Ir para conteúdo

[Dúvida] Baby Gaggia ou Delonghi EC220?


Postagens recomendadas

Pessoal, boa tarde!

 

Sou novo no fórum e não encontrei nada parecido com a minha dúvida.

Eu possuo uma DeLonghi EC220 há 3 anos, porém ela apresentou defeito e pretendo trocá-la.

Meu moedor é bem simples, é um Bodum Bistro manual, como esse da foto.

Me deparei com a oportunidade de comprar uma Baby Gaggia (http://www.partsguru.com/images/Img289.bmp) e estou com a seguinte dúvida:

É possível preparar um bom expresso com esse moedor e essa Gaggia? Digo isso pois não tenho certeza se é possível chegar na moagem ideal com esse tipo de moedor.

Caso não seja possível, irei procurar outra Delonghi.

 

Obrigado 

 

11160-01UK.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Henrique! Bem vindo ao forum!

Eu tenho uma gaggia igual da foto, e o seu moedor, apenas confirmando, é de lamina tipo o cadence correto?

Eu vi o pdf do manual, pelas fotos creio ser isso mesmo.

A questão é que esses trituradores de lâmina não são bons para a gaggia e outras maquinas de espresso.

Para fazer espresso vc tem que trabalhar a gramatura da moagem e isso é impossível com trituradores pois eles simplesmente não tem regulagem de mais grosso ou fino. O que eles fazem é moer por mais ou menos tempo. E o resultado vc pode observar bem passando o pó numa peneira. Vai ter pó de tudo quanto é tamanho. E isso é bem ruim para o resultado do espresso.

Primeiro porque vc n conseguira controlar o tempo de extração (mais rapido da um café aguado, ácido sem corpo e por muito tempo da um café mais amargo e tende a perder as notas frutadas). Ou seja, cada xicara saira de um jeito. E todos com muito fines (as particulas que formam a borra no fundo da xicara, tb responsáveis por grande parte do excesso de amargor).

Na minha opinião, este moedor serve melhor para outros métodos (coados, moka, aeropress...), mas mesmo assim longe do desejável.

Mesmo para a sua antiga cafeteira ela n é a mais indicada (longe disso, na verdade).

 

Acredito que o mais indicado seja rever sua estratégia de compras (caso for destinar um orçamento X, tentar encaixar um moedor melhor + cafeteira).

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Henrique. Esse é o caminho. Não há dúvida. Com um bom moedor você vai tirar excelentes espressos na Delonghi. Basta trocar o filtro por um não pressurizado e adicionar um tamper. Se vc gostar de bebidas com leite vaporizado, vale muito a pena comprar o braço vaporizador da Rancilio Silvia modelo V1 ou V2 (mais antiga), que a vaporização melhora demais.

Antes de comprar a minha Baby Twin, tinha uma EC220 e fiz espressos muito bons com ela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...