Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Consulta da 2ª Compra Coletiva de 2016 - Prazos, sugestões e novidades


Igor

Postagens recomendadas

Olá Colegas,

 

hoje as amostras saíram de BH. Para chegar a tempo foi necessário um forte esquema de logística. A encomenda de Goiânia, por exemplo, foi de avião... A de São Paulo Sedex 10 e a de Campinas de Ônibus....  :blink:

 

Estou super ansioso para que provem os cafés. Hoje fiz mais uma seção de cupping e tem uns cafés que estão espetaculares... nível Compra Coletiva como dizem por aí... 

 

Repetindo... a ideia é abrir a compra na quarta feira dia 30/11. Fiquem atentos e se programem para entrar no fórum a partir desse dia, não gostaria de ver ninguém perdendo a compra por estar desavisado. Aliás, você já cadastrou seu e-mail para receber um aviso sobre a abertura de pedidos da Compra Coletiva??? O link aqui: https://goo.gl/forms/Ik11WIrQrzJK7zdh2

 

Por fim, defini hoje quem vai torrar os café. Amanhã volto para explicar um pouco sobre como será esse esquema novo de café torrado...

 

Grande abraço, 

Igor 

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, 

 

atualizando por aqui. Dois dos cafés já foram selecionados, resta decidir somente o terceiro (ou quarto... quem sabe). Gostaria de deixar registrado aqui minha imensa gratidão a todos que se mobilizaram para provar os cafés e ajudar na seleção. Muitíssimo obrigado pessoal!!! Um salve especial para os organizadores dos eventos em suas cidades: Rafa, Rodolfo e Juba. 

 

Antes de dizer quais cafés já selecionamos, vou compartilhar um pouco com vocês sobre como foi feito esse processo de seleção. Eu recebi 13 amostras no total, de 9 fazendas diferentes. Dessas 13 amostras eu fiz 19 batches e de todos esses cafés selecionei 7 para enviar para que os colegas pudessem provar. Cada cidade recebeu os cafés somente com uma identificação alfabética, as amostras iam da letra A até a letra G. Cada região se mobilizou de uma forma diferente para realizar essa prova e fazer a seleção. Deixarei que cada um se pronuncie por aqui explicando como foi. Goiânia já fez o relato: aqui

 

Aqui em BH fizemos uma seção de cupping com os 7 cafés e selecionamos 3 finalistas: Amostras B, C, G na ordem de preferência.

 

31271644576_e18b5bdee4.jpg

 

31271635176_f30a076aae.jpg

 

31192948831_59bf92be91.jpg

 

Sem mais delongas, segue os cafés selecionados até o momento: 

 

1º colocado:
Fazenda Ouro Verde - NATURAL - Café VERDE (CRU) 1kg - Amostra B
Este é mais um dos campeões do Cândido, produtor da Fazenda Ouro Verde. Pela PRIMEIRA vez teremos acesso a um café NATURAL dele. Se trata de um típico natural levemente fermentado. É um café de alta complexidade, com boa doçura, sabor bastante frutado, corpo moderado e acidez láctea bem marcante.

Segue resumo: 
 
Faz. Ouro Verde
Piatã-BA
Altitude: 1.300m
Variedade: Catuaí
Processo: NATURAL
Produtor: Cândido Ladeia Rosa
Preço da Saca: R$2.400 
Quantidade disponível: 120kg
 
 
Valor Final por Quilo VERDE: R$ 42,3 (Café + Transporte da saca para BH) + 2,00 (Embalagens) + 5,00 (Taxa de Administração da C.C.) + 0.052% de taxa paga pagamentos no CARTÃO = R$ 51,90
 
Valor Final por 500g TORRADO: R$ 48,40 
 
2º Colocado:
Brejetuba - LAVADO - Café da Ivone - Amostra C
 
Mais uma vez o café Ivone entra em uma Compra Coletiva. Apesar do preço acessível, este café não está atrás dos outros. Em um primeiro plano, a característica que mais se destaca nele é a sua doçura, o aroma de garapa já aflora no momento em que o café é moído. Ao passar de alguns goles toda complexidade deste café vai se desabrochando, então é possível perceber sua acidez cítrica e seu corpo alto, o que fornece a este café grande exoticidade. Uma verdadeira obra de arte para ser apreciada em vários goles lúcidos.  
 
