Ir para conteúdo

Comprando os primeiros brinquedos


Lontra

Postagens recomendadas

Fala gente, beleza?

 

Conheci o forum alguns dias atrás nas minhas andanças em busca de informações sobre café e cá estou eu!

 

Já pesquiso sobre o assunto há uns 2 anos, mas só agora decidi tirar o escorpião do bolso e fazer esse investimento. Mas como as coisas não estão fáceis pra ninguém, vai ser um investimento comedido rs

 

Moedor

 

Modelo: Mimoso

 

Porquê?: O meu modelo pretendido era o Hario Skerton, mas com os preços que estão cobrando comecei a buscar alternativas. Aqui pelo forum tomei conhecimento do mimoso e pelo que li a granulometria do Mimoso não perde muito pro Hario.

 

Dúvida: Eu queria compra o Mimoso nº2, mas fico na dúvida se ele é o ideal, até porque a maioria das pessoas tem o nº3. A qualidade da moagem é a mesma com ambos? Se depender apenas da quantidade de café que irei moer, vou no nº2 porque aqui em casa só eu tomo café.

 

Coador

 

Modelo: Hario V60

 

Porquê?: Depois de tudo que pesquisei, vi que esse é o que me daria mais controle e maior possibilidade de fazer o café que eu gosto, bem forte!

 

Dúvida: O 01 é muito pequeno? Nas minhas pesquisas achei o de cerâmica por um valor bem em conta (R$130), mas se não for dar conta, prefiro gastar um pouco mais e ficar mais tranquilo com o 02.

 

Chaleira

 

Modelo: Tô querendo adquiria a obra do amigo lipe_oa

 

Porquê?: Mais uma vez o custo é fator decisivo, mas além disso ela é linda e todos falaram muito bem.

 

 

Além disso vou pegar uma balança de 0.1g pra brincar, o que acham?

 

Precisava mesmo é matar essa dúvida em relação aos tamanhos do Mimoso e do V60. Help!

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao CdC, Lontra!

 

Sobre o moedor: se não me engano, o desenho das mós do mimoso é o mesmo, muda só o tamanho mesmo. Então a diferença seria no tempo que leva pra moer.

 

Sobre o coador: se você realmente prefere um café mais intenso e encorpado, sugiro considerar uma french press ou cafeteira italiana. O café coado é, por natureza, suave. Se forçar demais pra deixar ele mais intenso, moendo muito fino ou usando muito pó, provavelmente vai acabar com um café sobre-extraído ou subextraído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação ao Mimoso, não sei opinar, realmente nunca tinha visto nada sobre.

Já em relação ao V60, reforço o comentário do colega Luis Paulo: cara, o café no V60 não é bem forte, é bem suave na verdade. Se você quer um café mais intenso, tem que ir de french press, moka ou espresso. (espresso seria o método mais caro desses que eu citei)

 

A balança de 0,1g é ótima, realmente essencial. A chaleira também, não tenho uma mas vi que é muito bem construída e é bem elogiada.

Se possível, tente pegar um termômetro também, daqueles de espeto (é baratinho, uns 20 e poucos reais), que ajuda bastante.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lontra, curti seu esquema de tópico, bem objetivo!

 

Vou dar minhas opiniões.

 

Sobre o moedor, já considerou um desses (https://pt.aliexpress.com/item/MINI-Manual-Coffee-Grinder-Conical-Burr-Mill-for-Precision-Brewing-Brushed-Stainless-Steel-Small-Coffee-Grinders/32695915597.html?spm=2114.02010208.3.2.3OBQcM&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_1_10056_10065_10068_10055_10054_112_10069_10059_110_111_10073_10017_109_10070_108_10060_10061_10052_10062_10053_10050_10051,searchweb201603_1&btsid=f0d2b519-f72a-4494-8fca-3601d463e0ce)?

 

A algum tempo teve uns tópicos sobre esses moedores similares, mas n lembro de ter visto avaliações.

