Ir para conteúdo

Torra doméstica - Modificações na fritadeira Kitchen Art da Philco


Santiago Luz

Postagens recomendadas

Obrigado amigo. Reuno todas as informações possíveis sobre esse forno para que eu possa usufruí-lo ao máximo e antever algum possível problema. Se esse forno tivesse um pouco mais de qualidade em algumas partes ele poderia se tornar um forno doméstico para muito, muito tempo. Com bastante trabalho dá pra deixar ele muito bom, sem falar no gasto...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginei que ficar alterando a potência poderia influenciar, de alguma forma, negativamente na vida útil.

Mas sou leigo. Agradeço pelas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Bom pessoal!

Alguém saberei dizer porque meu forno, que é 220v, veio com uma das resistências 115v? A outra tb não sei se está correta, pois é diferente (com o vidro canelado) e não tem indicação de tensão.

De qualquer forma, ontem esta de 115v queimou no meio de uma torra. Alguém tem a dica de onde comprar uma para reposição? 220v de preferencia... hahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, a minha também queimou a de cima.

Tive sorte pq um amigo comprou a mesma na promoção de 49,00 reais e se esqueceu que não tem 220v na casa dele e cedeu pra mim, e usei a resistência dela (deixei de reserva pra uso de peças mesmo).

Pedi em uma assistência autorizada pra verificarem se conseguem as peças na fábrica. Até agora sem resposta.

Se ele conseguir (dependendo do preço) posso pedir algumas e ceder pra quem está com o mesmo problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, demorei pra escrever aqui porque estava sem tempo nenhum nas últimas semanas. Um pouco desse tempo foi montando dois fornos bem montados para levar ao Jamboree SP, a convite da Organização do Evento que ocorreu nesse final de semana, e que aliás foi um sucesso total, gostei demais do Evento.

 

Tenho algumas coisas interessantes pra falar sobre o forno que fui descobrindo ao longo desse tempo e que quero compartilhar com vocês:

 

- Como sabem o forno trabalha com duas resistências diferentes uma da outra. Uma é de quartzo, outra de vidro temperado,e o filamento de dentro também muda nas duas. Conversei com dois peritos em resistência aqui da minha região e eles me disseram que duas resistências diferentes trabalhando juntas faz com que o risco de uma ou outra queimar aumente bastante.Por isso estou deixando meus fornos sempre com duas resistências iguais.

 

- Todo mundo acha que a resistência superior, a que fica mais próxima aos grãos é mais forte que a de baixo, porém desmontamos as duas resistências e constatamos que a de baixo é ligeiramente mais forte que a de cima.

 

- As resistências são muito fortes para torrar café o que fica muito evidente em cidades com climas mais quentes, dependendo da temperatura média seria interessante usar resistências menos potentes, o que aumentaria a vida útil das mesmas e do forno em si.

 

- Do lado esquerdo do forno, no fio que sai da resistência inferior existe um resistor que funciona como um fusível que derrete  e corta a energia do forno (para evitar problemas maiores) quando o calor ali chega a 190 graus, mais ou menos. Esse resistor já me causou muitos problemas e estou retirando ele de todos os fornos. Pode retirar ele sem medo, no caso ele é como uma apêndice para o nosso fim, que é torrar café.

 

- Quando o forno está muito quente, a grade de proteção das resistências dilata e chega a andar pra frente quase 1 CM, podendo em alguns casos encostar no tambor que no momento está girando e freia-lo, causando o velho problema de travamento do tambor e possível quebra do motor. Não são em todos os fornos e nem é só isso que causa o problema do travamento do tambor, mas em alguns dos fornos que montei esse problema acontecia.

 

- Não use uma chapa de mais de 2 cm para proteger os grãos da resistência superior e a coloque sempre por dentro da grade de proteção. Isso vai ajudar bastante a não dilatar tanto a grade naquele ponto e ainda vai diminuir a distância entre a grade e o tambor.

