Ir para conteúdo

Breville "the Infuser" (BES840XL)


Carneiro

Postagens recomendadas

3 horas atrás, felipejack disse:

 

A Twin era interessante, mas pra mim era bem complicado ficar controlando a temperatura. Depois disso resolvi vender e fiquei um bom tempo sem máquina alguma, até encontrar essa Tramontina. Daí me animei novamente rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabreder, acho que até já rolou essa conversa por aqui, quando a Tramontina lançou as Breville nacionalizadas e já me posicionei antes... sou da opinião que uma Baby Twin modificada com PID é mais interessante do que a Infuser, e que com uma OPV ajustável ficaria ainda melhor. Isso pra quem não tem problemas com equipamento modificado, claro.

Essa linha Baby era feita de maneira muito robusta, difícil dar defeito, mas sem os mods dependia de surfar metodicamente e de adaptar dose e moagem à regulagem da OPV fixa vir com aproximadamente 11 BAR.

Relatei no tópico específico da Breville Dual Boiler desde o "review" da "lua de mel" com a máquina, depois fazendo um comparativo empolgado com outras máquinas que tive, passando pelo momento em que começou a dar defeito ainda em garantia e minha antiga Baby Class voltou a ser a máquina principal. Só vendi a Gaggia quando comprei a ECM, e a Breville só ficou boa mesmo depois de muitas trocas de peça, modificações e upgrades, e acabou ficando como máquina secundária lá em casa.

A saga da Dual Boiler está toda narrada aqui no CdC, inclusive a "solução final" que tá funcionando até hoje, já que depois disso só troquei a bomba principal, algo normal, componente que gasta mais depressa por conta do sistema de controle de pressão por PWM. Lá no meio tem a dica do estabilizador, algo fundamental pra quem usa Breville em áreas com problemas no fornecimento de energia.

(os links acima vão aos pontos mencionados no texto, todas postagens dentro do mesmo tópico, mas tem casos em que os posts seguintes são relevantes e complementares)

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Baby Twin tem aquela parte eletrônica dela de controlar o volume da dosagem que se der problema começa a extrair sozinha ou desligar depois de um tempo. As boas gaggias que eu considero são as Classic e a Baby.
Pelo volume da caldeira das gaggias não acho que compensa colocar PID nelas.

Enviado do meu ONEPLUS A5000 através do Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Ricardo Fonseca Soares disse:

A Baby Twin tem aquela parte eletrônica dela de controlar o volume da dosagem que se der problema começa a extrair sozinha ou desligar depois de um tempo. As boas gaggias que eu considero são as Classic e a Baby.
Pelo volume da caldeira das gaggias não acho que compensa colocar PID nelas.

Enviado do meu ONEPLUS A5000 através do Tapatalk
 

Ah, sim... a Twin, se não usar um bom aterramento, tende a dar problemas na eletrônica.

Ainda mais do Brasil, e principalmente os modelos 110V. Em 220V, com um bom protetor de linha e aterramento dentro das normas, essa placa não dá defeito fácil, não. O problema é o hábito de "espetar na tomada" sem os devidos cuidados, inclusive com o mal-hábito de cortar pino ou usar adaptadores para eliminar o aterramento. Daí é difícil.

Sobre o PID, francamente, sou de opinião completamente diferente. A caldeira ser pequena não torna a temperatura mais estável apenas com termostato. Pelo contrário, dado o pequeno volume de água, a temperatura da água que entra vai fazer o conjunto variar ainda mais em função da temperatura ambiente. Tem de surfar diferentemente dependendo da variação de temperatura do ambiente. Era assim com minha Baby Class.

A caldeira pequena e os elementos poderosos embutidos no alumínio (em vez de imesos na água) mudam o perfil de programação do PID, ficando num meio termo entre o Termobloco (como na Infuser) e a caldeira "padrão" (como na Silvia ou nas Classic com caldeira de aço), mas ainda assim um elemento excelente de controle de temperatura, dispensando o Surf por completo. Por ter caldeira para café e Termobloco para vapor, sou da opinião de que a Twin com PID duplo, ou com dois PIDs, faz frente à badalada Crossland em termos de funcionalidade e qualidade de extração. Confesso que só usei a Crossland algumas vezes durante uma visita a um colega, mas não vi ganho na extração em relação à Twin modificada de outro amigo em comum que temos, com PIDs da Auber instalados por ele mesmo, OPV ajustável da Rancílio instalado por mim.