Caso tenha muita pressa (pois os produtos no Aliexpress demoram pra chegar), tem este outro http://www.coffeery.com.br/product/loja-de-utensilhos/245915/moedor-manual-hario, mas lembro que vi em algum outro site um valor em torno de 150 reais sem precisar se associar.

Para moer para coados, os manuais não são tão cansativos (para espresso fica bem mais trabalhoso).

 

Nessa linha, eu gastaria mais no moedor e trocaria o coador por um mais em conta. Vários colegas acabam usando o Melitta no dia a dia, sem muito prejuízo em relação a V60 (logo dá pra deixar a V60 para um segundo momento).

 

Sobre chaleira, ajuda sim, mas dá pra se virar sem por um tempo (tb dá para deixar como segundo investimento).

 

Sobre a balança, é essencial pelo custo/benefício. Tem essa que quebra um bom galho http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721749880-mini-balanca-digital-alta-preciso-01g-ate-500g-menor-preco-_JM, caso quiser uma melhor, para pesar os coados (base maior) tem essa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698324915-mini-balanca-digital-de-alta-preciso-pesa-de-01g-2000g-_JM . No aliexpress vc encontra pela metade do preço, mas demora um pouco.

 

O interessante é estudar sobre as Brew Ratio (concentração pó/liquido), e usar ótimos cafés (para coados os cafés do Coffee Lab são ótimos).

 

Bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu pelo feedback, gente!

 

@höpner: Vou procurar o termômetro, indica aluma marca ou loja? Prefiro o analógico, o que acha?

 

@Rodolfo: Muito obrigado pelos seus insights!

 

Quanto ao link do AliExpress, realmente esperar esse tanto não é uma opção agora que tô pilhadão rs.

Quanto ao link do Hario, eu tô espantadíssimo com esse preço, tô pesquisando em todos os lugares errados, rsrs. Eu não achei nenhum preço nem próximo desses que eu vi nesse site, você indica mais algum?

 

O grande lance é que depois que eu vi o Mimoso (e que a situação financeira me forçou a optar por ele) eu comecei a curtir a ideia. Ele é bem roots.

Sinceramente o fator decisivo pra mim agora é a qualidade da moenda. Estou fechando um Mimoso por R$160 com frete, mas com o Hario a esse preço eles começam a ficar empatados. Você conhece os dois? Tem um voto de minerva?

 

Obrigaro pelo link da balança!

 

Sobre o V60 (@Luis Paulo, höpner, Rodolfo)

 

Então, meu método atual é o bom e velho coador Melita de um furo. O que entendi até agora é que ele restringe o fluxo e acaba forçando um tempo X de infusão.

 

Adoro como ele fica, mas tenho noção que não é um café ideal.  A minha percepção era de que com o V60 e um controle maior sobre o fluxo de água, conseguiria ter um café com a mesma textura de coado, porém com sabor mais apurado, visto que o tempo de contato da água com o pó estaria nas minhas mãos.

 

A minha intenção inicial é essa: Evoluir o meu café do Melita. Ter um coado o qual eu consiga controlar e tirar proveito do melhor sabor possível.

 

Li também que dentre o métodos de pour over mais comuns o V60 é o que tem o filtro mais fino, permitindo a maior passagem de sólidos. Isso só reforçou a crença de que o V60 era o que eu buscava rs. Inclusive acabou com os meus sonhos de ter uma Chemex, porque descobri que ela vai produzir o café mais suave (pra mim fraco).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se o Mimoso vai custar uns 160 reais com frete, e o Hario vai custar uns 200 no máximo com frete também, eu compraria tranquilamente o Hario. Eu tenho um Porlex mini (que tem basicamente o mesmo conjunto do Hario) e a qualidade da moagem é muito boa, vale a pena. Daqui um tempo você vai querer comprar um elétrico, mas isso é outra história hahaha

Termômetro não tem muito segredo, pode ser qualquer daqueles de espeto, tanto analógico quanto digital, qualquer marca. São os mais baratinhos.

