respostas. Hehe...

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aram,

Eu posso mandar, mediante algum valor justo a minha aram da primeira leva para o update destas pecas?

Att

Rubens


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/05/2018 at 17:05, GuilhermeB disse:

A minha está saindo também, depois do último "upgrade"

Ja entrei em contato com eles e me prometeram uma solução.

 

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

 

 

 

Enviaram uma nova oring que aparentemente se encaixa melhor. Só testei poucas vezes e até agora não saiu junto com p PF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...