Ir para conteúdo

La Cimbale Domus


Postagens recomendadas

Salve DDDiego.

 

Faça neste tópico o acompanhamento da manutenção da tua Domus.

Publique aqui teus comentários e fotos do estado atual, das intervenções executadas e do resultados obtidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por abrir o tópico Alexandre!

 

Sou novo no fórum e fiz uma breve apresentação aqui:

 

http://forum.clubedo...0-apresentacao/

 

Como ainda não vi ninguém falando dessa maquina vou mostrar um pouco a minha La Cimbali Domus.

Comprei essa maquina usada e estava parada a pelo menos 3 anos, mas quando encontrei esse fórum me animei em coloca-lá em funcionamento novamente.

 

Segue algumas fotos da geral que fiz esse domingo

P1000502.JPG

 

P1000512.JPG

 

Vista interna:

P1000522.JPG

 

Olhem a situação desse grupo, isso é resultado de anos sem uma boa manutenção preventiva...

O acumulo de café acaba corroendo o metal.

P1000520.JPG

 

Aqui o grupo já limpo e com o difusor e a tela.

P1000525.JPG

 

Aqui é o resultado!

P1000527.JPG

 

Utilizei um processo para branquear as partes plasticas, se alguem se interessar posso passar, o resultado foi além do que eu esperava.

 

Segue o link para as outras fotos:

https://picasaweb.go...feat=directlink

 

A Cimbali não fabrica mais maquinas domesticas, o que considero uma pena!

Além desse modelo existe a "Cimbalina"

 

4032989725.jpg

 

 

Bem, se alguém tiver alguma duvida ou curiosidade ficaria feliz em ajudar e colaborar com o pouco que sei sobre maquinas da La Cimbali!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diego, ficou perfeita. Parabéns.

 

Realmente é uma pena a Cimbali para com a linha doméstica.

Que engenharia de construção que essa máquina possui hein?

Parabéns mesmo.

 

Quero ver os resultados dela e se possível um vídeo, pois fiquei curioso mesmo.

 

Se possível passa algumas particularidades dela, essa opv é regulável?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como fez o branqueamento Diego ? Foi com óleo de banana ?

 

Bernado eu usei uma receita que encontrei na internet como "retr0bright"

No Brasil fizeram uma formula simplificada, que foi a que usei:

 

100ml de água oxigenada 40 volumes (cremosa)

4 colheres de Vanish liquido

 

Você espalha com o pincel e coloca no sol.

O importante é que fique cremosa para não secar rapido e que a cada 10 minutos você passe uma nova demão.

As minhas peças tiraram umas 2 horas no sol e obtive esse resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diego, ficou perfeita. Parabéns.

 

Realmente é uma pena a Cimbali para com a linha doméstica.

Que engenharia de construção que essa máquina possui hein?

Parabéns mesmo.

 

Quero ver os resultados dela e se possível um vídeo, pois fiquei curioso mesmo.

 

Se possível passa algumas particularidades dela, essa opv é regulável?

 

Abraços

 

Eu sou suspeito para falar da La Cimbali, até mesmo em uma maquina domestica eles mantém o padrão de suas maquinas profissionais.

Agora que terminei a limpeza dela vou comprar um café para testa-la e assim que possivel coloco um video com ela em funcionamento!

 

A OPV é regulavel sim, é identica a encontrada nas maquinas profissionais... Só não consegui regular ela bem pois não tenho um manometro disponivel, então terei que regular no "olhometro" com o café..

 

Essa maquina foi fabricada até meado dos anos 2000.. Tem um modelo que eu considero mais bonito com tons de cinza, internamente é identica a minha.

 

 

674266_20.jpeg

 

Além do modelo Classic existe o modelo Dosatron com programação de doses!

 

IMG_0440.jpg

 

Ainda na linha domestica da Cimbali temos um moinho o MD Domus... Bem parecido com alguns modelos da Gaggia:

 

slika-209592-2011-05-1305095133-default.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DDDiego,

 

Apenas pela foto a caldeira parece ser alumínio fundido e pintado. O tempo inicial para aquecer pode dar uma dica se é ou não alumínio.