Segue resumo: 
Faz. Santa Clara
Brejetuba/ES
Altitude: 1.200m
Variedade: Catuaí A.
Processo: Lavado
Produtor: Ivone Zuccon e Edmar Zuccon
Preço da Saca: R$1.400 
Quantidade disponível: 120kg
 
Valor Final por Quilo VERDE: R$ 25,70 (Café + Transporte da saca para BH) + 2,00 (Embalagens) + 5,00 (Taxa de Administração da C.C.) + 0.052% de taxa para pagamentos no CARTÃO = R$ 34,30
 
Valor Final por 500g TORRADO: R$ 37,90
 
Não está incluído no preço acima o valor do frete para a sua localidade.
 
Para pagamentos por Depósito Bancário, onde as taxas de serviços da operadora de Cartão de Crédito não se aplicam, haverá um desconto de 5%. As instruções para pagamento serão disponibilizadas no checkout.
 
Nos reservamos o direito de alterar, sem aviso prévio e até a abertura oficial da Compra Coletiva, o cafés selecionados. Além disso, poderá ainda haver acréscimos nos valores acima disponibilizados. 
 
O terceiro café ainda estamos em dúvidas, pois há três cafés bons disputando essa colocação.
 
Tudo correndo como planejado, o site para coletar os pedidos deverá ser aberto na quarta feira dia 30/11. Fiquem atentos!
 
Edit: atualizei o preço do Brejetuba.
Editado por Igor
  • Curtir 19
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem que irá torrar os cafés? Achei o valor do café torrado alto no quesito por ser uma compra coletiva nossa sem intermediarios em relação ao café verde, será que não teria algum outro mestre de torras que faria um preço melhor? Que tal tentar falar com o Zardo? Os cafés mais top que ele tem hoje que é o salada de frutas e irmãos Briosque sai 40 reais o kg torrado. o Ouro Verde irá sair 96,80 o kg dele fora o frete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não torro e nem entendo disso, mas como o pessoal que torra fala em % de perda (10%~15%, a depender do perfil desejado), não seria um pouco desta diferença porque para se obter 1kg de café torrado é necessário mais de 1kg de café verde?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais os custos da torra, mais as despesas e o tempo do Igor. Raramente fiquei tão revoltado com um comentário aqui no CdC. Vou me controlar para falar nada ...

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem que irá torrar os cafés? Achei o valor do café torrado alto no quesito por ser uma compra coletiva nossa sem intermediarios em relação ao café verde, será que não teria algum outro mestre de torras que faria um preço melhor? Que tal tentar falar com o Zardo? Os cafés mais top que ele tem hoje que é o salada de frutas e irmãos Briosque sai 40 reais o kg torrado. o Ouro Verde irá sair 96,80 o kg dele fora o frete.

Olha, você provavelmente não torra né? Quando torrado o café perde cerca de 15 - 20%, do seu peso inicial. Para que o café chegue torrado de maneira correta nas mãos do consumidor, pode ter certeza de que ele passou por uma boa análise do melhor perfil de torra, e para isso foram gastos mais uns bons Kg de café cru. Consigo contar nos dedos de uma mão as torrefações/mestres de torra que confio, e já perdi as contas de quantas torras ruins já encontrei. Fora o preço da embalagem e etc. 

Quando compramos um café de R$52,00 cru, pode ter certeza que você não o encontrará torrado por menos de R$150,00. 

Acho o preço honestíssimo, pois é uma ótima oportunidade para aqueles que não torram, poderem também participar das nossas compras coletivas e provarem os cafés de alta qualidade que o Igor generosamente gasta seu tempo selecionando pra nós.

