Ir para conteúdo

Testando o novo Baratza Sette 270W


carlos eduardo

Postagens recomendadas

Finalmente o "bom velhinho sacana" que não deu as caras no natal , apareceu hoje na véspera de ano novo.

 

31843635222_a232ec877e_c.jpg

 

31874888681_3832053b3a_c.jpg

 

Quando o Alexandre me disse que iria importar um sette para testar , eu comecei a encher o saco do "véio" para ele importar 2 , mas os caras da Baratza diziam era muito difícil enviar 2 para fora dos EUA antes de 2017.

No final alem dos 2 , eu acho que os caras da Baratza lembraram que estavam devendo um Sette para o Rocco campeão de Aeropress na Irlanda esse ano , no final enviaram 3 ,  se o Rocco estiver lendo , o véio já esta despachando seu merecido premio.

 

Agora as primeiras impressões sobre o Sette.

 

O moedor é muito bonito , minha mulher achou mais bonito que os outros , o encaixe do PF não precisou de fazer regulagem nenhuma .

 

31617830650_64b3d60086_c.jpg

 

 

A  nova mó da Etzinger realmente tem um design diferente sem falar que são muito afiadas , quando comparadas com os mós do Preciso.

O sistema é muito simples , não vejo como possa ter retenção , na verdade o moedor não tem retenção nenhuma.

 

31182463333_8e9bc24cda_c.jpg

 

31151562274_e2eefa3dae_c.jpg

 

O moedor é muito rápido , mesmo em comparação com o Forté que já é bem rápido ele e bem mais rápido.

Não entendi porque a baratza fez um moedor residencial com tamanha velocidade.

 

A moagem para espresso é muito homogênea (só testei hoje para espresso) moí para 4 espressos , a moagem dispensa WDT ou qualquer tipo de distribuição , o pó sai soltinho.

 

Para quem perguntou se ele mói fino para espresso , mói sim , esse espresso saiu em 3C , 25seg e 45% de BR.

Com certeza ele mói bem mais fino.

 

31151573254_de34578a8c_c.jpg

 

Li reviews americanos onde tem gente que fala que ele faz retenção , não vejo como , a não ser que vc use a detestável torra dark french cheia de óleo , mas usando as torras que usamos no Brasil não vejo como ocorrer retenção.

 

Também li sobre estática ,  não apareceu estática depois de 4 moagens , na minha opinião a estática tem muito haver com o clima do local , aqui no Rio agora esta muito quente e a umidade esta uns 300%  :)  , numa situação dessa acho difícil formar estática , mas , se vc esta no inverno de NY , onde vc toma choque tirando o casaco a situacao é bem diferente.

 

Depois de 4 moagens tirei a foto do bocal , nao tinha um grao.

 

31151583304_57326764a2_c.jpg

 

O cantinho ficou bagunçado , e minha mulher esta fazendo cara feia por mais um moedor e eu avançar mais um pouco na bancada.  :D

 

31843710582_706aed9db6_c.jpg

 

Minhas humildes primeiras opiniões.

 

Pros :

 

Ë voltado para uso residencial perfeito para o nosso uso , compacto , simples ,  veloz. e bonito.

 

Perfeito para moer por doses.

 

Nao tem retenção

 

Não empelota.

 

Permite uma distribuição excelente.

 

Balança com precisão igual ao do Forté , exatos 0,2 g.

 

Contras :

 

É voltado para uso residencial  a baratza deixa claro no manual que nao é para moer quilos por dia .

 

Na caixa vem o aviso que ele usa a tecnologia Acaia , e que poderia usar o app da acaia , a baratza informa no site que o tal app chamado BrewBar nao esta pronto, prometem para "soon""

 

 

 

 

  • Curtir 19
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaÊ, qual a faixa média de preço aqui no Brasil, qual o diâmetro das mós e qual sua avaliação quanto a robustez, comparativamente com Vario e Fortè?

 

Já testou para os coados? Se sim, qual o nível de resposta nas regulagens quando do retorno ao espresso após a moagem em faixas mais altas de coados e FP?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaÊ, qual a faixa média de preço aqui no Brasil, qual o diâmetro das mós e qual sua avaliação quanto a robustez, comparativamente com Vario e Fortè?

