Ir para conteúdo

Cafeteira Aram - O projeto


Postagens recomendadas

O problema do cabo de madeira Wagner é que impediria o rosqueamento do porta filtro por conta da haste da base. A não ser que a rosca seja de giro curto de 1/4 a 1/2 volta de giro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito da idéia da bolsa pra levar a cafeteira, isso na verdade é importante até. Já tinha pensado nisso esses dias atrás, tem uma pessoa aqui na cidade que faz bolsas e bags personalizados pra se colocar o que quiser dentro, pensei em ir até lá ver isso quando tivesse a cafeteira em mãos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da para escaldar o basket sem queimar os dedos quando for colocar de novo?

 

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Ruben, o que eu quis dizer foi exatamente o que o Murilo disse abaixo sobre a proteção térmica.

 

Valeu a intenção de agradar os apoiadores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aram, tem a info sobre volume máximo de espresso? Pq na Forge tb foi algo complicado. Tive que alongar muito o tubo para atingir/ superar os 60ml na xicara. Parte da água é absorvida pelo pó e parte fica dentro da máquina. Como ficou isto no teu projeto? E o filtro enviado é para quantos gramas?

Rbta, a cafeteira comporta 120ml de água, mas apenas 80ml na câmara de compressão para extrair, segundo o próprio Aram, 60ml na xícara. O porta filtro é duplo e comporta 16 gramas de café podendo chegar até 28 gramas.

 

Portanto, pelo que entendi da resposta que me deu, o máximo de café extraído na xícara seria de 60ml, podendo ser aumentada a BR em função de uma maior ou menor quantidade de pó no filtro. O ideal seria de 80 a 100ml na xícara pois alcançaria os diversos gostos.

 

Outra coisa que sugeri foi o fornecimento de um porta filtro com bico duplo. Mas são apenas sugestões...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prefiro variações funcionais a variações estéticas.

 

A primeira "variação funcional", seria acrescentar a possibilidade de utilização de um manômetro durante a extração. Medir os parâmetros durante a extração são importantes para entender bem o funcionamento, mas principalmente, para proporcionar maior repetibilidade.

 

Outra sugestão que eu dei ao Maycon seria colocar um anel de madeira em volta do portafiltro, para evitar queimaduras ao tentar retirar o portafiltro após a extração.

 

Oi, Santigo. Como comentei por mensagem, estamos pensando em criar algum tipo de medição junto a base, pois qualquer coisa presa a cafeteira deixaria ela maior e pouco prática.

Nos testes, eu criei um luva que se acopla entre a rosca da cafeteira e o PF, mas ele cria muita bolha de ar e é enorme e pesada.

 

Você consegue sentir a pressão interna, de acordo com a velocidade que gira. É claramente perceptível a pressão na sua mão. Se girar muito rápido e com força, a pressão vai passar dos 14 bar, chegando a travar o giro da manivela.

Chegamos a estufar o fundo do filtro de testes radicais. 

 

Não é perfeito, mas é um bom retorno. Será bom para desenvolver mais profundamente os sentidos do tato e paladar.

Afinal, nenhum cozinheiro mede a temperatura do fogo na hora de cozinhar, só pelo tamanho da chama ele tem uma base. : )

 

O Porta filtro esquenta muito pouco, em 20 doses seguidas, ele não passou do estado de morno. Impossível queimar a pele.

Você pode escaldar o filtro dentro do portal filtro, sem problemas. Basta jogar a água dentro do filtro, não vai esquentar o porta filtro a ponto de queimar a mão.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrsrs, deixa eu explicar.

No 30º concurso de design do Museu da Casa Brasileira tem um dos inscritos com nome BRAVO! Machine e eu estava tentando imaginar o que poderia ser, aí pensei que pudesse ser a sua máquina.

 

Caramba, tinha esquecido que você é finalista. Meus parabéns, Gilberto.

 

A cafeteira também é. \o/

O nome da inscrição é Volver. Você está na categoria utensílios, ou utensílios protótipos?

 

CDC em peso no Brasil, eim. Muito legal.

 

Só achei estranho o Bravo Machine não ser o seu moedor. Quem será?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito da idéia da bolsa pra levar a cafeteira, isso na verdade é importante até. Já tinha pensado nisso esses dias atrás, tem uma pessoa aqui na cidade que faz bolsas e bags personalizados pra se colocar o que quiser dentro, pensei em ir até lá ver isso quando tivesse a cafeteira em mãos...

 

Oi, Beto.

 

Pensamos a tempos em fazer uma bolsa/capa, mas com a margem que temos hoje, não vamos conseguir colocar ela como presente em uma nova meta. O orçamento é muito apertado.

Estamos conversando com uns amigos, para produzir uma bolsinha e colocar ela como um outra recompensa a ser comprada.

 

O valor dela como outra recompensa, seria só do custo de produção. : )

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rbta, a cafeteira comporta 120ml de água, mas apenas 80ml na câmara de compressão para extrair, segundo o próprio Aram, 60ml na xícara. O porta filtro é duplo e comporta 16 gramas de café podendo chegar até 28 gramas.

