Ir para conteúdo

Adaptação dos saches


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

Não não.. Isto eu sei, pô! :P

 

Mas é como eu disse. O sachet é um só para todas as máquinas.. E cada bomba opera com uma pressão.. E AINDA assim o tempo será o mesmo?!?!?!?! :o

 

Parece um tanto quanto duvidável..

 

É como se o sachet fosse capaz de se adaptar à máquina em que será extraído.. Danado de sachet mutante.. :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não não.. Isto eu sei, pô! :P

 

Mas é como eu disse. O sachet é um só para todas as máquinas.. E cada bomba opera com uma pressão.. E AINDA assim o tempo será o mesmo?!?!?!?! :o

 

Parece um tanto quanto duvidável..

 

É como se o sachet fosse capaz de se adaptar à máquina em que será extraído.. Danado de sachet mutante.. :ph34r:

 

Caramba , Miyamoto , esta dificil de entender hein.

Não é o sachet que se adapta a maquina ........ são as maquinas que se adaptam ao sachet , por isso é chamado CERTIFICADO.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Carlos.. Está meio complicado mesmo.. Eu não consigo ver como as máquinas se adaptam ao sachet para extrair no mesmo tempo..

 

Quer dizer que uma bomba aumenta/reduz a pressão para conseguir extrair o café nos 30s?! Ou seja, ela opera no ponto da curva da bomba ideal para o sachet?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade pensando aqui.. A bomba já é setada para trabalhar também com o sachet.. Então, mesmo a máquina sendo 11, 15, 19 ou qualquer outra pressão, caso seja padrão. E.S.E ela extrairia nos 30s.. Hummmm... Deve ser isto então..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc esta começando a entender , os engenheiros da illy quando inventaram o padrão eles eliminaram as variaveis quantidade de café (7g) , granulometria e calcamento.

As maquinas para serem certificadas , devem conseguir extrair em 25/30 seg 30ml de espresso, do sachet .

Esses numeros podem variar um pouco , mas dentro da faixa estipulada pelo padrão ESE.

Vc já fez extração com sachet em sua maquina velha ou com a gaggia ?

Eu tenho uma delongui e a gaggia são completamente diferentes , mas , quando extraem um sachet o resultado é identico.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex.. A Poemia trabalha nos 15 bar e é padrão ESE... :wacko:

 

Nan, na, ni, na, non! 1.8 MPa, equivalente à 18 BAR, é a capacidade máxima de produção de pressão da bomba Defond Phoenix-50 A2P 03 que as equipa.

 

11963224165_a266cba331_z.jpg

 

10389842116_bc99eee112_z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!

 

Saquei.. Então durante a extração do café no sachet a bomba trabalharia nos 11 bar fazendo com que a extração finalize nos 30s correto? ^_^

 

Carlos,

 

Deve ser por isto que demorei a entender.. É que nunca usei sachet.. rsrsrs Nem na Poemia, nem na Gaggia..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade foi uma das minhas primeiras perguntas..

 

...O sachet é um só para todas as máquinas.. E cada bomba opera com uma pressão.. E AINDA assim o tempo será o mesmo?!?!?!?! :o

...

 

O Alex respondeu tudo rapidamente, e complementada por você..

 

Salve Miyamoto.

Toda máquina certificada trabalha com a pressão da bomba por volta de 11 BAR. Com ou sem pastilhas no pf.

Não a opv dela regula para 11bar

 

Agora sim! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

É isso aí Guilherme.

E acrescentando às informações do Carlos Eduardo, também o material filtrante da pastilha, que lhe serve de invólucro, é considerado como restritor para a passagem do líquido, para efeito da fórmula que parametriza a relação entre pressão da linha e extração desejada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!

 

Saquei.. Então durante a extração do café no sachet a bomba trabalharia nos 11 bar fazendo com que a extração finalize nos 30s correto? ^_^

 

Carlos,

 

Deve ser por isto que demorei a entender.. É que nunca usei sachet.. rsrsrs Nem na Poemia, nem na Gaggia..

Experimente , não doi nem tira pedaço e o espresso é razoavel , um pouco amargo , mas , bem melhor que qualquer Nespresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá.. Entendido esta parte.. Me encucou outra.. kkkkkkkkkk :lol: :lol:

 

Se todas as máquinas certificadas trabalham por volta dos 11 bar e com o mesmo tempo de extração.. Isto significa que neste ponto exato, as curvas das bombas são praticamente idênticas?! :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

É isso aí Guilherme.

E acrescentando às informações do Carlos Eduardo, também o material filtrante da pastilha, que lhe serve de invólucro, é considerado como restritor para a passagem do líquido, para efeito da fórmula que parametriza a relação entre pressão da linha e extração desejada.

 

Ah tá.. Acho que isto responde minha última pergunta.. Cada uma possui uma curva própria mas acaba ajustando os valores da extração em função da restrição de fluxo... Isto?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimente , não doi nem tira pedaço e o espresso é razoavel , um pouco amargo , mas , bem melhor que qualquer Nespresso.

 

Poxa.. Eu gosto das Nespressos.. kkkkkkkkkk Claro que não chega aos pés da Gaggia.. Mas é bom e prático.