7 horas atrás, fabreder disse:

Tive problema com termofusível na Twin e extrações sozinhas também.

Uma ECM usada (ou algo equivalente) gira em torno de quanto? 

Depois que a eletrônica começa a dar problema, o termofusível salva o conjunto quando queima... só trocando a placa e corrigindo a instalação elétrica pra ter sossego depois disso.

sobre preço, depende de aparecer... varia bem. Dá uma olhada no tópico do LUW, ele importou uma ECM Barista (HX) direto de fora, saiu mais barato do que comprar uma ECM Classika (SBDU com PID) aqui no Brasil.

O Márcio @Carneiro tava vendendo uma Oscar reformada por ele, com os restritores de fluxo e outros badulaques da NS Musica, o que essencialmente transforma a Oscar numa máquina muito, muito boa. Já modifiquei uma seguindo o "manual" dele e ficou excelente. As feitas por ele devem ficar ainda melhores, na minha opinião... Eu mandaria msg pra ele pra ver se já vendeu (link pro anúncio: 

 

Se quiser nova, acho que a máquina mais interessante pra quem quer uma HX e não quer investir numa ECM/Rocket/Bezzera/etc, conformando-se com algo inicialmente simples que depois possa dar upgrades por modificações. é a Oscar II, que você encontra na Elektros por 556 euros, e com frete EMS da 687 Euros já enviado e segurado (no Brasil vira Correios, logo imposto menor do que Courier) + imposto e taxa dá (hoje) uns R$ 5.500,00 entregue na sua casa... e com a guia de importação legalizada na mão. )

Se vaporizar leite não for tão importante, e preferir estabilidade térmica, a Bezerra Unica PID na Elektros é uma opção quase imbatível... Dá pra mandar por EMS tb. Com seguro, frete e impostos, entregue em casa, fica (hoje) uns R$ 7.600,00 importando legalmente.

Uma HX no nível da ECM Barista é a Bezzera Magica S MN, que no mesmo sistema EMS, com tudo incluso, chega legalmente na mão do brazuca por aproximadamente R$ 9.500,00.

Se quiser HX com PID (tem quem goste, eu não gosto), a Bezzera Magica S MN PID chega aqui por mais ou menos R$ 10.600,00 legalmente por EMS/Correios. 

Pra finalizar, a Dual Boiler com PID da Quick Mill, modelo QM67, que hoje tá sem estoque, sairia + ou - R$ 12.500,00 importando pelos Correios/EMS legalmente.

Todas essas máquinas linkadas (sublinhadas) usam bomba vibratória. As mais leves talvez dê pra escolher com bomba rotativa e ainda ser leve o bastante pra mandar por EMS, mas as HX e Dual Boiler não dá, passam do peso limite.

  • Curtir 1
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que depende da Gaggia. Eu tenho um amigo que tem a Classic que é o mesmo preço dessa Infuse e ele teve problemas de pressão. Alterou a parte interna. Isso a Classic que é uma máquina bem conceituada. 

A questão é mesmo a faixa de preço. A Breville tem muitos defeitos, uns já apontados aqui no fórum como a distribuição de água não uniforme no chuveiro, etc... Mas é uma opção no mercado nacional para quem quer começar a se aventurar na técnica do espresso manual.

Eu vejo ela desse jeito, uma máquina com muitos recursos para qm quer enveredar pelo filtro não pressurizado e receitas com leite, dentro da faixa de preço estipulada e com garantia (mesmo que mínima). 

Qm sabe um dia eu tenho um ECM ou da mesma faixa "prosumer" em casa... Hahaha

 

EDIT: O sono me deixou cego e não vi que tinha outra página. O Cabral sempre entrega posts excelentes, obrigado.