 

Sobre a robustez, só ler as ultimas paginas do tópico sobre o Sette no Homebarista. Parece um típico Baratza v1.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Murilo o preço foi o que o Alexandre anunciou , 2995 a vista ou mais 7% ser for parcelar no PayPal.

A mó é de 40mm , mas o modelo da Etzinger é novo , e todo sistema é diferente de qualquer moedor cônico existente .
Eu creio que o diâmetro da mó por si só não representa muita coisa , vou aguardar a publicação do gráfico de distribuição de partículas pela Baratza .

Nessa calor que está fazendo no Rio não vou fazer coados por um bom tempo.

Quem tiver contato com o Rocco , ele é o cara mais gabaritado aqui no CDC , para avaliar o Sette nos coados.

Quanto a robustez a primeira vista ele parece mais robusto que o Preciso e menos que o Forté, acredito que será do mesmo nível que o Vário.

:lol: O Burny como um bom alemão quando não está reclamando , significa elogio.

Para quem quer entender o que eu quero dizer , sugiro ler esse texto.

http://noblat.oglobo.globo.com/cronicas/noticia/2016/07/cartas-de-berlim-um-elogio-por-dia.html

Mas o nosso amigo marrento tem razão em relação a um projeto novo , tem coisa ainda não implementada como o app da Acaia.
Normalmente eu trago meus moedores de viagem aos EUA , mas dessa vez preferi comprar com o Alexandre para não ter dor de cabeça, se der problema , tiver upgrades , a melhor garantia é o Alexandre .

Quanto ao HB , como tudo na web tem muita informação boa e muita bobagem , 105 páginas sobre o Sette e parece que a maioria não se deu ao trabalho de ler o manual , o último post foi de 6 nov , o manual do Sette está datado de 1 dez 2016.
Esse moedor é um grande desconhecido , ainda é muito cedo para fazer qualquer afirmação.

Na minha humilde opinião, no HB tem uns 25% de pessoas que sabem do que estão falando ou pelo menos tem bom senso.

Os outros 75% é formado pelo típico doido raivoso que votou no Trump.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O CaÊ, como um bom fanboy da Baratza, que tem 3 moinhos dessa marca, defende o fato que a Baratza mais uma vez usa o consumidor como beta tester de um produto cheio de problemas (alguém lembrando o Vario v1, ne?). Só tem que ler os seguintes tópicos para avaliar se eu sou marrento, ou se comprar um Sette nesse momento é uma péssima ideia:

 

http://www.home-barista.com/grinders/baratza-sette-micro-adjust-drifting-while-grinding-t44645.html

 

http://www.home-barista.com/grinders/baratza-sette-270w-weight-inconsistent-t44697.html

 

http://www.home-barista.com/grinders/baratza-sette-end-user-reports-t43862.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba! Esse cantinho parece um showroom da Baratza! Filial do Alexandre! Hehe :P

 

Falando em soon, o som do Sette é bem mais alto que dos demais moedores Baratza, né?

 

Eu fiquei instigado a comprar o Sette, já que vou para os EUA em breve, mas estou no time do Burny. Vou segurar a ansiedade e aguardar as cenas dos próximos capítulos. Ainda assim, acredito que seja mesmo um excelente moedor. Parabéns CaÊ e valeu por compartilhar suas primeiras impressões. :)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah alemão vc dá trabalho hein , vamos lá. :)

 

Eu já tinha lido isso , primeiro o post do tal de stherric.

 

A micro regulagem passear quando moendo , no meu as regulagens macro e micro são duras , só se movem com o motor funcionando como diz no manual.

Se elas estiverem folgadas , basta apertar os 3 parafusos que aparecem na foto que eu tirei por baixo , se não resolver , significa que está com defeito.

O sistema é absurdamente simples , e mesmo assim o mané desse stherric não entendeu e colocou as arruelas que não tem nada com isso.

 

Agora o tal de BruceB , o problema de inconsistência na pesagem, a precisão do meu é igual ao do Forté , 0,2g nem mais nem menos , o cara fala que o dele varia 2g , isso é defeito , mas antes de definir que é defeito , algumas observações.

 

O moedor está em local plano nivelado , os pés estão ok , a bancada é rígida, se estiver em uma mesa bamba, não tem balança que funcione .

Outra coisa esse moedor tem 480W de potência, o Forté profissional 240 W , se vc colocar esse moedor em uma bancada bamba ou inclinada não tem jeito , vai vibrar e a balança não tem como acertar.

