Ir para conteúdo

Máquinas de expresso domésticas manuais perdendo espaço?


Ricardo Kenji

Postagens recomendadas

Sou novo aqui no fórum e me interessei muito por estudar as técnicas de fazer um excelente café e, para iniciar nesse hobby, fui dar uma olhada nas opções do mercado de máquinas de entrada nacionais, até R$ 400.00 que poderia me atender e a minha surpresa é que apenas a Mondial C-08 continua firme e forte. Os modelos da Philco (Phc19), da Electrolux (todos), Britânia sumiram, inclusive no site das fabricantes.

E me intrigou, isso seria uma tendência?

Essas máquinas estão perdendo mercado para a praticidade das máquinas de cápsulas?

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Ricardo, bem vindo ao forum.

Vc fez uma pergunta interessante. Fui tentar fazer uma busca agora mas estou no 3G e ela esta péssima, logo vou ficar devendo a pesquisa sobre as máquinas de entrada.

Eu creio que da a entender isso, ou pode-se associar a crise econômica pelo fato de muitos produtos estarem com vendas baixas e/ou descontinuadas. Ou podemos pensar em outros motivos tb.

O público que usa as máquinas de espresso manuais é bem restrito, formado por amantes do café. Pode verificar que pessoas de fora deste grupo que adquirem uma cafeteira manual logo a trocam por uma super automática ou uma de capsulas, pois extrair um bom café chega a ser uma arte. Todo o processo da extração exige tecnica e conhecimento, logo só quem investe nisso consegue um bom resultado (ou seja, é uma barreira para uma grande parcela de pessoas).

Em uma palestra com o diretor da Abic no final do ano passado, o mesmo mostrou que o consumo de café em cápsulas tem tido crescimento medio de 15%, e o consumo de café tem crescido 2,9%. Logo n é errado pensar que vc verá cada vez mais maquinas de cápsulas no mercado.

Apesar disso, a participação das máquinas de capsulas no mercado do café é bem baixa, girando em torno de 0,6% do café consumido no Brasil, ainda segundo a Abic.

Mas segundo o entendimento de grandes personalidades e entidades (citando a propria Abic e baristas como a Isabela Raposeiras), o café de cápsulas tem sido a melhor porta de entrada para o mundo dos cafés gourmets e especiais, fazendo com que o brasileiro tenha um paladar mais apurado e exigente.

 

Bom, da pra divagar bastante, mas na prática nunca houve uma grande oferta de maquinas de espressos manuais aqui no Brasil. Houveram poucos lançamentos de maquinas boas, muitas importações, e existe essa popularização das maquinas de cápsulas. Acredito que a maquina não esta canibalizando o mercado das manuais, mas sim ganhando mercado e atingindo aqueles que antes optavam pelos outros métodos como coados. E também acho difícil imaginar os colegas foristas trocando suas maquinas de espressos por outras de capsulas rsrsrsrs

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo fui um que cai no conto das cápsulas, pela facilidade. Depois de um tempo comecei a ver o preço alto, qualidade baixa e validade já bem passada. E eu já tinha um Aeropress e comprava cafés em grãos, mas minha mulher queria muito uma de cápsula pra tomar cappuccino.

Hj em dia tenho uma De Longhi de entrada e vendi minha dolce gusto. Comprei um moedor Breville e consigo bem rapidamente fazer um espresso. Minha mulher já está aderindo ao espresso tmb, então está bem melhor.

E também acho a poluição ambiental de cápsulas bem ruim.

 

Bom, falando das máquinas de espresso, achei bem escasso também no mercado brasileiro, pois comprei uma das poucas opções que encontrei, e acho que muita gente acha que o melhor são as cápsulas.

 

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devido ao estilo de vida de muita gente, parece uma tendência do comodismo em comprar máquinas automatizadas que apertando um botão "saia café" e as de cápsulas pela praticidade e tal. A pessoa que sai cedo, dificilmente vai querer ficar esperando um coado bem passado ficar pronto. Mas aí é que se diferencia o "apreciador de café" do "tomador de café". Este quer mesmo é tomar logo e ir embora.

Também é uma questão mercadológica; as empresas veem o nicho de mercado crescendo, então é pra ele que vão jogar suas idéias, na automatizaçao do processo. Claro, tudo é uma questão de gosto pessoal.