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal não estou referindo ao pessoal aqui do forum ou ao Igor, mas sim a pessoa que está fazendo a torra talvez esteja cobrando um valor alto, que sei que esse serviço será terceirizado, uma ideia foi apenas falar com o Zardo pra saber quanto ele cobraria para fazer a torra. Mas não é nada denigrindo o pessoal aqui, longe disso, sempre fiz a compra do café cru e ainda acho que o preço é bom, e sim Andreia sei que a diferença do torrado para o cru dará entre 12 a 15% e sim também torro em casa, mas não foi nenhuma crítica a ninguem do forum até pq faço parte e sou um dos antigos do clube e que sempre compra, agora calma né pessoal, não precisam ficar nervosinhos, eu não cheguei e falei que o preço é exorbitante, que estão lucrando em cima ou algo similar, eu hein... apenas tentando encontrar um meio para deixar o café torrado com um preço melhor com um serviço de torra que cobrariam menos, só isso, tentem interpretar melhor as coisas na boa fé.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada contra o Mario, mas ele padroniza a torra, independente do café. Acho o preço (Igor) bom e é bacana que cada café tenha torra personalizada

 

Ps: belo sorriso na primeira foto, Burny hehe

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve!

 

Tive alguns problemas com a moagem aqui, o que acabou sobrestraindo todos os cafés.

 

Logo mais explico melhor (estou fora de casa)

 

Edit.

 

Vamos lá.

 

Estava reunindo alguns amigos em casa, fazia mais de um mês que havia marcado. Duas semanas antes o Igor me ofereceu amostras da CC, sem mesmo saber que eu ia estar fazendo esse encontro.

Foi de uma coincidência incrivel já que era um encontro com os amigos do CDC daqui de Sampa. Já troquei umas ideias com o Igor, e inclui o "cupping" no roteiro.

Mas eu passei a última semana antes do encontro experimentando 9 cafés ingleses, e acabei deixando ajustado a Vario para eles.

 

No dia, rodei 9 cafés ingleses, seguidos de 2 "microlotes" do Campo Mistico, 7 cafés da CC e um último que o meu tio torrou em um bolinha.

 

Os cafés foram extraidos no melitta 102, 4 extrações por vez (2 cafés por vez, como tinha bastante gente, fomos obrigados a extrair 2x o mesmo café).

Resumindo, o melitta "extrai"(amarga) mais que a V60, que foi para o qual ajustei a Vario. Os cafés ingleses eram torras muito mais claras (quase nordicas) que os da CC, e jogando todos na BR de 7%, mesma moagem, os cafés da CC amargaram. Tanto que a classificação aqui ficou A em primeiro, C em segundo (justamente cafés mais "suaves").

Foi uma pena, pois no dia seguinte ajustei a moagem para um dos cafés e obtive um resultafo totalmente diferente.

 

Serviu de experiência. Aprendi muita coisa (o amigo Rafael já passou umas dicas excepcionais que, se rolar outras degustações do gênero irei coloca-las em práticas!).

 

Mais uma vez agradeço o Igor, que me ofereceu os cafés antes mesmo de saber desse encontro, na pura amizade e generosidade de me proporcionar essa oportunidade de experimentar os cafés da CC.

E foi além, depois de saber que "avacalhei" (sem querer!!!) com a moagem, me enviou outras amostras para eu poder avaliar (esta chegando amanha, dia 30, estou beeeemmmmm ansioso rsrsrs).

 

Vou ver se posto umas fotos dessa reunião no topico dos encontros de Sampa.

 

Fica aqui meu reconhecimento e gratidão ao Igor, pelos cafés e pelo Rafa, pelas dicas!

 

IMG_3203_zpsy0p3nq8q.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola Igor!

