Ir para conteúdo

Breville "the Infuser" (BES840XL)


Carneiro

Postagens recomendadas

@felipejack, é fácil encontrar muito debate acerca do filtro simples. Eu creio que só usei o filtro simples na breville umas 2x, e as doses não ficaram tão boas quanto as doses tiradas no filtro duplo.

 

Estava lendo sobre o assunto, e há quem diga que o formato geralmente em V do filtro simples impõe uma dificuldade maior na obtenção de uma extração uniforme, pois em tese a ideia do espresso é que a água atravesse uniformemente pelo pó de café em um determinado tempo, sem canalizar (famoso channeling). Nos filtros duplos o pó é disposto numa mesma proporção desde o fundo até o topo, como se fosse encher uma caixa d'água.

 

Já o filtro em V, a parte inferior tem uma quantidade menor de café do que na sua parte superior, e isso influencia na forma com que a água passa pelo filtro, podendo (em tese, repito) influenciar no resultado final da xícara.

 

Como eu disse, sou apenas um neófito aprendendo sobre o café. Isso talvez dê uma boa discussão sobre o uso do filtro simples ou duplo para doses simples, e provavelmente os colegas mais gabaritados do fórum poderão adentrar no assunto mais tecnicamente.

 

Não faz muita diferença pra mim, porque os 25ml de uma dose simples acabam sedo poucos, eu sempre tomo uma quantidade maior de espresso e por isso acabo usando sempre o filtro duplo. Mas, de qualquer forma, quando eu estiver em casa vou fazer umas experimentações usando os filtros simples para comparar o resultado com os filtros duplos, e ver se ficam bons!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conversei com o Barista da cafeteria que eu tomo café aqui no RJ (Café Secreto) pois percebi que lá eles só tiram espresso duplo, mesmo pedindo um simples de 30ml eles tiram dois. Ele comentou que realmente pra tirar café no filtro simples não é a mesma coisa, a extração não fica tão boa quanto tirada no filtro duplo ... Não perguntei o motivo pois estava meio com pressa mas quando voltar lá vou conversar melhor com ele pra saber.

 

Eu nunca tirei na minha Breville com o filtro simples, também sou igual ao Lunatico que acho que 25ml de café é muito pouco então pra mim sempre fui de duplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas maquinas profissionais que eu já tirei*, o filtro de um não é igual mesmo não. Normalmente, tem q dar uma leve "cavada" no po no filtro. Mas a diferenca nao eh nada proxima da Breville,

pelo menos ate onde pude tirar e perceber.

 

* Nos cursos, focamos bastante em tirar dois espressos. Ou seja, quase sempre usamos o filtro duplp.

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Single é mais chato de tirar , se vcs procurarem aqui no CDC vcs vão encontrar tópicos sobre o problema , tamper especial para single , filtros single variados , VST , IMS, La marzocco e etc.

 

No momento eu uso o single IMS "the single" considero melhor , mas acho que não tem para 54mm.

Editado por carlos eduardo
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yeah CaÊ, pesquisando eu vi que tem muita gente que usa um filtro da La Marzocco para extração de doses simples. O custo não se justifica pra mim, que só tomo espressos duplos mesmo. ;P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não utilizo mais o filtro simples! Fiz diversas tentativas, mas sem êxito! Com o duplo, já alternei de 17 à 21 gramas... Geralmente, para os Lattes eu extraio cerca de 20 a 25 gramas... Quando a esposa quer, eu faço extração dupla de 20gr cada... No meu caso, sempre excedo os 30 segundos pra compensar a quantidade de café na xícara com os 180ml de leite.

Quando vou tomar o shot, ou diminuo a pressão no tamper ou a quantidade, uma vez que moendo no 14 já está bem acima do normal!

Com a "nutation" as extrações ficaram bem mais homogêneas e cremosas...

 

Att.

Luiz Moreira

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da moagem e do grão utilizado! Provavelmente vai passar dos 30 segundos... Com o Amendoado do Mário não tive problemas, mas o Espresso22, se não tomar cuidado, acaba chocando!

 

Att.

Luiz Moreira

Veja aí... Geralmente o manômetro fica nesse ponto!

 

c06000892c21e9c1b5402548c2ea8c39.jpg

 

Att.

Luiz Moreira

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, tem video?

 

As minhas extrações, independente se o resultado na xícara parece é sub/ok/super extraído, quando a máquina pressão total, o ponteiro sempre vai lá na frente... Isso as vezes me engana, acho que devo engrossar a moagem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaE, sabe onde consigo encontrar esses filtros single de 54mm?

 

Se fossé 53 , a IMS faz o The Single em 3 medidas para as Lá Spaziale.

 

Filtro de 54 mm é mais difícil, pelo o que eu me lembre só as Della Corte e Olímpia, nesse caso a IMS faz para as Della Corte o filtro single , mas não é o The Single , é um modelo similar ao VST e Lá Marzocco de 7g.

