Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Olá à todos,

 

   Estou com um novo Blog.

   Uma exposição de pensamentos e idéias, através de artes visuais e textos, à respeito de "Coffee, Food, Economy and Life".

   É em inglês, mas todos os posts estão disponíveis em português também.

   Basta clicar no ícone Pt em cada post.

 

   Todos estão convidados!

 

   www.jallblog.com

 

   J.

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

@Wagner Castilho,

 

Tô nessa estrada também no último ano.

Bem legal esse artigo, me lembra um que li do Matt Perger sobre ajustes através do gosto, mas não tenho o link agora.

Espero que o moedor novo (Breville Smart Grinder) me ajude a deixar os fines um pouco mais de fora da viagem :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o tempo de infusão é bem longo, digamos, tenho exercitado o olfato e percebo as mudanças graduais. Quando o café exala uma fragância doce é uma ótima surpresa. Depois da extração desaparece... não sei se está correto ou deveria prolongar a infusão. Estou fazendo experimentos sem muito rigor metodológico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, estou curioso mas nem consigo ler o Blog.

 

Esses sites/páginas/blogs  feitos com WIX não passam pelos programas de segurança que uso, nem mesmo da minha máquina mais "liberal", de testes. Tem tanto script pernicioso que a página não abre quando estes são bloqueados.

 

Quem tá visitando normalmente, sugiro passar uma rodada de alguma ferramenta do tipo Spybot Search & Destroy (versão gratuita aqui - prefira os links do grupo "Ad-free download at Safer-Networking Ltd") na máquina, garanto que vai encontrar vários "presentinhos" do WIX pra você... <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Objetivo:  


 


Atingir o Sweet Spot. 


 


 


Localização do Sweet Spot: 


 


Logo após os todos os bons ácidos, sais e açúcares chegarem na sua xícara.  


 


 


Direções: 


 


Siga reto, passe pela Cidade dos Ácidos, logo depois vai chegar na Vila Sais, continue em frente, um pouco mais adiante você vai avistar o Complexo dos Açúcares, siga nele e pare no final do último quarteirão.  


Mas atenção para não passar o destino, senão você vai acabar parando na Rodovia dos Amargos. 


 


 


Mapa: 


 


 






 

7f1a81_9e1c459600df4ce4b73fe42b6c7023db~




 


 


Esse mapa é baseado em um tempo de viagem de 7:00 minutos, na Aeropress, com café moído um pouco mais fino que para espresso.


Veículos diferentes, climas diferentes, cafés diferentes e águas diferentes viajam em velocidades diferentes.


Esteja consciente que dependendo da sua escolha você passará pelos lugares e chegará lá em um tempo proporcionalmente diferente. 


Leve isso em consideração. 


 


 


 


Como chegar:


 


 






 

7f1a81_abd69d214b894ca9a244eeeddc4a4ee5~




 


   


Se você se vê sentado com uma xícara muita ácida, levemente salgada, e, Deus sabe, nada doce nasmãos, você se encontra no final da Vila Sais. 


Bastante desequilibrado, você está só no começo, continue em frente. Você está no A. 


 


Se você está dando um gole em um café um pouco menos ácido, doce, mas não "Nossa que doce!", você já se encontra no Complexo dos Açúcares, mas não lá ainda. 


Um pouco mais equilibrado, chegando perto, mas ainda faltam alguns kilômetros. Você está no B. 


 


Se você está se lamentando com uma xícara amarga ao seu lado, você passou o lugar e acabou caindo na Rodovia dos Amargos. 


O equilíbrio se foi, pegue o primeiro retorno. Você está no D. 


 


Agora, se você está tomando um café com ótima acidez, complexidade e doçura, uma xícara fantástica, você pode relaxar.


Muito equilibrado, você chegou, você conseguiu! Você está no C! 


 


 


Observações: 


 


Esse caminho é fácil se você for sozinho. 


Agora, se você resolver levar os fines com você, aí meu amigo, a coisa complica um pouco. 


Mas mantenha a calma, você também chega lá, mas saiba de antemão que não vai ser igual.


Por quê?


Primeiro, é mais difícil reconhecer aonde você se encontra.  


É como viajar no feriado, cheio de gente e distrações. 


Aquele tipo de viagem barulhenta com muitas crianças berrando em todo lugar que você vai. 


É importantíssimo estar bem mais atento. 


Segundo, quando você chegar lá, isso se você chegar lá, não será tão prazeroso.


A principal coisa a entender, tomando essa decisão não tão sábia, e eu estou falando isso porque estou assumindo que se você tomou essa decisão, você tomou porque não os conhece muito bem, é que eles são muito apressados e estão sempre tentando chegar lá muito mais rápido que você. 


Eles são "os motoboys malucos de São Paulo" do café. 


 


 


Mapa adaptado para viagem com os fines: 


 


 






 

7f1a81_a912b74cf4c04864bf66eac992017018~




 


 


Esse mapa é baseado em um tempo de viagem de 7:00 minutos, na Aeropress, com café moído um pouco mais fino que para espresso.


Veículos diferentes, climas diferentes, cafés diferentes e águas diferentes viajam em velocidades diferentes.


Esteja consciente que dependendo da sua escolha você passará pelos lugares e chegará lá em um tempo proporcionalmente diferente. 


Leve isso em consideração. 


 


 


Como chegar adaptado para viagem com os fines: 


 


 






 

7f1a81_31ec7d4620134f728d62e1d69ea33071~




 


  


Se você se vê sentado com uma xícara muito ácida, levemente salgada, um pouco doce e um pouco amarga nas mãos, você se encontra no final da Vila Sais. 


Esse "um pouco doce" e esse "um pouco amarga" são porque os motoboys já estão passando o últimoquarteirão no Complexo dos Açúcares.  


Desequilibrado e um pouco desagradável, você está no começo, continue em frente. Você está no A. 


 


Se você está dando um gole em um café um pouco menos ácido, doce, mas não "Nossa que doce!", e desconfortavelmente amargo, você já se encontra no Complexo dos Açúcares, mas não lá ainda. 


Esse amargor vem dos motoboys apressados que já passaram o lugar e se encontram, faz um bom tempo, na Rodovia dos Amargos. 


Um pouco mais equilibrado mas muito desagradável, chegando perto, mas ainda faltam alguns kilômetros. Você está no B. 


 


Se você está se lamentando com uma xícara amarga do seu lado, você passou o lugar e acabou caindo na Rodovia dos Amargos. 


Um pouco mais adiante você vai encontrar os motoboys sentados no acostamento. 


O equilíbrio se foi, pegue o primeiro retorno. Você está no D. 


 


Agora, se você está tomando um café com boa acidez, complexidade e doçura, uma xícara bacana, você pode relaxar. 


Equilibrado mas poderia ser melhor, você chegou, você conseguiu. Você está no C. 


 


 


Mas saiba que se você tivesse decidido ir sem os motoboys tudo poderia ter sido bem melhor. 


É como pegar uma estrada em um dia de semana, é uma viagem muito mais tranquila e agradável.


  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Em 11/3/2016 at 20:39, sergio.m disse:

Deve ter seu público. Para mim o artigo tem gráficos arbitrários e analogia desnecessária. Realmente difícil de ler.

Gráficos ilustrativos para explicar o desenvolvimento da extração baseado no sabor.

Não tem objetivo de ser científico, tem objetivo de ensinar as pessoas a atingir um resultado muito melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...