Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Consulta da 2ª Compra Coletiva de 2016 - Prazos, sugestões e novidades


Igor

Postagens recomendadas

ADIADA - A previsão de abertura dos pedidos para Compra Coletiva é dia 30/11. Fiquem ligados por aqui nessa semana!!!! 

 

Olá colegas, 

 

já faz um tempo que estou trabalhando na próxima compra coletiva de cafés. Para ser mais preciso, tenho trabalhado desde antes do fim da 1ª Compra Coletiva de 2016, a última que tivemos no clube. Para quem ainda não sabe o que é a Compra Coletiva: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4558-1%C2%AA-compra-coletiva-de-caf%C3%A9-verde-cru-de-2016-mgesba/

 

Já caminhei bastante nas negociações e já tenho algumas amostras comigo. A ideia é avaliar e selecionar os cafés até a primeira semana de novembro e dar início a compra logo em seguida. Desta forma, minha previsão é que os cafés já estejam com vocês logo no início de dezembro. 

 

Gostaria de aproveitar o momento para escutá-los e saber se possuem alguma sugestão ou comentário sobre a Compra Coletiva. Gostaria também de saber se possuem algum café ou região que sugerem para entrar na próxima compra. Ainda dá tempo de buscar cafés diferentes. Aproveitem o momento. 

 

Além disso, quero adiantar para vocês que teremos algumas novidades para a próxima compra. Por enquanto manterei certo mistério sobre algumas delas, mas o que posso adiantar é que vou implementar uma nova modalidade na compra, a de café torrado. Ainda não tenho todos os detalhes acertados, mas o que é certo é que já busquei parceiros aqui em BH, microtorrefações, que toparam torrar grandes quantidades de cafés para a gente (claro que cobrarão por isso). Minha ideia é oferecer o mesmo café que será vendido verde na Compra Coletiva regular, só que torrado e em embalagem de tamanho único (provavelmente 500g). Trabalharei para oferecer o café torrado dentro de uma margem de R$ 70,00 a R$120,00 por quilo.   

 

Outras novidades vou soltando aos poucos, assim que forem se concretizando. 

 

Grande abraço e aguardo os comentários de vocês, 

Igor 

  • Curtir 23
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caparaó tá na mira mesmo. Tive a oportunidade de participar de uma rodada de prova na Semana Internacional do Café só com cafés da região do Caparaó. Fiquei impressionado com a qualidade dos cafés que estavam lá. Em especial com um café do Sítio Santa Rita (não eh o do Valmor e da Adriane, mesmo nome, lugares diferentes), que era um daqueles naturais super especiais, tipo o Mantissa da primeira Compra Coletiva.

 

Lembrei de tirar uma foto só no fim, por isso a bagunça....

 

 

29620281874_123297bc2c.jpg

 

Quem provou o Salada de Futas e o Flor de Laranjeira por lá vai entender o que quero dizer sobre o café, são da mesma fazenda.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho interesse no torrado e no verde, to começando a considerar torrar em casa e ter o mesmo café torrado e verde acho que iria facilitar chegar num ponto de torra satisfatório

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, o santa rita acho que se não é, deveria ser (rs), interesse de todos. 
Cafezão! Voto no verde Igor, me dá um toque se for rolar mesmo. Mesmo se for torrado, mas acho que o verde pra preservar é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima iniciativa, Igor!

Provei os dois do Sítio Santa Rita e realmente me surpreenderam.

A ideia do torrado é muito positiva pra quem não torra em casa ou para aqueles que estão querendo se aprimorar na arte da torra, como disse o João.

Show de bola!

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Igor!

A ideia de incluir o torrado é excelente pra termos uma idéia de como estamos torrando o mesmo café em casa. Pra ter idéia, o Mantissa da compra coletiva do ano passado só cheguei numa torra que poderia dizer excelente a duas semanas atrás e que infelizmente foi a última daquele café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho interesse no café torrado e uma dúvida: como a torra será feita em BH, posso retirar em mãos ou solicitar a coleta sem depender dos Correios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinto me grato por tudo que aprendi e venho aprendendo aqui no CDC mas torrar ainda é meio que utopia para mim mas um dia será inevitável! Ótima opção de grão torrado!! Parabéns!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curti a ideia, o Salada de Frutas do Sítio Santa Rita é fantástico! Ainda não provei o Flor de Laranjeira, mas já imagino que seja top!

 

Os cafés da Fazenda Ninho da Águia (Coffee of the Year 2015) também são muito bons.

 

Acompanhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei achei bem interessante o lance de vender o café também torrado, ultimamente ando bem sem saco para torrar cafés, desde que seja um bom mestre de torra que saiba o que está fazendo é provável que pegue torrado desta vez.