 

Você está fazendo coados com café de mercado, por exemplo da Melitta mesmo? Porque esses cafés de mercado possuem uma torra extremamente escura, fica parecendo um petróleo depois que é passado no Melitta... Tem que ter em mente que se você usar um café bom na moagem certa, vai ficar beeeem diferente disso. Um exemplo que posso te passar é nesse video

 

 

Não precisa assistir o vídeo todo, se quiser pode pular lá pelos 2:55 que você vai ver como fica a aparência do café, é bem diferente do petróleo que fica usando café ruim de mercado.

 

Estou pedindo isso porque a minha vida toda eu fazia cafés passados no Melitta e sempre fazia bem forte, saía bem escuro mesmo, era o jeito que eu gostava. Quando conheci o espresso me apaixonei, porque justamente gostava muito de cafés fortes. Depois de uns meses brincando com espresso, decidi moer um café pra fazer coado mesmo, pra ver como ficava. Na minha cabeça, era pra sair um café super escuro, como eu estava acostumado. Mas quando saiu um café bem mais suave, fiquei pensando "com certeza errei a temperatura da água... ou o grão não é bom pra isso... ou errei a moagem", mas quando fui pesquisar, vi que realmente estava na aparência correta, e o coado era realmente bem mais suave. Quebrou toda a minha idéia de que coado era um café forte e bem escuro.

 

Resumidamente: fazer um coado com café comum de mercado e fazer um coado com café bom são duas coisas completamente distintas, tem que levar isso em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeropress é o método que te dá mais controle sobre o café. Pode moer fino como espresso ou grosso como french press, variar tempos, temperaturas, etc. Como já tem o melita, eu recomendaria uma AP e um moedor destes que está analisando (mimoso/hario)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A moka também não é difícil de domar, basicamente é conseguir a granulometria certa... o resto do procedimento pega-se o jeito rapidinho.

 

O café é bem saboroso, próximo do espresso (ligeiramente mais leve), e uma cafeteira boa não custa muito caro, além de não precisar de mais nada (filtros, etc)... só precisa de café e água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou pedindo isso porque a minha vida toda eu fazia cafés passados no Melitta e sempre fazia bem forte, saía bem escuro mesmo, era o jeito que eu gostava. Quando conheci o espresso me apaixonei, porque justamente gostava muito de cafés fortes. Depois de uns meses brincando com espresso, decidi moer um café pra fazer coado mesmo, pra ver como ficava. Na minha cabeça, era pra sair um café super escuro, como eu estava acostumado. Mas quando saiu um café bem mais suave, fiquei pensando "com certeza errei a temperatura da água... ou o grão não é bom pra isso... ou errei a moagem", mas quando fui pesquisar, vi que realmente estava na aparência correta, e o coado era realmente bem mais suave. Quebrou toda a minha idéia de que coado era um café forte e bem escuro.

 

Resumidamente: fazer um coado com café comum de mercado e fazer um coado com café bom são duas coisas completamente distintas, tem que levar isso em conta.

 

Captei a mensagem, mestre! Bela sinuca essa que estou... Então o V60 seria uma decepção rs

 

Talvez considere a french press então, mas tava super ansioso pra brincar com o pour over.

 

Aeropress é o método que te dá mais controle sobre o café. Pode moer fino como espresso ou grosso como french press, variar tempos, temperaturas, etc. Como já tem o melita, eu recomendaria uma AP e um moedor destes que está analisando (mimoso/hario)

 

Nunca pesquisei muito sobre a aeropress, porque não tenho a pretensão de mexer com espresso por enquanto. Você já usou o mimoso para moer pra espresso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Hario Canister C (basicamente um Skerton com a parte externa de madeira), um Mimoso e um Botini (igual ao Mimoso), e posso te dizer que o Hario tá aposentado no armário há um bom tempo. Eu prefiro o Mimoso que o Hario em todos os quesitos. Pra espresso ele é rápido e stepless, dá pra encontrar fácil a granulometria adequada. Pra moagens mais grossas a mó não descentraliza tanto e o pó sai mais regular. E para ambos os métodos ele não é um pé no saco de ficar girando a manivela por dois minutos. Como o braço de alavanca é grande e gira em um plano vertical dá pra usar o movimento de mais articulações pra moer o café, tendo menos possibilidade de você desenvolver tendinite, hehe.

