Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Carneiro

Breville "the Infuser" (BES840XL)

Recommended Posts

fabreder    69
3 horas atrás, felipejack disse:

A Twin era interessante, mas pra mim era bem complicado ficar controlando a temperatura. Depois disso resolvi vender e fiquei um bom tempo sem máquina alguma, até encontrar essa Tramontina. Daí me animei novamente rss

Cabral    2,162

@fabreder, acho que até já rolou essa conversa por aqui, quando a Tramontina lançou as Breville nacionalizadas e já me posicionei antes... sou da opinião que uma Baby Twin modificada com PID é mais interessante do que a Infuser, e que com uma OPV ajustável ficaria ainda melhor. Isso pra quem não tem problemas com equipamento modificado, claro.

Essa linha Baby era feita de maneira muito robusta, difícil dar defeito, mas sem os mods dependia de surfar metodicamente e de adaptar dose e moagem à regulagem da OPV fixa vir com aproximadamente 11 BAR.

Relatei no tópico específico da Breville Dual Boiler desde o "review" da "lua de mel" com a máquina, depois fazendo um comparativo empolgado com outras máquinas que tive, passando pelo momento em que começou a dar defeito ainda em garantia e minha antiga Baby Class voltou a ser a máquina principal. Só vendi a Gaggia quando comprei a ECM, e a Breville só ficou boa mesmo depois de muitas trocas de peça, modificações e upgrades, e acabou ficando como máquina secundária lá em casa.

A saga da Dual Boiler está toda narrada aqui no CdC, inclusive a "solução final" que tá funcionando até hoje, já que depois disso só troquei a bomba principal, algo normal, componente que gasta mais depressa por conta do sistema de controle de pressão por PWM. Lá no meio tem a dica do estabilizador, algo fundamental pra quem usa Breville em áreas com problemas no fornecimento de energia.

(os links acima vão aos pontos mencionados no texto, todas postagens dentro do mesmo tópico, mas tem casos em que os posts seguintes são relevantes e complementares)

• Thanks 1

A Baby Twin tem aquela parte eletrônica dela de controlar o volume da dosagem que se der problema começa a extrair sozinha ou desligar depois de um tempo. As boas gaggias que eu considero são as Classic e a Baby.
Pelo volume da caldeira das gaggias não acho que compensa colocar PID nelas.

Enviado do meu ONEPLUS A5000 através do Tapatalk

• Like 1

fabreder    69

Tive problema com termofusível na Twin e extrações sozinhas também.

Uma ECM usada (ou algo equivalente) gira em torno de quanto? 

Cabral    2,162
9 horas atrás, Ricardo Fonseca Soares disse:

A Baby Twin tem aquela parte eletrônica dela de controlar o volume da dosagem que se der problema começa a extrair sozinha ou desligar depois de um tempo. As boas gaggias que eu considero são as Classic e a Baby.
Pelo volume da caldeira das gaggias não acho que compensa colocar PID nelas.

Enviado do meu ONEPLUS A5000 através do Tapatalk

Ah, sim... a Twin, se não usar um bom aterramento, tende a dar problemas na eletrônica.

Ainda mais do Brasil, e principalmente os modelos 110V. Em 220V, com um bom protetor de linha e aterramento dentro das normas, essa placa não dá defeito fácil, não. O problema é o hábito de "espetar na tomada" sem os devidos cuidados, inclusive com o mal-hábito de cortar pino ou usar adaptadores para eliminar o aterramento. Daí é difícil.

Sobre o PID, francamente, sou de opinião completamente diferente. A caldeira ser pequena não torna a temperatura mais estável apenas com termostato. Pelo contrário, dado o pequeno volume de água, a temperatura da água que entra vai fazer o conjunto variar ainda mais em função da temperatura ambiente. Tem de surfar diferentemente dependendo da variação de temperatura do ambiente. Era assim com minha Baby Class.

A caldeira pequena e os elementos poderosos embutidos no alumínio (em vez de imesos na água) mudam o perfil de programação do PID, ficando num meio termo entre o Termobloco (como na Infuser) e a caldeira "padrão" (como na Silvia ou nas Classic com caldeira de aço), mas ainda assim um elemento excelente de controle de temperatura, dispensando o Surf por completo. Por ter caldeira para café e Termobloco para vapor, sou da opinião de que a Twin com PID duplo, ou com dois PIDs, faz frente à badalada Crossland em termos de funcionalidade e qualidade de extração. Confesso que só usei a Crossland algumas vezes durante uma visita a um colega, mas não vi ganho na extração em relação à Twin modificada de outro amigo em comum que temos, com PIDs da Auber instalados por ele mesmo, OPV ajustável da Rancílio instalado por mim.

7 horas atrás, fabreder disse:

Tive problema com termofusível na Twin e extrações sozinhas também.

