Ir para conteúdo

Para começar, Saeco Poemia usada ou Delonghi EC220 nova?


Postagens recomendadas

Há informações mais técnicas nos tópicos das duas máquinas, então não vou nem abordar esse lado, vou dar opinião pessoal pois já "brinquei" com as duas, mas não tive esses modelos específicos em casa...

 

Eu escolheria a Poemia usada, mesmo que precise de uma pequena revisão.

 

Pra mim a Poemia entrega cafés indistinguíveis dos de uma Gaggia Dose ou Gaggia Color. Já essa Delonghi não me pareceu tão consistente, foi mais difícil acertar  a extração... e seguindo a mesma rotina não deu o mesmo resultado.

 

As respostas serão bastante opinativas, só mesmo usando ambas por algum tempo pra estabelecer uma preferência pessoal.

 

Tive uma Delonghi mais antiga, de 2001 a 2009, mas era idêntica à EC220 por dentro, e nunca consegui, em 8 anos, os mesmos resultados que consegui com a Poemia numa tarde... e estou tentando lembrar dos resultados com café comprado num quiosque do Shopping Aricanduva que usava Senhor Café, onde eu ia duas vezes por semana e comprava 100g de café que era moído na hora. Orientado por mim, meu amigo que comprou a Poemia fez isso durante as primeiras semanas, enquanto o moedor Breville dele não chegava. Daí a comparação é até que mais ou menos justa.

 

Boa Sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou suspeito pra falar, tive a Poemia por alguns meses até trocar pela atual. De fato a máquina me atendeu super bem tirando ótimos espressos (dentro de seus limites), principalmente depois de eu ter conseguido o moedor novo com mais qualidade.

 

Além disso, a Poemia já é uma máquina bem conhecida no mercado, se por ventura for precisar de manutenção ou peças deve ser tranquilo pra encontrar informações, ainda que aparentemente a Philips tenha encerrado as vendas dela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) usei a de longui 8 anos e adorei ela , sem problema é tem facilidade de comprar peças e filtros.

 

Isso é muito pessoal e depende da experiência de cada um , mas minha experiência com máquinas de entrada ě que o espresso de todas é similar e a vaporização ruim em todas.

 

Agora mais importante que a máquina é saber se vc gosta de desmontar eletrodomestico fuçar dentro da cafeteira , tirar dúvidas aqui , encomendar peças e ficar esperando .

Eu gosto de mexer , mas tem gente que não gosta , se esse for o seu caso , compra nova.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabral, Achei um gaggia color que cabe no meu bolso. Largo tudo e vou nela sem olhar pra traz, neh?


@Carlos eduardo, to insegura pq achei a poemia mais forte, mais componentes de aço e tals.. Mas agora me apreceu essa gaggia, acho que vou nela.


@lunatico, ja estava pendendo pra poemia. Agora vou na gaggia color ou nela mesmo. Descartei a delonghi.


Eu liguei nas 3 assistências. Apenas na gaggia me disseram que poderia haver dificuldade para encontrar peças, porque a color é bem antiga, mas me disse tbm que essa maquina nao quebra, como todo mundo aqui no forum indica ela, me sinto mais segura, mas ainda estou com um medinho. rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma Poemia que comprei nova em 2013. Tá com o porta filtro despressurizado, tiro espressos nela todos os dias da semana - trouxe ela pro trabalho depois que dei um up pra Breville lá em casa. Funciona igual um relógio. Muito boa mesmo. Recomendo.e6cbb7de2bb9423177965b3bf777e680.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos tirar umas dúvidas .

 

Essa aparência metálica é só isso mesmo , internamente elas muito similares , as caldeiras são quase iguais entre a Color , Poemia e delongui.

As 3 usam opv de plástico, não tem solenoide e tem os grupos similares com válvulas de 5 bar.

 

A gaggia tem a vantagem de usar um PF de 58mm que facilita a compra de filtros.

 

Entre as usadas depende do estado de cada uma e se vc está disposta a pegar a chave de fenda e alicate e ir à luta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive uma Poemia Black por dois anos, fazendo uma média de 02 espressos por dia. A máquina era muito boa se considerarmos o custo/beneficio, e depois de pegar o jeito, conseguia tirar ótimos espressos. Desmontei ela toda depois desse tempo de uso e ela estava intacta por dentro. O boiler e a resistência estavam em perfeito estado não havia nada de calcificação. Nenhum vazamento também. Se não me engano a Poemia parou de ser fabricada ou não encontramos mais no Brasil (nova de fabrica). Portanto peças para reposição podem se tornar um problema. Boa sorte na escolha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho a Poemia ou outra equivalente SAECO uma boa opção, a maioria das SAECO semiauto tem o mesmo projeto interno e você encontra usadas em perfeito estado. A vantagem seria não precisar comprar nada, apenas despressurizar o portafiltro já incluso, algo muito simples. Outro ponto é a caldeira em inox, acho que as GAGGIA a maioria tem caldeira em alumínio, principalmente as de entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A da Color é de inox , muito parecida com as da Poemia e De longui , a única diferença relevante entre as 3 é o grupo da gaggia ser de 58mm e as outras de 51mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um modelo da GAGGIA das mais baratas cuja vedação tende a dar vazamento e precisa de troca frequente, lembro que ia comprar uma e desisti ao ler umas reviews do tal modelo (e ao ver que as anunciadas ou tinham vazamento ou havia sido trocada a vedação recentemente). Não lembro o modelo agora, mas seja qual for sua compra pesquise bastante primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem comprei uma GAGGIA BABY igual a do amigo Rodolfo M ( http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4835-suspensa-gaggia-baby/ ) bonita a máquina, mais tarde irei testar direito. Assim como a dele, a que comprei tem o logo "CAFFITA SYSTEM" no painel e na etiqueta da do fabricante, porém o grupo, portafiltro e os 2 filtros são normais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...