Ir para conteúdo

Cafeteira Aram - O projeto


Postagens recomendadas

7 horas atrás, carlos eduardo disse:

Ué não dá para desmontar ? Como é  feita a limpeza ?

Essa bucha perfurada não sai fácil. Limpar por dentro do cilindro não é necessário já que o o-ring do pistão faz isso a cada extração. 

Querendo acessar o cilindro por dentro, tem que desmontar a manivela e ir girando o eixo para tirá-lo com o pistão por baixo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Aram disse:

Ele só trava se usar menos gramas que o indicado. Com o minimo de 14/15 gramas ele funciona bem.

Aqui o mínimo que consegui foi 16 g e está no limiar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, sergio.m disse:

Essa bucha perfurada não sai fácil. Limpar por dentro do cilindro não é necessário já que o o-ring do pistão faz isso a cada extração. 

Querendo acessar o cilindro por dentro, tem que desmontar a manivela e ir girando o eixo para tirá-lo com o pistão por baixo. 

Então é  melhor o Bruno fazer isso  pois se esta produzindo limalha , tem algo errado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Aram disse:

 

Esse espresso me parece muito bom. :)

Sobre o tamper, ele é pequeno para que caiba dentro do filtro e você posso levar ele dentro da cafeteira em uma viagem. O pistão só precisa estar um pouco pra cima para ele caber.

Ele só trava se usar menos gramas que o indicado. Com o minimo de 14/15 gramas ele funciona bem. Foi feito justo o máximo possível, para não sobrar aqueles cantos sem compactação, evitando que a água passe mais rápido pelas bordas do filtro. Se fizesse mais folgado, o pessoal não iria gostar das bordas sem a compactação. Não é verdade? hehe

Justamente nessa faixa (14-15g) que fica mais incomodo pra mim, mas com 20g estou achando tranquilo. 

 

É bem fácil extrair com ela, só apanhei um pouco pra encontrar a moagem adequada. São 2 números mais grosso (no bravo mini) em relação ao que normalmente uso pra extrair com 21g (filtro vst) na crossland.

 

Espresso de hoje de manhã:

a9KsHFJ.jpg

 

Estava com pressa/atrasado e a foto ficou porca. hehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rbcassani Entendi. Como é um filtro duplo, não foi feito para quantias pequenas de café. Para essas quantidades, o ideal é usar filtro de uma dose. A Cafemaq revende os de 53mm da La Spaziale. Optei por enviar somente o duplo, porque ele é mais versátil, ao ponto que a maioria das cafeteiras só usa ele até para tirar uma dose só. Talvez inclua os dois filtros no próximo lote. O que acham?

O lance da moagem é interessante. Na maioria das cafeterias que visitei pelo Brasil, geralmente tinha que moer de 1 a meio ponto mais fino, já quando usava um EK43, a moagem tinha que ser mais grossa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o super aquecimento em casos de quem faz muitos espressos consecutivos. Poderia ser resolvido com um luva de silicone, mas o custo de molde e injeção é bem caro. Ai pensei em algo mais simples e natural, usando couro descartado da industria. Ele funciona muito bem como isolante térmico, mas chega a deslizar um pouco quando se quer aperta bastante a rosca. Nada que impossibilita o uso.

O que acham?

41QWTNZN8ELTe5EIwT9P8eKe_ZLKxgzLWquLjdvt

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha não percebi soltando fragmentos de metal não, mas o acabamento da rosquinha de madeira que fica na parte superior do pistão soltou, mas nada que uma cola não resolva, hoje a trouxe no trabalho e fiz um espresso diretamente no copo, trouxe o porlex, deu uma chocada, moi 22g no click 4, deveria ter aberto mais, fazia um bom tempo que não usava o porlex rsss

36765478004_9670af4d61_z.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Aram disse:

Sobre o super aquecimento em casos de quem faz muitos espressos consecutivos. Poderia ser resolvido com um luva de silicone, mas o custo de molde e injeção é bem caro. Ai pensei em algo mais simples e natural, usando couro descartado da industria. Ele funciona muito bem como isolante térmico, mas chega a deslizar um pouco quando se quer aperta bastante a rosca. Nada que impossibilita o uso.

