Ir para conteúdo

Café envelhecido Nespresso


Postagens recomendadas

Vácuo + congelamento da safra 2014?  :rolleyes:

Pode até ser interessante, mas o que acho mais complicado é a quantidade de café numa cápsula dessas. Podem usar moagem fina, torra mais escura, mas não dá para fazer milagre.

O custo atual de uma máquina e de cápsulas "alternativas" é bem interessante, eu mesmo já tive para experimentar, mas prefiro ESE em máquina dedicada, pela qualidade do café, e de quebra ainda produz (um pouco) menos lixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, um café em capsulas, ese e etc nunca vai ser bom como um espresso ou coado fresquinho recém torrado.

Fiquei curioso apenas com o lance do café perder umidade naturalmente com o passar do tempo, com isso se reflete na torra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para todo produto tem um mercado. Basta saber vender.

 

ou

 

como dizia um colega de trabalho:

 

"Todo dia saem de casa um otário e um malandro. Quando se encontram, fazem negócio."

 

Demonstração:

 

https://en.wikipedia.org/wiki/Artist's_Shit

 

CQD, saudações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a conversa deles foi mais ou menos assim : "chefe, sobrou algumas toneladas de café de 2014."

O chefe, que estava tomando seu vinho, olhou para o rótulo da garrafa e teve a brilhante ideia.

 

Se bobiar eles ainda tem safras de 2010, e quando acabar as de 2014, vão dizer que as de 2010 são melhores ainda (e mais caras)

 

 

Att

André Carim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tem uma coisa que não falta na Nestlè é controle de qualidade. Não só foi armazenado (e não esquecido) em galpão climatizado, como provavelmente estava em sacas especiais, com certeza não houve "descontrole" de umidade, provavelmente pouca perda que pode ter sido (até) intencional.

 

Nespresso não é (para nós que estamos no ramo dos especiais), nem nunca foi, um típico espresso, aliás acho que a própria empresa deixa claro que o produto das máquinas é um nespresso, não um espresso. Tem lá algumas semelhanças, com extração rápida sob pressão (uma variável importante), com uma crema aceitável, mas pela BR (por ex.) assemelha-se a um coado.

 

Andei fazendo uns testes com cápsula inox, coloquei um café 93 pontos (o que jamais veremos numa cápsula Nespresso), BR de 5,5%, tempo de 45 seg, 100g na xícara, levo a água para 92ºC (com 3 pré-escaldamentos) e, para minha total surpresa ficou muito melhor que muitas receitas-padrão no Hario, ficou bem próxima de minhas receitas radicais na AP, servem até como uma prévia (rápida) do que poderei obter na AP, ou quando estiver com muita preguiça e quiser tomar estilo "coado" em pouco mais de 1 min. E olha que quase caí pra trás com a %Ext. de 23,5% comparada aos 20% na AP, mas que não se traduz em melhor café na xícara.

 

Segundo uma amiga produtora, café cru adequadamente armazenado e envelhecido fica muito bom, mais bonito e arredondado, ela está com uma saca de 2015, e lamenta não ter guardado mais, disse que doravante vai estocar mais para comparações.

 

Enfim, o café (cru) envelhecido é uma saudável novidade para o público Nespresso, eu vou provar de curiosidade, claro, à minha moda, claro.

 

Agora... novidade, e curioso mesmo, foi, na mesma reportagem, a matéria de café "torrado" envelhecido do Mariano Martins, essa propaganda (em tese) não convenceu ninguém que eu conheço, só provando mesmo.... [emoji14]

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que Nespresso seja lixo, acho que até fazem milagres pelo peso de pó que tem nas capsulas e também superior a qualquer café da maioria das pessoas ou de empresas que pegam café moído de supermercado a 8 meses, uma torra super além e cheio de impurezas. Quando não tenho tempo tomo nespresso sem problema e sem maiores pretensões.

