Ir para conteúdo

Cafeteira Aram - O projeto


Postagens recomendadas

Oi, Beto.

 

Pensamos a tempos em fazer uma bolsa/capa, mas com a margem que temos hoje, não vamos conseguir colocar ela como presente em uma nova meta. O orçamento é muito apertado.

Estamos conversando com uns amigos, para produzir uma bolsinha e colocar ela como um outra recompensa a ser comprada.

 

O valor dela como outra recompensa, seria só do custo de produção. : )

 

Aram, qual a chance de sair essa bolsa? descobri hoje que vou viajar poucos dias depois do natal e me lembrei desse detalhe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe. Para mim está de acordo. Não pode complicar mais. Só um detalhe que peguei no vídeo do Igor:

 

Foi falado em fazer a rosca do PF com mais entradas para facilitar colocá-lo. Só que tem que tomar cuidado. Mais entradas, passo maior, torque maior necessário para fazer a vedação, o que talvez gere vazamento. Ou seja, tem que testar bem isso antes de fazer em todas as máquinas.

 

Verdade, Sergio. Vou fazer alguns testes antes da produção final.

O primeiro modelo foi feito com apenas uma entrada, o que dificulta o início da rosca.

 

O Santigo mostrou um possível solução:

 

 

https://youtu.be/qMrlyEreba8

 

 

Gilberto, no copo do bravo, a rosca de três entradas dão algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pena que foge muito (e nem cabe) implementar uma meia porca que deixaria o retorno prático e rápido. Até mesmo a PI poderia ser sem girar.

 

ZUiHD4d.png

 

Bem legal a referência.

Pensei sobre isso quando estava criando, e lembrei daqueles compassos antigo, onde você pode pular a rosca e abrir ele bem rápido.

 

Fiquei com receio quanto a durabilidade desse sistema. A força de compressão é bem considerável, imaginando um uso diário, não sei como funcionaria. 

Sem contar que a subida do pistão não seria tão simples, já que os o'rings estão segurando o pistão. Talvez mudar para uma gaxeta poderia deixar a subida mais suave.

 

Sem contar que, se o reservatório estiver cheio de água e você subir rápido o pistão, pode acontecer da água não passar por ele a tempo, fazendo transbordar ou criar bolhas de ar dentro da câmara.

No sistema atual, isso não acontece. Enquanto você sobe o pistão, a água entre em contato com o bolo fazendo a pré infusão.

 

Vou analisar melhor.

O que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aram, sei que esse seu final de ano vai ser um pouco conturbado por conta do grande número de encomendas que terás que entregar até o Natal, mas, caso seja possível, seria bom o desenvolvimento da bag já neste momento para o transporte da cafeteira.

 

Algo de bom gosto que seria vendido à parte e, quem sabe, poderíamos aproveitar o envio simultâneo com a cafeteira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, dá uma olhada nesse vídeo que dá para entender bem o funcionamento:

 

 

O Santigo ta virado num engenheiro mecânico. haha

 

O sistema é legal, mas realmente fico em dúvidas quando a durabilidade.

Atualmente o eixo é em inox e a rosca fixa é em latão. Tudo isso porque o inox é ótimo para travar em rosca, e o latão é usado como material "lubrificante". Fazendo deslisar melhor a rosca, não deixando travar.

 

O problema em fazer um sistema parecido com esse, é que aquela pequena parte onde seria a porca, se fosse feita em latão não duraria nem 1 ano.

 

Vale lembrar que tem gente que vai usar a cafeteira de modo tranquilo, mas tem gente que vai pegar pesado no preparo.

Então, tem que ser tudo bem resistente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aram,

 

A rosca com 3 entradas tem funcionado perfeitamente, mas não tenho que vedar nada como na cafeteira. O objetivo da rosca com 3 entradas e conseguir rosquear em 1/4 de volta, no meu caso, já a dificuldade em encontrar a rosca vai ser a mesma , sendo necessário achar solução própria, no meu caso 5 protótipos, rsrsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aram, sei que esse seu final de ano vai ser um pouco conturbado por conta do grande número de encomendas que terás que entregar até o Natal, mas, caso seja possível, seria bom o desenvolvimento da bag já neste momento para transporte da cafeteira.

 

Algo de bom gosto que seria vendido à parte e, quem sabe, poderíamos aproveitar o envio simultâneo com a cafeteira.

 

Oi, Murilo.

 

Estou criando essa bolça. Acho que vamos ter algo mais concreto lá pro fim do mês.

:)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem contar que, se o reservatório estiver cheio de água e você subir rápido o pistão, pode acontecer da água não passar por ele a tempo, fazendo transbordar ou criar bolhas de ar dentro da câmara.

