Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

- Allex, tô de brincadeira, não tenho sítio algum, nem mesmo uma galinha. É que o pardal vem aqui comer a ração da minha cachorra, e o Jacu vai lá comer o café do fulano de Venda Nova, ES (onde trabalha o Mário Zardo). Se Jacu come café, porque a galinha também não poderia comer? Aí inventei essa história, que se vingasse o sonho poderia se transformar em realidade. Já trabalhei com pesquisa e sempre me vem à cabeça alguma idéia nesse sentido. Se eu tivesse uma fazendinha...

 

- Mas vc tem a fazenda, e poderia pensar no assunto, pois se a produção é pequena, vc precisa agregar alguma coisa ao produto, pra mode aumentar seu valor. Uma cerejinjha vermelha, na frente de uma galinha com fome, tá no papo.

- Fui no Google buscar o significado de "grão mocha", ao qual vc se referiu. Veio tanta coisa boa, que faz horas que estou no computador. Aí me ocorreu outra idéia: se sua produção é pequena, porque não fazer um licor especial de café, e vender para seus amigos de São Paulo? Simplesmente produzir e vender o café é um desafio muito pequeno. Já dizia o poeta, "o homem é do tamanho de seus sonhos". E mel da florada do café? E crema à base de extrato de café? Produza e fature.

- Meu desafio no momento é torrar café especial, uma marca /mês. Assim, agradeço sua indicação do Mário Zardo, torrador e comercializador de café, no momento trabalhando em Venda Nova, terra do Jacu, ou melhor dizendo, terra do Café Jacu. Passo sempre por lá, uma vez que tenho dois irmãos em Vila Velha, ES.

Abraço! 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo certo Roger, eu imaginei porque Galinha não come café ([emoji23]) só se tivesse matando elas de fome rsrsrs

 

Muito obrigado por tantas idéias! A minha inicial começou pensando na armazenagem do café assim que sai do pé, hoje já é abrir uma micro torrefação com cafeteria com foco total no grão de lá; a partir de então espero teu um pouco mais e tempo de liberdade porque não né de trabalhar as demais variações e possibilidades que são realmente ótimas. Todas elas precisariam de um bom investimento tanto de dinheiro, quanto de tempo não é? Então estou trabalhando em busca dos dois.

 

Sobre suas torras, aqui no CDC você conseguirá muitas informações de muita gente boa que torra também. Eu torro no bolinha desde menino de nunca me arrisquei em outrs forma de torrar.

 

Verá que maravilha torrar e beber o seu próprio café!

 

Muita sorte pra você! [emoji106] Abração

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, não encontrei boas referências sobre a conservação do café na geladeira, muito menos no freezer. O mesmo fica ressecado. Por enquanto vou por esse caminho que vc citou, mesmo porque dentro de um mês espero tê-lo consumido e partido pra outro. Minha meta é conhecer doze cafés especiais diferentes em 2017. Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, faz uma busca aqui no fórum mesmo, utilizando a opção Google, que vc vai achar vários relatos sobre a conservação de café no freezer.

Vale a pena dar uma lida. O pessoal aqui entende do assunto (estou obviamente me excluindo do "pessoal" [emoji2] [emoji2] [emoji2] ).

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu já queria recomendar esses recipientes para armazenar o café das galinhas

 

http://www.farmaciadornela.com.br/detalhes-produto/32551/Pote-Coletor-de-Fezes-Plastico-com-Tampa-1-Unidade/categoria/50

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, mas é exatamente esse frasco que irei utilizar para armazenar meu café grão cru. Postei uma foto dele aí pra trás, custou-me o mesmo valor, ou seja, 0,97 centavos cada, num total de 18. Capacidade para 55 gramas, é de rosca, e ainda passarei uma fita crepe em volta. Especificamente no meu caso, irei abrindo um por um na medida da necessidade, ao longo do mês. Seguido de torra na pipoqueira, moagem média manual no moinho Araceba, encapsulamento e finalmente Nespresso. Até o momento, a coisa tá caminhando nos conformes, embora assuma como certo uma perda de qualidade com minha torra doméstica. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis Paulo, Márcio, encontrei essa referência abaixo na internet, na qual utilizam o saco ziplock. O vácuo é obtido, não digo 100%, imergindo quase que totalmente o saco num recipiente com água, baseado nos princípios da física.