 

O interessante é que essas perguntas simples ninguém faz.

 

Finalmente o tal do Calender , esse recebeu o moedor com o garfo antigo errado , é só ver a foto do dele e do meu , basta pedir o certo que a baratza envia um .

 

Feliz ano novo Burny . :)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago eu já tinha lido muito sobre o tal ruído, estava esperando um líquidificador, mas o ruído não é tão mais intenso que dos outros , a diferença é que ele tem um som mais agudo.

 

Em compensação a moagem é muito rápida , 70% mais veloz que o Forté e 120 / 130% que o Preciso e o Vário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Feliz ano novo, CaÊ! A minha leitura dos tópicos é uma outra. O problema de mudanças da regulagem para mais grosso não parece um caso isolado, vários usuários relataram isso. Em alguns casos apertar os 3 parafusos ajudou, em outros não. E foram relatados outros problemas com a regulagem (every other step problem). Claro é sempre fácil falar que o usuário faz alguma coisa errado, como vc falou no passado quando usuários (incl. usuários experientes) relataram que o Vario deles mostrou um comportamento temperamental e aleatório. O meu Vario v2 funciona p.ex. perfeitamente se eu limpo as mós em intervalos de uma a duas semanas. Se não ele muda o grau de moagem (no espresso) numa maneira aleatória. Claro pode alegar que eu sou responsável e tenho que fazer a manutenção basica do bicho, mas talvez o consumidor simplesmente quer um moinho que funciona e não quer apertar parafusos, colocar bolinhas de boracha na regulagem da moagem ou outras comédias que a Baratza apronta.

 

Just my two cents e ceterum censeo catharginem esse delendam.

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Realmente é questão de ponto de vista , esses problemas todos são respondidos no faq da Baratza , e ela possui um suporte exemplar , não deixa perguntas sem respostas e tem humildade ( coisa rara nos dias de hoje) quando "dá ruim" , envia upgrades , faz vídeos, eles levam o conceito de diy a sério , dá para reparar quase tudo em um moedor baratza com os vídeos e instruções que eles disseminam.

 

Que eu conheça nenhuma outra empresa de eletrodomésticos faz isso.

 

E se vc considerar as outras empresas que fabricam moedor , aí então a diferença é gritante , informação para o cliente nessas empresas é raridade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Gil oferece suporte técnico por Whatsapp para o Mini e o Debut Rsrs

 

Esse detalhe dos faq não sabia, muito bom isso. Ter o suporte do Alexandre aqui no Brasil com certeza é uma vantagem enorme. Mas mesmo assim, eu vou observar esse tópico e o HB e comprar o Sette v3 depois ...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudades de ler um debate agradável e alto nível. Obrigado à todos e em especial ao CaE que nos deu este tópico-presente-surpresa de natal!

As considerações prós (CaE) e contras (Burny) me parecem absolutamente corretas. Ambas!!

O melhor de tudo é ter uma empresa como a Baratza com os dois pés no século XXI enquanto um número razoável ou até mesmo expressivo de outras gigantes, não só do ramo café, ainda permanecem olhando o retrovisor procurando "respostas". Observar e ouvir o consumidor com tamanha humildade, como temos vivenciado com nossos master chef inventores Gilberto, Alexandre Torres e até o Aram, são uma raridade.

E assim viramos o ano com dois moedores manuais fantásticos e um elétrico sensacional, todos pensados para o barista amador e ainda uma máquina de espresso manual e um torrador de prova chegando em muitos lares dos foristas brasucas que gerará grandes debates em 2017. Fora os muitos fornecedores de grãos especiais que estão literalmente pipocando a cada mês, os encontros presenciais dos membros do clube em vários pontos do País. As interações 24h por dia e 7 dias por semana graças a popularização do Whatsapp.

 

Pelo menos, em cafés e equipamentos de qualidade, 2017 promete!

 

É isso... ufa!