 

Primeiro queria agradecer por incluir o pessoal aqui de Campinas na avaliação das amostras, é muito legal poder participar mais ativamente desse processo. Foi uma experiência bem legal e até um certo desafio pra nós, pois a maioria da turma aqui é fã de carteirinha do espresso e não temos costume de tomar outros métodos nos encontros. Estávamos em 6 e, com 7 amostras pra experimentar e quantidade de grãos limitada, fazer espresso não era opção. Acabamos optando pelo V60 pois era o que tínhamos disponível na correria. Foram 2 sessões de 4 amostras extraídas em 4 V60-02 ao mesmo tempo com todas as variáveis travadas (mesma moagem, água, temperatura, BR etc.). Além das 7 amostras usamos um café já bem conhecido da turma aqui como referência, que foi um exótico do Mário comprado no começo do ano (café espetacular, muito doce, acidez bem marcante e aroma floral de rosas) e torrado por mim no dia 15/10.

 

Primeira rodada foram as amostras: referência, A, B e C. A preferência ficou bem dividida entre a B e a C. Eu pessoalmente achei a B sensacional e a C muito boa também, mas um pouco menos que a B. Foi unânime que a amostra A, apesar de um bom café, era inferior aos outros 2.

 

Segunda rodada foram as amostras D, E, F e G. De cara descartamos a D pois, assim como a A, era bom mas nitidamente inferior aos outros. A amostra F acabou canhando quase por unanimidade, mas a decisão não foi tão fácil. Eu e mais alguns achamos que a fragrância do café moído da E era uma das melhores de todos, só que na xícara ele acabou não entregando todo esse potencial esperado (bateu bastante com o que o pessoal de GYN percebeu). Entre a F e a G, eu pessoalmente achei que eram cafés do mesmo nível e votei na F porque estava com uma acidez um pouco mais presente (que gosto) e com aroma um pouco melhor, mas a diferença foi muito sutil na minha opinião.

 

No final acabamos entrando em consenso na seguinte ordem dos melhores:  B, C e F, com menção honrosa para o G.

 

Registro fotográfico do encontro:

 

31321346025_6d0da120d0_b.jpg

 

Da esquerda pra direita: Juba, Gener, Milano, Leandro, Fernando e eu.

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rogério,

 

que bom que tocou no assunto. Vou aproveitar para descrever minuciosamente o valor final do café torrado. A conta que utilizei para chegar no valor final foi a seguinte: 

 

(Valor do Café VERDE + frete para BH) * 1,25 = (1)

Resultado de (1) + 10 (Torra) = (2)

Resultado de (2) + 10 (embalagens) = (3)

Resultado de (3) + 20 reais (taxa para da Compra Coletiva) = (4)

 

(1) Nesta passagem multiplicamos por 1,25 considerando por dentro uma perda de 20%. Essa conta leva em consideração que o café se perde em média 15% durante a torra e os outros 5% são referentes ao que se perde para se desenvolver um perfil de torra para o café. 

 

(2) O valor cobrado pela torra é de 8 reais por quilo, entretanto esse valor é cobrado em cima do quilo do grão verde. Para o torrado é necessário multiplicar novamente por 1,25. Desta forma, o valor final por quilo de café torrado sai por R$10. 

 

(3) Este valor é referente a embalagem. Fracionando em 500g são necessárias duas embalagens para 1kg. O valor final por embalagem é de 5 reais, onde inclui o valor da embalagem com zip lock e válvula, etiquetas, impressões e caixa para despachar os cafés. 

 

(4) Esta é a parcela que cobramos pelo trabalho envolvido no processo todo. É o que paga as horas trabalhadas e todos os outros custos operacionais da Compra Coletiva, que são muitos. Além disso, é o que paga o riscos que todo processo envolve. 

 

Vamos fazer agora o cálculo para o Ouro Verde. O valor final desse café verde por quilo é de R$42,3. Desta forma: 

 

42,3 * 1,25 = 52,9 (1)

52,9 + 10 = 62,9 (2)

62,9 + 10 = 72,9 (3)

72,9 + 20 = 92,9 (4)

 

R$ 92 por quilo é aproximadamente o valor final para pagamentos por depósito bancário (arredondei pra baixo). Para pagamentos por cartão de crédito, onde incide por dentro 5%, é necessário multiplicar 92 por 1,052 para se obter o valor final, chegando assim ao valor que questionou inicialmente R$ 96,80. 