Uma ECM usada (ou algo equivalente) gira em torno de quanto? 

Depois que a eletrônica começa a dar problema, o termofusível salva o conjunto quando queima... só trocando a placa e corrigindo a instalação elétrica pra ter sossego depois disso.

sobre preço, depende de aparecer... varia bem. Dá uma olhada no tópico do LUW, ele importou uma ECM Barista (HX) direto de fora, saiu mais barato do que comprar uma ECM Classika (SBDU com PID) aqui no Brasil.

O Márcio @Carneiro tava vendendo uma Oscar reformada por ele, com os restritores de fluxo e outros badulaques da NS Musica, o que essencialmente transforma a Oscar numa máquina muito, muito boa. Já modifiquei uma seguindo o "manual" dele e ficou excelente. As feitas por ele devem ficar ainda melhores, na minha opinião... Eu mandaria msg pra ele pra ver se já vendeu (link pro anúncio: 

Se quiser nova, acho que a máquina mais interessante pra quem quer uma HX e não quer investir numa ECM/Rocket/Bezzera/etc, conformando-se com algo inicialmente simples que depois possa dar upgrades por modificações. é a Oscar II, que você encontra na Elektros por 556 euros, e com frete EMS da 687 Euros já enviado e segurado (no Brasil vira Correios, logo imposto menor do que Courier) + imposto e taxa dá (hoje) uns R$ 5.500,00 entregue na sua casa... e com a guia de importação legalizada na mão. )

Se vaporizar leite não for tão importante, e preferir estabilidade térmica, a Bezerra Unica PID na Elektros é uma opção quase imbatível... Dá pra mandar por EMS tb. Com seguro, frete e impostos, entregue em casa, fica (hoje) uns R$ 7.600,00 importando legalmente.

Uma HX no nível da ECM Barista é a Bezzera Magica S MN, que no mesmo sistema EMS, com tudo incluso, chega legalmente na mão do brazuca por aproximadamente R$ 9.500,00.

Se quiser HX com PID (tem quem goste, eu não gosto), a Bezzera Magica S MN PID chega aqui por mais ou menos R$ 10.600,00 legalmente por EMS/Correios. 

Pra finalizar, a Dual Boiler com PID da Quick Mill, modelo QM67, que hoje tá sem estoque, sairia + ou - R$ 12.500,00 importando pelos Correios/EMS legalmente.

Todas essas máquinas linkadas (sublinhadas) usam bomba vibratória. As mais leves talvez dê pra escolher com bomba rotativa e ainda ser leve o bastante pra mandar por EMS, mas as HX e Dual Boiler não dá, passam do peso limite.

• Like 1
  • Thanks 2

fabreder    69
ericksilva    9

Eu acho que depende da Gaggia. Eu tenho um amigo que tem a Classic que é o mesmo preço dessa Infuse e ele teve problemas de pressão. Alterou a parte interna. Isso a Classic que é uma máquina bem conceituada. 

A questão é mesmo a faixa de preço. A Breville tem muitos defeitos, uns já apontados aqui no fórum como a distribuição de água não uniforme no chuveiro, etc... Mas é uma opção no mercado nacional para quem quer começar a se aventurar na técnica do espresso manual.

Eu vejo ela desse jeito, uma máquina com muitos recursos para qm quer enveredar pelo filtro não pressurizado e receitas com leite, dentro da faixa de preço estipulada e com garantia (mesmo que mínima). 

Qm sabe um dia eu tenho um ECM ou da mesma faixa "prosumer" em casa... Hahaha

EDIT: O sono me deixou cego e não vi que tinha outra página. O Cabral sempre entrega posts excelentes, obrigado.

Na minha opinião, eu tiraria o máximo que vc consegue dessa, @fabreder. Não sei que condições e qual seu orçamento para o café nesse momento, nem quanto tempo você está nessa saga, mas eu iria desenvolvendo técnica/prática e com o tempo melhorando o equipamento. Acho que um dos passos do aprendizado e saber as limitações de equipamentos e para contornar tais coisas, você acaba estimulando mais o controle das outras variáveis.

• Like 1
  • Thanks 1

fabreder    69
12 horas atrás, ericksilva disse:

Eu acho que depende da Gaggia. Eu tenho um amigo que tem a Classic que é o mesmo preço dessa Infuse e ele teve problemas de pressão. Alterou a parte interna. Isso a Classic que é uma máquina bem conceituada. 

A questão é mesmo a faixa de preço. A Breville tem muitos defeitos, uns já apontados aqui no fórum como a distribuição de água não uniforme no chuveiro, etc... Mas é uma opção no mercado nacional para quem quer começar a se aventurar na técnica do espresso manual.

