Ir para conteúdo

Degustação - Aprendendo a identificar sabores


höpner

Postagens recomendadas

E ai galera, beleza?

 

Bom, eu sou um novato na arte do café, mas já estou há uns meses brincando e ultimamente consegui alguns resultados bons, estou bem feliz com minha evolução. Eu geralmente bebo café com um pouco de adoçante, mas nas ultimas extrações, tanto de coado quanto de espresso, estou tomando sem porque os cafés estão realmente bem agradáveis. Hoje, ao fazer um coado que ao meu ponto de vista estava ótimo, estava tomando (na verdade ainda estou tomando o café enquanto faço esse tópico  :D ) e lendo o perfil de sabores que indicava no pacote do café... Porém, eu não consigo identificar nenhum dos sabores.

O café é descrito como de elevada doçura, aroma floral, notas de baunilha e frutas tropicais. Eu não consigo sentir nenhum desses sabores. O café está ótimo, mas não tem gosto de baunilha, frutas tropicais etc... Tem gosto de... café!

 

Então aí vai minha dúvida: como faço pra aperfeiçoar meu paladar, para distinguir esses sabores? Tem algum exercício que possa ser feito pra melhorar isso? Muitos vão falar que seria interessante fazer um curso de degustação, mas aqui na minha cidade isso é muito escasso, semana passada teve o primeiro curso relacionado a café desde que moro aqui, e o curso não era tão focado em degustação, era mais o super básico (métodos de preparo, as diferenças entre a moagem de cada método, etc), então acabei optando por não fazer.

 

É uma dúvida sincera, e acredito que muitos outros iniciantes passem pela mesma situação.

 

Abraços!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Identificar aromas e sabores requer um pouco de pratica.

Uma dica que me ajudou muito para degustações em geral

(vinho, whisky, café) é sempre que tiver oportunidade na

feira ou supermercado pegue as frutas/ervas/flores e cheire elas.

 

É importante acostumar o cérebro com o cheiro/sabor isolado assim