 

Por falar nisso, a Nestlè é fodástica, olhem só que belíssimo vídeo que prepararam deste café:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não gosto do nespresso , não é um café ruim , é prático e dá para beber na falta é coisa melhor , mas esse marketing exagerado , beira o ridículo, como a Nespresso compra café commoditie , bom , mas padrão commoditie, dessa forma tem um limite para encarecer o café, como a patentes já caíram, eles estão usando uma arma mais poderosa que uma patente.

 

O marketing descarado :

 

Então beber nespresso passa a ser sofisticado , mas tem que ser nespresso , se for cápsula Utam é jeca.

 

O café passa a ser algo misterioso , produzem café com cheiro de appfelstrudel , envelhecido nos píncaros das montanhas da Colômbia , todo tipo de sortilégio para justificar o encarecimento desproporcional do café.

 

Eu aposto que em breve teremos a capsula de café cagado , terá uma história triste , tipo pigmeus em algum lugar remoto da africa com um nome estranho , tipo xurume , colhem o estrume de aves misteriosas que comem o café selvagem das florestas intocadas de xurume e juntam esse estrume por 5 anos (em condições estritamente controladas :) ) para produzir a quintaessência do café.

 

Depois desse trabalhão a capsula vai custar uns 10 reais.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas aí é que está o tchan da Nespresso, o mkt super agressivo, o site é bem feito, as propagandas são bem feitas, o pós venda é ótimo, as compras onlines chegam rápidas e bem embaladas, não vejo algo de ruim em todo sistema nespresso, foram espertos e ganharam mercado mesmo a capsula custando essa fortuna, acho caro as capsulas, tenho nespresso no meu home cinema em casa e algumas visitas o tomam por ser mais fraco que o espresso tradicional e acham o máximo por estar tomando um nespresso em casa e o duro que as outras capsulas concorrentes não conseguem armazenar por muito tempo sem perder a qualidade como a nespresso, enfim, as vezes quando não quero tomar um café uma hora da manhã cafeinado e ter que ligar e esperar a máquina esquentar acabo tomando um nespresso, gosto bem mais do que esses de mercado em pó :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha mulher só bebê nespresso , e toda vez que eu vou extrair um nespresso para ela , não importa o tipo de capsula e mesmo nas flavorizadas , eu sinto aquele cheirinho de borracha queimada . E penso comigo "what else" . :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahah fala pra ela que com o dinheiro dessas capsulas daria para comprar os melhores cafés do mundo e ainda sobraria bastante, sei porque ela gosta do nespresso é porque a maioria dos brasileiros não são acostumados a tomar um café tão concentrado como são os espressos tradicionais, experimente a capsula bukela aquela africana mas sem ser lungo, essa aí não tem gosto de queimado hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério não é só ela , os brasileiros de uma forma geral não gostam de espresso , aqui no Rio exemplo as pessoas gostam de coados fortes.

Na minha casa sempre que eu pergunto para as visitas se querem espresso todos dizem sim , mas um espresso "fraquinho" , nessa hora eu olho para minha mulher e dou risada , elas querem nespresso , minha mulher sempre tem duas abominações chamadas caramelito e vanilito, essa coisa flavorizada faz um sucesso tremendo , as pessoas repetem .

 

Nessa hora a Nestlé não perdoa e deita e rola , cobra R$ 2,50 em uma cápsula pesadamente flavorizada que pode receber qualquer café vagabundo que o sabor será imperceptível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R$ 30,00 reais o blister do café envelhecido.

 

Ainda assim muito mais barato e honesto que 90% dos espressos servidos em cafeterias de esquina.

 

Eu tenho Nespresso em casa e uso quando to com pressa, mas tenho noção que não é o espresso verdadeiro. Isso foi questão de escolha pois gosto mais dos coados, aero e prensa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaÊ, se sua mulher prefere Nespresso ao seu CaÊspresso, :o  eu nunca que vou tomar nada que saia da sua ECM Classika com PID, ou sem PID. :P:lol:

 

Tenho certeza que os cafés não são commodities, não tem lógica já que eles acompanham in loco todo o processo até a colheita. Também é folclore que as cápsulas tem metade de robusta, é só conferir no site quais tem (nem todos tem) e qual o percentual de robusta.