 

Espero assim esclarecer qualquer dúvida com relação ao preço final. Caso ainda haja algum questionamento ficarei feliz em tentar responder.

 

O Mario cobra R$ 5,00 por quilo do café VERDE para torrar. Agora some a isso dois fretes, um para mandar os cafés verdes e outro para ele mandar o café torrado de volta. Vale a pena? Além disso, a torra do Mario é bem inconstante. A torra que farei aqui em BH valerá cada centavo, pois o mestre que irá torrar é bastante experiente e já está acostumado a torrar grandes quantidades e cafés excepcionais. 

 

Outro detalhe, é fácil apontar para um café e falar que está caro. Depois de fazer essas contas que eu comecei a perceber que, algumas vezes, o café torrado é caro porque todo o processo para se chegar nele é caro mesmo e cheio de oportunidades para que algo dê errado. Depois disso comecei a me questionar se alguns cafés eram caros mesmo ou só impressão. Veja que vou torrar tudo de uma vez e só o que for requisitado. Pense agora em quem tem espaço físico, quem precisa armazenar o café, quem precisa torrar sob demanda... agora se pergunte mais uma vez se o café que bebe é caro mesmo. 

 

Por fim, vejam que se oferecesse embalagens de 250g precisaria acrescentar mais duas embalagens no preço do quilo. Isso significaria um acréscimo próximo de 10 reais no final. 

 

Grande abraço e qualquer dúvida estamos aí,

Igor 

  • Curtir 17
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor entenda que aprecio muito o seu trabalho e de todos aqui que ajudam nesse processo e sempre agradeci publicamente, jamais é meu intuito dizer que vocês estão cobrando caro o café, a realidade infelizmente é a que você postou, o café torrado especial no brasil cobram caro e pronto e temos que nos conformar com isso, enfim, apenas especulei se algum outro mestre torrador teria preço melhor, se bem que vc explicitando os valores a torra não é o grande vilão, pensava que iria ficar mais em conta, mas infelizmente os custos aqui são elevados, obrigado pelas explicações e me desculpem se transpareci dizer outra coisa. Ainda não sei se vou participar dessa compra coletiva pq ainda tenho bastante grãos verdes em casa guardado e tem 4kg do zardo torrados que está para chegar,  mas vamos ver até lá ja disse a mim mesmo que não participaria por ter café guardado e no fim acabo comprando rss.

um abraço

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, o que é isso. Coisa de primeiro mundo pra mim. Nem sei como expressar minha gratidão pelo Igor, e por todos vocês que juntamente a ele trabalham com toda essa excelência para nos trazer cafés de tamanho calibre, cafés esses que são alguns dos melhores cafés do planeta. Obrigado e mais obrigado...Só agradeço por ter essa oportunidade.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

se tudo ocorrer da forma como planejado, devo abrir o site para que façam os pedidos somente a noite. Vou mandar um e-mail para todos os interessados avisando da abertura oficial da Compra Coletiva. 

 

Se você ainda não se cadastrou para receber um e-mail avisando sobre a abertura oficial, se inscreva aqui: https://goo.gl/forms/Ik11WIrQrzJK7zdh2

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, qual será o tipo de torra? para coados, para espresso? pergunto porque aqui no CdC a maioria toma espresso e tem dificuldade em lidar com torras mais claras (ideais para coados com BR baixa). Uma referência seria dizer se será parecida com a torra das amostras de degustação que você mandou pro Rafa por ex.; como ele torra regularmente pra mim, ele vai me dizer se estará do que jeito que eu gosto. Na dúvida vou de grão cru mesmo.... Para o ano que vem estou pensando em me iniciar em torras, então....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...