 

Na minha opinião, eu tiraria o máximo que vc consegue dessa, @fabreder. Não sei que condições e qual seu orçamento para o café nesse momento, nem quanto tempo você está nessa saga, mas eu iria desenvolvendo técnica/prática e com o tempo melhorando o equipamento. Acho que um dos passos do aprendizado e saber as limitações de equipamentos e para contornar tais coisas, você acaba estimulando mais o controle das outras variáveis.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, ericksilva disse:

Eu acho que depende da Gaggia. Eu tenho um amigo que tem a Classic que é o mesmo preço dessa Infuse e ele teve problemas de pressão. Alterou a parte interna. Isso a Classic que é uma máquina bem conceituada. 

A questão é mesmo a faixa de preço. A Breville tem muitos defeitos, uns já apontados aqui no fórum como a distribuição de água não uniforme no chuveiro, etc... Mas é uma opção no mercado nacional para quem quer começar a se aventurar na técnica do espresso manual.

Eu vejo ela desse jeito, uma máquina com muitos recursos para qm quer enveredar pelo filtro não pressurizado e receitas com leite, dentro da faixa de preço estipulada e com garantia (mesmo que mínima). 

Qm sabe um dia eu tenho um ECM ou da mesma faixa "prosumer" em casa... Hahaha

 

EDIT: O sono me deixou cego e não vi que tinha outra página. O Cabral sempre entrega posts excelentes, obrigado.

 

Na minha opinião, eu tiraria o máximo que vc consegue dessa, @fabreder. Não sei que condições e qual seu orçamento para o café nesse momento, nem quanto tempo você está nessa saga, mas eu iria desenvolvendo técnica/prática e com o tempo melhorando o equipamento. Acho que um dos passos do aprendizado e saber as limitações de equipamentos e para contornar tais coisas, você acaba estimulando mais o controle das outras variáveis.

Você está correto meu amigo,

Eu me cadastrei nesse clube em 2012 e iniciei com uma Gaggia Evolution que comprei nova (na época achava-se esse tipo de máquina mais facilmente no mercado nacional). Depois, tentando melhorar, comprei aqui no forum uma Twin já usada, que deu alguns problemas técnicos como falei. Depois esfriei e vendi tudo referente a café (menos o Aeropress que ainda tenho - gosto dele) e fiquei um bom tempo afastado, até que "descobri" a Tramontina by Breville.

De início, a Infuser me pareceu uma extraordinária opção (devido ao que tinha usado antes), ainda mais que estava na época da BF e preços melhores. Animado, comprei também o moedor Smart (apesar de já ter um moedor Breview BCG450XL). Ingenuamente, achei que teria algo fodão dessa vez rsss... (importante dizer que, apesar do tempo que já namoro esse mundo, nunca me aprofundei realmente nas técnicas).

Agora, comprei do Gil o tamper e distribuidor Bravo (além de entrar na fila do novo mini) e vou tentar apurar minha "técnica". Se a empolgação continuar, pretendo comprar/importar uma melhor. Acho que 10k seria meu limite rsss. Mas de qualquer forma, é muito engraçado como as coisas mudam de patamar monetário quando se pretende avançar em algum hobby né? E às vezes a melhoria alcançada não acompanha essa escalada de preços... Só como exemplo, até pouco tempo minha atenção estava na fotografia e quando percebi, já tinha uns 16 mil em equipamentos... às vezes, para se conseguir um ponto a mais de abertura numa lente, paga-se o dobro de uma lente pra outra, algumas valendo 5, 6 mil! A grande vantagem na fotografia é facilidade de se revender os equipamentos.... o que já não deve ocorrer na área do café!

Mas tá valendo demais esse meu retorno... apesar de um pouco decepcionado (culpa minha em não ter pesquisado melhor), mas com uma perspectiva maior pela frente!

Agradeço a todos pelas explicações, principalmente aos dinossauros aqui do clube rsss (tanto em tempo de clube como em capacidade e disponibilidade em se manifestar... afinal, não é fácil... tem sempre alguém novo com perguntas já respondidas trocentas vezes hehe)...

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, @fabreder!

Hobbys realmente são caros. Entrei nesse mundo do café por conta do em estágio em TI. Nem tomava antes! Comecei preparando um melitta pra galera do trabalho.