 

Outra coisa que soube esta semana, é que eles fazem testes de DNA com as sacas que chegam na Suíça, do tipo para confirmar que o café enviado é o mesmo degustado e selecionado na origem, e parece que chega ao ponto de identificar se é bourbon vermelho ou amarelo. :huh:

 

Também tomo só quando estou com pressa, preguiça ou para preparar os drinks com harmonizações deles, que são muito bem estudados e gostosos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São 30 reais por 50 g de café em cápsula, ou seja, 600 reais o quilo.

 

Não é por nada não, mas quatro quilos de café custando a mesma coisa que uma saca do Ouro Verde dessa última compra coletiva, me parece um pouco caro.

 

Tenho uma Nespresso em casa, que quem usa é minha esposa. O único café que gosto na Nespresso é o Dulsão, que não forma crema igual qualquer outro que eu torre em casa e faça na Poemia. O resto deixei pra ela. Mesmo assim, não consigo tomar o nespresso se não adoçar, enquanto os que torro são bons sem açucar. Minha esposa fica pedindo pra eu tirar espresso pra ela, e só faz o nespresso quando estou ausente.

 

Finalmente, me lembro há anos que numa aula de Tecnologia de Alimentos o professor comentou que a Nestlé fazia lobby para que fosse autorizado vender chocolate sem cacau, apenas com os edulcorantes, flavorizantes e etc artificiais que ela já usa. Se bobear, logo eles estarão vendendo nespresso sem café dentro. A preço mais alto, claro...

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa os produtores de quem eles compram esse café produzem café commoditie de qualidade , ou vc acha que alguém consegue produzir 30.000 sacas de café especial ou orgânico. :)

 

São fazendas altamente mecanizadas , com produção de um ótimo commoditie , mas commoditie .

 

A maior parte dos brasileiros não gosta de espresso , se vc preparar um espresso correto com uma BR de 45% que é a que eu gosto , a maior parte das pessoas não vai gostar , as pessoas no Brasil gostam de coados com 20 ou 30 % de robusta para ficar "forte".

 

O sucesso do nespresso vem desse nosso paladar por coados , um normal tem em média uma BR de 16% , e um lungo uns 6%.

Daí o gosto por espresso "fraquinho"

 

A capsula perfeita para o nosso paladar seria a Keurig , minha mulher adora k-cup , todos os brasileiros que eu conheço gostam , pois a k- cup é um coado de capsula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É com o que estou começando a brincar: coado de cápsula (excelente definição, faltaram-me as palavras), com BR típica de coado (em torno dos 6%), mas com cafés 90+. A diferença do Lispresso para as cápsulas Nespresso é, diria, assassina! :P:ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"prefiro ESE em máquina dedicada, pela qualidade do café, e de quebra ainda produz (um pouco) menos lixo."

 

 só para esclarecer, eu disse que Nespresso produz mais lixo que o ESE (não que é lixo).

 

E como foi dito, é muito marketing. O Starbucks por exemplo está aí para provar que, em se tratando de mercado e lucro, o marketing vence o café de qualidade. :rolleyes:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente, Carlos. As pessoas raramente querem espresso. Ja vi uma pessoa com uma Dolce Gusto, servindo o expresso (1 dose) em um bule primeiro para depois virar na(s) xícara(s)!  

 

Os cafés da Nespresso são super caros, evidente.  Mas eu acho que a sacada deles foi boa, pq é possivel ter um café espresso pelo menos aceitável em casa de forma simples e rapida. 

 

Os cafés que compramos não são tão caros e são infinitamente melhores, mas por outro lado gastamos bastante com equipamento. Arrisco a dizer que vários aqui gostariam de ter uma máquina muito boa em casa (como uma prosumer ou uma profissional de 1 grupo), que aqui no Brasil custa pelo menos uns 10 mil reais. Isso sem levar em consideração um moedor no mesmo nível que deve custa pelo uns 2-3 mil. E , em muitos casos, a maquina precisa esquentar, a granulometria precisa ser ajustada, etc. 