O que acham?

Eu prefiro que a máquina não tenha nenhum componente animal utilizado na fabricação. ;)

Maycon, você ainda não nos respondeu se é possível retirar a luva de madeira do corpo da máquina ou se ela é colada... Aliás, a madeira ao longo do corpo da máquina toca o metal ou há um bolsão de ar? Porque um espaço de ar serve para um melhor isolamento térmico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha não percebi soltando fragmentos de metal não, mas o acabamento da rosquinha de madeira que fica na parte superior do pistão soltou, mas nada que uma cola não resolva, hoje a trouxe no trabalho e fiz um espresso diretamente no copo, trouxe o porlex, deu uma chocada, moi 22g no click 4, deveria ter aberto mais, fazia um bom tempo que não usava o porlex rsss

36765478004_9670af4d61_z.jpg

Fez sem a base e deu certinho? Satisfeito?

 

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Santiago Luz disse:

Eu prefiro que a máquina não tenha nenhum componente animal utilizado na fabricação. ;)

Maycon, você ainda não nos respondeu se é possível retirar a luva de madeira do corpo da máquina ou se ela é colada... Aliás, a madeira ao longo do corpo da máquina toca o metal ou há um bolsão de ar? Porque um espaço de ar serve para um melhor isolamento térmico.

Oi, Santiago. Reutilizar materiais que seriam descartados é justo. Sem falar, que se for usar algo sintético, impacta mais o meio ambiente.

 É possível retirar a capa de madeira. Antes você precisa sacar a peça de latão, o que no momento pode não ser fácil. (devo modificar a peça para ser sacada mais facilmente com uma chave de boca - inicialmente essa peça seria apertada com as mãos. Infelizmente aconteceu vazamentos por conta de uma irregularidade na usinagem do tubo e tive que criar um chave para apertar ela aqui) O funil que fica preso a peça de latão, pode ser sacado com as mãos, ou batendo levemente em cada lado por vez, para que ele vá saindo por cima da peça.

Existe um espaçamento entre a madeira e o tubo de inox, servindo como isolante. Dependendo do seu lote, a madeira pode estar encostada em dois pontos direto no tubo, ou tem dois anéis de cortiça. De qualquer modo, nas duas versões a capa de madeira deve estar pressionada contra o tubo, por conta das mudanças de clima que faz a madeira dilatar e contrair. Você pode retirar essa pressão esquentando algumas vezes a cafeteira.

Editado por Aram
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos boa tarde. Recebi a minha Aram e estou felizão ( ou quase ) rsrs. Preciso de uma ajudinha no seguinte por favor.

Fui fazer um café aqui no serviço mesmo pra testar, e é o seguinte: coloco o café, pressiono com o tamper,encaixo tudo e coloco a agua ( depois de escaldar ). 

Coloco a agua com a rosca toda abaixada, mas de imediato começa já a cair agua pelo copo, e quando levanto a rosca a agua já saiu toda :( Saiu um belo coado, mas claro não é o que se espera né ?

Tentei com o pilão que já tem aqui pra ver se o que eu trago para coado não estava muito grosso e já que ele é bom fino, fiz novamente, melhorou mas na metade da subida da rosca começou a cair agua no copo novamente. Desculpem o palavreado, mas o que estou fazendo errado ? Sou meio burrinho mesmo e junta a questão de nunca ter feito um espresso na vida.

Tem algum video com todo o processo ? 

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quantos gramas você usou ? Apesar de parecer fina, esses cafés de supermercado usam moagem pra coado, é bem mais grossa que pra espresso.

Pode ser uma coisa ou a combinação de algumas.

