Ir para conteúdo

Leitura recomendada da semente à xícara


Postagens recomendadas

Amigos,

 

Estou procurando alguma leitura acerca do assunto do título. 

 

Procurei algumas literaturas, mas não consegui achar análises ou críticas.

 

O que eu gostaria de ler:

  • Diferenças entre as variedades;
  • Influência do clima e altitude;
  • Influência do tamanho das peneiras;
  • Torras.

Eu sei que todo esse conteúdo eu consigo estudar pelo fórum e por boas fontes na internet, entretanto gostaria de uma literatura física.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba... "leitura física" eu acho que vai ser bem difícil. Espero que alguém recomende por aqui.

 

 

Já li muita coisa boa produzida pela Universidade Federal de Lavras... resultado de pesquisas, monografias...

 

Eu sei que é pela internet... rs... todavia, sobre a diferenças entre as variedades você vai ter bastante informação aqui http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/2016-05-09-18-10-56

 

Na livraria da Embrapa tem alguns livros http://vendasliv.sct.embrapa.br/

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podendo ser em inglês, tem o

"The World Atlas of Coffee: From Beans to Brewing - Coffees Explored, Explained and Enjoyed" do James Hoffmann. Não li, mas o cara é bem conhecido no meio... já dei uma olhada em materiais dele na internet.

 

https://www.amazon.com/gp/aw/d/1770854703/ref=mp_s_a_1_1?ie=UTF8&qid=1486665995&sr=8-1π=AC_SX236_SY340_FMwebp_QL65&keywords=james+hoffmann&dpPl=1&dpID=51lE3pNPGRL&ref=plSrch

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Indico esses dois livros. O conteúdo de ambos é similar, mas acaba que um completa o outro.

Diria que são leituras básicas e obrigatórios para quem deseja se aprofundar mais e não sabe por onde.

 

 

O Livro do Café

https://www.amazon.com.br/Livro-do-Caf%C3%A9-Anette-Moldvaer/dp/8568684203

 

Guia do Barista: Da origem do café ao espresso perfeito

https://www.amazon.com.br/Guia-Barista-origem-espresso-perfeito/dp/8560918078

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alvaro, qual o seu conhecimento sobre o assunto?

Pergunto pois existem alguns livros que contam por alto sobre tudo o que vc citou (os dois citados pelo colega Brazoli contam, se n me engano), mas bem superficial (novamente se n me engano, metade do livro O livro do café são receitas).

Eu andei adquirindo alguns (pois gosto de livro físico), dá pra ter uma ideia com eles mas diria que lendo-os mais me convenceu que talvez os cursos de formação podem oferecer algo a mais.

A um tempo atras eu vi este curso em minas http://savassicafe.com.br/degustacao, achei bem bacana (mas n conheço a empresa, estava apenas caçando no google cursos de degustação).

 

Talvez consiga um resultado melhor procurando livros por assunto (torras tem do Scott Rao - the coffee roaster companion - estou atras de um desses, ouvi falar bem).

 

Caso utilizar o ipad ou kindle, existem formatos digitais a venda tb na amazon (em muitos casos, existe apenas o formato digital), e tb existe alguns livros gratuitos neste formato. Pode ser uma ideia ler a versão digital e se agradar, adquirir o livro fisico.

 

Caso encontrar bons livros, de uma atualizada no tópico (aqui mesmo no fórum tem muitas sugestões de livros)...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo,

 

Eu estou desde 2014 estudando sobre café. Por alguns motivos pessoais, me desmotivei por um tempo. Agora voltando eu quero me aprofundar mais. Como não tenho tanta oportunidade de experiências práticas, quero correr atrás de literaturas mesmo. Pretendo fazer cursos na academia do café em BH, mas o objetivo final mesmo é só me aprofundar, nada de profissionalizar.

 

O que eu mais gostei foi o livro em inglês, mas o frete saiu meio muito caro hahahaha.

 

Eu tenho iPad, mas só leio por necessidade, quero mídia física mesmo. Estarei em BH na próxima semana e procurarei nas livrarias esses indicados.

