Ir para conteúdo

Flair Espresso Maker


CLAUDIO32

Postagens recomendadas

Boa noite, amigos do forum.

Encontrei esse projeto interessante no Kickstarter. Gostaria de dividir e saber as impressões dos colegas em relação a este equipamento:

 

https://www.kickstarter.com/projects/flairespresso/flair-espresso-maker/description

 

Ótiimos shots a todos!

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante o conceito de ser bem desmontável. Também ser rápida de escaldar.

 

Agora o que falta nas apresentações dessas máquinas manuais é vídeo da parte chata e bagunçada, que é preparar a máquina para a segunda extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Sergio falou algo interessante sobre essas máquinas manuais , a bendita segunda extração, quando eu uso o ROK o primeiro espresso é tudo de bom , já o segundo exige limpeza , escaldar de novo .

 

Essas máquinas manuais sem aquecimento são o que eu chamo de hobby do hobby , são interessantes para fazer experiências, de temperatura e variação de pressão no êmbolo , elas produzem sabores diferentes , mas para uso diário a graça acaba rápido.

 

No vídeo aparece um casal bebendo espresso no café da manhã , esquece , vc faz um espresso é bebe, pois se for fazer um segundo mesmo escaldando tudo inclusive a xícara , quando o segundo estiver pronto o primeiro estará frio.

  • Curtir 7
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa crítica, CaE!

Essa "tendência" ao individual tem limites. Recentemente ouvi uma entrevista com uma doutora da USP comentando na rádio sobre seu livro/tese, O Adolescente e a Internet. E no meio do bate-papo ela define o ser humano como um ser ultra social. Ou seja, muito mais social que qualquer outro ser vivo.E não fica no discurso, aprofunda a análise sobre a epidemia de doenças da vida moderna desde depressão até o infinito... E ae vc. se depara com esses lançamentos bonitinhos para uso... individual!!!? Eu como perfeccionista que sou entendo o que é essa busca por um espresso perfeito, entendo... Só que essa busca não me satisfaz fechado em quatro paredes. E um equipamento que estimula essa individualidade não me serve. O ser social fala mais alto para minha sanidade e para a sanidade de qualquer um. Uma sociedade adoecida que se contenta com a ausência do outro não tem meu apoio. As famílias estão diminuindo a sociedade envelhecendo a fertilidade despencando. De modo que fico satisfeito de ler estes alertas pois a empolgação pela beleza, funcionalidade, dedicação de inventores, sem dúvida bem intencionados, esbarra na vida cotidiana que exige uma análise, digamos, histórico/psico/social. Neste caso deixemos a fantasia, as belas imagens (devidamente bem editadas) e o lúdico, para o mundo das artes e das anedotas.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho ambas, a Aram e a Flair, pouco práticas. Ainda quero uma Strietman. Ela deixa a água na temperatura certa, o manuseio é simples, e pode preparar uns 4 baskets antes, e extrair um depois do outro. Só o preço ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal,

Alguem me informou ontem sobre o Clube do Cafe e este forum de discussao. Obrigado pelo interesse e curiosidade no Flair Espresso Maker. Eu sou o inventor do produto, e tenho usado prototipos anteriores ao modelo final por 6 anos. Moro na California ha quase 3 decadas, mas sou natural do Rio. O Flair esta agora no Kickstarter; e nao existe nenhuma maquina de espresso no mercado (barata ou cara) com as caracteristicas do Flair. Estou aberto para qualquer comentario ou critica, e me coloco inteiramente a disposicao para fornecer qualquer informacao adicional sobre este produto ou responder qualquer pergunta especifica.

Obrigado

  • Curtir 14
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, que legal!

 

(Ueh? Sumiu o texto. Escrevendo de novo.)

 

Oi Sergio, aproveitando a deixa, como você compararia o Flair com o ROK? Eles tem uma proposta e faixa de preço bem próximos.

 

E parabéns pela iniciativa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns xará! Mas...

 

nao existe nenhuma maquina de espresso no mercado (barata ou cara) com as caracteristicas do Flair

Algumas que lembro que são portáteis, sem aquecimento próprio e com extração manual. Rok, Rossa, Nomad e a mais recente Aram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns , bom saber que existe um carioca fazendo algo com café, :) o design é bem legal , em comparação com o ROK tem a vantagem de ocupar bem menos espaço.

 

Acredito que seu espresso seja similar ao feito pelo ROK que usa um filtro de 49mm similar aos da Lá Pavoni pré millenium.