3 sugestões: salada de frutas, flor de laranjeira e ninho da águia :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, vou entrar em contato com o pessoal do Ninho da Águia e do Sítio Santa Rita da região do Caparaó. 

 

Só por curiosidade, eu encontrei com o Clayton na semana internacional do café e a primeira coisa que ele me perguntou foi se não teria mais uma Compra Coletiva para o café dele. Ele disse que está com bons cafés para oferecer para a gente. Ele me mandando as amostras, o café dele pode ser um forte candidato. 

 

Agora eu penso que como as duas fazendas são da mesma região, seria um ou outro café. Dois do Caparaó não é uma ideia que me agrada muito. Penso que o ideal é ter três regiões produtoras diferentes para os três café que selecionamos. 

 

 

Tenho interesse no café torrado e uma dúvida: como a torra será feita em BH, posso retirar em mãos ou solicitar a coleta sem depender dos Correios?

 

Claro Cassius, o pessoal daqui sempre busca os cafés comigo. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, se possível tb cafés com características/sabores bem distintos entre si.

 

Algum que puxe mais para amêndoa/chocolate/café tradicional. Outro mais frutado. Outro mais cítrico. Etc...

 

Algumas destas características se obtém no perfil de torra, porém na seleção do grão verde acho que você já define um ponto de partida.

 

Nas últimas semanas comprei o Cartola e o Bob-o-link da Isso é café para variar um pouco o sabor em relação aos cafés da última CC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana, tenho interesse no torrado. Como sugestão deixo o Café Vargem Grande, do alto caparaó, o produtor é o Renato. Se tiver interesse tenho os contatos.

 

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor gostaria de dar algumas sugestões se for possível.

 

Primeira: Já que nessa compra a demanda vai ser bem maior (cru + torrado) serão mais sacas comercializadas. Sugiro que o foco além de quantidade seja também em qualidade e variedade. Principalmente variedade. Um exemplo seriam os café do Sítio Santa Rita. Eu provei o Salada de frutas, torrado por mim, a partir de uma amostra da SIC. Lá também estava o Laranjeira que eu não provei. Você disse que gostou de um terceiro café deles. Fica aquela questão qual escolher? O Salada de frutas, laranjeira ou o terceiro? Eu diria os 3! Se são realmente espetaculares devemos pegar pelo menos uma saca de cada. O que eu quero dizer é que nessa compra, seria mais interessante caso as ofertas sejam realmente espetaculares, pegar uma saca de cada e ter variedade ao invés de pegarmos duas ou três sacas de um único tipo por fazenda ou região.

 

Segundo: A divisão das escolhas por região é muito interessante e sempre que possível deve ser feita, mas deve-se levar em consideração a qualidade na escolha ( ou outro critério tipo preço, custo benefício). Se os melhores grãos que tivermos a oportunidade de comprar forem todos de uma única região, teremos que priorizar pela qualidade, e não por regiões... Sabemos que é possível por regiões, já temos Bahia e ES, além de MG e SP nas nossas compras já há algum tempo.

 

Terceiro: Produtores que nos entregaram cafés de altíssimo nível deve ser valorizados. A Mantissa nos entregou aquele 5º lugar, O Ouro Verde no mesmo ano tb matou a pau. O Valmor com o lendário Luke. O Eufrásio. A Galera de Brejetuba e por aí vai. Devemos também ficar atentos com produtores que num ano nos entregaram uma obra prima e no outro ano nos estregaram um café regular (NDA 2014 (30kg) e NDA 2015 respectivamente). A maioria desses produtores já enviaram amostras para o Cup of excelence, ou seja , estão com cafés de pontuação alta e nível internacional de competição.

 

Quarto: O Caparaó esse ano está vindo com tudo, se as melhores escolhas forem todas de lá, não vejo problemas em fechar uma compra coletiva só com os cafés da região (Sitio Santa Rita, Forquilha do Rio e NDA por exemplo...). Os outros produtores é que deverão nos enviar amostras de cafés do mesmo nível dessas do Caparaó.

 

Quinto: Estou muito satisfeito com os resultados obtidos nas nossas últimas compras em termos de qualidade e variedade.  Nas duas últimas então, foi de altíssimo nível.Um desejo pessoal é que nessa próxima compra eu consiga comprar cafés do nível do Mantissa Quinto lugar, do Ouro Verde e do NDA 30kgs. Aqueles me marcaram como cafés únicos! O Eufrásio com seu aroma, o Brejetuba com sua exoticidade e acidez e o Luke com sua doçura única,foram espetaculares, mas acho que aqueles três que eu citei estavam num outro patamar.