Não dá para definir material do grupo grupo, mas creio que a Cimbali só usaria algo apropriado como o cobre ou ao menos uma liga de eficiente condução térmica.

Arranja um moinho para usar a Domus. Estou muito curioso. Acho que tua máquina tem tudo para fazer cafés excelentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DDDiego,

 

Apenas pela foto a caldeira parece ser alumínio fundido e pintado. O tempo inicial para aquecer pode dar uma dica se é ou não alumínio.

Não dá para definir material do grupo grupo, mas creio que a Cimbali só usaria algo apropriado como o cobre ou ao menos uma liga de eficiente condução térmica.

Arranja um moinho para usar a Domus. Estou muito curioso. Acho que tua máquina tem tudo para fazer cafés excelentes.

 

Eu acredito que seja aluminio mesmo, tanto a caldeira como o grupo e os porta-filtros.

O grupo e os porta-filtros são pintados de preto, já a caldeira não tem nenhum tipo de pintura.

Ela aquece em 5 minutos, mais ou menos...

Uma coisa que acho normal é a necessidade de um flush longo antes do primeiro café para estabilizar a temperatura... Isso é comum em maquinas domestica né?

 

Acabei de comprar um Hario mini no Ebay... Mas antes dele chegar vou pegar um café no Ateliê do café...

O que seria melhor, café em sachê ou o moido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesta situação o moído, mas entre em contato com eles e peça o café mais recentemente torrado. Melhor seria encontrar um local onde vc possa moer aí na tua cidade e então comprar em grãos torrados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preciso de uma dica dos mais entendidos de café.

 

Acabei de receber um pacote Ateliê do Café, ele já veio moído para espresso. Segundo me informaram a torra é de ontem!(21/08).

Devo esperar mais um tempo para abrir o pacote e tirar o primeiro café ou pelo fato de já estar moído devo consumi-lo o quanto antes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma conversa longa !

Tem todo um foro no Home Barista discutindo sobre isso: http://www.home-barista.com/knockbox/how-long-after-roasting-is-coffee-at-its-best-t16604.html

Em resumo dissem que os torrados mais escuros melhor beber logo, os mais claros e ácidos precisam um pouco de tempo para evoluir (ficar menos ativos).

Basicamente após 20 minutos de moídos já daria para ter saído a maior parte do CO2, mais depende do café: alguns tatingem seu ótimo de 4 horas a 24 após moídos, outros (como os Monsoons) só ficam bons após alguns meses.

Ja vi propaganda de moinhos doser de primeira linha (num site italiano) onde colocam como grande vantagem que o doser permite moer bastante café e permitir que o pó "descanse" para dar o típico sabor italiano.

A regra geral, aqui no Brasil, para grão, é aguardar 3 ou 4 dias, mas já experimentei com alguns que o ótimo estava após 24 horas após a torra e depois ia perdendo sabor, outros muito ativos, com menos de 3 semanas ficam muito enjoativos.

Como o teu já esta moído, tendo uma maior área de contato com o ar oxida e rança mais rápido, pelo que recomendaria beber em não muito mais de uma semana.

Te diria para experimentar logo e ver como evolui dia a dia, se não estiver de teu gosto: joga fora e experimenta um dia depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu imaginava que o café moido precisaria de menos tempo para liberar o CO2...

Como durante a semana é muito corrido para mim acho que vou esperar até sabado para abrir o pacote e evitar que o café oxide até lá..

Vou precisar colocar a maquina na bancada para regular o OPV durante as extrações.

 

Assim que puder vou colocar algumas fotos e se possivel um video das extrações.

 

Obrigado a todos pelas dicas e ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao assunto máquina...

 

Pelas fotos do Diego, chuto que o grupo e caldeira são de alumínio. O alumínio costuma ter esse problema de corrosão, até mesmo sem acúmulo de café. Pode acontecer algo como corrosão galvânica também, principalmente se há outros metais na jogada. O disco do dispersor das Gaggias é clássico, corrói mesmo.