 

http://www.naoacredito.com.br/vacuo/

 

A qualidade do saco ziplock encontrado no mercado brasileiro é um ponto de estrangulamento. Não temos boa qualidade nos produtos de modo geral, e quando partimos pra importação somos absurdamente taxados. Dado que o café contém elementos que chegam a ser mais voláteis que o éter etílico (exagero?), a questão da perda de qualidade, inclusive pela oxidação, é de extrema importância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Allex, essa sua empreitada de montar uma cafeteria em SP é do tamanho do universo. Que os astros conspirem a seu favor, e oxalá ainda te farei uma visita pra tomar um expresso. Mas como mencionei anteriormente, achei muito interessante o fato de existir licor e crema de café no mercado, nesse caso mexicano:

 

http://www.medievalcoffeeshop.com/productos

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, minha opinião é a seguinte: você está se preocupando com um dos fatores que tem menos influência no resultado final na xícara. Seu tempo de armazenamento do grão verde é extremamente curto, vc torra em pipoqueira, mói em moedor de ferro fundido e tira o café em nespresso... O dia em que vc estiver torrando num Probatino, moendo num K30 e tirando o espresso numa GS3, aí sim talvez valha a pena começar a se preocupar na diferença entre armazenar em ziplock/garrafa pet/pote de vidro e congelar o café a vácuo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis Paulo, vc tem certa razão quanto à amplitude de minha preocupação. Mas convenhamos quanto ao seguinte: Tomei café de supermercado durante toda minha vida. Uma semana após a compra, a perda da qualidade chega a 50%, aproximadamente. Isso ocorre na cozinha de todos, em qualquer parte do planeta. Hoje eu paguei 29,80 num quilo, mas amanhã estarei pagando 80 reais. Ingressei num mundo totalmente inexplorado das coisa boas da vida. No meu caso, classe média, pagar 80 reais num quilo de café é esnobação, sendo que nem tenho cartão de crédito. Pago tudo à vista no cash e no débito BB. A compra de uma Nespresso, agora no final de ano, me deixou apaixonado pelo café expresso extraído pela máquina. Daí vai que eu compro amanhã um quilo de café que custa 1/3 do valor da máquina, e após trinta dias terei qualidade zero do mesmo, pela falta de adequada conservação. Com o uso da internet, estou indo a fundo nessa questão da preservação. Em tempo, a compra de uma máquina dessas que vc citou é um sonho, face outras necessidades. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, creio que a questão morreu aqui nessa multinacional chamada Swisspac. São inúmeras as embalagens oferecidas por eles, inclusive para café. Ao que parece, o objetivo deles é atender às indústrias. São embalagens aluminizadas por dentro, e que têm aquelas válvulas de desgaseificação. Exatamente como encontramos nos supermercados. A partir de 70g até 2Kg. Passei um e-mail solicitando algumas informações:

 

http://www.swisspac.com.br/sacos-de-cafe/

 

O endereço deles, conforme consta no site, fica perto de você. Quem sabe uma hora dessas não seria o caso de visitá-los?

Rua Santa Bárbara, 630

Rio de janeiro, RJ.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café de super mercado você pode 100% a partir do momento que pega ele na prateleira e coloca no seu carrinho. [emoji23]

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Allex, boa demais essa sua colocação sobre o café de supermercado. É por isso que nem olho pra ele quando entro por lá. Total desprezo.

 

- Faz algum tempo que estou para lhe perguntar o seguinte: talvez vc tenha passado pela pipoqueira, mas hoje utiliza o torrador bola. É na chama do fogão a gás ou a lenha? O custo do bola é bem acessível, mas minha pipoqueira nem fez aniversário ainda. Estou em dúvida se compensaria.

- Achei bastante interessante essa Dissertação defendida em Londrina, abordando o efeito da altitude sobre a bebida do café:

 

http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000180966

 

Mais embaixo na página, tem um link para download completo do documento. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger eu sempre usei o bolinha na lenha, agora desde o mês passado estou usando um fogareiro a gás e o controle é bem mais fácil. Eu não faço a mínima idéia de como torrar na pipoqueira, mas indico totalmente o bolinha número 2. Da outra pra usar no fogão da cozinha sim. Aqui no fórum tem um tópico dedicado ao bolinha. Procure dar uma lida que achará ótimas informações. Abração!

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Roger.

Para o café torrado, utilizo esses sacos ziplock a vácuo. São da Mor e podem ser comprados no Mercado Livre.

Os verde que sempre compro em nossas compras coletivas já vêm em sacos ziplock sem válvula. Seguem fotos abaixo:

f3c3ede4dfab43595043864242cbae6c.jpg

 

83cf4e80de5bd0188412eacb41997af2.jpg

 

Abraço!!

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Márcio, grato por postar aqui o chamado "pulo do gato", dica de ouro pra conservar o café. Pra te falar a verdade, eu já tinha encerrado minhas pretensões em comprar o grão torrado, dado a extrema volatilidade de certos elementos do café. Mesmo para o caso do grão verde, já que meu consumo é baixo, me sinto na obrigação de tomar todas as medidas de conservação. Como o oxigênio é o inimigo número um do café, um saquinho à vácuo vem a calhar.