 

No vídeo não dá para perceber qual filtro vc usa na flair .

 

Boa Sorte com o projeto .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Alguém mais do clube entrou nesse crowdfunding? Qual versão?

 

Meu pledge foi pelo kit Hostess... e incluí o tamper de aço por U$12.

 

O Sérgio já está na fase de mandar pesquisa pedindo endereço de entrega... Quem não for esperar pelas "luvas" de silicone periga receber antes da Aram. :P 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Chegou dia 07/02, não foi taxado.

 

Alguém mais recebeu?

 

Achei o acabamento impressionante. Quase no "nível Bravo", se tivesse sido tudo anodizado/polido em vez de pintado, como nos Bravos, seria ainda melhor.

 

Depois comento sobre o café...  ;)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Sergio Landau! mandou bem! :ph34r:

 

Uau esta Flair é linda! estilosa, futurista e parece ser bem robusta e ergonômica (fácil de usar sem muito esforço, com uma só mão)! :D

 

@Wagner, social e individual não se excluem, ao contrário acho até que necessariamente se complementam, depende só de postura, e do que se entende por (e como se mergulha em) cada destes universos. O social de uns 30-40 anos atrás não era tão internético, superficial, fútil até; o de hoje não me atrai muito, mas adoro qualquer interação social, desde que seja de alta qualidade e em pequenas e saborosas doses. ;)

 

@sergio.m, no filme o casal está compartilhando dois normales (30ml ou pouco menos), que é o que a máquina tira, e que as cafeterias (vi isto nas melhores de Sampa) costumam fazer quando você pede 1 normale: elas tiram 60ml em duas xícaras (30ml em cada uma delas), uma vai pra vc, a outra para outro cliente (ou pro santo). ;) Numa cafeteria acho até sacanagem não te entregarem o café que você pediu, mas tão somente o volume que você pediu.... :angry:

 

Cabral, faz uma experiência aí pra mim com BR de 6,7%, algo como: +-4,4g de pó (moído bem fino para espresso, ou mais fino ainda), 65g de água (capacidade nominal do reservátorio), água fervendo (para extração e com 2 prés-escaldadas), descida do êmbolo em não menos que 45seg. Depois me conta. É o que eu chamaria de CoadEspresso. :P  Em meu Lab Kitchen tenho feito uns Lispresso (cafés 92+ em cápsula Tostio, em máquina Nespresso) que têm ficado interessantes quanto estou como muita pressa (ou falta de saco) e como prova degustativa de futura extração na AP, algo que o Sergio M. chamou muito apropriadamente de cápsula de coados! :ph34r:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos nos pensamos assim Gil, e quando mostro cheio orgulho esses badulaques para os parentes, vejo nos olhos dos normais a estranheza.

Ja os porra loucas acham tudo legal e útil. :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lisboa, depois que eu me acertar com a extração de espresso conforme recomendado, farei experimentos e sua sugestão já está no topo da lista  ;)

 

@Gil, a danada da maquininha é linda, rapaz. O acabamento é impecável e a pintura ficou muito bonita. Falei sobre o anodizado porque é uma "fixação" minha, sempre gostei de acabamento em metal (colorido ou não) sem pintura que esconde a textura. Mas é gosto pessoal, a pintura parece ser daquelas que vai durar décadas e o acabamento é soberbo. Surpreendente mesmo, produto bom demais, você vai adorar se conseguir comprar uma.

 

Mecanicamente é muito mais firme e estável que a ROK (mencionei que eu me arrependi de vender a minha? pois é, acabei comprando outra ROK um tempo atrás...  :rolleyes: ), e num primeiro momento parece mais fácil acertar extração sem precisar "plantar bananeira".

 

O Sergio Landau acertou na mosca com o projeto e com o produto. E quando trocamos algumas mensagens pelo KS ele foi muito bacana!

 

@Sergio Landau, parabéns de novo!