 

Portanto, pelo que entendi da resposta que me deu, o máximo de café extraído na xícara seria de 60ml, podendo ser aumentada a BR em função de uma maior ou menor quantidade de pó no filtro. O ideal seria de 80 a 100ml na xícara pois alcançaria os diversos gostos.

 

Outra coisa que sugeri foi o fornecimento de um porta filtro com bico duplo. Mas são apenas sugestões...

 

Isso mesmo, Murilo. Obrigado por colocar as informações aqui.

 

Queria fazer ela para uma maior quantidade, mas ela ficaria bem comprida se chegasse a 100 ml. Aumentaria ao menos 5 cm. Ficaria um poste. haha

Você poderia subir o pistão e fazer outra passada no mesmo bolo de café, mas vai depender do seu gosto.

 

Então, escolhi fazer ela reduzida e para esse primeiro teste de mercado.

 

É fácil a gente aumentar o comprimento dela no futuro e colocar como opção.

 

O porta filtro com bico duplo é possível, talvez dê para fazer alguma coisa antes de enviar as peças.

Vai depender de como vai terminar a campanha.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe. Para mim está de acordo. Não pode complicar mais. Só um detalhe que peguei no vídeo do Igor:

 

Foi falado em fazer a rosca do PF com mais entradas para facilitar colocá-lo. Só que tem que tomar cuidado. Mais entradas, passo maior, torque maior necessário para fazer a vedação, o que talvez gere vazamento. Ou seja, tem que testar bem isso antes de fazer em todas as máquinas.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o 60ml na xicara já é um ótimo número.

 

Sobre a plaqueta tb concordo com o pessoal, apenas numerada, sem nome, faz mais sentido.

 

Aram, avalie de colocar copos avulsos como forma de contribuirmos para o projeto. Eu não gosto de copos/xícaras/canecas solitárias, prefiro aos pares no mínimo...rs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, costumo tomar uma dose em torno de 25 a 30 ml na xícara e a dose dupla entre 50 e 60ml, então para mim estaria de bom tamanho, em se tratando de espresso. Porém, o brasileiro de um modo geral costuma consumir o espresso nas cafeterias a dose entre 40 e 50ml na xícara. Desta forma, um pouco mais de água na câmara de compressão permitiria uma maior variação na relação pó X bebida na xícara, desde que não trouxesse maiores dificuldades ao projeto, tanto na funcionalidade como na estética.

 

Mas, de um modo geral, atingir até 60ml de café na xícara para um dópio, já está de bom tamanho para boa parte dos apreciadores, só não sei sei se para a maioria. Agora continuo acreditando que o porta filtro com bico duplo ajudaria bastante durante as extrações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade Santiago, o grande problema numa dose maior seria a queda de temperatura, essa é difícil resolver, mas não creio que mudar de 120 para 150ml na cafeteira e 80ml máximo na xícar traria tamanha diferença na queda de temperatura em relação a versão atual, mas é puro achismo.

 

Meus cafés geralmente são 18g/18g então 60ml na xícara dá e sobra haha.

Não vejo a hora de tirar meu melzinho manual no natal ;)

Bruno, a gente falando aqui de espresso e você vem com um ristretão.

 

Tamém gosto, mas no dia a dia normalmente é 12g / 25g.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um vídeo, sai uma extração suave e com uma ótima crema, estão elogiando bastante o resultado na xícara, pelo visto vai ser a melhor handespresso do mercado

 

https://www.facebook.com/acafeterianositio/videos/897953043670459/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa ideia Sérgio, vai depender da dificuldade da extração, para um a três espressos é tranquilo mais que isso já pode ficar chata a coisa, vide o vídeo do Santiago fazendo a moagem no moedor manual, fiquei imaginando se ele tivesse que fazer uns 5 espressos seguidos, as vezes tenho que  fazer 10 em casa e ai, como é que fica? hehehehehe

Por isso que já falei para o Gil sobre os moedores dele o Debut para pensar em algo adaptável para ser elétrico, nem que seja uma parafusadeira, porque aí terá o melhor dos dois mundos, portabilidade, sem energia elétrica e no caso elétrico sem esforço físico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece pelos videos até agora que a força necessaria é bem

menor do que nos moedores. Nos moedores manuais para mim a

unica sofrencia é quando preciso moer para espresso mesmo.

v60 é bem tranquilo e chemex/french press até criança consegue haha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esforço parece muito menor, mesmo. Só é chato desrosquear para o pistão subir todo. Nesse caso, acho que não compensa usar parafusadeira elétrica. Ainda mais porque o feedback para manter a pressão constante deve ser importante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pena que foge muito (e nem cabe) implementar uma meia porca que deixaria o retorno prático e rápido. Até mesmo a PI poderia ser sem girar.

 

ZUiHD4d.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc desengata o parafuso da rosca levantando/abrindo a porca pela metade.

 

É comum em mesa de serra elétrica para movimentar uma antepara rapidamente. A rosca é usada apenas no aperto final.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...