 

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho alguns, mas faz um tempo que li, voltando pra casa eu dou uma espiada e passo algumas indicações.

Mas talvez estes livros não te acrescentem muita coisa.

Tinha um livro bacana no museu do café, em Santos, vou ver se eu acho na internet e te falo tb (edit: chama O café ).

É um livro bacana, mas estoque esgotado no museu do cafe http://loja.museudocafe.org.br/livros/o-cafe

 

 

Add: http://loja.museudocafe.org.br/livros/guia-do-barista-da-origem-do-cafe-ao-espresso-perfeito

O link do colega Brazoli esta esgotado, neste tem (mas comprei mais barato pelo buscape http://www.saraiva.com.br/guia-do-barista-da-origem-do-cafe-ao-espresso-perfeito-4-edicao-2015-8884030.html?mi=VITRINECHAORDIC_frequentlyboughttogether_product_8884030)

 

Add2: tem o livro Sou Barista, do senac (mas é nivel do guia do Barista). Achei uns livros de receita de café tb mas creio não ser o foco rs, e retificando, 1/3 do livro O livro do café sao receitas e não 1/2 como eu havia falado...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Em ‎10‎/‎02‎/‎2017 at 14:31, Rodolfo M disse:

Alvaro, qual o seu conhecimento sobre o assunto?

...

Talvez consiga um resultado melhor procurando livros por assunto (torras tem do Scott Rao - the coffee roaster companion - estou atras de um desses, ouvi falar bem).

...

Caso encontrar bons livros, de uma atualizada no tópico (aqui mesmo no fórum tem muitas sugestões de livros)...

Rodolfo, dando uma lida no Fórum para atualizar eu cheguei nesse tópico. Ando procurando o livro do Scott Rao, algum de vocês sabe onde encontrar? Online nadica, não têm ebook que poderia facilitar. Teria que importar, fica meio caro, mas se não tiver jeito terei que fazer.

Procurei em Sebos Online tb, mas nada.

E aí, turma, Alguma dica?

Abraços!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 21/09/2018 at 11:49, Mesquita disse:

Rodolfo, dando uma lida no Fórum para atualizar eu cheguei nesse tópico. Ando procurando o livro do Scott Rao, algum de vocês sabe onde encontrar? Online nadica, não têm ebook que poderia facilitar. Teria que importar, fica meio caro, mas se não tiver jeito terei que fazer.

Procurei em Sebos Online tb, mas nada.

E aí, turma, Alguma dica?

Abraços!!!

Grande @Mesquita

Eu fiquei fazendo uma força pra lembrar deste tópico, vi a data de setembro e achei que enfim a caduquice me pegou... mas foi em 2017 :lol:..., por enquanto abaixo o geriatra e continuo apenas com o oftalmo kkkkkkkkkkkkkk

Não li o livro do Scott Rao, mas como o @Carneirobem pontuou, importação de livro é tranquilo.

Nesse gap de 1 ano, li algumas coisas sobre o assunto. Hoje entendo mais o porque não existe um livro do gênero. Simplesmente porque se fosse um livro bom, teria que ter vários volumes!!! E mesmo assim, provavelmente, estaria incompleta!

Para começar, teria que definir onde você gostaria de começar. Antes eu pensava apenas sobre a espécie do grão, localidade, clima e altitude, tipo do solo. Hoje sei que existem as linhagens genéticas de uma mesma espécie, indicada mais para um ou outro local. E também as “experiências “ que estão sendo feitas hoje em dia, tentando aclimatar espécies de outras localidades (exemplo: o guesha ou gueisha aqui no Brasil).

Um bom lugar para você procurar são as bibliotecas digitais das universidades. Eu andei lendo alguma coisa que achei nas bibliotecas de lavras e do Paraná.

Vale a pena essa pesquisa.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu @Carneiro, @Rodolfo M e @LUW! Realmente, comprar do exterior, pelo menos os livros são só os 15 xinglings dos correios! Queria aguardar uma futura edição, fora que o doleta tava pela hora da morte, mas colegas aqui me mandaram um link para um material muito bom, valeu @Marcos Sampaio!

