Ir para conteúdo

Baratza Virtuoso Usado ou Encore Novo


emmanoferreira

Postagens recomendadas

Prezados, bom dia!

 

Sou novo aqui no fórum e no universo dos cafés, e tendo aprendido muito com este fórum e inúmeras outras fontes na Internet. Cada dia quero aprender mais sobre este maravilhoso universo, e parece quanto mais a gente lê mais percebe os erros que já cometeu em tão pouco tempo e o quanto ainda há que se aprender, mas isso é muito bom.

 

Sobre moedores, comecei com um de lâminas e há pouco mais de uma semana estava usando um Mimoso Nº 3 que ganhei. Depois de alguns ajustes no moinho, com dicas de membros aqui do fórum, consegui ajustá-lo mais ou menos satisfatoriamente para a granulometria do V60 e Moka. No entanto, ontem fui tentar ajustá-lo para a FP e a moagem ficou muito irregular. Com isso parti, novamente, para a busca de moedores. Apesar de não querer gastar muito dinheiro neste momento, pois já gastei um tantinho com chaleira bico de ganso, Kit Hario, French Press, etc., apareceram duas oportunidades de compra de moedores Baratza: um deles é um Virtuoso usado e outro um Encore novo. Estou na dúvida sobre qual adquirir e gostaria, se possível, da ajuda dos membros mais experientes do fórum. Descrevo as condições de cada um:

 

1) O Virtuoso tem, segundo o vendedor, 2 anos de uso, foi comprado nos EUA (110V) (Aqui no Rio temos 127V), ele disse que usou em média 2 moagens por dia neste período, para moagem de expresso, mas que o moedor está semi-novo pela sua conservação, que ele sempre usou cafés de ótima qualidade, que nunca deixou cair detritos no interior do moedor e que as mós estão totalmente conservadas. A compra seria pela Internet, portanto não tenho como avaliar o produto de perto. Preço: 850,00.

 

2) Encore novo, um ano de garantia. Preço: 1050,00.

 

Com minha ainda pouca experiência no universo dos cafés, pelo que vi aqui e em outros fóruns, a escolha ideal seria o virtuoso. Tem um review que o compara, em seus resultados de moagem (com análise técnica e tudo), em quase pé de igualdade (guardadas as proporções de preço), ao tão aclamado Mahlkönig EK43 (aqui: http://m.thesweethome.com/reviews/the-best-coffee-grinder).

 

Dadas essas condições, o que vocês me indicariam? A princípio eu o usaria sobretudo para V60, Moka e French Press, mas não que no futuro eu não possa querer partir pro mundo dos expressos (mas isso ainda é futuro).

 

Outra pergunta importante: estaria eu querendo, como dizia minha mãe, colocar a carroça na frente dos bois, querendo já um moedor caseiro "top"? Ou seria mais sensato, neste momento, eu adquirir, por exemplo, um Hario Mini Mill?

 

Obrigado mais uma vez e ótimo domingo a todos!

 

Abs, Emmanoel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc pode comprar um elétrico de qualidade, compre logo, não há por que esperar.

 

Eu tenho o Virtuoso, comprei usado, há dois anos, tb por 850, usado. Não me arrependo.

 

A minha namorada tem um Encore, é bem mais barulhento e a moagem me parece ligeiramente inferior.

 

Eu iria de Virtuoso, o que me faria balançar pelo encore seria a questão da garantia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Meu virtuoso preciso quebrou o anel micro, que fica pelo lado de fora, pela terceira vez. Fui no site da Baratza hoje e verifiquei que eles descontinuaram esse moedor preciso. Não resta dúvida de que o motivo foi esse anel de granulometria micro que quebra com facilidade. A porcaria é tão frágil que quebrou quando retirei a cuba que armazena café, para fazer a limpeza das mós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto dos produtos Baratza , mas no Brasil se vc não for viajar para os EUA , o melhor custo benefício seria um Tramontina Breville , para quem vai usar em coados ele é superior ao Encore e desempenho equivalente ao Preciso.

 

http://www.submarino.com.br/produto/124656335/moedor-de-cafe-tramontina-by-breville-express-em-aco-inox-prata?WT.srch=1&condition=NEW&epar=bp_pl_00_go_g35154&gclid=CLOdg43IxtACFQwHkQod8_MAQQ&opn=XMLGOOGLE&sellerId=12316059000504&voltagem=110+volts

 

Sai um pouco mais caro , mas tem garantia e principalmente uma boa rede de autorizadas.

 

Um moedor usado é "uma porta aberta para o infinito" pode ser uma maravilha ou um tormento , se vc não pode testar ele , compre um novo , esse hobby é para dar prazer não dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou nessa mesma dúvida mas gostaria de saber para fazer espresso qual que valeria mais a pena ?

 

O baratza ou esse Tramontina Breville como dito pelo carlos eduardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou nessa mesma dúvida mas gostaria de saber para fazer espresso qual que valeria mais a pena ?

 

O baratza ou esse Tramontina Breville como dito pelo carlos eduardo.

Na minha opinião, se você achar pelo mesmo preço, o breville seria melhor.. Eu acho o encore melhor para coados e afins, mas para espresso, o encore nao serve..

 

Essa é minha opinião.

Abraços

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o moedor breville e estou muito satisfeito com relação aos espressos. Nos coados, começarei amanhã a testar mas estou confiante de que ele dará conta também.

 

Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abri o preciso e...surpresa, o controle de granulometria micro havia soltado quando retirei a cuba. Menos mal que não precisei fazer a troca. Em todo caso tenho dois anéis extras guardados comigo. Gosto do moedor e por isso comprei, mas não tinha ideia da fragilidade do anel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...