 

-SEMPRE olhe o giro da engrenagem que roda o tambor. Em 50% dos fornos ela roda torta em decorrência do motor preso numa posição um "tanto torta". Preste atenção na pontinha do eixo que sai da engrenagem e repare se ela está bem retinha girando ali por dentro do forno ao lado da engrenagem. Caso não, retire o motor, faça uma abertura entre um buraco do parafuso e outro, coloque de volta, coloque ruelas nos parafusinhos e prenda forte alinhando o motor na posição reta. Tive que trocar a lateral inteira de um forno com engrenagem e tudo pois como rodava torto o eixo acabou comendo a lateral no meio de uma torra, e perdi tudo.

 

- Coloque algum isolante térmico do lado esquerdo do forno por dentro da tampa,  bem na reta das duas resistências. Muitos fornos que tenho visto estão derretendo aí nesse ponto.

 

- Dê um tempo considerável entre uma torra e outra, cerca de 20 minutos. A vida útil do seu forno vai aumentar bastante.

 

- Quando começar o primeiro crack, retire a bandeja do forno (onde cai as películas). Isso vai aumento o fluxo de ar dentro do forno e pode ajudar na qualidade da torra. ( Dica by Igor)

 

- Seguindo essas e as outras dicas desse tópico seu forno deve render um bom tempo. Já montei uns 10 fornos e nenhum deles queimou sequer uma resistência até agora.

 

DICA: Esses peritos em resistência aqui da cidade ao lado arrumam as resistências desse forno muito facilmente. A inferior já é aberta dos dois lados. Podem deixá-las mais forte ou mais fraca. Fiz um orçamento pra ver quanto fica, ainda não chegou, porém não é caro e a qualidade da resistência será muito melhor pela qualidade do produto que ele vai usar na nova resistência.

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto, obrigado pelas valiosas dicas.

 

Quando chegar as resistências se puder compartilhar aqui como conseguir, ou se puder pegar

mais pra revender aqui  eu quero comprar e ficarei grato.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve meu amigo Paulo. Eu não refiz nenhuma resistência ainda pois nenhuma até hoje queimou, mas quem tiver resistência queimada e achar que vale mais a pena arrumar do que comprar uma nova podem me mandar que mando consertar. Ou senão, procurem alguém que mexa com elétrica em sua cidade com certeza alguém vai trocar o filamento da resistência original queimada por um bem melhor! O segredo é usar sempre o material externo da resistência original, pois o material externo é de qualidade e muito dificil de se encontrar!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Roberto.

 

Procurei aqui e não achei quem faz este tipo de serviço. Cidade pequena.

Será que é fácil retirar as "tampas" da resistência? aquela parte brancas nas pontas do tubo de vidro. Pq parece que tem tipo uma cola e se forçar

parece que vai quebrar o vidro.

Se conseguisse tirar aquilo e com os filamentos acho que eu mesmo conseguiria trocar.

Mas se puder ver o custo que ficaria pra fazer por aí pra ver se é viável eu agradeço.

 

Só um detalhe que me ocorreu depois que vi suas dicas ali atrás.

Fiz duas torras seguidas praticamente sem intervalo pra tentar aproveitar o forno já aquecido e a resistência

queimou no final da segunda torra. Talvez seja este o motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio! Todos os meus fornos são 220V. Com certeza sua resistência não queimou por ter feito torras seguidas, isso é má sorte mesmo, eu já fiz várias torras seguidas em vários fornos que montei e nunca tive sequer uma resistência queimada.

