Ir para conteúdo

Torra doméstica - Modificações na fritadeira Kitchen Art da Philco


Santiago Luz

Postagens recomendadas

Ótimo esse seu relato beto-o. Eu ainda estou finalizando minhas modificações!! Estou meio sem tempo e condições para procurar um texto que venha explicar uma "teoria básica da torra" porque não quero sair torrando sem referência. Tenho 5 quilos de grão cru sendo 3 da compra coletiva e 2 do Mario Zardo! Alguém aqui acredita que irei fazer meus laboratórios com essas joias? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto, acho que se vc tivesse logando as temperaturas, especiamente a do grão e seguindo com elas uma curva "aprovada" logo iria perceber que estava começando com potência muito alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô com algo parecido. Vou tentar isso, já coloquei uma chapa de aço nas duas resistências pra tentar segurar a onda do contato direto.

Tente isso amigo. Pensei em fazer isso que você fez de por uma chapa logo nas duas resistências, pois com certezaia chegar ainda calor suficiente nos grãos, visto o quão forte é meu forno. Só que falando com o Rodolfo, ele já havia me explicado que o fato de por uma proteção na resistência faz com que parte do calor volte pras partes mais sensíveis do forno e diminua a vida útil do mesmo, e então eu decidi deixar a proteção apenas na resistência de cima mesmo...Mas ainda é uma idéia que posso aplicar, e talvez alguma outra pois não tenho certeza se minhas torras estão ficando homogêneas como deveriam. Comparando visualmente com a torra dos amigos aqui me parecem que estão de acordo, mas vendo de perto aqui parece que poderiam estar melhor...não sei se é só impressão, mas parecia que na pipoqueira ficava mais homogêneo, mas talvez seja só impressão. É bom lembrar que cafés naturais ou fermentados é quase impossível fazer uma torra bem homogênea visto o processo pelo qual os grãos passaram. Alguns cafés ficam visualmente bem desuniformes assim que sai do forno. Pode vir a calhar catar alguns grãos até.

 

Ótimo esse seu relato beto-o. Eu ainda estou finalizando minas modificações!! Estou meio sem tempo e condições para procurar um texto que venha explicar uma "teoria básica da torra" porque não quero sair torrando sem referência. Tenho 5 quilos de grão cru sendo 3 da compra coletiva e 2 do Mario Zardo! Alguém aqui acredita que irei fazer meus laboratórios com essas joias? 

muito bom amigo. comecei a torrar com os cafés do Mário, que chega todo mês pra mim. Tenho todos eles aqui, menos o vovó olimpia que já acabou. São ótimos cafés pra isso, tem qualidade e custo benefício muito bom. É complicado você treinar com café ruim também pois não saberá de fato se ficou aceitável, pois, alguns cafés chegam até a "parecer que queimou" visualmente, mas na xícara ficam bons, enfim...é bom brincar com grãos de qualidade também!

 

Roberto, acho que se vc tivesse logando as temperaturas, especiamente a do grão e seguindo com elas uma curva "aprovada" logo iria perceber que estava começando com potência muito alta.

Amigo, acontece que meu termômetro estragou (derreteu) ainda quando usava a pipoqueira. Estava torrrando com bastante cautela e cuidado porém sem termômetro até antes dessa dica do Igor, depois, passei a usar um outro aqui  pra saber que o forno está a  220º. Mas já estou vendo de fazer novas modificações com termopar, etc...Antes de investir mais dinheiro eu queria poder resolver esse problema do sabor rs...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para compartilhar um resultado. Dias atrás fiz uma torra que resolvi tirar "cedo" e evitar passar do ponto (ainda estou aprendendo hehe). Tirei com uns 30 seg após os primeiros cracks, diria uma torra city. Uns dois dias depois fui beber e estava super ácido, horrível. Quase joguei fora mas acabei guardando, e esqueci dele por uns dias (tem quase 2 semanas da torra).

Hoje resolvi beber dele só por brincadeira, e não é que o bichinho esta bom agora?? Está bem pouco ácido, num ponto bem legal.

Vou experimentar amanhã cedo antes de beber outros cafés e me certificar do sabor, mas bebi umas 3x dele hj e está muito bom, só senti a acidez bem no fundo e só após beber a xícara toda (fiz 16 gr a uns 50 ml no espresso)

 

 

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns cafés que torrei esses dias atrás e não havia gostado do resultado estão bom agora! É outro café...é sempre esperar uma semana a duas mesmo, o resultado pode surpreender rs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém tem alguma notícia a respeito de troca de motor? Achei interessante nem tanto a velocidade maior (que é bem vinda), e sim aquilo de motor de microondas que vai para o outro lado (acredito que melhora bem mais a torra só mudando o lado)

 

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém tem alguma notícia a respeito de troca de motor? Achei interessante nem tanto a velocidade maior (que é bem vinda), e sim aquilo de motor de microondas que vai para o outro lado (acredito que melhora bem mais a torra só mudando o lado)

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Inverter a rotação não dá certo sem fazer muitas modificações.