 

Tenho dois Mimoso porque uso um para espresso e outro para coado. O plano original era usar o Hario para coado, mas mesmo em moagens grossas ficar moendo 30-50g de café de uma vez era chato.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oxi Luke, n tinha essa imagem do mimoso, bom ouvir de quem tem.

Eu tenho o Hario Slim, mas depois de um mês de uso para espressos deixei ele para as viagens e comprei um elétrico, bem mais cômodo rs

Me tire uma dúvida. Mimoso é o tipo de moedor, correto? Vi vários deles (no geral vendidos como enfeite, como no Museu do Café, em Santos), e vi outros no Mercado Livre. N pareceram do mesmo fabricante (se for assim, tem que verificar qual fabricante é melhor).

 

Lontra, pesquise sobre aeropress.

Ele pode ser definido como um "coado sobre pressão", pelo que vc falou sobre seus gostos, é mais certo que vc vá gostar dele do que os coados em geral (como o rbata mencionou, é um método que permite escolher diversas formas de moagem e tempo de infusão).

Ele esta a 225,00 reais no CoffeeLab (junto com ele vão 350 filtros). Existem filtro de metais para ele, mas por enquanto eu ainda n achei um do meu gosto (mas no tópico da AP tem sugestões de filtros bons, diferentes dos que eu testei). Com o filtro de papel próprio dele n tem erro.

No Ebay vc consegue pela metade do preço (original), mas n recomendo os genéricos vendido no Aliexpress. Os do Aliexpress cheiram muito estranho (mesmo depois de fervidos), o original é feito com material padrão alimentício, o similar já n sei rs

 

Sobre as Mokas (cafeteira italiana), meu conselho é pegar de boa marca (Bialetiti), ja comprei umas genéricas que davam problemas na rosca, e tem relatos de acidentes tb http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2097-minha-extração-fracassada-a-moka-explosiva/?p=57351

Com uma boa cafeteira n tem erro! No mercado livre estão na faixa de 140 reais, metade do valor que vc encontra no Camicado, para o mesmo modelo (tomando os devidos cuidados para verificar a originalidade do produto e idoneidade do vendedor).

 

Nesse lnk tem uma pequena discussão entre os dois metodos http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4113-café-na-moka-ou-aeropress-e-moedor/?p=151135,mas tem outros tópicos oficiais comparando os métodos.

 

E se possível , complete seu perfil, ai vai dar para saber por exemplo, qual a melhor cafeteria para te indicar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, tem o Botini, semelhante ao Mimoso, mas mais barato. Dá pra achar por menos de R$100 incluindo o frete, no Mercado Livre.

 

Sobre os métodos, tente encontrar uma cafeteria que ofereça vários deles pra ir lá e fazer uma comparação... pode ajudar a escolher qual comprar.

 

Edit: @Rodolfo, Mimoso é a marca mais tradicional. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que o Luis Paulo falou, Mimoso é a marca mais tradicional desse tipo de moedor. A Botini também usa o mesmo projeto.

 

O Botini nº 3 está 78 reais na Loja do Mecânico. A única diferença é que o Mimoso tem uma bucha de plástico segurando o eixo e o pegador da manivela gira livremente, enquanto no Botini é sem a bucha e o pegador fixo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então gente, bati o martelo aqui e comprei tudo rs. 

 

French Press Chambord Bodum 500ml - R$270 + Frete

Moinho Mimoso Nº3 - R$130 + Frete

Balança 0.1g - R$60 + Frete

Termometro - R$18 + Frete

 

Ia pegar a prensa da Bialetti, mas vi muitas pessoas falando que o jarro é muito fino e frágil, então optei pela Bodum que é consenso!