A resistência de cima tem as partes cerâmicas que encaixa no forno coladas no vidro, realmente. A resistência de baixo que essas peças são soltas e fica fácil demais trocar o filamento da resistência. Como nunca peguei uma resistência dessa queimada na mão eu ainda não achei um jeito de abri-la sem quebrar o vidro que a envolve...se quiser me mandar a resistência eu posso achar um jeito, caso quebre eu te mando uma resistência inferior nova, e ai seu forno além de ficar com as duas resistências iguais ainda fica com duas resistências que já são abertas e você poderá consertar sempre que queimar. Você me paga apenas o valor que o perito em resistência cobraria pra arrumar a resistência. Esse valor eu vou descobrir amanhã se não estiver chovendo! pois tenho que ir lá devolver uma coisa que ele me emprestou...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que constatei é que a resistência superior tende a queimar onde fica um pequeno defeito no vidro. Vi duas queimadas pq o vidro naquele lugar era mais fino e trincou.

O da Anita trincou neste lugar tb, no último encontro que teve em Sampa, o Felipe M trocou para ela a resistência, colocou uma resistência igual a de baixo no lugar da queimada de cima (seguindo as orientações do colega Beto-o). Ficou com duas resistências iguais, e passou no teste da primeira torra.

Esses seus feedbacks estão muito instrutivos Beto, vai nos atualizando!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com mais 5 fornos na bancada pra começar a mexer, mais descobertas posto aqui! MAs esses  últimos fornos que montei pro Jamboree ficaram show de bola mesmo, quase nada a questionar até aqui!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, tudo bem e por ai? Até agora eu só fiz fornos digamos, analógicos. Então eu uso um termômetro tipo espeto desses bem simples pra monitorar a temperatura do forno, o que funciona muito bem. Quando se retira o termostato fica um furo na lata, e eu uso esse furo para passar o termômetro. Faço também um furo na tampa plástica em um eixo transversal para que o termômetro não fique de frente por onde sai o ar quente do forno e estrague pelo forte calor. Eu ainda não automatizei nenhum forno pois ia fazer isso no meu de uso próprio e ainda não tive tempo e me dei bem torrando manualmente, e nos fornos que tenho vendido tenho preferido vender eles analógicos também para que não encareça demais para quem compre, minha intenção é vender os fornos o mais barato possível e se depois quem comprar quiser pode fazer as modificações que deseja além das que eu já faço. O furo que faço pro termômetro espeto já serve para outros métodos de monitoramento também...

 

Edit:  você entendeu o jeito que faço o furo e o local ou prefere que poste uma foto?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha resistência continua queimada. Até agora não encontrei aqui em Floripa.

Encontrei uma fábrica em sampa que faz sob medida, mas pediram 100 reais nela!! Quase o dobro do forno.

Se alguém souber onde encontrar mais barato, por favor dê a dica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha resistência continua queimada. Até agora não encontrei aqui em Floripa.

Encontrei uma fábrica em sampa que faz sob medida, mas pediram 100 reais nela!! Quase o dobro do forno.

Se alguém souber onde encontrar mais barato, por favor dê a dica.

O Victor, eu to vendendo a minha por R$ 60,00

Usei 1 vez só pra testar, gostei mais da pipoqueira...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendi, mas uma imagem vale mais que mil palavras rss

 

Meu termostato fica bem na resistência, mas não sei oq fazer pq minhas torras tem saído razoavelmente boas mas os grãos ficam com aquele negocio no meio, parecendo uma casquinha.

 

Li q isso é excesso de calor, mas minha temperatura na resistência vai no máximo 230 graus .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou colocar aqui uma foto em breve é que não estou em casa no momento. Minhas torras não passam de 210 graus, de jeito nenhum, controlo pra isso e tenho tido excelentes resultados...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, agora é tomar vergonha na cara, organizar materiais e tentar fazer um tutorial pra quem quer fazer uso do roastlogger. Depois de muita briga com o arduino, tá tudo lindo e funcionando aqui (mas meu café verde acabou, então vai demorar pra fazer torras aqui, hehehehehe)

 

Ajustar a parte elétrica dele é bem simples. Fazer as ligações no arduino podem assustar, mas são simples também. Meu problema foi a programação. A que o Lipe compartilha no outro tópico (página 16) está funcionando perfeitamente. Tive problemas para upar ela pro Arduino  bagunça de pastas minhas e falta de intimidade com a plataforma

 

Nesse tempo, se alguém quiser um help, só avisar :)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como faço o furo e onde posiciono o termômetro no forno:

 

19357622_1339229792780877_1084595031_n.j
Olhando de lado, mais pro canto direito que é onde o forno é mais frio e não causa dano ao termômetro. Do outro lado sai ar quente.
 