Eu já prefiro o modelo slow em tudo. Nada de correria, o negócio é aproveitar o que se tem e bem.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Ricardo, ótima questão você levantou, também estou percebendo que as máquina de espresso manual estão sumindo do mercado brasileiro, o que pra mim é uma vergonha, já que temos o melhor café do mundo, ainda não temos nenhuma máquina espresso decente made in Brazil, e as poucas máquinas gringas boas por aqui estão sumindo do mercado, só via importação mesmo. A única exceção foi a Tramontina que trouxe uma ótima máquina pra cá da Breville, mas de resto está sumindo tudo, uma pena, pois na minha humilde opinião, um café de cápsula nunca vai chegar a qualidade de um café bem tirado do jeito tradicional.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Passei por isso tbm...Depois de pesquisar por um tempo as de entrada p começar elevar a qualidade dos meus café decidi pela Philco porém qdo parti p busca vi q tinha sido descontinuada...Depois de mais pesquisa decidi pela delonghi de entrada. Hj o preço está em torno de 600,00 a minha comprei no Shopping Carolina na Polishop por 250,00. Estou bem satisfeito.

Minha mulher tbm quis Maq de cápsulas...E agora só usamos as cápsulas qdo temos companhia...a praticidade da cápsula + pouca exigência do pessoal fez dela uma boa opção nesses momentos

Comecei ter o café como um hobbie ano passado, participei da 1 CC de 16 e comprei uma AP é um hario mini, fiz as torras na omeleteira, depois comprei um IRoast e a Delonghi... Café torrado comprei só 2 x nesse período, mas me apaixonei msm foi por torrar...Tomar sempre um café fresco cheio de aroma e sabor... Próximo upgrade será um moedor breville e pró futuro um Torrador do Torres e uma maq expresso breville aí acho q dou uma sussegada kkkkkkkk

A Delonghi eu recomendo....É fácil de manutenção, peças fácil de achar e tbm fácil de abrir e trocar vc mesmo, aqui no fórum mesmo tem postagem dela explodida. Eu ia comprar usada na faixa de 200,00 e revisar pq não queria investir 600 temers....A sorte foi essa no shopping Outlet Carolina

Uma pena a falta de opção das máquinas de entrada...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Tópico lá do início do ano, sendo atualizado com quem recentemente passou pelo mesmo cenário ... ausência de modelos de entrada de máquinas espresso para uso não comercial. A minha escolha acabou sendo a Mondial C08 pela larga experiência das 40 páginas no tópico oficial que fizeram dela e por uma das únicas abaixo de R$400 disponível no mercado brasileiro.

A tendência de capsulas só aumenta pelos motivos citados acima. Familiares meus compraram o sistema de capsulas na blackfriday do ano passado numa ótima oferta: o valor do equipamento era 100% revertido em capsulas, um ótimo negócio realmente. Passados 9 meses eles já adquiriram o sistema de capsulas em inox para usarem seu próprio café - e fugirem do alto preço por capsula neste sistema, onde em média está custando R$1.90 por dose.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já pensei nesse valor, Mas quem deseja tomar cafés especiais acaba gastando até mais que isso por dose. Pensando numa dose de 20g e um pacote de 500g, seriam 25 cafés, o que resulta num valor de 47,50

Considerando o frete dos nossos queridos Correios, não é muito difícil chegar nesse valor.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Álvaro Ford é bem por aí mesmo, na questão de quem quer beber cafés especiais acaba gastando mais que isso (se você for um consumidor de Nespresso).

É bem tranquilo comprar o Café do Mário - que não só considero especial, como excelente - por aproximadamente $40/kg já com frete. Eu tiro um duplo com 16g de café, mas vamos considerar sua conta de 20g por dose, teremos 50 doses num kg de café.

Numa conta de padaria temos $0,80/dose, no mínimo 3x mais barato que uma capsula de Nespresso, sem falar a qualidade da torra recente que nem vou comentar aqui. Então na verdade a pessoa tá mais pagando pela comodidade e praticidade do sistema da Nespresso do que pela qualidade do café em si. Mas, voltamos ao assunto original :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O café do Mário é um ponto fora da curva.

Tenho cafés na minha região que são tão bons e ficam ainda mais baratos pra mim.

Estou falando de cafés variados, e se você procurar um pouco vai entender o que estou falando: CoffeeLab e Academia do Café por exemplo.

É óbvio que dá pra tomar bons cafés por preços acessíveis, estou falando de modo geral, de cafés diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...