 

Agora tô esperando os Correios colaborarem pra poder começar os experimentos.

De início vou tentar comprar grãos baratos por aqui mesmo pra poder entender como as coisas funcionam e depois estudar uma assinatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lontra, assinatura é controverso. Nem sempre entregam um café bom ou/e café com torra recente (eu assino o coffeery para receber uns cafés de fora, mas estou pensando em suspender pq no geral n estou curtindo muito os cafés).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po Rodolfo, eu tava bem pensando em assiná-lo, foi um dos que eu curti mais. Achei interessante pq, enquanto inciante não sei muito bem o que comprar etc, tava numa de conhecer cafés mesmo e depois alçar vôo solo nas escolhas rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lontra!

Vou dar uma sugestão.

O povo do cdc costuma fazer uns encontros em cafeterias. Eu fui em alguns, é muito bom!

Estão programando um para o dia 15, sábado, inclusive o Rafa de Goiás estara fazendo uma força para ir. O interessante desses encontros é a troca de ideias. O Rafa tem uma bagagem muito grande (ele é o "consultor" de alguns amigos meus em se tratando de bons cafés), e pelas postagens dele vi que ele tem boa experiência em comprar café de fora.

O link é esse http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4276-encontros-periodicos-sobre-café-em-sp/?p=155608

 

Caso vc for, me avise, que eu levo um pouco do café que eu recebi do Coffeery deste mês para vc experimentar (aliás eu cancelei a assinatura ontem). Depois de experimentar o café da Squaremiles n vai dar mais para beber o café do Coffeery rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po Rodolfo, queria muito comparecer, mas a ponte aérea RJ-SP não tá valendo a pena, rsrsrs.

 

Vou agulhar a galera do RJ pra nos reunirmos...

 

Acabei de receber uma ligação da The Gourmet Tea, onde comprei a french press. Aparentemente houve um erro e na verdade ao invés da Bodum Chambord de 0.5L eles tinham a de 1L em estoque apenas. Se desculparam e ofereceram a de 1L sem custo adicional pelo transtorno.

 

Atendimento notal 1000!

 

Não era a minha escolha principal, porque não tinha a intenção de fazer tanto café de início, daí a escolha da pequena. Acho que vou ter que me virar tomando uns baldes de meio litro, rsrs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então gente, bati o martelo aqui e comprei tudo rs. 

 

French Press Chambord Bodum 500ml - R$270 + Frete

Moinho Mimoso Nº3 - R$130 + Frete

Balança 0.1g - R$60 + Frete

Termometro - R$18 + Frete

 

Ia pegar a prensa da Bialetti, mas vi muitas pessoas falando que o jarro é muito fino e frágil, então optei pela Bodum que é consenso!

 

Agora tô esperando os Correios colaborarem pra poder começar os experimentos.

De início vou tentar comprar grãos baratos por aqui mesmo pra poder entender como as coisas funcionam e depois estudar uma assinatura.

Fala Lontra... blza? Rapaz, estava com a mesma dúvida sua e acabei encontrando seu tópico... Muito boas as perguntas e informações dadas pelos mais experientes no fórum...  :D

 

Estava procurando inclusive os equipamentos pela web, e em relação à French Press, encontrei uns valores bem mais altos  :o ! Poderia dizer onde encontrou por 270 + frete? É nova?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Lontra... blza? Rapaz, estava com a mesma dúvida sua e acabei encontrando seu tópico... Muito boas as perguntas e informações dadas pelos mais experientes no fórum...  :D

 

Estava procurando inclusive os equipamentos pela web, e em relação à French Press, encontrei uns valores bem mais altos  :o ! Poderia dizer onde encontrou por 270 + frete? É nova?? 

 

Fala rapaz, beleza?

 

Então, eu comprei na The Gourmet Tea. Se você ler o meu último post, vai ver que teve um erro no estoque deles, então não sei se ainda tem, mas vale dar um confere!