 

O que surpreende não é Nespresso ser caro e as pessoas comprarem e sim ter nespresso (dado isso tudo que sabemos sobre qualidade, tempo de torra, etc) melhor do que espressos encontrados em certas cafeterias (mesmo com bons equipamentos). Acho que a Nespresso tirou da jogada o cara que não se preocupa com a extração. Vários locais pequenos querem servir café estão usando capsulas e maioria que eu vejo é a Nespresso.  

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nespresso vende bem e sempre vai vender.

 

O que não falta no mundo é gente que só quer fazer o mínimo possível, mesmo que o resultado seja mais caro e pior.

 

Só ir no supermercado e ver as filas nos caixas.

 

Há gente que compra só ingrediente base como farinha, ovo, manteiga, açúcar? Que nada, grande maioria prefere tudo produto industrializado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Vários locais pequenos querem servir café estão usando capsulas e maioria que eu vejo é a Nespresso."

 Pois é, tanto que eles identificaram um novo "mercado" e lançaram a linha comercial, acho que chama NESPRESSO PRO.

Tenho visto em muitos quiosques, confeitarias etc. Na maioria dos lugares quem tira o espresso não é um barista, mas um atendente/balconista que só teve o mínimo de treinamento. Daí não tem café/moedor/máquina que resolva, é mais fácil eliminar as variáveis mesmo.

Por exemplo o pão: muitas padarias, supermercados e afins, compram os pães prontos congelados e apenas assam, já que para usar um forno profissional (com controle de temperatura e timer digital) qualquer funcionário serve. Eliminaram o padeiro, assim como o barista.

Não que esses pães sejam bons...  :unsure:  :D


199470d249a4a8a784a8d135a2483d19.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a nespresso pro, aqui no meu trabalho tem uma em cada andar, mas quem compra as capsulas são os funcionários. O consumo deve ser alto, pq conseguiram a negociar uma daquelas com dois "grupos" e "automática" (perfuração da capsula automatica, sem ser por alavanca).

A empresa oferece café coado, mas hoje mesmo ouvi que estava intragável.

 

Tirando o fato que eu de vez em quanto trago café moído de casa para fazer na prensa (so para minha equipe, impossível trazer p empresa inteira rs),  a nespresso é solução para as pessoas tomarem um cafe razoável. Se for sair e tomar um espresso na rua, vai pagar mais caro que a cápsula (Um espresso por aqui está no mínimo R$ 4,50). 

 

Agora, a Nespresso ainda colocou um pote para os funcionários colocarem as capsulas usadas para reciclagem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Artigo de hoje do Ensei Neto, "O futuro é o passado", sobre envelhecimento de cafés (Nespresso e Mariano Martins), do já acima referido artigo do Estadão.

 

Admiro muito o Ensei, e ainda pretendo fazer um ou dois cursos dele (Degustação e Torra), mas este artigo, como outros, dá só uma pincelada nos pontos principais que eu gostaria de ver minimamente aprofundados. Por exemplo...

 

Quais notas de aroma e sabor, típicas de um café descansado, migram de uma casca seca para a semente? O que não tem nada a ver com a série Vintage que, pelo que entendi, é de cafés descascados envelhecidos; quais seriam as vantagens neste caso?

 

Não sei o conteúdo da ficha técnica (manual) de degustação do café do Mariano (tem os passos para conservação e degustação ao longo do tempo), mas se haverá contato com o oxigênio (que sabemos degrada rapidamente qualquer grão de café já torrado), pergunto: os eventuais benefícios do arredondamento do tanino presente no Ketônico (não duvido que isto ocorra), não seriam anulados pela perda de voláteis sutis e exóticos, inclusive óleos, dos grãos envelhecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O marketing dos Martins é bem parecido com o da Nespresso. Sempre uma nova modinha e sempre nas revistinhas. Não é coincidência que os dois aparecem no mesmo artigo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...