 

@CaÊ, é assim mesmo...  :D Dá pra ver os olhares da maioria das pessoas, um misto de lamento, criticismo e, às vezes, preocupação...  :blink: Pelo menos tem alguns poucos "malucos" que, assim como eu (e nós do CdC) acham o máximo!  B)

 

E, pra ser honesto, como fiz com todas máquinas que tive ou tenho, e sobre as quais já comentei aqui, só vou falar a respeito do café depois de um bocado de extrações, quando tiver "pegado a manha" da Flair. Não acho justo fazer diferente.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Oi @Cabral, vc ainda está com a Flair? Estou meio que desistindo da Aram, mas queria ter uma manual. Estava pensando na Flair Bundle Set, que por US$ 199,00 vem com um "grupo" extra e o tamper de aço. Pelo site o frete fica em US$ 45,00, o que deixa o preço final atrativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou usando muito pouco a Aram... agora nos testes com a Europiccola... também quero ter uma manual boa e prática na hora da pressa hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu até consideraria a Europiccola, porém vejo dois problemas nela. Primeiro, que é elétrica e definitivamente não é portátil. E além disso, mais relevante, é que o segundo shot nunca sai como o primeiro por causa do aquecimento do grupo. A Flair, nesse pacote que vem dois grupos, permite vc fazer dois shots um atrás do outro com a mesma consistência. Dito isto, devo dizer que acharia  MUITO legal ter uma como segunda máquina ou até para deixar no trabalho, especialmente se o Gilberto produzir o Bravo Nano.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela é chatinha mesmo de lidar, shots seguidos tem um esquema de desligar ou deixar na resistência mais baixa, mas sempre é um trabalho a mais, as vezes sai espressos ótimos e as vezes nem tão bom, mas que a danada é bonita isso é 

E a sua Aram LUW, ainda com aqueles problemas???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, Aram é aquela coisa... A qualidade dos shots que tiro são muito bons, com consistência excelente. Mas me irrita muito o acabamento da base, que deixa  o corpo da cafeteira dançando. Coloquei uns pezinhos do BM na base, o que melhorou sobremaneira a estabilidade, mas ela não é algo que chamaria de sólido. Não está vazando depois que consegui os O-rings, mas não abri mais para não passar raiva (aliás, ainda estou esperando os O-rings originais :mellow:). E de vez em quando precisa engraxar a rosca, ou então ela fica áspera para operar. Enfim, uso porque não tenho outra, então está basicamente como "quebra-galho". Contudo, não gosto desse tipo de solução parcial, tipo remendo.

Por isso que me interessei pela Flair. Os reviews sobre a qualidade do espresso sempre são unânimes, dizendo que tira espressos excelentes. O que todo mundo reclama é que é chato de limpar se vc quizer tirar dois shots seguidos (por isso que fizeram esse bundle com dois grupos). E muito importante, o acabamento é MUITO bom. A idéia para mim é ter um espresso (ou dois) dos bons sem enrolação ou pré-aqucimento, na hora. Para  "café de fim-de-semana", sem pressa, com leite, tem máquina elétrica. A manual seria apenas para espresso expresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz!

Essa leverpresso por 60 doletas tá show hein?

Muito portátil e parece dar um excelente resultado!

Se for bem construída é show!

9 bars

17 gramas

Câmara de acrílico ( quase não rouba energia)

Top

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Fogo ruivo disse:

Precisa pré aquecer a câmara de água sim.... Ou melhor, recomendável

Sim, que vc esquenta em água quente em 30 segundos, enquanto mói o café. Comparei aos 20-30 minutos para pré-aquecer uma máquina elétrica.

2 horas atrás, postenga disse:

@LUW já viu a https://www.leverpresso.com/ ? Parece ser interessante 

Quando ela apareceu discutimos a por aqui, e pelo que me lembro a opinião geral foi que o resultado na xícara não seria tão bom. Mas isso foi antes de realmente ser lançada, não li nenhum review sobre ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Leverpresso me parece frágil. Talvez funcione bem mas não dure. Projeto que se inspira bem diretamente na Faema Faemina é a Cafelat Robot, que acho que pode dar resultados diferentes da Flair pelo filtro maior e mais próximo dos comerciais.

A Flair tem também agora um filtro/PF sem fundo. Vale a pena pra ter mais crema e ver a bagunça. Os filtros dela não são como os comerciais, tem furos maiores mas em menor número, mas dá a personalidade a ela. Me lembra um pouco as extrações da Caravel, de moer fino e extrair bem lentamente.

Grande vantagem se quiser temperatura bem alta é que dá pra imergir a camara e filtro numa panelinha enquanto se ferve a água numa chaleira, ou ainda usar a mesma água.

Dá também pra encher o filtro, colocar a tela é então câmara, água e pistão, se quiser o máximo de volume.

De 10g a 16g dá pra trabalhar, mas muda bem a moagem etc.

Ela é bem construída mas é leve e não tão firme sobre superfícies lisas. Mas, de novo, como em outras manuais domésticas, não há que se focar em 9 bar, questão é firmeza consistente na alavanca, que com a moagem certa vai dar um excelente café.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...