Ir para conteúdo

Testando o novo Baratza Sette 270W


carlos eduardo

Postagens recomendadas

  • 4 weeks later...

Vini respondendo a sua pergunta :

 

"Por quê, Carlos Eduardo?

O que você acha de diferença no espresso? Nos outros métodos, o que vc achou?"

 

O 270W vem de fábrica moendo, de espresso até chemex , segundo a baratza com grande consistência, quando eu coloquei uma arruela ele passou a moer de turco até V60 / clever , ficou excelente para espresso.

 

Falando de espresso o 270W é muito superior em comparação com o Vário W , é 50 dólares mais barato , tem um sistema de pesagem melhor , moendo direto no PF , as mós se estabilizam muito mais rápido que no Vario , a pesagem e outros registros serão controlados por um app que não está pronto.

Para quem tem o nosso hobby ele é perfeito , compacto para uso residencial , moe por dose , não tem retenção e possui a melhor distribuição de pó no PF que eu conheço, principalmente quando a gente pensa que ele custa 499 dólares.

 

Nos outros métodos, a baratza continuou a desenvolver uma nova mó com a etzinger , para coados e moagem grossa , esse sistema da etzinger a gente só troca a mó fixa , como eu já puder ver quando instalei a arruela , vc troca essa mó em 3 min , é mais fácil que trocar uma lâmpada.

 

A mó nova custa 26 dólares , mais barato que a mó de coado do Vário :

 

https://www.baratza.com/product/sette-bg-coarse-cone-burr-holder/

 

Por todos esses motivos e que eu acho que o Sette vai tirar compradores do Vario, hoje na minha humilde opinião esse é o melhor moedor é com o menor custo para quem tem o nosso hobby.

Eu só não digo que ele supera em qualidade do pó moedores bem mais caros porque a baratza ainda não publicou o gráfico de distribuição de partículas dele.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A unica diferença do W é que ele pesa os grãos? Pq se for eu diria que

o nosso uso (não profissional) o 270 sem W é uma ótima opção além

de um pouco mais em conta. $379.

 

Pelo menos baseado no meu uso do Vario sem W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois 270W e Vário W pesam o pó moído, só que o Vário só moe pesando no recipiente e o 270W moe pesando no PF , recipiente , V60 , virtualmente em qualquer lugar.

 

A distribuição do 270 é melhor , e uma vez que vc comece a moer por peso não tem volta. Eu nunca usei o suporte metálico de PF do Forté, eu só moo por peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini eu não tive problema até agora , a instalação da arruela é prevista no manual.

 

Se vc ler o faq da Baratza vai perceber que os tais defeitos são simples de resolver.

 

Mas tem uma característica dele que não tem solução, se vc comprar um 270W é não tiver uma bancada rígida e nivelada , ele não vai pesar certo nunca.

 

O meu cantinho fica em uma bancada de granito super rígida e nivelada , não tenho problema , mas se colocar em uma mesa meio bamba que eu tenho na copa ele simplesmente não acerta uma pesagem.

 

Se não tiver uma bancada legal é melhor comprar o 270.

 

Quanto a esperar , eu comprei com o Alexandre para não ter dor de cabeça , se está na dúvida espera.

 

Quanto ao Forté , quando eu disse para o Alexandre que queria comprar um Sette ele falou que eu estava maluco que eu tinha um Forté e não precisava de outro moedor, e ele está certo eu comprei o Sette por causa do hobby , o Forté e muito bom e robusto , se comprar ele vc não precisa de mais nada , mas assim o hobby perde a graça. :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É dessa forma que eu usava o Vário, se queria moer 18g pesava 23 dava uma moída para o santo de 3 ou 4 gramas , jogava fora e moia o resto .

 

Funciona sim .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando sobre isso, agora que vc tem a salvação do homebarista, o inquebrável Sette, vc não quer me vender o seu Forte por um preço amigo, CaÊ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa de ser amargo alemão , andou comendo churrasco Friboi ? :lol:

 

Não Burny não tenho intenção de vender , o Forté, Sette e o Nemox eu gosto muito deles , mas no segundo semestre eu devo vender o MD40 e o Preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que coleçao de moinhos! Rsrs

Carne já não tem no meu cardápio um tempo. Diverticulite leve. Coisa de idoso. Vc provavelmente sabe, CaÊ. rsrs

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, pelo que andei lendo, quase todos os problemas iniciais do sette já foram resolvidos ne não?

Ainda tem alguma coisa grave para resolver?

Li muita gente reclamando de uma provavel retenção de 2g, mas a própria baratza falou de uma mínima retenção, não dela ser 0. No mais, qnd coloca as arruelas (shims), melhora a precisão.

Mais alguma coisa grave a se considerar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini onde vc leu 2g , :) , o sistema é  um tubo  , muito parecido com um manual , não tem onde reter nada , vou dizer o que já falei antes , se usar um grão com torra dark french , como americano gosta, vai ter retenção até entupimento em moedor manual.

