Ir para conteúdo

La Cimbale Domus


Postagens recomendadas

Fiquei espantado, estava tomando café nesta máquina? Talvez daqui a 10 anos todos nós devêssemos abrir nossas caldeiras para dar uma verificada viu, está igual caixa de água, sempre pode nos reservar uma bela surpresinha :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação a calcificação , não sei o que pode ser feito pelo fato da caldeira ser de alumínio... Agora sobre a carcaça plástica dela estar amarelada eu não faria nada a respeito , acho que dá um caráter vintage para máquina que já tem um visual retrô algo meio anos 80 :-)

Tentar limpar manualmente o máximo que puder ? Aí vai depender da acessibilidade de conseguir trabalhar dentro da caldeira ...

r.lima a ideia de pintar seria mais por conta das partes metálicas (traseira e dianteira superior) conterem muitos riscos e até alguns descascados, então aproveitaria e pintaria as partes plásticas. Ela deve ficar no balcão da cozinha americana, então a traseira ficará a mostra. Mas estou avaliando isso, todas as opiniões são muito bem vindas [emoji3]
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dezcal seria a melhor solução .

 

Esse negócio que parece serragem no lado esquerdo é mineral ?

É mineral sim Carlos, tudo calcificação. O que está solto é o que mais me preocupa, pois se tivesse em suspensão poderia entupir tubos e desgastar rapidamente a válvula solenóide.

Os pedaços maiores que estão soltos devem ter se formado na resistência e se soltado com o tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei espantado, estava tomando café nesta máquina? Talvez daqui a 10 anos todos nós devêssemos abrir nossas caldeiras para dar uma verificada viu, está igual caixa de água, sempre pode nos reservar uma bela surpresinha :/

Estava sim Roger [emoji33]. Mas acho que não causa nenhum problema a saúde. Em maquinas comerciais já vi situações bem piores.

Não sei qual a periodicidade indicada para fazer essa verificação, mas em algum momento da vida de nossa maquina temos que fazer isso.

 

Abs

Diego

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe a possibilidade de cromar alguma coisa também, inclusive peça plastica, para mim ela é muito mono color, qualquer pequeno detalhe cromado ( para gastar pouco) daria um efeito extra.

 

Pintura se quiser para toda a vida seria uma eletrostática com verniz, se quiser mais acabamento terá que levar em uma funilaria de carro, só que tem que ressaltar que você quer deixar igual a lataria de um automóvel, caso contrário o cara irá fazer igual foi feita em minha Fiamma, mais ou menos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! :o

 

Essa caldeira deu medo, Diego! :ph34r:

 

Sobre produto pra descalcificar, o Carlos já indicou o melhor produto pra caldeira de alumínio.

 

Não compre o produto da Gaggia, que é para caldeiras das máquinas comerciais, eles nunca pensaram em vender um produto dedicado para as caldeiras de alumínio. O DEZCAL da Urnex, é o mais adequado.

 

Lembrando que não é só a caldeira que fica calcificada, as válvulas e tubos internos também. Ou você desmonta tudo e deixa as peças de molho, ou "tira o grosso", limpa e volta a fechar a caldeira, fazendo a descalcificação padrão de máquina montada, passando a solução de DEZCAL por todo sistema, conforme as instruções do produto e da máquina. Se der uma busca, isso foi bem discutido e tem instruções passo-a-passo postadas em alguns lugares do CdC.

 

@ Ana, parece que a reação do ácido cítrico com o alumínio da caldeira é amenizada pela formulação do DEZCAL. Se usado conforme as instruções padrão - 100g de pó para 2 litros de água - e respeitar os tempos de imersão, vazão por todas saídas, fluxo e enxágue, dá ótimo resultado.

 

A despeito da teoria, consegui estabilizar uma Viva Gaggia! que estava calcificada, tentei descalcificar com ácido cítrico, começou a soltar óxido/hidróxido de alumínio (pó branco na água) e depois de refazer a descalcificação com DEZCAL a máquina ficou "curada". A Baby do Casal Campo Místico passou por 2 tratamentos com DEZCAL e nunca teve problemas de soltar pó branco. Então já vi que funciona, mesmo não sabendo exatamente porquê... ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto não sabia dessa possibilidade de cromar partes plásticas, vou pesquisar mais sobre isso. Acho que ficaria bonita cromando a placa frontal, obrigado pela dica!

Cabral, vou comprar o Dezcal então, eu queria desmontar tudo e descalcificar mas não consigo tirar a válvula solenóide, me falta uma chave de boca no tamanho correto bem como uma morsa para ajudar pois está bem travado.

Vou buscar mais informações sobre esse processo em outros tópicos.

 

Abs

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixxx... Será que eu deveria descalcificar minha "nova" minibar? Parece bem velhinha e bem usada (chutaria que foi vítima de cafeteria antes do último dono...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol: :lol: :lol: :lol:  Vou jogar removedor nela :P

 

Mas fiquei pensando em descalcificar (não pensaria nisso com minha twin) visto os alienígenas vivendo na Cimbali aí. Vai que tem até rato morto na minha??? :lol:  Vou programar a "coisa".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diego, de onde você é mesmo ? Para cromar plástico tem passar por um processo de metalização antes e depois cromar, normalmente se faz os 2 processos no mesmo local, aqui em SÁO PAULO sei onde fazer, como disse vai quebrar um pouco a mesmisse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, sou de São Paulo também.

 

Márcia, já trabalhei com manutenção de máquinas profissionais e já ouvi histórias de ratos vivos em máquinas que tem o fundo aberto... Isso em cozinha de restaurantes [emoji33] !! O que presenciei foram baratas elas adoram o calor da caldeira..kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal, a maquina está na bancada em manutenção. As peças já então pintadas e estou testando um PID que instalei.

Porém o projeto está um pouco parado pois após a descalcificação com Urnex a caldeira está oxidando e soltando pó branco na água. Quem já passou por isso qual foi a solução para o problema??

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...