Ir para conteúdo

Torra doméstica - Modificações na fritadeira Kitchen Art da Philco


Santiago Luz

Postagens recomendadas

Hoje fiz 3 torras dos cafés da compra coletiva: brejetuba, forquilha do rio e ouro verde. Todos estão prometendo! Tentei ir replicando na mão a curva de temperatura dos perfis que o Igor mandou pra gente. Acho que funcionou muito bem.

Valeu, Igor!!!

Daqui a uns dias comento.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda entendo bem pouco sobre cafés.

 

Quando fala: café brejetuba, vc diz a região que foi produzido o café né? Isso também pro ouro verde e forquilha do Rio né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brejetuba sim, que é da Fazenda Santa Clara. O Ouro Verde e Forquilha do Rio são os nomes das fazendas produtoras mesmo.

 

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brejetuba é um catuaí amarelo, forquilha é catuaí vermelho e ouro verde é um catuaí, acho que vermelho também...

Dá uma olhada no post da 2a compra coletiva do ano passado que tem em detalhes.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, agora q tenho o forninho e aparentemente da pra fazer torras legais nele, vou começar a tentar entender melhor as variedades de café!!!

 

Obrigado pela explicação!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, não salvei a curva de temperatura, mas tenho a configuração que usei no PID do Roastlogger!

 

Mais tarde compartilho com vc!

 

Tem algum perfil pra esse café pra compartilhar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca torrei dele....

Eu só tenho o dimmer e faço a torra acompanhando a temperatura ao longo do tempo na munheca mesmo. [emoji2]

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs tem torrado qt de café por vez?

Eu uso batches de 150 a 200g, e obtenho torras relativamente homogeneas.

 

Outro dia testei torrar uma quantidade bem maior (350g), mas ficou muito heterogênea a torra...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algsavi, se vc colocar as aletas no sentido pra quando o tambor rodar, jogar os grãos para o centro do tambor, mesmo com as 350g não cai grãos para fora dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ver se altero as aletas, mas acho mais fácil colocar a proteção do que alterar 6 aletas rss seria melhor não colocar a proteção, é um peso a mais pro motor frágil do forninho!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse eu comprava outro forno só pra fazer essa mod do tambor rsrsrsrsrsrs

(Alias estou com um forninho só para reposição de peças, já usei as resistências, que queimaram).

E vou te falar, o tambor do Rubensp esta com essa proteção da boca (o Lipe que fez), eu achei muito complexa pra minhas parcas habilidades rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suas resistências queimaram em quanto tempo? Quantas torras faz por mês ou por semana? Costuma fazer torras seguidas? Estou perguntando isso pra tentar imaginar a vida útil do meu rs

 

Vou tentar fazer a proteção fds! Mas outra coisa que incomoda, sao os grãos que ficam presos na tela do tambor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao, queimou no primeiro teste rs. O da Anita queimou tb no primeiro teste.

 

Ficamos nos perguntando se essa alteração que fizemos deixa passar mais corrente do que as resistências aguentam, desde então dificilmente eu deixo o dimmer no máximo.

Sobre torras seguidas, existem controvérsias boas aqui no forum. Tem a ala que prefere pre aquecer e outra que diz para esperar esfriar.

Como não tenho tentado reproduzir nenhum perfil, as vezes acabo torrando seguidamente sem esperar esfriar totalmente.

 

Mas para a reprodutibilidade de perfis é muito melhor aguardar o esfriamento do forno.

 

Sobre os grãos que ficam presos, realmente é um saco rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nao estou usando dimmer, estou usando SSR e a temperatura é controlada pelo Roastlogger. Fiz até agora 3 torras, mas nenhuma seguida!

 

Até então as resistências não demonstram sinais de cansaço kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo, tenho torrado batches de 115g. Faço 4 torras. Espero apenas os grãos esfriarem no Burny´s Bean Cooler Tabajara e reaqueço o forno pra começar nova torra.

Como disse, tento repetir as curvas de ET dos perfis do Igor e para isso utilizo um termômetro e vou na munheca segurando ou dando mais energia nas resistências pra não fugir da curva...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, 

 

Segue o perfil que usei pro Catuí amarelo!

O que vcs mudariam? Ainda não provei o café, mas aguardo críticas e sugestões pra testes!

 

 

SECONDS | SETPOINT | RAMP TO

120            | 25              | 70

60              | 70              | 110

360            | 110            | 225

180            | 225            | 225

120            | 225            | 225

60              | 225            | 170

 

Eu ainda não entendo mto de perfil de torra, fases e etc por isso peço a ajuda de vcs!

O primeiro crack aconteceu com aproximadamente 14min e a torra foi finalizada em 16:07s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

@ algsalvi: não precisa modificar o tambor. Basta colocar um calço de mais ou menos um centímetro embaixo do forno, do lado direito, que os grãos vão ficar mais pelo fundo do tambor, sem pular pra fora. O forno fica torto mas trabalha legal

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrando hoje um forquilha do Rio, quando a temperatura estava próximo dos 200ºC crack iminente, a temperatura começou a baixar.

Fui ver as resistências desligadas.

Saindo até umas faisquinhas na resistência de cima.

Resistência queimada né?

 

É fácil achar estas resistências pra comprar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No manual tem um 0800, tente entrar em contato! Outra coisa, acho que é possível achar alguma empresa ou alguém que fabrique resistencias sob encomenda também...

 

Paulo, quanto tempo durou essa resistencia ? você torra bastante?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto.

Tem exato um ano de uso.

 

Não sei precisar mas em média faço torras a cada duas semanas, geralmente duas ou 3 torras de 170g. (normalmente duas.)

então dá em torno de 8 a 10 torras mês. 12min em média cada torra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...