 

Edit:

Tem ainda! Eu comprei com eles pelo MercadoLivre, porque achei o frete mais em conta. Fica a dica ;-)

http://loja.thegourmettea.com.br/acessorios/caffettiera-coffee-maker-bodum

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

coé, Lontra.

Põe no seu perfil a cidade. Ajuda pra te ajudarem.

Você fala de coado com controle. Tem o Klever. Você encontra nas americanas, na coffeelab e provavelmente em outras lojas.

Acho que o filtro é o Melitta. A diferença é que como tem uma válvula, você deixa em infusão o tempo que quiser, como se fosse uma prensa francesa, mas sem borra, já que é um coado.

De qualquer forma, bem vindo ao forum.

Tem um pessoal que organizou um encontro aqui no Rio tem uns meses. De repente rola outro em breve.

 

Ah sim, se resolver ir mesmo de V60, eu não compraria o de louça. Tenho um e não noto diferença em relação ao de plástico. Quanto ao tamanho, eu no início só tinha um grande, mas também sempre fazia 200g. Se você quiser fazer 100-150g, talvez seja melhor ter um pequeno.

Cuidado também com o tamanho da balança. Algumas das sugestões são pequenas. Sua prensa grande não caberia (ou até uma caneca maior).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala José.

 

Então, eu já vi sobre o Klever, mas fico meio encucado por ser de plástico. Gosto, perda de temperatura etc etc.

 

Acabei ficando com medo de me arrepender da V60, principalmente com todo o investimento envolvido. Fui de french press, olha só como ela fica na balança.

 

post-7529-0-13961100-1476285801_thumb.jpeg

Sob medida! rs

 

Quanto ao meu ratio: Eu tô fazendo 1g de café para 10g de água. 

 

Como ainda não chegou o mimoso eu tô brincando com o Cadence. As duas primeiras vezes o café ficou bem aguado.

Primeiro afinei a moagem. Fiquei com um pratinho com aquele trigo que usam pra fazer kibe do meu lado, como referência e fui moendo de 8g em 8g pra ter mais controle. Consegui uma uniformidade bem legal, pro meu olhar leigo.

 

Acho que dessa vez já consegui sentir um gosto de café (e não de chá, rs), agora o meu tempo que tá meio longo, tô fazendo o processo inteiro em 5min, ao invés dos 4min tradicionais.

 

Vou ver se faço um vídeo do meu processo, pra vocês poderem dar uns pitacos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaz, beleza?

 

Então, eu comprei na The Gourmet Tea. Se você ler o meu último post, vai ver que teve um erro no estoque deles, então não sei se ainda tem, mas vale dar um confere!

 

Edit:

Tem ainda! Eu comprei com eles pelo MercadoLivre, porque achei o frete mais em conta. Fica a dica ;-)

http://loja.thegourmettea.com.br/acessorios/caffettiera-coffee-maker-bodum

 

E aí Lontra.. sussa? Rapaz.. valeu pelo link.. comprei meu kit aqui... bem parecido com o seu...rs mas no final decidi pelo Hario slim! No momento moro num apto meio compacto aqui, e acabei optando pela praticidade mesmo (alem de ver varios relatos positivos aqui).

 

Agora é comprar alguns cafés especiais e esperar o material chegar pra começar o "workshop" kkkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Lontra.. sussa? Rapaz.. valeu pelo link.. comprei meu kit aqui... bem parecido com o seu...rs mas no final decidi pelo Hario slim! No momento moro num apto meio compacto aqui, e acabei optando pela praticidade mesmo (alem de ver varios relatos positivos aqui).

 

Agora é comprar alguns cafés especiais e esperar o material chegar pra começar o "workshop" kkkkk 

 

Opa, bom que ajudou!

 

Eu tenho que admitir que o Mimoso me encantou, rsrs.

 

Também vou precisar começar a pesquisar grãos em breve. Por enquanto vou ficar no Pilão que eu encontrei pra treinar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeropress resolverá seus "problemas". Sou fã incondicional deste método.

 

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...