Ir para conteúdo

Degustação - Aprendendo a identificar sabores


höpner

Postagens recomendadas

E ai galera, beleza?

 

Bom, eu sou um novato na arte do café, mas já estou há uns meses brincando e ultimamente consegui alguns resultados bons, estou bem feliz com minha evolução. Eu geralmente bebo café com um pouco de adoçante, mas nas ultimas extrações, tanto de coado quanto de espresso, estou tomando sem porque os cafés estão realmente bem agradáveis. Hoje, ao fazer um coado que ao meu ponto de vista estava ótimo, estava tomando (na verdade ainda estou tomando o café enquanto faço esse tópico  :D ) e lendo o perfil de sabores que indicava no pacote do café... Porém, eu não consigo identificar nenhum dos sabores.

O café é descrito como de elevada doçura, aroma floral, notas de baunilha e frutas tropicais. Eu não consigo sentir nenhum desses sabores. O café está ótimo, mas não tem gosto de baunilha, frutas tropicais etc... Tem gosto de... café!

 

Então aí vai minha dúvida: como faço pra aperfeiçoar meu paladar, para distinguir esses sabores? Tem algum exercício que possa ser feito pra melhorar isso? Muitos vão falar que seria interessante fazer um curso de degustação, mas aqui na minha cidade isso é muito escasso, semana passada teve o primeiro curso relacionado a café desde que moro aqui, e o curso não era tão focado em degustação, era mais o super básico (métodos de preparo, as diferenças entre a moagem de cada método, etc), então acabei optando por não fazer.

 

É uma dúvida sincera, e acredito que muitos outros iniciantes passem pela mesma situação.

 

Abraços!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Identificar aromas e sabores requer um pouco de pratica.

Uma dica que me ajudou muito para degustações em geral

(vinho, whisky, café) é sempre que tiver oportunidade na

feira ou supermercado pegue as frutas/ervas/flores e cheire elas.

 

É importante acostumar o cérebro com o cheiro/sabor isolado assim

você consegue identificar em um contexto.

 

Mas a não ser que você queira ser um profissional identificador de

cheiro também não fique muito paranóico com isso não. Com o tempo

vai acontecer naturalmente.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É treinamento, tomando café e mais café, como o bruno disse, cheire tudo, e vá gravando as notas, uma coisa que eu faço em casa é cheirar e falar o nome da fruta etc, é bem engraçado, mas ajuda bastante a gravar.

 

procure imagens da roda de sabores de café, assim pode ter uma base de onde buscar as notas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@höpner, parte da coisa o pessoal já falou: o cérebro precisa ter a referência anterior. Alguém que não gosta e não come muitas frutas, por exemplo, vai ter dificuldades pra associar as notas frutadas dos cafés.

 

Outro ponto bastante válido é que as notas dos cafés ficam mais destacadas quando você compara um com o outro. Tenho feito uns cuppings improvisados com xícaras largas e colheres-concha de molho, comparando até uns 6 cafés por vez. As diferenças ficam mais óbvias e o cérebro acha as analogias mais facilmente  :lol:

 

Edit: falaram da roda sensorial aí em cima... dá uma olhada no tópico que acabei de criar que pode ser interessante pra vc

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hopner, sabe informar a data da torra desses cafés, recente...?

Ótimas dicas foram dadas já! Mas eu já bebi cafés que também não estavam de acordo com a embalagem/propaganda. Fornecedores sérios e habilidosos na torra, que saibam manter um alto padrão pra não receber gato por lebre é de se considerar.

 

Enviado de meu SM-T110 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hopner, sabe informar a data da torra desses cafés, recente...?

Ótimas dicas foram dadas já! Mas eu já bebi cafés que também não estavam de acordo com a embalagem/propaganda. Fornecedores sérios e habilidosos na torra, que saibam manter um alto padrão pra não receber gato por lebre é de se considerar.

 

Enviado de meu SM-T110 usando Tapatalk

No dia que abri o tópico, o café que eu estava tomando tinha cerca de 15 dias de torra. Eu acho que nunca tomei um café com mais de 25 dias de torra.

Em relação aos fornecedores, isso eu tenho tranquilidade, a galera é responsa mesmo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...