Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Se tudo começa pela semente, porque não iniciar uma discussão pela sua conservação? Uma vez obtido o café cru de certa qualidade, tenho quebrado a cabeça sobre o melhor modo que poderia utilizar na sua conservação. No momento, parei aqui nessa garrafa pet. Prática sob vários aspectos, não sei se seria o ideal para o dia a dia. post-7923-0-29914800-1482604795_thumb.jpg Se alguém puder contribuir, agradeço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Rogério, este é um assunto que gosto muito e já a alguns anos dedico bons tempos de leitura e modestas pesquisas. Nos últimos anos com a valorização dos cafés especiais e com as tecnologias para as análises dos grãos desde a colheita até a xícara, foi de chegando a conclusão que a armazenagem dos cafés verdes em grãos em sacos de juta, já não seriam boas o suficiente para manter as características físicas, químicas e sensoriais como por exemplo: guardar os cafés em saco de juta em ambiente com alta humildade ou até alta luminosidade poderá fazer o grão " trocar humildade com o ambiente" e em alguns casos perder a cor verde e seus tons, deixando o grão esbranquiçado ou até amarronzado, sem falar nas oxidações. Por sorte nossa, na Internet é possível achar boas leituras sobre o assunto. Uma que indico é este trabalho de conclusão de " pós graduação em engenharia agrícola" da Engenheira FABIANA CARMANINI RIBEIRO. É um trabalho de 2010, já existem estudos mais recentes, mas indico muito a leitura do trabalho dela.

 

http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/1555/1/DISSERTAÇÃO%20Armazenamento%20de%20café%20beneficiado%20em%20embalagens%20herméticas%20com%20injeção%20de%20CO2.pdf

 

Muito boa iniciativa, e para armazenagem caseira a garrafa Pet está de ótimo grado ( claro considerando que você recebeu um grão bem processo e bem armazenado até então né rsrs). Eu faço isso também, ou saco de plástico Grosso ( tipo saco de açúcar cristal) tirando a maior parte do ar possível.

 

Abração e ótima iniciativa, estou ansioso pelas contribuições dos demais amigos.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Roger, utilizando a busca do fórum no modo Google. poderá ver que existem já alguns tópicos sobre o assunto:

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1459-como-conservar-seu-cafe-cru/

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/890-armazenagem-de-graos-crus/

 

Boa leitura e boas torras!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Allex, acabei de ler a a Dissertação da Fabiana, pesquisa dirigida à indústria, é riquíssima em conhecimentos básicos. De grão em grão vou acumulando conhecimentos. Pretendo checar o acervo das bibliotecas de Lavras e de Viçosa. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Luis Paulo, grato pelas referências. A primeira delas sofreu um "stop" faz quatro anos, com apenas 3 respostas. Já a segunda foi mais abrangente, embora tenha parado com 11 respostas há 1 ano e meio. 

 

- Involuntariamente, foi dado ênfase na página inicial do site ao grão torrado. Assuntos referentes ao grão cru ficam dispersos pelos tópicos, e são bastante escassos. Assim, busquei colocar Tags abrangentes, no sentido de centralizar as inúmeras questões referentes ao grão cru.

- Por exemplo, estou localizado aqui em Uberlândia (863 m de altitude), próxima de Araguari (1.013 m de altitude), onde temos o café do cerrado. Dias atrás, comprei 1 Kg do Café Cajubá, grão cru arábica, diretamente no balcão de vendas da indústria. Caso algum membro do CDC se interesse, posso fazer uma permuta de 1 Kg, com frete e deslocamento (gasolina) por minha conta. Gostaria de conhecer cafés de outras regiões produtoras, sem ter que recorrer ao Google e Mercado Livre. Temos cafés de qualidade por esse Brasil afora que nem sempre são ofertados. Mas isso é apenas uma idéia minha, creio que um tanto quanto otimista. Brasileiro é meio que fechadão e desconfiado de manta. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, sua colocação me levou à seladora Fun Kitchen. Você cita que usa saco plástico mais grosso, mas não diz como faz o vácuo. Pelas minhas buscas, o vácuo é fundamental na preservação das propriedades não só do café, mas também de outros alimentos. Não conheço essa seladora e não sei se seria possível introduzir alguma modificação na mesma, de modo que o resultado seja satisfatório. Agradeceria se vc expandisse um pouco mais sua metodologia. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, esse detalhe de "ambiente doméstico" é crucial no tema. Geralmente encontramos muita literatura, informações e soluções dirigidas à indústria. Caso vc avançe com sucesso nessa questão de embalar à vácuo, poste aqui pois tenho quebrado a cabeça. O que encontrei até o momento, vácuo na garrafa pet e sacos de plástico, não me convenceram. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma seladora da marca Oster. Digita no google ou mercado livre: food saver oster. Comprei uma vez o saco plastico da mesma marca apenas uma vez pois achei caro 5mts por 90,00 mas é muito bom e resistente