Eu inverti a rotação do meu (ficou daquele jeito igual a do Gilberto, alternando o lado que roda a cada vez que liga e desliga), invertendo a rotação o tambor para de girar pois as engrenagens giram em falso.

Ao meu ver, quanto mais se modifica esse forno, mais problemas ele apresenta (mudei a rotação e ocorreu esse problema, coloquei um cooler externo potente e trincou uma resistencia...), fora que deixa de ter um bom custo benefício; só o dimmer custa muitas vezes o preço do forninho.

Creio que o mais vantajoso é fazer aquelas modificações essenciais (remoção do timer e colocação do dimmer, remoção do sensor de temperatura, aleta defletora da resistência, aleta no tambor para girar o café e furo na lateral esquerda para colocação do termômetro/termopar), e rezar para nada pifar rs

 

Eu encarei essa pois queria ter outras formas de torrar café. Hoje em dia tenho brincado com um bolinha, o i-roast (leito fluido) e o forninho, e cada um entrega um resultado diferente. Robusto mesmo é o bolinha rs, e provavelmente o torrador do Guilherme, o i-roast é meio fragil (copo de vidro), e o airfry é bem frágil (material porcaria kkkkkkkkkkkkkk). Por isso não acho que vale a pena gastar tanto na airfry.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma coisa que me ocorreu agora para evitar mais ainda o contato

dos grãos com as resistencias seria fazer uma torra com o forno

inclunado para a face do vidro ou ainda deitado sobre a face do vidro.

 

não testei.. só um chute mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o lipe.

Pessoal, comprei um motor de 60rpm de fácil adaptação na air fry. Não fiz maiores testes ainda, assim que conseguir fazer funcionar por umas 3 torras posto aqui. O Motor e as adaptações que precisei fazer.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o lipe.

Pessoal, comprei um motor de 60rpm de fácil adaptação na air fry. Não fiz maiores testes ainda, assim que conseguir fazer funcionar por umas 3 torras posto aqui. O Motor e as adaptações que precisei fazer.

Boa, Guilherme. Depois posta o link de onde vc comprou.

Valeu!

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei a torra com o forno virado com o vidro para baixo. Girou tudo certinho, porém pelo jeito ferrou com as resistências (apagaram logo depois de alguns minutos). Alguém já trocou as resistências? Onde que compra dessas?

 

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Wagner:

 

Tem um fusível do lado esquerdo, no fio que vai pro termostato. O meu queimou depois de uma torra (não durante, achei até estranho). Fui lá, vi que tava queimado e removi, ligando as resistências direto. Voltou a funcionar normal. Tô usando sem

Fusível mesmo.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, acho que tinha a venda no ML mesmo, a minha queimou e eu achei mais facil trocar de forninho (deixei um forno apenas para remoção de peças).

 

 

Miguel, a ideia é essa mesma, já postaram esse passo (esquecemos de colocar no passo a passo), a minha ficou assim

IMG_3468_zpseitbismh.jpg

 

Se não fizer isso, calha do sensor de temperatura abrir durante o 1C e acabar bagunçando o perfil da torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como estou pegando cada vez mais gosto por torrar nesse forninho acabei comprando muitos forninhos pra isso mesmo, ir tirando peças. Li que o Igor já está no seu quarto ou quinto forninho e apesar de não usar na mesma pegada que ele decidi me precaver, já que o preço está ótimo mesmo e está me entregando um bom resultado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem só que tirar o fusivel

Eu não achei esse fusível, o meu está ligado as resistências com um fio entre elas só, do lado esquerdo, parecido com a foto que o Rodolfo colocou. Se alguém puder postar uma foto deste fusível, sou grato.

 

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é o sensor térmico (termostato). Debaixo dessa capa branca tem um fusível, parece um resistor. Ele quem queimou. Eu retirei e liguei sem fusível. Joguei fora, senão postava uma foto. É como se fosse um araminho com um engrossamento no meio, prateado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é o sensor térmico (termostato). Debaixo dessa capa branca tem um fusível, parece um resistor. Ele quem queimou. Eu retirei e liguei sem fusível. Joguei fora, senão postava uma foto. É como se fosse um araminho com um engrossamento no meio, prateado.

Vlws Miguel, bom saber.

Meu dimmer foi pro espaço.... Só liga no máximo. Pelo menos ainda está pegando no máximo.  :lol:

Marcio, seu dimmer queimou. Provavelmente ele nao aguentou a potência. Era de qts watts?

 

Tenho um forno usando esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703448075-dimer-dimmer-bivolt-10a-2200w220v-1200w110v-pt-_JM e outro usando este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680840315-dimer-dimmer-bivolt-24a-5000w220v-2500w127v-pt-_JM

 

Ainda não queimaram (quando estava fazendo as mod na pipoqueira tive o azar de ter problemas idênticos Marcio).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo, o meu era de 1500w/110V...

Esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735615719-controlador-dimmer-dimer-rotativo-3000w-bivolt-110v-220v-_JM

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...