De todo jeito quando sair uma nova versão do livro devem publicar digital também, daí facilita. No site do Rao está por 47 e frete 20.

Abraços a todos!

 

PS: @Carneiro vi uma foto sua esses dias ...bfb3df7bbbf00cddfaa3b53f5c29ce8d.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
Indico esses dois livros. O conteúdo de ambos é similar, mas acaba que um completa o outro.
Diria que são leituras básicas e obrigatórios para quem deseja se aprofundar mais e não sabe por onde.
 
 
O Livro do Café
https://www.amazon.com.br/Livro-do-Caf%C3%A9-Anette-Moldvaer/dp/8568684203
 
Guia do Barista: Da origem do café ao espresso perfeito
https://www.amazon.com.br/Guia-Barista-origem-espresso-perfeito/dp/8560918078
Boa noite meus caros. Ganhei de presente de aniversário do maridão "O livro do café", título original "Coffee obsession" da Anette Moldvaer.
Baita presente especialmente para iniciantes. Não é um livro tão aprofundado mas pra iniciar no hobby é ideal.
Foto abaixo com exemplos de informaçoes contidas no livro



0e8a8c6d69b7b30e45f9f77a0abc7fcd.jpg

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Álvaro Ford, não sei se você ainda procura literatura sobre café, mas eu andei lendo um bocado de coisa sobre o assunto e gostei bastante desses livros:

- The Coffee Exporter's Guide, da ITC. Cobre tudo, da botânica ao mercado de futuros, de processamento a extração, de cultivo a frete. Alguns capítulos são mais interessantes do que outros, mas independente da informação que você esteja procurando, provavelmente vai encontrar lá. E o melhor de tudo: você encontra aqui, de graça: http://www.intracen.org/WorkArea/DownloadAsset.aspx?id=58068

- The World Atlas of Coffee, do James Hoffmann, que o @Luis Paulo tinha indicado. Menos abrangente e mais superficial que o primeiro livro, com um foco mais do lado do consumidor que do produtor, mas ainda assim, competente e muito bonito (da capa coberta de sacaria às fotos). Metade do livro trata das especificidades dos principais países produtores (daí o "atlas" do título) e é uma boa introdução às questões de origem. Sem contar que fica lindão na mesinha de centro e que as visitas adoram folhear :)

- Coffee Nerd, da Ruth Brown. Esse eu recomendo pra todo mundo que tem curiosidade sobre o mundo do café mas não sabe por onde começar. A maioria dos membros desse fórum já passou dessa fase, mas recomendo esse pra quem quiser trazer mais gente pro lado cafeinado da força. A autora vai direto ao ponto, de maneira engraçada, e cobre os principais aspectos, da história do café às variedades e diferentes métodos de extração. 

- Pós-colheita do Café, do Flávio Borém, da UFLA. Esse é mais voltado pro produtor, mais técnico e centrado nas diferentes técnicas de processamento. Outra bíblia.

- God in a Cup, da Michaele Weissman. Esse é praticamente uma longa reportagem sobre o nascimento da Terceira Onda de cafés especiais nos EUA. É praticamente um Independence Day do café, a estória de como os americanos salvaram o mundo do café da destruição, e em várias passagens dá vontade de fechar o livro e dizer "Menos, gringo, menos..." Mas não deixa de ser um retrato fiel de como o maior consumidor do mundo vê os produtores - e seu produto.

- The Coffee Book, da Nina Luttinger. Esse já é a visão do americano mais crítico sobre o mercado do café, em que os produtores são as vítimas e os importadores e grandes torradores são os vilões. Dá uma boa noção da cadeia de valor do café, como o valor vai agregando de maneira exponencial do pé à xícara.

 

E é isso. A mesinha de cabeceira ainda tá cheia de livros sobre café. Se ler mais algum título interessante, atualizo aqui.

Espero ter contribuído.

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
  • 4 months later...
  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...