A coisa foi crescendo e eu tenho certeza que estaria mais apartado hj se tivesse mais orçamento para gastar. Ahhahahaha

Eu sou desses que mergulha demais no hobby. Sempre estou lendo e assistindo muita coisa. Mas a gente q é assim tem que prestar atenção se estamos curtindo o hobby de verdade ou só tentando melhorar como uma compulsão. Já vi muitos relatos sobre isso aqui no fórum, pois essa complexidade do café nos deixa sedentos demais por conhecimento! Hahahahah

Bons cafés! E depois traz um feedback do uso das ferramentas Bravo na sua Indústria!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando à Infuser, alguém já mediu a temperatura da água/café na xícara?

Eu usei um termômetro de espeto, desses baratinhos, e fiz a medição:

A água saindo direto do porta filtro deu algo perto de 75 graus.
A água da outra saída também ficou perto de 70 (acho que um pouco menos).

Não tenho noção do que deveria sair!
Tá certo isso?

Edit: meu termômetro é igual a este aqui:
https://www.americanas.com.br/produto/19282295/termometro-culinario-tipo-espeto-digital-de-cozinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é a melhor maneira de medir. Idealmente é um filtro que simule a ocupação do bolo, regule o fluxo pra também simular como a água sai na extração e tenha um termopar (ou NTC ou termorresistencia) bem perto da tela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 20/11/2018 at 23:59, Cabral disse:

Oi de novo, @samuelnbohn.

Pra referência simplificada, potência é a multiplicação da corrente (ou "amperagem", A ) pela tensão (ou "voltagem" V ), então se você tem um aparelho de 1100W, ligado em 110V ele vai "Puxar" 10A. Ligado em 220V (dobro) vai puxar 5A (metade) e manter a potência (110 x 10 = 220 x 5 = 1100).

A tensão mais alta requer fios com capa de melhor qualidade, mas entre 110V e 220V a diferença pros fios de hoje é desprezível, qq capa plástica de fio segura 400V sem problemas.

Mas a Corrente (A) determina a grossura do fio... O fio pra 10A tem de ter o dobro da "sessão transversal" (o dobro da "área", olhando o fio cortado, não é o dobro do diâmetro) do fio pra 5A.

Do mesmo modo, os contatos de tomada precisam ter o dobro da área de contato em 10A do que em 5A, O mesmo em todas emendas e conexões.

Em resumo, em 220V, tem muito menos perdas nas emendas e contatos, e o rendimento dos equipamentos tende a ser melhor.

Com o estabilizador de entrada Bivolt ligado em 220V e saída em 115V, você reduz o estresse na fiação da casa pela metade, ajudando a compensar por fiação antiga, mal-dimensionada ou de baixa qualidade. Além disso, nas regiões que operam com rede 220V bifásica, como em São Paulo, tem-se o ganho adicional de as fases flutuarem independentemente, o que diminui as chances de flutuação em relação a usar uma fase apenas. Há outras vantagens no 220V bifásico que são mais complexas de explicar, mas afirmo que os ganhos são enormes pra quem mora em regiões com qualidade de energia elétrica ruim (como eu).

Na minha opinião, se você tem uma máquina de 2000 a 3000 reais, um moedor de uns 1000, e pensa em investir 300 a 500 num estabilizador de alta qualidade e potência, gastar mais 50 a 100 reais de materiais e uns 60 ou 80 de mão de obra é um gasto mais do que justificado pra resolver o problema de vez.

Testando em 110V o meu conjunto ainda dava problemas umas 30% das vezes. Em 220V nunca mais deu problema. Pra mim isso já bastaria pra pagar até mais do que sugeri acima... e no meu caso eu só tive de colocar mais uma tomada no ponto atrás da geladeira, que já era 220V na minha casa. Tem torneira elétrica perto do seu cantinho? Esse item costuma ser ligado num ponto 220V... Daí é só colocar uma tomada junto ou puxar uma pra perto da onde você precisar, o que pode ser feito com canaletas de sobrepor do tipo "Sistema X".