 

Essa foto eu tirei em um whole foods  , isso é  dark french e vende bem , imagina esse negócio empapado de óleo em um moedor.

 

 

16056892521_c9266d9ba2_z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A retenção do Sette é bem documentada, p.ex. aqui

 

https://www.kaffee-netz.de/threads/baratza-acaia-sette-270-sette-270w.99154/page-38

 

e incl. confirmada pela Baratza (que falou que é proposital para diminuir a estatística do pó).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse alemão dá trabalho ,   :)   Eu vou explicar como o,sistema funciona já que o Burny não conhece o moedor.

 

Retirando a base da mó  a gente percebe que entre a saída do pó e a base da mó,  existe uma camada 2 ou 3 mm de pó (essa é a retenção) , na foto eu perfurei com um palito a camada para mostrar a espessura .

 

33214472600_69bc6fb924_c.jpg

 

33597588725_1eff515d1a_c.jpg

 

Com  um pincel limpei todo político que tem dentro do sistema , dá  0,6 g .

 

32783839603_6d4cba8242_c.jpg

 

Como fica a base limpa.

 

32783844873_511e033fdc_c.jpg

 

 

Essa é a retenção , 0,6g

 

Mas para tirar a duvida eu peguei o celular e fiz um filminho , ficou tremido pois filmava com uma mão e com a outra fazia as coisas , e bem simples.

 

Pesei café na balança 25,3 / 25,2 g a balança oscilava 0,1g , depois coloquei o cafe no Sette passei ele para manual e moí todo o café ate esvaziar o hopper , retornei o pó para a balança e deu 24,6 g , uma retenção de 0,6/0,7g.

 

Isso aqui esta bem documentado , EU FIZ .   :D

 

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comédia esse carioca, rsrs. Primeiro fala que é retenção ZERO, e depois é 0.6 g. Vc deve ser das humanas, ne? Agora só imaginar que alguém usa um grão com caraterísticas um pouco diferentes (torra mais escura etc.) e já tem 1 ou 1.5 g exatamente nesses canais de saida, que foram desenhados para dar uma apertada no pó e evitar estatica, tipo um flapper, e assim causam retenção. Só ler o tópico do Kaffeenetz que mencionei antes ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comédia esse alemão, nunca viu o moedor nem de longe , mas acha que entende , com um preconceito bem típico de quem trancou o cérebro em uma caverna de platão , se não agrada a sua lógica distorcida , rosna .

 

Mas vamos lá , Primeiro eu não disse que é zero , disse que é mínimo, quase zero , o que 0,6g é na verdade.

 

O sistema que evita a estática não causa retenção, ele produz uma camada de separação de 2 a 3 mm , que limita a retenção em 0,6mm , pois evita a estática que atrapalha e aumenta a retenção.

 

Mas falta falar dos testes do site alemão, foram feitos com desleixo, a base foi retirada com grãos dentro , não espero que vc entenda , já vc que não conhece o moedor . De repente os testes foram feitos por Turcos ou Poloneses .

 

Diminuiu essa marrencia , o moedor é bom , tem retenção minima e distribuição excelente , procura o Alexandre , ele vende fiado . :D

 

Ou então compra Rivotril.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegamos no assunto principal, que bom! Os seus posts parecem propaganda para os produtos do seu fornecedor quase exclusivo de maquinas de espresso e moinhos. Falta objetividade! Por exemplo nos tópicos dos produtos Bravo, se indentificarmos um problema, p.ex. que a alavanca de 14cm não da e precisa de uma maior, discutirmos isso abertamente. Nos tópicos "para baristas avançados" tudo é uma beleza e se existem problemas óbvios, vc chama as pessoas de bucho e das humanas etc., e é estupidez das pessoas e não problema do produto. O meu objetivo aqui é contribuir para manter esse tópicos objetivo.

 

Voltando para o Sette, vc falou aqui que não têm retenção. Depois vc viu que tem sim uns 0,6g de retenção. A maioria do pessoal que tem o Sette fala em algo entre 0,5 e 1,5 g de retenção. Objetivamente, seria certo classificar o Sette entre moinhos como o Mini, Debut, Titus e muitos outros que tem nenhuma estrutura de retenção depois das mós e assim tem na faixa de 0 a 0,2 g de retenção e talvez o Vario, que tem uns 2 g de retenção.

 

Vc também insiste que o Sette tem nenhum problema e ignora o número grande de consumidores (e.g. no Kaffeenetz) que tem mós e regulagem da moagem travado, motor e eletrônica estragado etc., mas não recebem um moinho de troca porque a Baratza não produz suficiente. Objetivo seria relatar que vc não encontrou nenhum problema com o seu moinho (n=1, ne?), mas que muitos compradores (no Kaffeenetz incl. pessoas que entendem bastante de moinhos) tem sim.

 

Então, pode me chamar de alemão marrento, polonês ou turco, pode me recomendar Rivotril ... eu vou continuar informando os colegas do CdC sobre assuntos que a sua campanha de propaganda estilo Globo não menciona.

 

Dif-tor heh smusma

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...