No sistema atual, isso não acontece.

Verdade, tem esse detalhe do escoamento ser lento pela válvula do pistão. Por enquanto subir lentamente rosqueando parece o melhor.

 

Enquanto você sobe o pistão, a água entre em contato com o bolo fazendo a pré infusão.

Pressão atmosférica é pequena para pré-infusão. Na verdade só molha o topo do bolo. PI a gente vai fazer rosqueando o pistão devagar e parando um tempo desejado.

 

Sobre mais entradas na rosca, como disse, o passo provavelmente deverá aumentar e portanto mais força para vedar. Imagino que não vá dar certo.

 

O melhor seria a rosca do PF ter uma entrada só e passo pequeno na medida do possível. Daí para facilitar o encaixe, o PF ter um pescocinho para o encaixe/alinhamento ser paralelo até que o fio da rosca pegue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aram,

 

Uma coisa que eu não vi ninguém comentar ainda é sobre limpeza. Em máquinas de espresso "normais" nos valemos do backflush e, as vezes, de detergentes como o cafiza. Isto posto, questiono:

Como é o procedimento de limpeza da Aram? Exige desmontagem diária ou mensal? Pode-se, ou é necessário, utilizar cafiza ou joe glo?

 

 

Muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gizmodo Brasil, Revista Prazeres da Mesa, vi em mais uns dois lugares além desses que citei, fazia tempo que algo relacionado a café era exposto assim na mídia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi apoiar o projeto também!

 

E, sim, voltei. Depois desses anos todos estava precisando de umas férias do CdC e reavaliar minha participação no fórum. Foi muito bom. Claro que senti falta de muitas das discussões e dos amigos, o que foi aumentando até chegar o momento de realmente querer voltar!

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aram, eu acho que em termos de segurança e durabilidade acho que é melhor manter um lado só da porca, e não mexer com a idéia, sedutora sem dúvida, da chave para soltar a porca, a pressão ai é grande e acho que sobretudo o projeto deve mantido, pelo menos para aquele que compraram ele como aquele visto na feira. Penso que no meu caso eu preferia não arriscar com esses mods. Mas a bolsinha sim! Essa é legal  :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito irão chegar aos 150k, será que conseguirão entregar todas com a qualidade e esmero de cada unidade antes do Natal?

Estou super curioso para ver o resultado na xícara, a minha peguei sem a base pois não terá utilidade já que não pretendo deixar a cafeteira na bancada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ele não tem dinheiro em caixa para começar a produção antes vai ter menos

de 1 mes assim que o dinheiro cair em maos. Se ele priorizar os primeiros

lotes (visto que o proximo lote ta previsto para fev 2017) pode ser que sim

que consiga entregar. 

 

Espero que ele priorize também a ordem de compra. Assim quem comprou

o primeiro lote tem prioridade. E claro que tenha um controle de qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo menos eu sou o Número 1 na compra hehe

Acho q o meu chega com ou sem o número da série.

 

Eu devo ser um dos 5 primeiros e tô bem afim de tirar um espresso com ela no Natal na "casa dos parênti"

Crowdfunding é sempre um misterio ;) Ja vi

casos de pessoas recebendo o produto já lançado

na amazon e a galera que ajudou o projeto ainda

esperando para receber :/

rapaz não fala isso...Esse ano participei de 3 projetos no Catarse. Um foi bom demais, tudo nos conformes, um deles, o do Léo Moço estou esperando os cafés, confesso que já estou  virando os olhos de curiosidade de tomar esse café dele, e agora estou nesse da Aram...Vai ser sucesso, sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para aqueles que apoiaram o projeto apenas para a cafeteira sem a base e se arrependeram, colocaram a possibilidade de recompensa para somente a base. Porém, é limitada a 8 e no momento tem 7 disponíveis. O valor é de R$251, então o conjunto vai sair por R$930.

 

https://www.catarse.me/projects/43002/posts/22829#posts

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acaba de ser batida agora a pouco a segunda meta de R$ 150.000,00 estipulada para a Cafeteira Aram. Da meta inicial de R$ 35.000,00 estipulada, obteve-se um incremento de 428% até o presente momento. O ritmo dos apoios começa a cair mas segue avançando.

O sucesso do projeto de financiamento da cafeteira manual só aumenta a expectativa quanto à sua chegada ao mercado. Agora é torcer para que as entregas possam ser efetivadas até o Natal, o que não será uma tarefa fácil, e de preferência com as sacolas de viagem à disposição para venda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que já que atingiu até mesmo a segunda meta, já poderia começar desde já a produção e envio das mesmas, pois será bastante cafeteiras para produzirem como são feitas com componentes artesanais demandará tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...