 

Quanto ao uso dos sachets, não é porque eu não goste.. É que não tive oportunidade nem curiosidade.. B)

 

O saquinho me faz referência a chá.. Sempre penso em chafé quando vejo um desses.. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, pode ser que o sache restrinja para 9 bar. A opv nem entra...

 

O que dá a pressão é o local mais fraco, geralmente o bolo / sache, nem sempre a opv.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uassa! Quando eu estava começando a entender a engenhoca toda, o sergio veio e chutou tudo pro alto.. :lol: :lol:

 

Miyamoto, pode ser que o sache restrinja para 9 bar. A opv nem entra...

 

O que dá a pressão é o local mais fraco, geralmente o bolo / sache, nem sempre a opv.

 

Como assim? Explica isto aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, correto. Mas e o que a OPV tem a ver com isto? Mesmo sendo pressão próxima à atmosférica, não é a OPV que regularia para esta pressão?!

 

Eu não entendi a parte da:

 

...A opv nem entra...

 

O que dá a pressão é o local mais fraco, geralmente o bolo / sache, nem sempre a opv.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Guilherme.

A famosa OVP é na verdade uma válvula de sobre pressão. Ou seja, se, e apenas se, a pressão da linha hídrica superar determinado valor, a mola cederá e a válvula funcionará como um "ladrão" de uma caixa d'água. A OVP não regula a pressão da linha. Ela apenas limita a pressão máxima da linha. O que regula a pressão da linha é o pó do café, devido à granulometria, dosagem e calcamento. Ou a pastilha que adota padrões fixos para estas, como bem o disse o Carlos Eduardo.

Assim, digamos que por projeto, planejou-se que a OVP será acionada toda vez que a pressão da linha atinja 11,5 BAR, anquanto não ocorrer, a válvula estará inativa. E a linha seguirá sua via normal até o grupo ou haste de vapor. No caso da extração, a via é o grupo e nele haverá a restrição imposta pela pastilha ou pelo pó. Ou ainda pelo bloqueio, com o uso do filtro "cego" nas máquinas dotadas de válvula de 3 vias.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De novo essa confusão de OPV? A válvula abre e desvia parte do fluxo com determinada pressão, portanto define uma pressão máxima, mas reduz o fluxo.

 

Bolo e sachê mesma coisa, se o que está no filtro limita a pressão a 9 bar, sem OPV o fluxo seria o comum da bomba em 9 bar, que é bem alto. Novamente, sem OPV, um sachê ou bolo terá que ser bem restritivo para o fluxo ficar lento, e aí a pressão vai para bem para cima. Se não me engano o padrão E.S.E. especifica pressão máxima da bomba de 11 bar, e a OPV resolve isso. O bolo pode restringir em 9 bar, mas o fluxo, apesar de menor do que sem a OPV, ainda é um pouco maior do que se a OPV abrir em 9 bar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nuss.. O Márcio entrou na conversa.. Agora o bicho pegou.. :o

 

kkkkkkkkkkk

 

Agora entendi.. A OPV nada mais é do que uma válvula de alívio.. :P

 

É por isto que máquina com OPV regulável, seta-se para 9 bar, né? A OPV abre acima disto, e a extração fica sempre nos 9 bar.. Correto?

 

Então em teoria, o que tentamos fazer diariamente com máquina sem OPV ou pressão máxima acima de 9 bar, é criar um fluxo restritivo de 9 bar para extrairmos conforme os padrões de espresso. Correto também?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Márcio, mas sua explicação não anula nem a minha nem a do Alexandre.

 

Na prática a opv será a reguladora da pressão final pois a bomba, aos 9 bar, tem vazão muito alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre pensando nas bombas vibratórias, sem OPV, o bolo que restrinja em 9 bar vai dar uma extração muito rápida... Terá que ignorar a pressão, como é na Elektra Semiauto, extrações com pressão na faixa de 12-13 bar. A moagem não muda muito, não é uma relação linear.

 

Sim, Sérgio, quando o bolo é muito restritivo, a OPV limita a pressão com o desvio de fluxo. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora entendi.. A OPV nada mais é do que uma válvula de alívio.. :P

 

É por isto que máquina com OPV regulável, seta-se para 9 bar, né? A OPV abre acima disto, e a extração fica sempre nos 9 bar.. Correto?

 

Então em teoria, o que tentamos fazer diariamente com máquina sem OPV ou pressão máxima acima de 9 bar, é criar um fluxo restritivo de 9 bar para extrairmos conforme os padrões de espresso. Correto também?!

 

Isso Guilherme. A OVP é uma válvula de "alívio".

A segunda afirmação é também correta senão pelo fato de que, pelo que sei, atualmente qualquer máquina semi automática é montada com tal válvula.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então em teoria, o que tentamos fazer diariamente com máquina sem OPV ou pressão máxima acima de 9 bar, é criar um fluxo restritivo de 9 bar para extrairmos conforme os padrões de espresso. Correto também?!

 

É que não é possível devido as duas variaveis no "padrão". 25 ml em 25 s. Descontando a pré-infusão isso dá uma vazão de uns 75 ml/min.

 

Agora veja no gráfico que com 9 bar a vazão é bem maior, 260 ml/min (como frisado pelo Márcio).

 

Então, com tal bomba, só mesmo com OPV.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...