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive um amor quase que " platônico" a primeira vista pelo sette. Porem lendo vocês acima, percebo como sou feliz com meu MD40 modificado. Se é moer fino blz, Grosso blz, muito café ou pouco blz também. Agora só me falta um bravo mini para viagens e blz! O sette por enquanto fica como um amor a ser admirado...rsrs

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para fazer mais testes , e não gastar meu café bom do Igor e Terroá , comprei 1kg de café xingling no supermercado , Prima Quality da cooxupe , milagrosamente só tinha 30 dias de torrado. :)

 

31979364606_fee839c4b9_n.jpg

 

O primeiro teste foi chocar a extração com esse café , a ECM , chocou com 3C.

 

O ponto correto de extração foi 4E , 29 seg BR de 42% , deu uma extração bonita , mas o gosto é muito amargo , faz tanto tempo que eu não bebo café ruim que esqueci o quanto esses blends de espresso de supermercado são amargos.

 

31176841984_e40b4314b6.jpg31979365326_96aa29f00a.jpg

 

Depois disso fui direto para 30E , que no manual é considerado a moagem mais grossa para chemex , na minha opiniao em 30 já esta bom para FP , a moagem é muito homogênea , muito melhor que nos meus cônicos , Preciso e Nemox.

 

31900364221_51d9e95439.jpg 31900367161_b4f311253b.jpg

 

Voltei para 4E e fiz nova extração , não deu certo , como em outros moedores elétricos ele precisa moer algumas gramas para acamar , fiz uma segunda extração e deu certo , 28 seg , BR de 41% .

 

Fiz mais testes e para uma variação de 4 para 30 ele precisa acamar , mas de 4 para ate uns 10 ele recupera sem problema.

 

Do jeito que a moagem dele é homogênea acredito que ele vai brilhar nos coados , principalmente aeropress.

 

Voltando para o problema da imprecisão da pesagem , ontem eu usei o filtro ECM de 18 gramas no PF sem problemas a balança funcionou perfeito.

Hoje fui usar o filtro IMS onde eu sempre usei 18g , mas ele é mais raso , é para 16/17g , quando comecei a usar a balança passou a dar erros de 0,5 g ate 0,8 g :o

 

Na hora eu pensei ( caramba isso é praga de alemão :lol: mas o Burny não tem nada com o problema ) o que aconteceu é que conforme a moagem evolui vai se formando um vulcão de pó de café , se o tope do vulcão tocar na descarga de pó a balança dá erro.

Bastou reduzir de 18 para 17g que o erro sumiu , o tope do pó parou de encostar na descarga.

 

31902072111_aa30501a8f.jpg

 

Depois dessa resolvi testar o copo , e se vc deixar o copo encostar no corpo do moedor , vai dar erro.

 

32021331785_405d7f9fd1.jpg

 

Quem lembra dos Varios ate 2012 onde os hoppers , folgavam , rodavam e acabavam desarmando a micro switch , a Baratza aprendeu , esse hopper é excelente , bem justo com os encaixes perfeitos , muito bom.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente ele moendo 17g para espresso no copo , com velocidade reduzida em 2X , para ver os grãos.

 

 

Moendo no PF 17g para espresso , para visualizar como o pó fica solto .

Difícil foi coordenar o PF com a câmera.   :lol:

 

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Feliz ano novo!

 

Fui pesquisar um pouco sobre a opinião desse aparelho e ele esta classificado como 3 estrelas, na Amazon. Fora que o preço la é de 450 dolares. Muito caro para um produto 3 estrelas..

 

Então pesquisei outros da mesma categoria e encontrei um mais em conta com 4,5 estrelas. O que é muito bom!

 

https://www.amazon.com/dp/B01MDT98B1?psc=1

 

Agora uma pergunta. Com esse preço no Brasil, na minha opinião impraticavel, não seria melhor comprar uma maquina de espresso da SAECO, que faz a moagem, e passa o espresso? Ja que ela é mais barata que esse moedor?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela discussão, ambos têm pontos válidos. 

 

Eu tinha visto esta moagem em vídeos anteriores, de fato o sistema novo deles parece ser muito animal. Toda mudança substancial em qualquer mecanismo está sujeita à falhas e correções em futuras revisões, então eu de fato acho prudente aguardar ainda uns 6 meses pra quem pretende adquirir o Sette, creio que não há dúvidas de que uma nova revisão ocorrerá em pouco tempo.

