Ir para conteúdo

Cafeteira Aram - O projeto


Postagens recomendadas

Não seria mais fácil a extração sem o apoio da cafeteira e com o copo fixo nela tornando-se o processo similar de moagem de um moedor portátil?

Nas fotos do Instagram anteriores observa-se inúmeras peças já confeccionadas, foi enviado um e o resto? poderiam enviar um lote de 50 em 50 por vez né? O que será que está acontecendo para a não agilização desse processo? A minha esta no número 41 e espero receber ainda nesse mês de agosto, mas pelo visto sei não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o grão usado, @viniesp . Mas acho que a extração heterogênea é nada que um pouco de WDT e alinhamento com o dedo (ou o alinhador do Gil) não pode resolver.

Abçs, Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@viniesp, pelo contato rápido que tive com a Aram no Jamboree, acho que a BR dela é relativamente baixa, se usar a capacidade total do filtro e do reservatório de água... mas dá pra aumentar a BR subindo menos o pistão pra entrar menos água. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Burny disse:

Talvez o grão usado, @viniesp . Mas acho que a extração heterogênea é nada que um pouco de WDT e alinhamento com o dedo (ou o alinhador do Gil) não pode resolver.

Abçs, Burny

Justamente isso. Questao de treino tb. Eu parei de fazer expresso a mais de 2 anos. Wdt corrige ou alinhador do gil. 

O expresso nao sai mais fraco. Tenho usado 16-17-18g um expresso digno de nota. Bastante encorpado, acidez bem legal e nenhuma vez sobreextrai ou contrario. 

Tenho gostado muito! O controle do fluxo acho uma das coisas mais legais que ela tem.

ah @RogerioD fazer sem a base, nao tera como vc fazer extracoes sem o copo de vidro grudado nela ou sei la acho q vai sambar cafe p tudo q lado hehe. Sei nao, mas a base é fundamental. Posso perguntar p Aram sobre isso.

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Povo, uma dúvida de como usar. Você enche a câmara e o certo seria "cortar" a extração de acordo com o peso? Ou seja, vai girando a manivela até ter na xícara o volume programado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal demais, então. Tinha uma dúvida em relação a isso, se o café era mais fraco que o espresso de uma máquina.

Essa máquina é top então, acredito que ela faz um pressure profile durante a extração. Excelente

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encher é melhor encher ao máximo sempre para perder menos temperatura.

Se quiser menos café não precisa subir até o topo. Mas é bom contar voltas ou fazer uma marca na barra roscada para não ficar virando manivela à toa passando do necessário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, mas então o negócio não é usar balança :huh:?

Se bem que como o volume é fixo, daria também para fazer uma marca, contudo como marcar a rosca sem estragar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, LUW disse:

Sergio, mas então o negócio não é usar balança :huh:?

Se bem que como o volume é fixo, daria também para fazer uma marca, contudo como marcar a rosca sem estragar?

Se quiser precisão, sim usamos uma balança. Marcaria com uma margem pequena a mais, só para não ter que girar muito sem necessidade. E pode ser com marcador permanente ou caneta hidrográfica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só observando de longe a agonia dos amigos. Fico feliz que agora esteja tudo começando a clarear e ao que parece a máquina realmente é boa. Torcendo aqui para eles conseguirem se estruturar de uma forma que possam vender mais cafeteira e entrega-las em prazo comercial normal.

Parabéns aos espartanos que pacificamente suportaram rs 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, to ansioso pra caramba pra receber a minha, ainda mais que a Aram será minha primeira máquina de espresso :-).

Continuem mandando os reviews de vocês senhores

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certamente vai rolar Aram no CDC Rio dia 19.

Primeiras impressoes. Que coisa bonita e bem feita :)
Amanha de manha vou fazer mais fotos e extrações.

Senti falta de um manual do proprietario com dicas
ou algo do tipo. Mas de resto veio tudo muito bem
acomodado dentro da caixa.

Alguns detalhes e uma visão geral.
http://cl.ly/2h2z202B3B0g
http://cl.ly/1F2U0m3t1D24
http://cl.ly/370m110S1d1P

Esqueci de dizer que o melhor de tudo é que da pra usar meu
bravo tamper pq é a mesma medida do porta filtro da poemia ;)

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, viniesp disse:

Legal demais, então. Tinha uma dúvida em relação a isso, se o café era mais fraco que o espresso de uma máquina.

Essa máquina é top então, acredito que ela faz um pressure profile durante a extração. Excelente

 

Exatamente Vini, Na verdade é um filtro duplo LS então dá pra colocar até 22g de pó nele. Com 20g de pó fino você faz um senhor ristretto! começa com muita pressão e vai aliviando à medida que o fluxo aumenta no filtro. Igual uma leveler!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...