 

Enviado de meu LG-P705f usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- rbata, considero como sendo bastante interessante essa possibilidade de se congelar o café. Já trabalhei com nitrogênio líquido, o qual não se aplica aqui nesse caso. Se o autor do livro faz menção à essa possibildade, imagino que tenha fundamento. É sabido que o congelamento inibe o metabolismo, daí a possibilidade de se obter êxito com essa técnica. Difícil é descobrir quem usa com sucesso, há quanto tempo, e como é feito. Assim que extrair o capítulo, coloque aqui pra gente.

 

- Tenho 1 Kg de café com 82 pontos pela BSCA encomendado e praticamente postado no correio. Quero dar a ele o tratamento que merece, considerando que meu consumo é baixo, três xícaras/dia. Vou torrar e consumir aos poucos. Como tomamos hoje um café que não será o mesmo amanhã, pretendo buscar logo a melhor solução para preservá-lo por 30 dias, com qualidade sensorial alterada o mínimo possível. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, aproveitei o embalo e dei uma olhada na internet. Os preços das seladoras variam, em números redondos, de 300 a 500 reais. Valor acima das minhas posses, ainda mais que seria o equivalente a pelo menos 10 Kg de café especial, ou uma cafeteira de boa qualidade. Abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Roger. Sim, acredito aque a maioria dos trabalhos para leitura que você vai encontrar é dedicado a cadeia produtiva, mas isso não impede de após a leitura, adaptar o que der para fazer em casa. Eu comecei ir atrás do assunto, porque via um café muito bom colhido pela minha família no primeiro semestre, virar um café médio no outro. Mas há um fato conforme já foi colocado. Para armazenar bem o café bem como outros alimentos, deve ser sempre uma opção o vácuo por motivos quase óbvios não é? Para armazenagem em casa de poucas quantidades acredito que é isso. Eu gosto de usar uma garrafa o mais cheia possível e quando vou torrar, torro todo o café dela. Para maior quantidade uso sacos plásticos grossos dos que aguentam até 40 kgs. De qualquer forma, caso queira ler um pouco mais sobre a armazenagem do pé até a xícara, indico este artigo deste ano que saiu no jornal Estado de Minas. https://www.google.com.br/amp/www.em.com.br/app/noticia/agropecuario/2016/02/01/interna_agropecuario,730196/amp.html?client=safari

 

Grande abraço e vamos em frente.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, Roger, perdeu a compra coletiva que fizemos umas duas semanas atrás... café 82 pontos não é nada perto dos cafés que pegamos, hehe.

 

Já que o tópico tá se estendendo, vou trazer a minha experiência: saquinho ziplock de qualidade num armário limpo e sem risco de pegar mofo é suficiente pra manter a qualidade de grãos verdes tranquilamente por um ano. Já aconteceu comigo é de alterar um pouco a umidade dos grãos com o tempo, impactando um pouco o controle da torra... mas os cafés continuaram bons.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Luis Paulo disse, os sacos ziplock de qualidade dão conta, num lugar limpo e ao abrigo da luz. Eu comprei uma caixa do tipo organizer que impede a luz e umidade de entrarem e deixo guardados ali. Tem funcionado bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis Paulo, estou pagando 29,80 reais por 1 Kg de café cru de 82 pontos, embalagem com nome do produtor, registro, etc. incluído frete. Esse valor seria a metade do que vocês pagaram na última compra coletiva? Se ficares sabendo de uma oferta melhor me avise. Dei uma olhada no zip lock, achei interessante, mas o mesmo não oferece a possibilidade do vácuo, fator que considero imprescindível na conservação do café. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Cada caso é um caso, e após analisar demoradamente, cheguei à conclusão que o melhor seria investir numa seladora Fun Kitchen na faixa dos 300 reais. Apesar de ficar mais em conta que a Oster, comprada pelo Rafael, vou deixar para mais adiante.

