Ir para conteúdo

Projeto de torrador


henrylouis

Postagens recomendadas

Oi pessoas,

 

Disclaimer: Este post representa a nossa opinião, baseada nos estudos que realizamos . Compartilhar essas ideias tem como objetivo gerar uma discussão com o intuito de aprimorar os conceitos aqui apresentados.  Nada aqui apresentado é verdade absoluta e qualquer questionamento é aceito de braços abertos :).

 

Todo conteúdo aqui mencionado está disponibilizado de acordo com GPL-3.0. Mais informações aqui!

This document is free information: you can redistribute it and/or modify

it under the terms of the GNU General Public License as published by
the Free Software Foundation, either version 3 of the License, or
(at your option) any later version.

This document is distributed in the hope that it will be useful,
but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of
MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. See the
GNU General Public License for more details.

You should have received a copy of the GNU General Public License
along with this program. If not, see <http://www.gnu.org/licenses/>.

 

 

Como comentei com vocês num post anterior, nós construimos nossa própria máquina de torra, (atualmente está na versão 3.0).

Os motivos que nos levaram a fazer isso foram muitos, entre eles:

  • Alto custo das máquinas disponíveis no mercado nacional
  • É interessante o know how de projetar a própria máquina (permite um aprendizado bem legal)
  • Nenhuma das opções nacionais ofereciam as características que estávamos buscando em uma máquina de torra, especialmente depois que realizei o curso com o Ensei Neto, onde ficou evidente (para mim) que a principal característica de uma máquina de torra é o tempo de resposta.

Tempo de resposta é o tempo que demora para que a temperatura no cilindro sofra uma alteração uma vez que uma mudança foi realizada em qualquer um dos controladores da máquina  (Chama, Exaustão e Velocidade do Tambor)

Na minha opinião, existem dois problemas graves com a maioria das máquinas de torra disponíveis no mercado hoje:

  • Cilindro maciço - normalmente construido em aço inox, absorve muito calor, o que impacta consideravelmente no tempo de resposta, tanto para aumento de energia quanto para diminuição de energia (calor)
  • Os melhores não permitem contato da chama diretamente com o tambor (usam um refratário cerâmico entre a chama e o tambor), os modelos mais baratos, apenas usam um queimador com frame cerâmico. Em ambos os casos, a cerâmica possui um c (capacidade térmica) muito elevado, o que faz com que o tempo de resposta aumente significantemente. No segundo caso, existe um problema de distribuição térmica dentro do cilindro.

No nosso projeto, nós tentamos melhorar isso substituindo a cerâmica pelo cobre (c baixo e k muito alto) *k distribuição térmica e utilizamos um tambor de grade de inox com o objetivo de ser o menos presente (em se tratando de absorção de calor) o possível na equação. Outra vantagem do tambor ser em grade é que o mesmo permite a convecção de uma maneira mais fácil no projeto.
Uma outra sacada interessante é que a alimentação de ar no nosso projeto vem do ar que está nos queimadores e passa por furos existentes na placa de cobre, já entrando no sistema aquecido, colaborando desta forma para o sistema.

 

Nossa máquina não possui interface para nenhum software e nem trabalha por curvas, ou seja, o operador precisa saber o que está fazendo :D

 

As imagens em anexo (feitas a mão) dão uma idéia do projeto que fizemos.

Os custos ficaram na casa dos R$8K

 

Sei que vão aparecer perguntas e discussões, mas a idéia é justamente essa, fomentar esse tipo de discussão para que possamos melhorar nosso projeto, ou ajudar alguém com nossas idéias.

 

Toda a pergunta, sugestão é bem vinda.

post-7562-0-38697600-1476924823_thumb.jpg

post-7562-0-17514500-1476924826_thumb.jpg

  • Curtir 26
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, acabou meus curtir de hj. Enfim, estou curtindo... hohoho!!

 

Quanto vc. torra no seu equipamento? É com ele que vc. dá conta para seu negócio? Ou vc. tem vários dele?

 

Enfim, responda o que lhe for conveniente, porém estas são minhas curiosidades iniciais.  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, acabou meus curtir de hj. Enfim, estou curtindo... hohoho!!

 

Quanto vc. torra no seu equipamento? É com ele que vc. dá conta para seu negócio? Ou vc. tem vários dele?

 

Enfim, responda o que lhe for conveniente, porém estas são minhas curiosidades iniciais.  ;)

Construi ele pra torrar 5Kg, mas ele pode basicamente ser de qualquer tamanho.

Usamos ele para fazer todas nossas torras.

Legal,

 

A velocidade do ar você controla ? De que forma ?

Na saída de ar existe um ciclone com exaustor centrifugo controlado por inversor de frequência. Desta forma controlamos a vazão do ar que está passando pelo sistema. Temos também um sensor K nessa saída que nos passa informação de temperatura do ar. No futuro gostaríamos de ter um controle da temperatura do ar independente do restante do sistema, mas ainda não sabemos como fazer isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal. Eu nunca procurei, mas o ciclone você comprou pronto ou fabricou ?

A chapa de cobre é inteira perfurada ?

Ciclone eu comprei pronto, tem no ML por 170 e poucos reais.

Placa de cobre é perfurada apenas na frente (nao nos queimadores). Isso permite que o ar quente passe pelo tambor, entrando por baixo/frente e saindo por tras/cima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henry, muito legal o seu projeto. Eu gosto muito da idéia de torrar café em um sistema meio que " old school" controlar na raça. Eu estou com o café de vocês ( 1kg) que trouxe a 2 semanas de POA. Sobre a qualidade principalmente na categoria exótico é um café excelente pra mim que tomo filtrado e no italiano. Então vai a pergunta: Notei que no mesmo pacote veio grãos com diferentes pontos, isso é blend ou resultado dessa torra mais old? Em uma torrada tira mais de um ponto sem queimar?