Se você tem seguro da Porto ou Itaú na casa ou no carro (com cláusula de serviços residenciais) eu sei que os caras fazem essa instalação numa visita, é só vc comprar o material. E em geral o prestador que vai te atender pode até de acompanhar até uma loja local e ajudar na compra.

Se a tomada que você está usando atualmente for exclusiva pra tomada da máquina, basta mudar o fio do neutro do quadro pra outra fase (diferente da que está em uso), mas isso é raro em apartamentos... o mais normal é passar mais um fio no conduíte, da outra fase, partindo da conexão mais próxima da instalação local (meio que uma gambiarra). O mais correto é passar um jogo de 3 fios, 2 fases e aterramento, desde o quadro de distribuição até o ponto da máquina, criando uma tomada exclusiva em 220V.

No meu caso, tinha uma fiação exclusiva 220V pra Geladeira, que dupliquei quando criei meu cantinho do café. A fiação estava superdimensionada (de propósito), então foi só trocar os disjuntor por um no limite da fiação e colocar tomada extra. Pluguei uma "régua" daquelas industriais onde ligo o SMS (BDB e Moedor Breville) e o protetor de linha Clamper onde conecto a ECM e o moedor T48. Aliás, tenho outro protetor da Clamper ligado antes do estabilizador, pois assim o próprio SMS fica protegido em caso de raio ou descarga espúria na linha, mas eu sou traumatizado com problemas de rede e sei que isso já é TOC se manifestando... hehehe... Mas recomendo protetores da Clamper pra todo mundo, são caros mas muito bons.

Sobre problemas futuros, posso citar 2 sintomas entre os que tive: um era o "som de campainha cigarra" e parte da água ir pra bandeja inferior, resultado de a válvula de 3 vias ter se danificado com a rede elétrica ruim. Tive de trocar essa peça (que no meu caso não foi simples, mas no seu seria fácil). Outra foi que a máquina começou a perder pressão  e não ia água pra bandeja, mas também não extraía direito... A bomba Ulka ficou danificada com as surtadas do sistema de controle (que tive de trocar algumas vezes). Trocando a bomba, com o estabilizador, nunca mais tive problemas. A bomba tem vida útil longa, a minha durou pouco porque fiquei usando com problema por muito tempo. O lance é observar. Pode ser que você não tenha nenhum desses problemas...

Boa sorte!

Ótima explanação, obrigado, a minha 870 XL 110 V, algumas vezes apresenta problema na extração e o moinho gira com baixa potencia, deixando claro que não é problema da maquina e sim da rede elétrica . Vou investir em um estabilizador e ver o que acontece ,  a real especialidade da assistência técnica da Tramontina sao coifas e não cafeteiras ou eletrodomésticos ,  os técnicos não entendem nada infelizmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá!!! Minha infuser chegou e percebi uma coisa, quando o portafiltro está na posição travado ele não fica alinhado ou seja centralizado com a máquina ele fica num ângulo de 30° aproximadamente  isso é normal? Alguém com o PF travado não centralizado? 

Marcelo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Boa noite pessoal.

Comprei uma breville usada e desde então tiro espressos consistentes porém na questão da vaporização do leite não consigo de jeito nenhum. 

O bico vaporizador parece não estar regular. Fiz um vídeo para ilustrar. Isso é normal?

Mais alguém apresenta esse problema?

Ja tentei colocar o leite uns minutos antes no freezer pq ele esquenta muito rápido e não vaporiza.

Outra questão que pode afetar é que a máquina é 220v e está ligada em um transformador pq moro no Paraná e aqui é 110v.

Enfim se puderem me ajudar de alguma forma agradeço.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Pierre Luna disse:

Leo, pela imagem está parecendo normal. A minha é assim tb.

Acho que é uma característica da máquina mesmo.

Nunca consegui vaporizar um leite decentemente.

 

Pois é, fiquei um pouco decepcionado com isso. Inclusive testei diferentes marcas de leite e fiz variações com a posição do bico e até hoje nada.