- Quando meu café chegar, pretendo fracioná-lo nesses potes de plástico abaixo, rosquiáveis, os quais têm capacidade para 55 gramas cada. Pra efeito de comparação, penso em congelar alguns no freezer da duplex.

post-7923-0-11962000-1482705865_thumb.jpg

post-7923-0-64304200-1482705993_thumb.jpg

post-7923-0-18398300-1482706038_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse valor já com frete apesar de um 82 não ser excepcional desculpe o trocadilho só pode ser do produtor Noel! Rsrses desculpa mas se for a primeira vez que compra dele desconfie, e se não for a primeira e o café é ( ou for) realmente bom, passe o contato! [emoji3][emoji106]

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, fechar a vácuo seria mais pra vc guardar o café já torrado (até mesmo congelando-o), que sofre muito mais com a ação do oxigênio.

Para o café verde, proteger da umidade, temperatura e luz já garante a qualidade por um bom tempo.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, os valores da compra coletiva variaram entre R$34 e R$52 o Kg mais frete. Não chegaram a ser avaliados, e eu tô longe da capacidade de um QGrader... mas pela experiência eu diria que o melhor deles chega a uns 88-89 pts. O tópico da compra com os detalhes ainda tá por aqui nos tópicos recentes.

 

Se puder arrumar algum ziplock de qualidade, pode armazenar parte nele e fazer uma comparação pra gente daqui uns meses, torrando e fazendo uma prova cega. Que tal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Allex, me parece que o produtor está numa fase de fazer o marketing de seu café. Passei inclusive uma MP para o Igor analisar. Tem um detalhe, a disputa pelo mercado aumentou, pois essa safra será recorde, dado o aumento da produtividade, e não da área plantada. Isso sinaliza que Embrapa, Emater e produtores estão avançando a passos largos, o que nos deixa orgulhosos em termos de Brasil. Mas voltando à oferta do café cru, não tem segredo, está aqui no Mercado Livre:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-766253444-cafe-recanto-maravilha-sul-de-minas-gro-cru-para-torrar-1kg-_JM

Pelo preço, 82 pontos, uai sôh, vale a pena experimentar. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis Paulo, a idéia do ziplock é boa, mas já me preparei para usar esses pequenos potes de rosca citados acima Ainda passo uma fita crepe. Minha torra será na pipoqueira, e só sei diferenciar o que presta do que não presta. Alguns potes irão para o freezer da geladeira, e deixarei sempre duas amostras para abrir após uns seis meses ou mais. No mínimo, vou poder comparar pela cor, por meio das fotos tiradas antes e depois. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, eu já tive aquela família imensa, que ocupava todos lugares em volta da mesa, e ainda faltava banco. Hoje, meu consumo é mesmo pequeno, e 1 Kg será exatamente o que eu e minha filha consumiremos em um mês. Mas se eu diminuir a cerveja, e aumentar o café, aí a coisa mudará de figura. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, eu que sempre tomei café de supermercado estou feliz da vida aguardando a chegada do café especial de 82 pontos. Mais ansioso ainda pelo fato de que irei torrá-lo na pipoqueira. A bem da verdade, entendo mais de uma boa cerveja que de café. Tenho uma programação de conhecer 12 cafés especiais ao longo do ano. Pelo menos no âmbito familiar irei causar inveja. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK Roger, acabei de ver o anúncio. A região dele é bem próximo a região que minha família produz também, mas no nosso caso os cafés especiais não vendemos, fica pra consumo próprio e somente uns 60 kgs por ano eu torro e vendo aos amigos de SP, mas deve ser um perfill parecido. Só tem que ver se vem misturado com grãos mocha, e que peneira que é. Mas vou perguntar lá no anúncio pra ele.

 

Outra coisa, se quer comprar bons cafés com custo beneficio excelente, coloque o MARIO ZARDO na sua lista. Caso, não o conheça, fica a dica. Cara gente boa, e tem uma baita café.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Allex, faz algum tempo que comprei um lote de 80 galinhas Carijó, no sentido de montar um pequeno experimento em meu sítio. Estou treinando-as a comer a cereja madura do catuaí vermelho, separar as sementes das fezes, beneficiar, e quem sabe vender o produto no mercado na faixa dos 200 reais o quilo. Estou vendendo cotas do projeto, pelo valor irrisório de mil reais. De um total de vinte, restam apenas duas. Posso reservar uma pra você? O negócio promete, pois a aceitação das galinhas pelo fruto foi bem razoável.  

 

Em tempo, nosso amigo Mario Zardo está aqui no CDC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No momento agradeço a oportunidade de participação no Projeto. Por enquanto estou reunindo forças e moedas para abrir uma micro torrefação com cafeteria em SP. 

 

O Contato do Mário você consegue aqui no Facebook dele. Ele é muito fácil de lidar, barateiro e rápido no envio. https://www.facebook.com/mariojosezardo?fref=ts 

 

Muito boa sorte no projeto com as galinhas e conforme for acontecendo conte para nós o andamento.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...