Eu vejo ela desse jeito, uma máquina com muitos recursos para qm quer enveredar pelo filtro não pressurizado e receitas com leite, dentro da faixa de preço estipulada e com garantia (mesmo que mínima). 

Qm sabe um dia eu tenho um ECM ou da mesma faixa "prosumer" em casa... Hahaha

EDIT: O sono me deixou cego e não vi que tinha outra página. O Cabral sempre entrega posts excelentes, obrigado.

Na minha opinião, eu tiraria o máximo que vc consegue dessa, @fabreder. Não sei que condições e qual seu orçamento para o café nesse momento, nem quanto tempo você está nessa saga, mas eu iria desenvolvendo técnica/prática e com o tempo melhorando o equipamento. Acho que um dos passos do aprendizado e saber as limitações de equipamentos e para contornar tais coisas, você acaba estimulando mais o controle das outras variáveis.

Você está correto meu amigo,

Eu me cadastrei nesse clube em 2012 e iniciei com uma Gaggia Evolution que comprei nova (na época achava-se esse tipo de máquina mais facilmente no mercado nacional). Depois, tentando melhorar, comprei aqui no forum uma Twin já usada, que deu alguns problemas técnicos como falei. Depois esfriei e vendi tudo referente a café (menos o Aeropress que ainda tenho - gosto dele) e fiquei um bom tempo afastado, até que "descobri" a Tramontina by Breville.

De início, a Infuser me pareceu uma extraordinária opção (devido ao que tinha usado antes), ainda mais que estava na época da BF e preços melhores. Animado, comprei também o moedor Smart (apesar de já ter um moedor Breview BCG450XL). Ingenuamente, achei que teria algo fodão dessa vez rsss... (importante dizer que, apesar do tempo que já namoro esse mundo, nunca me aprofundei realmente nas técnicas).

Agora, comprei do Gil o tamper e distribuidor Bravo (além de entrar na fila do novo mini) e vou tentar apurar minha "técnica". Se a empolgação continuar, pretendo comprar/importar uma melhor. Acho que 10k seria meu limite rsss. Mas de qualquer forma, é muito engraçado como as coisas mudam de patamar monetário quando se pretende avançar em algum hobby né? E às vezes a melhoria alcançada não acompanha essa escalada de preços... Só como exemplo, até pouco tempo minha atenção estava na fotografia e quando percebi, já tinha uns 16 mil em equipamentos... às vezes, para se conseguir um ponto a mais de abertura numa lente, paga-se o dobro de uma lente pra outra, algumas valendo 5, 6 mil! A grande vantagem na fotografia é facilidade de se revender os equipamentos.... o que já não deve ocorrer na área do café!

Mas tá valendo demais esse meu retorno... apesar de um pouco decepcionado (culpa minha em não ter pesquisado melhor), mas com uma perspectiva maior pela frente!

Agradeço a todos pelas explicações, principalmente aos dinossauros aqui do clube rsss (tanto em tempo de clube como em capacidade e disponibilidade em se manifestar... afinal, não é fácil... tem sempre alguém novo com perguntas já respondidas trocentas vezes hehe)...

Abraços!

• Like 1

ericksilva    9

Muito bom, @fabreder!

Hobbys realmente são caros. Entrei nesse mundo do café por conta do em estágio em TI. Nem tomava antes! Comecei preparando um melitta pra galera do trabalho.

A coisa foi crescendo e eu tenho certeza que estaria mais apartado hj se tivesse mais orçamento para gastar. Ahhahahaha

Eu sou desses que mergulha demais no hobby. Sempre estou lendo e assistindo muita coisa. Mas a gente q é assim tem que prestar atenção se estamos curtindo o hobby de verdade ou só tentando melhorar como uma compulsão. Já vi muitos relatos sobre isso aqui no fórum, pois essa complexidade do café nos deixa sedentos demais por conhecimento! Hahahahah

Bons cafés! E depois traz um feedback do uso das ferramentas Bravo na sua Indústria!

• Like 1

fabreder    69

Voltando à Infuser, alguém já mediu a temperatura da água/café na xícara?

Eu usei um termômetro de espeto, desses baratinhos, e fiz a medição:

A água saindo direto do porta filtro deu algo perto de 75 graus.
A água da outra saída também ficou perto de 70 (acho que um pouco menos).

Não tenho noção do que deveria sair!
Tá certo isso?

Edit: meu termômetro é igual a este aqui:
https://www.americanas.com.br/produto/19282295/termometro-culinario-tipo-espeto-digital-de-cozinha

Carneiro    1,484

Não é a melhor maneira de medir. Idealmente é um filtro que simule a ocupação do bolo, regule o fluxo pra também simular como a água sai na extração e tenha um termopar (ou NTC ou termorresistencia) bem perto da tela.

• Like 1