 

No mais, eu acho o moedor sensacional, rápido, e incrível como deixa os grãos livres após a moagem. No meu Tramontina Breville a saída do pó se dá em tempos e gera algumas bolinhas de café (facilmente quebráveis com o wdt). Fico olhando essa moagem do Sette vendo o pó caindo continuamente, muito fera. Pode ser uma bela aquisição para um futuro à médio prazo, pois atualmente estou muito satisfeito com o kit breville, que me atende nos espressos, coados e moka. 

 

No futuro eu já estou planejando uma viagem para os EUA ou Europa com a patroa (quem sabe no fim deste novo ano de 2017), e se eu realmente viajar a pretensão é guardar uma grana para a troca da máquina por uma mais robusta, tipo uma prosumer com um grupo E61 (seja qual for a marca, provavelmente de dupla caldeira e com PID, por exemplo, ECM, La Pavoni, La Spaziale, Rocket, Nuova Simonelli, Marzocco, Profitec, etc). Não devo trazer nada mais pra mim.

 

Então, como até dezembro/2017 o Sette já deve ter passado por pelo menos 2 revisões, pode ser um excelente upgrade pra mim, sempre visando o uso doméstico.

 

Caê, parabéns pela compra e pela coragem de comprar o Sette, você é literalmente o early adopter do Sette no nosso grupo, hehehehe!

 

Abraço, e um ótimo 2017 !!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Feliz ano novo!

 

Fui pesquisar um pouco sobre a opinião desse aparelho e ele esta classificado como 3 estrelas, na Amazon. Fora que o preço la é de 450 dolares. Muito caro para um produto 3 estrelas..

 

Então pesquisei outros da mesma categoria e encontrei um mais em conta com 4,5 estrelas. O que é muito bom!

 

https://www.amazon.com/dp/B01MDT98B1?psc=1

 

Agora uma pergunta. Com esse preço no Brasil, na minha opinião impraticavel, não seria melhor comprar uma maquina de espresso da SAECO, que faz a moagem, e passa o espresso? Ja que ela é mais barata que esse moedor?

 

Obrigado!

Boa tarde, Carlos!

 

A resposta é não... A não ser que você não esteja buscando qualidade e sim facilidade/economia.

Comprando uma máquina "pato", ela vai proporcionar um "mais ou menos" de tudo! Infelizmente, não conseguimos obter grandes resultados economizando! Para iniciar, o moedor dá Breville atende numa boa!

Agora uma coisa é certa... Isso vicia! À partir do momento que vc compra um equipamento, já inicia a pesquisa para o próximo upgrade!

 

Um abraço.

 

Att.

Luiz Moreira

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje aproveitei que o celular estava a mão quando usava o moedor e fui checar o Bluetooth, o celular reconheceu o moedor e pareou , identificado como : BARW270F28B.

 

Agora só falta o app ficar pronto.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irado o vídeo mostrando o pó moído bem solto.

 

Uma das primeiras coisas que percebi no Breville (em comparação com os 2-3 profissionais que usei no curso) é que a moagem sai bem grudada.

 

Parabéns pela aquisição, Cae! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha que maneiro!!

 

Tendo em vista que os nossos cafés são de ótima qualidade (ao menos aqueles destinados à exportação), nada mais justo do que recebermos um pouco de "amor" das empresas do segmento, hehehe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu vi essa imagem quando o Velloso publicou e fiquei pensando, onde o motoboy sentou para entregar essa caixa? Parece aquelas imagens da India com uma montanha de caixas em cima de uma motocicleta heheheheheh

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr Alexandre, o senhor é um Ninja!!!!  

Mas a foto teria ficado mais legal ainda se você estivesse pilotando carregando os cobiçados moedores :)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Novidades do Sette , como dito no manual depois  de uns 2 quilos moídos  , foi necessário inserir as arruelas.

 

Estava usando o Blend do  Walmor e o Sette em 1A estava fazendo espresso em 20 seg. com BR de 32%.

 

As arruelas diferente do que aparece no video da Baratza sao muito finas , espessura de 0,1mm , como pode ser visto na foto : 

 

32195224664_5e4855581c_z.jpg

 

Com arruelas tao finas coloquei as duas , pois havia lido que com elas faria espresso em macro 5 ou 6 , com duas arruelas usando o mesmo café passei a fazer espresso em macro 12 !

Retirei uma arruela e ele passou a fazer espresso entre macro 5 e 6.

 

A troca de arruelas é  muito simples não leva 5 min.

 

 

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...