Ir para conteúdo

[ABERTO] Consulta dos Interessados na Compra Coletiva da Xícara CDC


João Vitor Ribeiro

Postagens recomendadas

@Wagner. A marca interna não indica volume razoável. Imagine um mundo sem balanças digitais e sem máquinas com controle volumétrico automático.

Essa marca interna é um facilitador para extração do volume "correto" de 1 espresso, independente do volume nominal da xícara.

Assim, na de cappuccino vc extrai café até a marca de 35ml (o volume "normal" de 1 espresso). O quanto vai colocar de leite depois é com você, até o limite nominal de 165ml sem derramar tudo. =)

Então a linha é só pra te mostrar quando deve apertar o botão de parada da sua máquina de espresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcia, apesar de ter entendido desde o início, quando Cabral sugeriu o modelo desta xícara, que a marca existente nos dois modelos correspondia a marcação de um espresso simples, tenho que concordar um pouco com a inquietação de Wagner.

 

A medida de uma dose simples de espresso pode ser considerada entre 30 e 35ml como dentro do padrão usual. No entanto, quando se considera o hábito de consumir café espresso no Brasil é bem comum as cafeterias nacionais utilizar-se também das medidas de 40 a 50ml para a extração de um espresso simples, de 25 a 30ml para um curto e 15 a 20ml para um ristreto. Adianto que não concordo nem gosto dessas medidas adotadas em várias cafeterias.

 

Porém, no tocante ao cappuccino, o padrão utilizado na literatura nacional é de 1/3 de espresso para 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite vaporizado. Desta forma, numa xícara de 180ml teríamos 60ml de café (espresso duplo), 60ml de leite vaporizado e 60ml de espuma de leite vaporizado, que costuma ser o padrão adotado na maioria das cafeterias aqui em Recife.

 

Obviamente, a distribuição entre café e leite na preparação do cappuccino não precisa ser tão rígida e depende bem mais do gosto pessoal de cada um, mas se fôssemos seguir o padrão adotado na literatura nacional, talvez, numa xícara de cappuccino de 165ml de capacidade, a marcação de referência em 55ml (equivalente a 1/3) para o café espresso ficasse melhor. Já na xícara de espresso acho que a marcação tanto em 30 como em 35ml serve bem como referência para um espresso simples.

 

Mas devo reconhecer que isso pouco atrapalha ou torna menos bonita a xícara de cappuccino do Ateliê do Café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coisas de Brasil, Murilo.

 

Concordo com a inquietação, mas isso não muda o fato simples de que, se você pede uma "cappuccino" num quiosque de café, seja Café do Ponto, Mr. Chenney's ou Starbucks, vão fazer um espresso single e completar com leite na xícara, ficando uma proporção fora dos "terços" desejáveis da receita considerada "correta". Só nas lojas mais "snobs" é que a coisa é feita direito...

 

Na época em que comprei minhas xícaras do Ateliê, cheguei a ligar lá e o rapaz que cuidava da loja me atendeu falou que, em todos anos de operação da loja, eu era a primeira pessoa a mencionar que a marcação da xícara de cappuccino estava "com defeito" (achei que fosse lote com problema). Na cafeteria da própria DaTerra, os cappus eram feitos extraindo o café até a marca dos 35ml e completando com leite. Ou seja, praticamente um "LattuccinoTM", meio termo entre Latte e Cappuccino. :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até aceito este fato Cabral, apesar da marcação da xícara não me incomodar tanto, mas não posso desconsiderar que estamos comprando para uso doméstico e, neste caso, costumamos preparar nossos cappuccinos domésticos com espressos duplos. Diante deste fato e amparado pela boa prática, a observação de Wagner pode não mudar o design da xícara mas nem por isso deixa de ser pertinente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, quatro de cada para mim!

@João Ribeiro... Depois de um bom tempo organizando compra coletivas de café verde acumulei bastante experiência com o processo. Se precisar de umas dicas na parte de organização etc, é só entrar em contato.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece meio off-tópic, mas depois do post do @Cabral, não vou resistir: o que correto esperar ao pedir um capuccino no Brasil? Eu acho que a receita muda de lugar para lugar, e muitos lugares servem com chocolate também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Ribeiro... Depois de um bom tempo organizando compra coletivas de café verde acumulei bastante experiência com o processo. Se precisar de umas dicas na parte de organização etc, é só entrar em contato.

 

Opa, obrigado Igor! depois vou querer umas dicas a respeito do mercado pago e envios, pois nunca usei fora do mercado livre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caríssimo João, obrigado por todo trabalho!! Quero 2 de espresso e 2 de capucho, por favor.
Obrigado!!

Mesquita

 

(Editei: havia pedido duas e uma e uma da outra, quero duas de cada! (:

 ). 

 

Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, atualizei a lista agora e estamos no momento com a contagem total de 172 xícaras, sendo 114 de espresso e 58 de cappuccino. O número mínimo seria de 120 unidades de cada, podendo talvez, ser negociado essa quantidade mínima.

 

Eu particularmente acredito que tendo pelo menos a quantidade mínima das de espresso, vamos conseguir uma quantidade menor das de cappuccino.

 

Amanha pela tarde vou entrar em contato com o pessoal do Ateliê, para informar que temos interesse em adquirir as xícaras e passar a quantidade média, assim como dito pelo Murilo a Fernanda vai repassar para a gerência e verificar se autorizam o uso do modelo, caso seja autorizado vamos para a próxima etapa, que seria ver quem tem interesse definitivo na compra e proceder com o pedido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...