Ir para conteúdo

Dual Boiler vs Heat Exchanger


Victor D.

Postagens recomendadas

Os americanos preferem as dual boiler pela estabilidade de temperatura, o Italianos as HX pelo fato da água não ficar cozinhando dentro do boiler. Gostaria de saber qual a opinião de vocês e se alguém já testou as duas lado a lado.

 

Abraço

 

Victor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Vitor.

 

São máquinas recentes e sob avaliações mundo afora.

Aqui, acho que ninguém as tem ainda.

 

Mas quanto a Dual pela estabilidade até que é aceitável, agora essa dos italianos de " Não cozinhar a água " não sei não viu....

Pelo que sei, e posso estar errado, é que os Italianos preferem as de uma caldeiras pois não são fãs de muito Latte, já quem se dispõe a comprar uma Dual Boiler, é porque vai pegar firme com as duas caldeiras, ou seja, lattes sempre, e então vc concorda que não ficará água parada em caldeira?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, acho que o Victor não estava se referindo às Breville em específico, mas pedindo opinião sobre duas categorias de máquinas distintas, a saber: duas caldeiras vs. trocadore de calor.

 

É isso, Victor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, acho que o Victor não estava se referindo às Breville em específico, mas pedindo opinião sobre duas categorias de máquinas distintas, a saber: duas caldeiras vs. trocadore de calor.

 

É isso, Victor?

Não é Breville, estou querendo encomendar uma da Itália mas ainda não me decidi, acho bem interessante a estabilidade e facilidade de extração da DB mas algumas pessoas reclamam um pouco da água que fica muito tempo parada no boiler, aquecendo-se e resfriando-se continuamente.

Algumas opções que tenho em vists são a Izzo Alex Duetto, a Rocket Giotto/Cellini, a Rocket R58 e a Bezzera Giulia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que eu vi o nome do tópico, estava com os dos Breville na cabeça.

 

Salve Vitor?

 

Independente da máquina, a ideia do post que escrevi acima permanece, entretanto vc está pendendo para máquinas mais robustas e sofisticadas, então acho que depende do que vc quer de uma máquina para o dia a dia.

 

Se for para um ou dois cafezinhos e quase nenhum latte acho muito uma Dual desses nypes, agora se vai colocar ela pra trabalhar várias vezes no dia, aí é diferente.

 

Qual seria sua tiragem de lattes e cafés?

 

Coloque na conta todo trabalho que uma máquina dessas pode dar, como demora no aquecimento ou para entrar em operação, grande capacidade do boiler para uso residencial, etc...

 

O Márcio pode falar melhor de que eu sobre máquinas desse porte porém se for para pouco café aí a água vai chocar mesmo, não acha?

 

O Bruno e o Bernardo possuem essas máquinas, veja o que acham delas? Prós e contras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

A máquina com trocador terá flexibilidade de mudar a temperatura entre extração e outra com o gerenciamento da temperatura através de descargas (flush) etc. Mas não é super preciso, você terá algo mais próximo de "muito quente", "quente", "morno" etc. O espaço ocupado pela caldeira e trocador é menor, nessas máquinas semi-profissionais em geral é uma caldeira de 2L com um trocador pequeno dentro. Comerciais costumam ser de 4 ou 6 litros com trocador de uns 400-500ml.

 

As máquinas com duas caldeiras têm mais controle preciso quando usado algo como PID. Em geral é possível controle de 1°C ou até 0,5°C. Claro que a precisão da instrumentação toda deve ser, no melhor caso, 0,5°C. Mas quase toda máquina dessa requer um tempo para estabilizar a temperatura no caso de mudança, ou seja, não é tão fácil fazer uma rápida alteração entre uma extração e outra. Quase sempre o espaço ocupado é maior e a grande maioria das de 2 caldeiras têm uma caldeira de vapor menor.

 

Quanto a água parada, não sei se faz grande diferença. Não é que italiano ou americano prefere uma ou outra, tem máquinas antigas sem trocador, como muitas manuais que usavam água direto da caldeira. Até hoje a Bosco utiliza o mesmo sistema nas manuais da tradição de Nápoles.

 

Um fator importante é que na grande maioria de máquina com trocador de calor é necessário dar descargas razoáveis para gerenciar a temperatura, exceto se ela for mais afinada como a Musica ou outras que usam E61, por exemplo, mas restritores no termosifão para deixar o grupo menos quente. Na Elektra Semiautomatica preciso de 7 segundos para me livrar da água sobre-aquecida (50ml) com o atual giclê, mas já deixei um tempo com um mais estreito e precisava de 10-11 segundos - vantagem é que demorava mais para encher o bolo e subir a pressão.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Apenas para enriquecer a explanação do Márcio, a Rancilio Epoca de 2 grupos possui caldeira de 11 litros e trocador de 350 ml. Na de 1 grupo a caldeira é de 4 litros e creio que o trocador é igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

 

Pelo que sei, e posso estar errado, é que os Italianos preferem as de uma caldeiras pois não são fãs de muito Latte, já quem se dispõe a comprar uma Dual Boiler, é porque vai pegar firme com as duas caldeiras, ou seja, lattes sempre, e então vc concorda que não ficará água parada em caldeira?

 

Abraços

 

Mas alguma destas máquinas com a Alex Duetto e a R58 tem a opção de você desativar o boiler de vapor , então acho bem legal ter esta flexibilidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...