 

http://www.imsfiltri.com/risultati-ricerca/?competition=0&post_type=i-filtri&comp=dalla-corte&type=gruppo-professionale-tradizionale&Capienza=1-tazza&competition=competition-item&submit=Search〈=en

 

Nessa caso ( se a Della Corte servir na Breville) , o ideal seria juntar todo mundo e encomendar na café, cozinha e cia.

 

Esse tipo de filtro exige um tamper de 41mm , quando eu tinha a Gaggia usei o Lá Marzocco com esse tamper , nesse tópico tem a foto do tamper de 41mm que o JC faz.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1772-extracao-de-single-na-gaggia-com-filtro-la-marzocco/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei bom o vídeo, Luiz. 

 

As extrações que eu consigo estão próximas da sua. O que me incomoda um pouco, às vezes, é que o fluxo que sai não é constante... as vezes suja xícara, máquina etc.  Alguém sabe porque isso ocorre? Mesmo super extraído em maquina profissional isso não ocorre... o fluxo fica lento e devagar, mas não fica "balançando". 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa pergunta @felipejack , eu também tenho esse problema.

 

Outra coisa que acontece é que se você extrai um duplo e coloca duas xícaras, raramente fica uniforme a quantidade de uma com a outra, inclusive no video do @Luiz Moreira da pra perceber que o fluxo de café da saída da esquerda é bem maior que o da direita.

 

Gostaria de saber o motivo disso ocorrer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaE, 

 

no curso de barista que fiz, uma pessoa que tem uma cafeteria perguntou justamente se sair mais de um lado do que no outro seria sinal de tampeamento torto.

 

A resposta foi de que não, que era mais provável ser nivelamento da mesa... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até fazer minhas primeiras extrações naked eu acreditaria nessa resposta , mas quando vc fizer sua extração naked vc vai se impressionar o quanto torto e com canalizações essas extrações tem.

 

Essa foto é um exemplo de extração torta

 

http://www.home-barista.com/forums/userpix/80_IMG_0773_1.jpg

 

Essa foi minha primeira extração naked , no tempo que usava a Twin , provavelmente a de vcs está assim , :) mas é isso mesmo leva tempo até melhorar.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já fiz uma naked na La Spaziale! Canalizou.... Vou upar o vídeo para mostrar, mas o interessante é que fiz exatamente o "mesmo" que faço nas extrações com o PF normal, onde não havia demonstração visível de algo errado, nem fluxo maior de um lado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PF normal esconde tudo , nessa página do HB vc tem os principais tipos de erros de extração naked.

 

No PF normal essas extrações pareceriam ok.

 

https://www.home-barista.com/naked-extraction-common-problems.html

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Moreira o que seria esse flush ?

 

Seria fazer uma extração sem pó antes para aquecer o porta filtro ? Depois secar ele colocar o pó e extrair ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, Diogo!

 

O ideal é ligar o conjunto alguns minutos antes da extração para aquecê-lo completamente. Após, deixe passar água por uns 3 a 5 segundos... Após, seque o filtro e faça uma boa compactação. Por este fato que estou moendo mais grosso! Antes eu usava no nível 6 e compactava pouco, mas percebia que começava lento e aos poucos dava o efeito"cachoeira", que é um sinal de canalização.

 

Att.

Luiz Moreira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha aí, começando a pegar o jeito do latte art na Breville.

 

Em tempo, isso é um coração, ainda que no estilo Pablo Picasso, rsrsrs!!

 

b362ef3b8f5e39a97535c4c71b442de5.jpg

 

Óbvio que ainda tenho muito a aprimorar, no entanto foi a primeira vez que consegui realmente chegar na textura ideal pro latte. Se eu conseguir reproduzir o feito nas tentativas futuras, aí é acertar a mão no pouring (nesse coração parece que eu tenho Parkinson, huahuahauhaua).

 

Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa @Lunatico, um dia chego nesse nível ai ... Eu ainda to pegando a vaporização, de uns 10 que tentei acertei os 2 últimos ... o ultimo ainda ficou meio espumado mas to acertando ...

 

Pessoal, quanto a limpeza das máquinas, vocês fazem a limpeza semanal que é recomendada no manual ? Pelo que vi é colocar o PF e o Filtro na água quente com a pastilha de limpeza mas achei meio estranho ter que usar toda semana uma pastilha pra limpar , vocês fazem isso ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tempo, esqueci de postar na última mensagem: retirei o plastico que fica preso no fundo do porta filtro.

 

jKGydg6.png?2

 

Não vejo razão para aquele plastico ficar ali. Prefiro não ter água quente passando por plástico. ;P

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá bem demais hein Luiz, ficaram maneiros! É bom saber que você tem obtido isso na Breville, pois me dá esperança para aprimorar mais o meu lado aqui com ela hehehehehe!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...