 

Ao mesmo tempo, não conheço máquina com grupo de cobre, a grande maioria é latão (caldeira sim, maioria de cobre). O latão resiste a vida toda. O cromado ou niquelado vai embora na parte de dentro, ainda mais se não se limpa etc, mas também não é problema. O ruim é que o latão oxida e fica preto, o que dá um aspecto de "sujo".

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao assunto máquina...

 

Pelas fotos do Diego, chuto que o grupo e caldeira são de alumínio. O alumínio costuma ter esse problema de corrosão, até mesmo sem acúmulo de café. Pode acontecer algo como corrosão galvânica também, principalmente se há outros metais na jogada. O disco do dispersor das Gaggias é clássico, corrói mesmo.

 

Ao mesmo tempo, não conheço máquina com grupo de cobre, a grande maioria é latão (caldeira sim, maioria de cobre). O latão resiste a vida toda. O cromado ou niquelado vai embora na parte de dentro, ainda mais se não se limpa etc, mas também não é problema. O ruim é que o latão oxida e fica preto, o que dá um aspecto de "sujo".

 

Márcio.

 

Realmente deve ser alumínio Marcio.

O grupo das profissionais da La Cimbali são em latão e já vi muita maquina detonada mas o grupo permanecia intacto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, hoje pude tirar alguns espressos na maquina.

Não gostei muito do resultado, mas acho que não poderia esperar muito de um café que não foi moído no momento da extração...

 

Segue a foto da extração apos a regulagem da OPV.

 

P1000531.JPG

 

Gostei da cor da crema, porém muito ralo e com sabor que me faz lembrar um café com fumaça..kk

Acho que tem relação com esse café ter sido moído no mesmo dia da torra.. Poderia ser isso ?

 

Bem, vou esperar meu Hario mini chegar, acho que terei resultados melhores!

 

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Ressuscitando o tópico..kk
Já tinha algum tempo que queria abrir a caldeira dessa maquina, ela foi fabricada em 98 e passou longos intervalos sem funcionamento imaginava que teria bastante calcário.

Como estou pensando em uma reforma geral resolvi abrir a caldeira hoje, olha só a situação:

IMG_20150329_124614005_HDR%5B1%5D.jpg

 

Minha duvida é a seguinte, o que vocês recomendam para descalcifica-la? Li em alguns tópicos que o acido cítrico não seria muito indicado para caldeiras em alumínio e fiquei na duvida sobre o que posso utilizar...

 

Outro ponto, alguém teria uma indicação de empresa/pessoa com quem tenha feito pintura de maquina? As partes de plástico desta maquina amarelam muito rápido e estou pensando em pinta-lá toda em vermelho para ter um local de destaque na minha casa nova!

 

Abs.,

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação a calcificação , não sei o que pode ser feito pelo fato da caldeira ser de alumínio... Agora sobre a carcaça plástica dela estar amarelada eu não faria nada a respeito , acho que dá um caráter vintage para máquina que já tem um visual retrô algo meio anos 80 :-)

Tentar limpar manualmente o máximo que puder ? Aí vai depender da acessibilidade de conseguir trabalhar dentro da caldeira ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cassani, o Dezcal não serve? Dia destes o Cabral (e/ou o CaÊ) explicou sobre ele e qual produto usar em qual tipo de caldeira.

 

Jogue na busca algumas coisas tipo caldeira de alumínio para ver se você localiza.

 

Mas algumas coisas ali devem se mexer.... igualzinho no meu levain. :o

 

Se você alimentar deve dobrar de tamanho em uma hora ou duas. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui olhar a fórmula do Dezcal:

 

Ácido cítrico, sais de alumínio e ácido sulfâmico (?).

 

Se não pode cítrico no alumínio, então esse não te serve mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca fiz descalcificação , mas pelo o que eu li nos fórum estrangeiros , o Dezcal e menos prejudicial as caldeiras de alumínio.

 

O problema é que qualquer ácido capaz de atacar a calcificação , também atacará o aluminio .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...