Ir para conteúdo

Final da extração.


Chicojneto

Postagens recomendadas

Bom dia,  desculpem se já existe um post igual a este ou se estou postando na parte errada, fiz uma pesquisada rápida e não achei. Sou novo no fórum e no mundo de moer e fazer o próprio café. Estou decidindo em comprar para iniciar um Hario 60 ou Clever ou talvez os dois. Bem, após ler por aqui, vi que para uma extração ser boa o café tem que terminar com uma "cama" horizontal, para que eu chegasse perto disso tive que mexer com uma espátula,  caso contrário o resultado é o oposto. O equipamento não é nada demais, coador melita, filtro melita, como estou iniciando no "mundo dos coados"não quis investir em algo que não tinha conhecimento. Gostaria de saber a opinião dos mais experientes se o resultado desta extração está pelo menos satisfatória. Notei que após estas duas extrações houve mudança no sabor do café, achei mais encorpado (mais forte).

Obrigado.

post-7445-0-13754200-1487597884_thumb.jpg

post-7445-0-31022200-1487597901_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chico, 

 

Você está se questionando e sendo um pouco cético em relação à extração, mas eu acho que o mais importante você não considerou: ficou bom?

 

Independente de uma borra maravilhosa, uma extração licorosa e aroma perfeito, se não agradou o seu paladar, não cumpriu o papel.

 

Claro que essa é a minha opinião, que provavelmente não signifique nada (como não significa mesmo :P).

 

Eu não mexo nas minhas extrações com o V60, há quem agite para hidratar o café. Em coados é muito importante a questão do "despejo de água" ou em inglês o "pour over", e isso você só vai conseguir com um bule pescoço de ganso.

 

Bem, não ajudei muito, mas acho que já abri bastante caminho pra vc estudar sobre kkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,  desculpem se já existe um post igual a este ou se estou postando na parte errada, fiz uma pesquisada rápida e não achei. Sou novo no fórum e no mundo de moer e fazer o próprio café. Estou decidindo em comprar para iniciar um Hario 60 ou Clever ou talvez os dois. Bem, após ler por aqui, vi que para uma extração ser boa o café tem que terminar com uma "cama" horizontal, para que eu chegasse perto disso tive que mexer com uma espátula,  caso contrário o resultado é o oposto. O equipamento não é nada demais, coador melita, filtro melita, como estou iniciando no "mundo dos coados"não quis investir em algo que não tinha conhecimento. Gostaria de saber a opinião dos mais experientes se o resultado desta extração está pelo menos satisfatória. Notei que após estas duas extrações houve mudança no sabor do café, achei mais encorpado (mais forte).

Obrigado.

 

 

Eu nem me preocuparia em achar uma boa entrega com Mellita.

 

Você já tem um bom moedor? Qual café está utilizando? Compra um V60.... uma prensa francesa e uma moka também são bacanas para brincar.

 
 
Abs
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, então vou comprar os brinquedos primeiro! hehehe! Eu achei em uma caixa antiga minha um moedor elétrico meu da Cuisinart, resolvi colocar em prática, também ja li que por ter lamina não é tão bom. Já andei lendo por aqui que depois do café o moedor é o principal "equipamento" da brincadeira. De toda forma, obrigado pelas resposta. 

 

Álvaro: ajudou sim, obrigado. O resultado ficou bom. Eu gostei. Dentro das minhas limitações achei muito bom.

 

Daniel: Estou usando um Café da Octávio Café. Comprei no Pão de Açúcar. Paguei R$28,00 em 500gr. Achei que para começar seria interessante. Sobre o moedor eu respondi logo em cima. Vou ter que investir nos brinquedos para poder querer algo mais elaborado. Não adianta nada colocar gasolina podium em um fusca... (nada contra o fusca) hehehehe...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente discordo que o Melitta (método) não possa dar bons resultados, pelo contrário. Tem um tópico específico sobre ele, com dicas , sugestões de preparo etc. Claro que V60, kalita, chemex, Kono etc tem as suas particularidades, mas francamente acho que a única razão para eu ter esses métodos todos é o interesse pelo hobby. Se fosse analisar só custo benefício ficaria apenas com o Melitta.

O seu problema, ou pelo menos o maior deles, é sem dúvida nenhuma a falta de um moinho decente. Das tuas fotos se nota facilmente a má distribuição de partículas, sendo que o pó de uma maneira geral parece estar bem mais grosso que o ideal.

Resumo: antes de investir em outros métodos procuraria um moinho (isto é, moedor de mós, não de lâminas)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Vinicius. Com o melitão, dá pra vc brincar e aprender MUITO sobre extração de café.

As variáveis estão ali à disposição de que está comandando o preparo. Granulometria, qualidade da água, temperatura da água, BR, tempo de extração, agitação na percolacão, etc.

É muita variável pra vc estudar, entender e buscar o sweet spot (plagiando o Lisboa). :)

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Márcio e Vinicius. Vou começar pelo moinho mesmo. Acho que o Hario Slim. Pelo pouco que li até agora, será difícil eu moer mais do que 24gr de uma única vez para uso individual. Acho que para iniciar é um moedor interessante com um bom custo benefício, vejo bastante gente recomendar este modelo por aqui no fórum. Obrigado novamente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...