 

- Já entrei no Mercado Livre e fiz minha encomenda, marca Mor, mas encontrei também pelo Google da Sanremo e Conserva Fácil da Consul. Todos os sacos com válvula desgaseificadora e bomba.

- Por acaso vc já chegou a comprar saco refil para essa marca Mor?

- Essa empresa Swisspac, que citei acima, sua vizinha no Rio, fornece toda e qualquer embalagem com válvula à indústria. Não me responderam o e-mail. Me parece que só vendem a partir de mil unidades.

- Como é que se faz pra colocar aqui nesse espaço uma foto tão grande como essas que vc colocou? Fica bastante didático. Clicar onde? Como arquivo anexo não sai assim.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, visto que está utilizando citações de posts desnecessariamente (o que acaba sobrecarregando o servidor), sugiro que dê uma lida nos tópicos da seção "Leitura Obrigatória".

 

Quanto à postagem de imagens, o primeiro tópico da seção "Tutorial" trata disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, quanto às postagens, a dica do Luis Paulo é a melhor. Lá tem orientação pra vários aspectos das upload de.fotos e vídeos.

Em relação à Mor, não achei refil, mas quando busquei acabei achando o melhor comprar outro kit completo, pois não achava de outra marca. :)

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger

 

Aqui tem um post sobre uma marca dessas embalagens, que

acredito serem compatíveis com esse kit Mor, já que a bomba

de sucção é idêntica. Foi bom ver a postagem desse kit, pois

eu tenho encontrado as embalagens, mas não encontro mais

a bomba. Em São Paulo é comum encontrar essas embalagens

nas lojas Multicoisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Bressa, a aparência do seu café embalado à vácuo está perfeita, o que deve te deixar tranquilo por um bom tempo. Vou voltar lá no tópico daqui há pouco. Estou aqui no interior, com poucas opções quanto às embalagens de modo geral, mas ainda bem que temos a internet. Procurei aqui numa loja, não tinha, e o dono colocou alguns obstáculos pra encomendar da indústria, etc.

- Ainda sobre o tópico "Como armazenar o grão torrado", creio pelo visto numa rápida pincelada que o mesmo clareia todas minhas dúvidas sobre conservação. Mesmo porque, o grão torrado requer muito mais atenção e cuidados que o grão cru. Com 361 participações, o tópico fornece muitas contribuições interessantes. 

Abraço!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio e Bressa, tenho refeito minhas estratégias com mais leitura e raciocínio, no sentido de vencer o inimigo do café, o oxigênio. Sun Tzu tem sido meu guia. Depois que vi as fotos que vocês postaram, adquiri uma embaladora à vácuo FK e uma centena de sacos plásticos apropriados. Como já tenho a balança de precisão, fracionarei todo café que comprar e levarei ao freezer. Consumirei aos poucos, em função da necessidade. Caso não fique satisfeito com minhas torras, optarei pelo grão torrado gourmet, selecionando dentre as inúmeras ofertas do mercado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lunatico, cheguei a usar meu aspirador de pó, que tem uma boa potência. Pesei as quantidades que queria, usei o aspirador, dei dois nós cegos e levei os saquinhos durinhos e amorfos acondicionados dentro outro pote, sem vácuo mas com tampa, pra geladeira. Não coloquei no freezer. Uma semana depois os sacos estavam amolecidos e a geladeira com cheiro de café. A espessura dos saquinhos, nem fina demais, nem tão espessa, não foi capaz de impedir a saída de gases. Bem como sua entrada? Hoje, como coloquei acima, pretendendo preservar meu café abaixo da temperatura ambiente, parti decididamente para uma seladora a vácuo. Café não pode ter contato com oxigênio, sob pena de perda de um determinado percentual da qualidade. Seja grão cru, grão torrado ou moído. É o que encontramos na literatura.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que meleca hein. Tava até pensando em comprar um pack desses com 10 sacos, mas vou deixar para outra oportunidade.

 

Seladora à vácuo já é um custo/despesa adicional que eu não pretendo ter no momento, vou abrindo os meus pacotes um a um, deixando-os em potes que são fechados hermeticamente. Claro que também não veda 100%, mas dá pra segurar até eu consumir os 250g da embalagem original, para só então abrir outro café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lunatico, veja bem, eu usei saquinhos de plástico comuns, vendidos aqui perto de casa. Esses que o Bressa e o Márcio utilizaram são próprios pra vácuo, o qual é obtido por meio da bombinha que compõe o Kit. Um Kit desses pra mim sairia em torno de 30-40 reais, c/ frete incluso. Só que eu não sei se esses sacos são reutilizáveis. Pra evitar gasto aqui e ali em busca da solução, decidi partir pra seladora. Cada caso é um caso, e penso que seria interessante vc fazer sua tentativa. Aí em Vitória, capital, tudo fica mais fácil pra se conseguir. Em tempo, tenho dois irmãos morando em Vila Velha, região da Praia da Costa.