 

Aguardando a compra coletiva.

 

Valeu

 

 

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rafa, suas sugestões fazem as compras melhorarem cada vez mais e mais, pode ter certeza. Esse seu grande desejo por qualidade e sua exigência por cafés únicos me tira de uma situação de conforto e me faz querer correr atrás de cafés melhores sempre.

 

Vou responder suas colocações de trás pra frente: 

 

Quinto, você esqueceu do Forquilha do Rio que já pegamos em uma Compra Coletiva, que junto com o Mantissa 5º colocado do CoE (aquele primeiro Mantissa) foram os melhores na minha opinião. O restante do que você citou eu coloco no mesmo patamar. Minha expectativa é buscar cafés do nível desses dois que citei sempre, mas isso não é tarefa fácil. De qualquer maneira eu sou um cara insistente e acredito que teremos sempre cafés para acrescentar no patamar desses dois aí. 

 

Quarto, minha ideia é diversificar sempre. Vamos supor que todos os cafés do Caparaó venham 88pts acima e o restante 88 pts abaixo. É certo que os cafés do Caparaó são de melhor qualidade quando olhamos só para a pontuação. Mas o que não é certo é que mesmo com essa pontuação esses cafés vão agradar a todos. Hoje eu consigo avaliar e pontuar um café e consigo distinguir um café de 88 pts de um de 86pts por exemplo. Mas isso não necessariamente significa que eu vá preferir o de 88pts. De repente o de 86 me agrada mais, por ter um perfil que se adeque mais ao meu paladar. Assim, um café de qualidade não significa que vai agradar a todos e meu desejo é atender a maioria sempre. Além disso, outro fator determinante é que vários participantes da Compra Coletiva são iniciantes na arte da torra. Acho que ter acesso a cafés variados é de grande importância para o aprendizado dessas pessoas. Por fim, cafés de um mesmo terroir acabam enjoando com o tempo. Melhor ter perfis completamente distintos que só podem ser alcançados variando o terroir. 

 

Terceiro, hoje há uma equipe que prova TODOS os cafés. Você sabe disso, pois participou da última seleção provando os cafés. Não vai acontecer como antes de vim café ruim. O que aconteceu anteriormente é que não provávamos os cafés. Daí o produtor mandava o que queria e a gente tinha que aceitar. Isso aconteceu mesmo com o NdA e aconteceu também com o Ouro Verde, que na primeira compra deles mandou um café que não agradou muita gente. O único caso hoje que foge do meu controle é se o produtor não mandar o café de acordo com a amostra que ele encaminhou. Isso é possível e estou estudando meios de contornar situações como essa. 

 

Segundo, acho que respondi no quarto aspecto. 

 

Primeiro, eu poderia oferecer mais cafés sim. Já cogitei essa situação. Seria o ideal e tenho certeza que agradaria a todos. Inclusive isso é uma grande vontade minha, pois sou um torrefador caseiro ativo, meu consumo é de praticamente 100% de cafés que torro. Entretanto, hoje isso é bastante complicado de se realizar com o funcionamento da compra como está. O trabalho para negociar e embalar 5 cafés diferentes, por exemplo, seria muito maior. Principalmente para separar os cafés. Eu já trabalho MUITO nessa fase de separação e algumas vezes trabalho sozinho (apesar do pessoal daqui de BH não me deixar na mão). Além disso, é um trabalho muito estressante, pois qualquer distração pode ocasionar na troca de um café, troca de uma etiqueta ou até mesmo colocar um café errado em uma caixa. A chande de errar com essa quantidade enorme de café seria muito grande. Atualmente a Compra Coletiva já exige um esforço enorme para que vocês recebam exatamente o pedido que fizeram, sem erros. E tenho bastante orgulho em dizer que nenhuma das 6 compras que organizei um pedido saiu errado. 

 

Agora veja que não estou dizendo que essa possibilidade de ter mais cafés nunca vai se realizar.  É possível que futuramente a Compra ganhe outras proporções e que seja possível organizá-la de forma mais sistemática a fim de minimizar esses tipos de erros que citei acima. Um primeiro avanço, por exemplo, seria automatizar os pedidos e as cobranças em um site fora Clube. Desta forma, com um e-commerce, por exemplo, seria possível organizar melhor os pedidos gerando etiquetas para embalar e para remeter os pedidos. Além disso, com uma mão de obra maior, o que incluiria colocar honorários desses trabalhadores no valor do café,  também seria possível diminuir o estresse da organização e facilitar todo trabalho. Pode ter certeza que penso nisso com bastante frequência. 

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...