Ir para conteúdo

Moka Bialetti - como saber o tamanho da cafeteira?


masm

Postagens recomendadas

Boa tarde pessoal. Ganhei uma moka Bialetti a algum tempo e aquela borracha de vedação estragou.

Não tenho certeza do tamanho da cafeteira e aí está meu problema. Testei com uma borracha para cafeteira de 4 xícaras, mas a princípio não funcionou (café não subia, parecia que a pressão estava escapando).

Minha dúvida é: como ter certeza do tamanho para comprar uma borracha adequada?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @Alvaro, medi aqui e a caldeira deu quase 250 ml.

A borracha não ficou pequena, ficou um pouco folgada, mas, na minha visão de iniciante, ela parece ser do tamanho adequado.

 

Nos testes que fiz recentemente, a quantidade de tem que subiu tem variado.

Outra coisa q acho estranho é que, antes somente no final é que ficava jogando café com mais força, e agora isso acontece mais rápido

 

Se puder me dar uma dicas aí, agradeço imensamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Masm,

 

Achei essa tabela que parece bastante funcional:

Bialetti-Espresso-Maker-Review-sizes.jpg

 

O princípio de funcionamento da Moka é de uma caldeira normal, a válvula controla a pressão interna para que a vazão do vapor seja constante e não aconteça isso que você relatou. Eu não consigo lhe dizer o real motivo disso, mas eu acho você possa tomar três medidas para verificar:
1 - Nunca coloque água acima da válvula;
2 - Verifique se a válvula está funcionando corretamente;
3 - Deixe sempre no fogo baixo.

 

Achei também um FAQ acerca da Moka, pode lhe ajudar: https://delishably.com/cooking-equipment/Troubleshooting-Problems-with-a-Bialetti-Stovetop-Espresso-Coffee-Maker

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Essas informação é meio complicada e relativa mesmo: comprei uma Bialletti 3 xícaras, ela serve 120ml (a capacidade da caldeira é de 140-145ml), o que dá aproximadamente 3 xícaras de 40ml, ou 2 xícaras de 60ml.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...
Em 12/02/2017 at 21:39, Álvaro Ford disse:

Masm,

 

Achei essa tabela que parece bastante funcional:

Bialetti-Espresso-Maker-Review-sizes.jpg

 

O princípio de funcionamento da Moka é de uma caldeira normal, a válvula controla a pressão interna para que a vazão do vapor seja constante e não aconteça isso que você relatou. Eu não consigo lhe dizer o real motivo disso, mas eu acho você possa tomar três medidas para verificar:
1 - Nunca coloque água acima da válvula;
2 - Verifique se a válvula está funcionando corretamente;
3 - Deixe sempre no fogo baixo.

 

Achei também um FAQ acerca da Moka, pode lhe ajudar: https://delishably.com/cooking-equipment/Troubleshooting-Problems-with-a-Bialetti-Stovetop-Espresso-Coffee-Maker

Muito obrigado, eu tenho uma Bialetti e não sabia de quantas xícaras ela é, e essa tabela me ajudou muito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio atrasado... Mas pro italiano uma xícara de café não passa 30ml... Por isso o volume de água é aproximadamente 50ml por xicara, o bolo ainda absorve o equivalente a umas duas vezes seu peso.

A válvula nas mokas é só pra segurança, abre se a pressão subir demais. O bolo é que restringe e regula o fluxo que normalmente aumenta pro fim da extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...