Quando despeja água pra extrair, tem que se certificar que a manivela está totalmente fechada 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto vc vai ter que moer mais fino, :P o Aram explica que ao subir o pistão a água já começa a descer, fazendo a pré-infusão, e no vídeo não pinga até começar a descer novamente (aos 55seg do vídeo).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Allexlimaa2 O aram tem um video com todo processo. Mas nao tenho mais
o email que tem o link.. Da uma procurada nas paginas do topico até 1 mes atras
q eu tenho quase certeza q eu postei aqui.

achei -> https://youtu.be/ciQnpFlvU2M

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a vocês.

Assistí o vídeo, e acho que foi ansiedade mesmo, em casa acho que vou conseguir. Eu usei café velho, não moído na hora, sem medir quantidade ( coloquei uma colher cheia ). 

E então em casa, farei uma moagem bem fina no MD40, colocarei 15 gramas vou apertar bem e deve dar. Pena que hoje é meu rodizio, estou prezo no trabalho até as 20:00 e não poderei fazer mais testes mais cedo. Mas volto com novidades e espero ter então tirado um espresso. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Allexlimaa2 disse:

Muito obrigado a vocês.

Assistí o vídeo, e acho que foi ansiedade mesmo, em casa acho que vou conseguir. Eu usei café velho, não moído na hora, sem medir quantidade ( coloquei uma colher cheia ). 

E então em casa, farei uma moagem bem fina no MD40, colocarei 15 gramas vou apertar bem e deve dar. Pena que hoje é meu rodizio, estou prezo no trabalho até as 20:00 e não poderei fazer mais testes mais cedo. Mas volto com novidades e espero ter então tirado um espresso. rs

Calma rapaz, calma, senão a decepção bate! :)

Pelo que vi no vídeo indicado no email do Aram é preciso subir o pistão, girar a manivela, relativamente rápido. Ela abre a passagem da água para o café e daí a pré-infusão.

A propósito, ia lhe encaminhar o link do 'manuel' de instruções mas o link caiu, aparentemente, o link encaminhado no email era: http://aram.ma/wp-content/uploads/2017/09/Manual-de-instrucoes-MB_AF-1.pdf

Quem foi o último a receber? Alguma atualização de números? Acho que a minha chega depois do Natal. :( :( O último que vi aqui no tópico, salvo engano, foi o #90. Faltam quase 90 pra chegar a minha, socorro, que demora ....

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Botei pressão de mais, moagem fina, a manivela ofereceu uma resistênciazinha mas eu achei que ia sair pelo menos um ristretto, mas não rolou quando fui olhar o fundo do filtro tinha abaulado.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom saber @Bruno Marinho! Fico menos preocupado. Na verdade eu até curto eles mais abaulados. Os competizione IMS RIDGLESS são abaulados no fundo e isso ajuda o fluxo ser centrado. 
Porém como o difusor da aram já é centralizado acho que nesse caso específico dela não seja uma boa idéia essa curvatura visto que a água já exerce pressão no centro por si só. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o Maycon inclusive tinha comentado que nos testes que ele fez chocando a maquina
o que aconteceu foi o filtro ter abaulado mesmo mas a estrutura da maquina não sofreu nenhuma
alteração. Mas de qualquer forma nas vezes que choquei não tentei forçar demais a manivela não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/3/2017 at 19:48, Aram disse:

Oi, Santiago. Reutilizar materiais que seriam descartados é justo. Sem falar, que se for usar algo sintético, impacta mais o meio ambiente.

 É possível retirar a capa de madeira. Antes você precisa sacar a peça de latão, o que no momento pode não ser fácil. (devo modificar a peça para ser sacada mais facilmente com uma chave de boca - inicialmente essa peça seria apertada com as mãos. Infelizmente aconteceu vazamentos por conta de uma irregularidade na usinagem do tubo e tive que criar um chave para apertar ela aqui) O funil que fica preso a peça de latão, pode ser sacado com as mãos, ou batendo levemente em cada lado por vez, para que ele vá saindo por cima da peça.