Abs!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Lunatico, pra uso na seladora a vácuo, utilizei saquinhos de plástico co-extrusado, adquiridos no ML. Com um original tamanho 20 x 15 cm, fiz quatro, em função de minhas necessidades. Ficou econômico. No caso do café cru, embalei em frações de 100 g com objetivo de torrar na pipoqueira. Já no caso dos cafés torrado em grãos e/ou moído, fracionei em porções de 14 g, para uso no cachimbo da cafeteira. Todas essas frações foram então acondicionadas dentro de saco ziplock e levadas ao freezer. Muito otimista quanto à minha vontade de tomar café, já tenho congelado quatro marcas.

- Em termos de custo, caso tivesse optado pelas embalagens a vácuo (8-10 sacos), acompanhadas da bombinha, cada compra equivaleria a 10% do custo da seladora. Convenhamos que dez saquinhos não dá pra muita coisa, e as compras se repetiriam.

- Minha satisfação com a seladora não poderia ser melhor. Apesar de ser uma máquina pequena, sela e faz o vácuo quase que com perfeição. Fiquei imaginando seu caso, porque não vc ir lá na Prainha em Vila Vela, comprar uma garoupa fresquinha, porcionar, embalar a vácuo e congelar. Assim, considerando a utilidade da seladora além da preservação do café, pense em colocar sua aquisição dentro de suas prioridades.

Abs!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, sem dúvida não deixa de ser uma opção legal para armazenagem de grãos diferentes. Vou realmente ponderar sobre isto, pois atualmente eu venho comprando o máximo de 1 kg de café, geralmente dividido em 04 tipos de torras (ou até mesmo produtores diferentes) de 250 gramas.

 

Como a regra lá em casa é café apenas para duas pessoas, um pacote de 250g acaba durando uma média de 10 dias. E aí, mesmo recebendo uma torra bem recente como geralmente recebo do Mário, fico sempre com o receio de estar apenas aproveitando o melhor do primeiro café que eu abro, pois após abrir o 2 pacote já terá decorrido mais de 10 dias da torra...

 

Se congelar os grãos realmente mantiver as melhores propriedades dos grãos, dividir as embalagens à vácuo em quantidades de 50g já me seria muito útil, pois 50 g somem em 2 ou 3 dias lá em casa!

 

Qual a seladora à vácuo você está usando, e qual foi o custo dela e das embalagens ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lunatico, a seladora Fun Kitchen saiu por 302,00 oferta de final de semana do Polishop, com frete incluso. Os saquinhos comprei no Mercado Livre, pacote com 200 20 x 15 cm por 50 reais, números redondos. Mas no seu caso, só de considerar uma garoupa congelada no vácuo, ou um dourado, compensa o custo. Pra não dizer outros alimentos. A vida me ensinou que se pudermos utilizar tecnologia, sai tudo melhor. Por exemplo, desisti desse negócio de torrar em casa. O produto final não tem aquela qualidade desejada. Por outro lado, o leque dos cafés gourmets em grãos torrados que surgiram no mercado é uma coisa impressionante. As máquinas espresso estão popularizadas. Comprei uma Oster por 389,00 e estou super satisfeito. E olha que meu moedor é daqueles do tempo da vovó, não tem nada de Tramontina. Na moagem média-fina, vai muito bem. Custa apenas 80 reais, faz tempo que tenho. Nesse caso, confesso que não uso tecnologia, mas o resultado final não deixa a desejar. É o que importa. Com os 900 reais de um moedor de primeira linha, prefiro gastar conhecendo no mínimo umas vinte marcas de cafés especiais.

Abs! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rogercv, mais importante do que todo tipo de equipamento é você estar satisfeito com os seus resultados. Oras, se está satisfeito com o seu moedor e máquina atuais, fazendo bons cafés para o seu gosto, não vejo qualquer obrigação da sua parte em fazer upgrades. Ao menos até o momento em que se sinta essa necessidade.

 

Sobre a seladora à vácuo, estou cogitando a compra para os próximos meses (estou meio justo no orçamento atualmente) pois realmente terá utilidade além do café, embalando alimentos em casa. Devo comprar alguma marca genérica, pois vi alguns relatos de pessoas reclamando de algumas máquinas que exigiam embalagem própria/específica, obviamente bem mais cara do que as normais à venda no mercado.

 

Boa sorte nos cafés!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...