 

Abração, sucesso e parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henry, muito legal o seu projeto. Eu gosto muito da idéia de torrar café em um sistema meio que " old school" controlar na raça. Eu estou com o café de vocês ( 1kg) que trouxe a 2 semanas de POA. Sobre a qualidade principalmente na categoria exótico é um café excelente pra mim que tomo filtrado e no italiano. Então vai a pergunta: Notei que no mesmo pacote veio grãos com diferentes pontos, isso é blend ou resultado dessa torra mais old? Em uma torrada tira mais de um ponto sem queimar?

 

Abração, sucesso e parabéns!

Oi Allex,

 

Na realidade a variação de coloração dos grãos se deve (creio eu) mais ao processo que os grãos sofrem no barril do que no processo de torra em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não sei quanto aos demais colegas. A mim não decepciona nada, pelo contrário. Se parecido em formato porem não no processo em sí é a té bom. Para mim o que vale é " café no bule " e isso vocês tem!

 

E já que o projeto do seu torrador é exclusivo, e se você acha o seu processo de resposta mais rápido realmente eficiente acho que deve é correr atrás da patente pelo menos para se garantir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não sei quanto aos demais colegas. A mim não decepciona nada, pelo contrário. Se parecido em formato porem não no processo em sí é a té bom. Para mim o que vale é " café no bule " e isso vocês tem!

 

E já que o projeto do seu torrador é exclusivo, e se você acha o seu processo de resposta mais rápido realmente eficiente acho que deve é correr atrás da patente pelo menos para se garantir.

Alex, a gente quer mais que o pessoal use a idéia se eles quiserem.Agente vende café, nosso negócio não é máquina. Já que a gente acabou desenvolvendo uns lances diferentes nessa área, porque não compartilhar ? A gente licenciou o projeto na GPL-3.0, o que significa que qualquer pessoa pode usar as idéias que estão lá, mas ninguém pode patentiar  :D

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante o projeto!

 

Mas o cilindro de cobre ficará em contato direto com os grãos?

O Tambor (parte interna) é feito de aço inox. O cobre fica entre esse tambor e a chama, ou seja, o café não entra em contato com o Cobre.

No projeto que realizamos o cobre acompanha o tambor de grade inox a uma distância de 5mm. No desenho acho que da pra ver, o tambor é o circulo pontilhado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A inexistência de interface para software tem alguma razão especial?

Principalmente custo. Mais o fato que gostamos de fazer cada torra nós mesmos. Existem variações de grãos, temperatura, pressão atmosférica e mais um monte de coisas que o software ignora.

Nesse aspecto eu ainda acho que a torra é uma ciência complexa demais pra ser substituida por uma curva que leva apenas tempo e temperatura em consideração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo pouco que sei, estudei ( e pelo muito que eu acho mais do que estudei rsrs ) entendo o software como uma linha a ser seguida, um " norte " não uma planilha exata tipo receita de bolo. Desde quando comecei a ver torrarem café lá em minas entendo a torra de café como uma " arte " e neste ponto apoio 100% o sistema Henry Louis ! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas então torrar sem software é navegar sem bússola!

 

Oi Seiti,

 

Com certeza o uso do software permite a realização de uma torra consistente e boa. Nós escolhemos ir pelo outro caminho. Também funciona. Usamos outros indicadores como aroma, cor, variação da temperatura da massa (chamamos de delta), aparência do grão. Também usamos tempo e temperatura, mas eles são avaliados junto com as outras variáveis. A grande realidade é que existem diversas maneiras de se alcançar um resultado bom, escolhemos uma diferente por acreditar que irá nos render melhores resultados.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Para refletir: " Navegar sem bussola pode não ser ruim se você sabe bem de onde saiu e onde quer chegar ". 

 

Torra de café ao meu ver é uma arte. E como toda arte, não é exata. Existem possibilidades de melhorias tecnológicas assim como em todo trabalho artístico, mas nada vai tirar ou substituir a sabedoria, experiência e amor do artista pelo que faz.

 

Boa semana e bons cafés a todos !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ná verdade é bem barato e simples inserir um sensor de temperatura e ler essa

temperatura com o roastlogger. Acho que principalmente para quem busca consistencia

e repetibilidade de uma mesma torra é o mínimo a se fazer.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Boa noite amigos! Moro em guaxupé MG terra do café. Estou amadurecendo a ideia de uma torradeira, estou pensando em usar aço inox para fazer o "reservatório" no qual o café vai torrar. Gostaria de saber se tem problema em ser em inox. Outra coisa que também gostaria de saber se alguem já fez é as palhetas que irão mexer o café dentro do reservatório uma palheta basta? Enfim, não achei nenhum projeto detalhando o funcionamento interno do reservatório. Desde já agradeço a atenção de todos, conforme o projeto for caminhando vou postando aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Opa, acompanhando a discussão, hehehe

Sou do time dos sensores, hehehe. Como café pra mim não é hobby, tudo que puder gerar materiais de estudo (sensores) é muitíssimo bem vindo pra ampliar os aspectos críticos. Sim, admiro e respeito muito quem vai por aroma, cor e afins, mas não é o caminho que quero seguir quando o assunto é torra, e nesse ponto, sensores são fundamentais pra mim.

De resto, iniciativas nacionais são sempre MUITO bem vindas, pela proximidade que se dá com os desenvolvedores. Vou acompanhar pra ver como se encaminha (e ver se os foristas se animam de meter sensores bons nesse torrador, heheheh)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...
  • 6 months later...
  • 8 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...