Se alguém tiver alguma tecnica e puder compartilhar seria massa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leofontana, vaporizar na Breville é fácil demais cara, esse barulho que faz, é da bomba dela porque a Breville não tem caldeira, ela usa termobloco, na primeira vez que usei estranhei também, mas o que importa é o resultado, faz assim, liga o vaporizador sem a leiteira e espera começar estabilizar e sair vapor, quando começar, desliga, e rapidamente coloque o bico na leiteira ligando de novo o vaporizador, se não me engano ele marca 6 segundo até soltar a água quente, se desligar e ligar dentro desse tempo, não perde a estabilidade.

Coloca a leiteira em diagonal, com a ponta do bico +/- um dedo abaixo do leite, com ela inclinada, posicione de forma que o leite fique girando (fazendo um vórtex), a medida que o leite de cima vai expandindo, vai abaixando a leiteira, enquanto faz isso, coloca uma mão embaixo dela, a temperatura ideal é quando não conseguir mais segurar com a mão (+/- 65ºC)

E só, mais dois detalhes importantes: use leite integral, quanto mais gordura tiver melhor, pelo menos 3%, e também a quantidade do leite influencia, cara, de 100 a 120ml, se fizer com menos que isso fica difícil de controlar.

  • Curtir 1
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me pareceu normal, também @Leofontana.
O @Marcão já deu toda aula de como vaporizar.
Demorei uns 3 dias pra pegar o jeito da máquina, mas é exatamente o que ele explicou. 
Como ela não tem muita potência no vapor fica até mais fácil pra quem ainda está aprendendo. 
Uma boa dica é o som, comece com o bico mais afundado e vá subindo até começar a ouvir um barulho semelhante a papel sendo cortado de forma ininterrupta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Marcão disse:

@Leofontana, vaporizar na Breville é fácil demais cara, esse barulho que faz, é da bomba dela porque a Breville não tem caldeira, ela usa termobloco, na primeira vez que usei estranhei também, mas o que importa é o resultado, faz assim, liga o vaporizador sem a leiteira e espera começar estabilizar e sair vapor, quando começar, desliga, e rapidamente coloque o bico na leiteira ligando de novo o vaporizador, se não me engano ele marca 6 segundo até soltar a água quente, se desligar e ligar dentro desse tempo, não perde a estabilidade.

Coloca a leiteira em diagonal, com a ponta do bico +/- um dedo abaixo do leite, com ela inclinada, posicione de forma que o leite fique girando (fazendo um vórtex), a medida que o leite de cima vai expandindo, vai abaixando a leiteira, enquanto faz isso, coloca uma mão embaixo dela, a temperatura ideal é quando não conseguir mais segurar com a mão (+/- 65ºC)

E só, mais dois detalhes importantes: use leite integral, quanto mais gordura tiver melhor, pelo menos 3%, e também a quantidade do leite influencia, cara, de 100 a 120ml, se fizer com menos que isso fica difícil de controlar.

Vaaaaleu demais, vou testar dessa forma.

Eu não abaixava a leiteira em nenhum momento e a quantidade de leite acredito que não chegava a isso.

Outro ponto, leite zero lactose é possível cremar?

1 minuto atrás, LFBana disse:

Me pareceu normal, também @Leofontana.
O @Marcão já deu toda aula de como vaporizar.
Demorei uns 3 dias pra pegar o jeito da máquina, mas é exatamente o que ele explicou. 
Como ela não tem muita potência no vapor fica até mais fácil pra quem ainda está aprendendo. 
Uma boa dica é o som, comece com o bico mais afundado e vá subindo até começar a ouvir um barulho semelhante a papel sendo cortado de forma ininterrupta.

Boa dica essa de pegar o jeito pelo som.

Tomara que de certo haha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, tmj brother!