Existe um espaçamento entre a madeira e o tubo de inox, servindo como isolante. Dependendo do seu lote, a madeira pode estar encostada em dois pontos direto no tubo, ou tem dois anéis de cortiça. De qualquer modo, nas duas versões a capa de madeira deve estar pressionada contra o tubo, por conta das mudanças de clima que faz a madeira dilatar e contrair. Você pode retirar essa pressão esquentando algumas vezes a cafeteira.

Valeu pelas informações! A capa de madeira da minha até se move uns 2mm pra cima, mas preciso sacar a peça de latão como você disse. Só que não sei se é rosqueando, por pressão, enfim... Não vou forçar nada sem saber a maneira correta de se fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/3/2017 at 00:46, Aram disse:

@Bruno Marinho @sergio.m @Aurélio Penna

Bruno, estou analisando esse seu caso. Com as máquinas que tenho de testes e até com o protótipo que tem mais de 1 ano e meio de uso, nunca vi isso acontecer. O latão foi usado com o inox, justamente por ser tipo um lubrificante, para que o eixo em inox não trave sobre ele. Uma técnica comum na mecânica.

Não sei se é desgaste do latão, se é do latão de fato, ou se tem algum outro material se desgastando além do previsto, ou criando uma reação diferente com a água. O latão tende a escurecer, mas não criar um "pó" sobre ele.

O Bruno tinha comentando que poderia ser da arruela preta de PEAD que poderia criar essa capa...

Fui conferir na minha máquina e infelizmente a surpresa não foi nada agradável. :(

Encontrei bastante limalha de latão. Eu desmontei o pistão e o resultado está nas fotos a seguir:

rS9J5tcm.jpg

e6GlYMvm.jpg

doTGSUzm.jpg

Limpei todo o pistão, a máquina e refiz o teste de subir e descer o pistão umas duas vezes, depois encher de água e esvaziar. Coloquei a água numa tigela de cerâmica e ao girar a água, a limalha se concentra no fundo. Parece que estou garimpando ouro, só que sem a parte do ouro e com latão no lugar. :(:(:(

DdhcpJXm.jpg

Isso é bastante preocupante por dois motivos: pela durabilidade da peça de latão e pela saúde! :o

Acredito que essa peça poderia ter sido feita com outro inox, diferente do inox do pistão, assim os metais não se fundem.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então... Já em casa, 3 cafés depois e bem satisfeito!!

Primeiro, sim apesar de eu ter toque rola tirar o café sem a base ( claro com ele será bem melhor, mas não é impraticável sem ela)

Tirei 3 cafés com respectivos 14, 15 e 17 gramas e entre 60 e 65 no copo na moagem 8, 6 e 5 do md40 ( acho que dá pra chegar no 4 ou 3)

Não consegui passar de uma crema rala mesmo com um café de 2 semanas de torrado ( blend cmpo Místico mundo novo com Sítio Bela Vista do caparaó).

Mas o sabor da bebida como já foi dito acima, irrepreensível!!! Muito doce, um caramelo mesmo! Agora fico só pensando o tanto de doppio que já tomei por aí, se deixar de tomar metade agora pago a cafeteira rapidinho rsrs.

O melhor sentimento pra mim é: Adorei muito, e sinto que minha técnica e o café que ainda sairá desta máquininha tem muito a melhorar, e já estou ansioso para tomar estes cafés :)

Obrigado pelas dicas de todos os amigos. Será que consigo crema melhor moendo ainda mais fino?

Segue uma foto com o café, e o vídeo, que fiz sem a base porque ainda não a tenho. ( desculpem a qualidade) se tiverem dicas sobre fiquem a vontade.



Mais uma vez obrigado!!! E desculpem por ser um pouco prolixo. 78192bfa9dfc76bfa2a0483cf7acd757.jpg

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preocupante essa questão do latão.

 

@Allexlimaa2 Fiz esse com o bourbon amarelo da UM, acho que se você colocar mais pó e afinar a moagem, a crema aparecerá. Hehe

https://imgur.com/gallery/PPRiA

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...