19369494_1339230049447518_1896025317_n.j
Como fica o termômetro visto de cima, na diagonal.A aste fica o mais próximo possível dos grãos. Meus testes mostram que a medição está bem próxima do real.
 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como fazer o alinhamento do eixo do motor e consequentemente o alinhamento da engrenagem:

image.jpg

Reparem como veio torta essa engrenagem nesse forno que acabei de tirar da caixa, nem foi ligado pela primeira vez ainda.

image.jpg
Retire o motor desparafusando os dois parafusos que o prende. Pegue uma talhadeira pequena e corte a rebarba de aço que separa os dois furos.
 
image.jpg
Veja como é os furos no original, e repare como fica depois de alterado.
 
image.jpg
Coloque no eixo do motor uma arruela pequena e que passe com bastante folga pelo eixo (muito importante), o buraco da arruela TEM que ser consideravelmente maior que o diâmetro do eixo, pro eixo rodar BEM folgado.Isso vai diminuir ou acabar com a folga que fica entre o motor e a engrenagem, ajudando muito no alinhamento do motor.
 
image.jpg
Parafuse o motor de volta no forno colocando nesses parafusinhos arruelinhas. Devido a abertura que você fez entre os furos do motor agora você pode mover o motor e com isso posicioná-lo perfeitamente para que fique o mais alinhado possível com a engrenagem. Quando achar o alinhamento perfeito aperte bem os dois parafusinhos. Confira na imagem como fica o resultado.
 
  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que constatei é que a resistência superior tende a queimar onde fica um pequeno defeito no vidro. Vi duas queimadas pq o vidro naquele lugar era mais fino e trincou.

O da Anita trincou neste lugar tb, no último encontro que teve em Sampa, o Felipe M trocou para ela a resistência, colocou uma resistência igual a de baixo no lugar da queimada de cima (seguindo as orientações do colega Beto-o). Ficou com duas resistências iguais, e passou no teste da primeira torra.

Esses seus feedbacks estão muito instrutivos Beto, vai nos atualizando!

Também estou com a resistência de cima queimada e estava querendo justamente colocar no lugar da superior outra resistência igual à inferior. O problema é achar... Na assistência técnica disseram que tem que fazer o pedido e esperar pra ver se realmente a Philco tem disponibilidade. E demora de 15 a 30 dias para chegar caso tenham em estoque na Philco. 

Alguém sabe informar onde encontro esta resistência inferior de pronta entrega? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aurélio os últimos 10 fornos que montei estão assim, com as duas resistências iguais. Na minha opinião, ficou bem melhor, e coincidência ou não as torras estão saindo melhores. Com toda a certeza se pudesse usaria apenas as de baixo no forno, que são de quartzo, segundo os peritos que consultei e não só eles, segundo o brother Igor nosso aqui me disse que as melhores pro fim de torra de café são as de quartzo, e não só por esse motivo, mas as resistências de baixo já vem abertas com os conectores cerâmicos soltos, ou seja queimou a resistência é só  tirar ela do forno e trocar o filamento e ela já está novinha em folha novamente, enquanto a de cima é de vidro temperado e os conectores cerâmicos são colados no vidro, ou seja, se tentar tirar a força esses conectores, eles vão sair intactos? e o vidro ficara intacto? Enfim, as de baixo são bem melhores, na minha opinião ....

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...