Sobre o leite zero lactose, não sei dizer porque eu não uso, rsrs, mas acredito seja possível sim, bem como com leite desnatado, e afins, porém, imagino que o melhor resultado você vai conseguir com leite integral mesmo, com gordura, açúcar e tudo que tem direito, rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vaporizo o Leitíssimo integral 0 lactose com resultados muito semelhantes ao normal. Se vc não tiver prática em vaporizar leite, talvez seja interessante ver alguns vídeos tutoriais, praticar bastante, independentemente da máquina que utiliza, pois é toda uma arte produzir a microespuma. Claro que cada máquina terá seus limites, mas mesmo nas máquinas de espresso profissionais, a maioria de seus operadores pode passar uma vida inteira sem produzir microespuma decente por falta de técnica/conhecimento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Olá. Após comprar uma Breville com grande expectativa, me decepcionar com as extrações, ler todo o fórum e treinar bastante por 2 meses, acho q estou conseguindo extrair excelentes expressos nela e por isso gostaria de compartilhar com vcs o processo, devolvendo pro fórum um pouco de tudo q ele me ensinou.

cafe com torra recente sempre e moagem é algo variável, dependendo do café, então não entrarei nisso. 
 

Primeira dica, o razor é essencial. Essa máquina tem o problema de distribuição de fluxo de água no chuveiro. Assunto mais q debatido. Então é essencial q o café seja compactado ocupando todo o filtro na exata medida do razor. Então, nessa máquina esqueça usar 18g, 20g, 16g de café. Vc tem q compactar todo o filtro e nivelar com o razor. Tem q sobrar o exato espaço do razor p coisa funcionar. Com isso não haverá canalização e o bolo final saíra perfeito e seco. Se compactar menos pó q a indicação do razor o bolo vai ficar aguado, o fluxo vai canalizar e o chuveiro vai sujar mais deixando o próximo fluxo de água ainda pior. Só a quantidade de pó indicada pelo razor e a pré infusão salvam essa distribuição de água tosca do chuveiro

segunda dica. Trabalhe com os extremos do relógio como referência, nada de ponteiro no meio dos parafusos. A pré infusão ideal ocorre quando o ponteiro alcança o limite da área pontilhada e a extração Ideal  com a bomba 100% ocorre no final da segunda área pontilhada. A parte tida por ideal pelo fabricante q é a área de linha contínua deve ser evitada. Pre infusão ocorre logo antes dela e a extração ocorre após ela 

 

pronto. O volume de café não é uma variável mais. O nivelamento tmbm não pq sempre usaremos o razor. A pressão de compactação é mediana. Só acertar a espessura do pó e ser feliz. 


em resumo, o desprezado razor é a pedra fundamental da máquina e o relógio da bomba deve ser usado diferente do q diz o manual

ia esquecendo, aí vc regula o volume de água em razão do pó compactado. A BR será definida pelo pó e não pela quantidade de líquido q vc deseja. Já q o pó é uma constante e definido pelo volume ideal q irá no filtro, a quantidade de água q será variável 

haaaa, e vcs já reparam q o porta filtro fica perfeitamente nivelado qdo solto na bancada neh. 

tenho conseguido excelentes extrações de 35 segundos, café passa cremoso, tigrado com fluxo lento e continuo, sem aquelas cuspidas no meio, pena q não sei colocar vídeo p mostrar 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Olá pessoal !

Faz algum tempo que não posto nada, mas sempre leio o tópico, pois aprendo demais com vocês aqui !

Hoje minha infuser começou a vazar água no momento da extração e está fazendo a maior sujeira.

Meu moedor também é o Breville Tramontina e a granulometria está em 20 por cerca de 10 segs para o filtro single cup. Nada que fosse gerar uma pressão exagerada para ela.

Fiz um video : https://youtu.be/iKbm1_oDaG0

O que acham que pode ser?

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, CrisLB disse:

Não sou nenhum especialista, mas isso daí tá com cara de ser aquela borracha que veda o portafilter. Parece que quando a pressão aumenta começa a vazar pelas bordas do portafilter.

 

maxresdefault.jpg

Exato! Tem de trocar o anel de silicone que veda. Tem a venda no MercadoLivre e é relativamente barato.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado pessoal.

Espero que seja só isso!

Tirei uma foto e de fato parece que está meio irregular, pois tem uma parte saltada.

Será que este aqui serve : https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1146392192-anel-vedaco-caf-tramontina-by-breville-_JM?quantity=1&shippingOptionId=undefined

Pois no anuncio fala Express Pro e a minha não tem moedor junto.

Obrigado !

 

20200430_084357.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...