Ir para conteúdo

Abrindo Cafeteria


ViniciusOA

Postagens recomendadas

Fala galera! Acompanho o forum há muitos anos, muito antes de me cadastrar, como apaixonado por cafés.

 

Eu e minha esposa vamos abrir uma cafeteria no sul da Bahia. Gostaria da opinião de vocês por favor...

 

Sempre lí por aqui como é importante a escolha do moinho na hora da compra da cafeteira e moinho.

 

Decidimos, por enquanto, comprar o Mahlkönig K30 Vario...

 

A cafeteira estamos sem saber. Como a cafeteria não vai ser grande, pensei em comprar uma maquina de 1 grupo. O que vocês acham da La Marzocco Linea Mini? Ou é melhor investir numa Astoria de 2 grupos ou uma outra?

 

Muito obrigado a todos!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Vinícius, 

 

seja bem vindo ao clube do café. Aconselho que comece sua leitura por aqui: 

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3527-e-quando-o-neg%C3%B3cio-%C3%A9-caf%C3%A9-ou-melhor-cafeteria/

 

Outro detalhe, sugerimos fortemente que utilize a ferramenta de busca do fórum, em que provavelmente encontrará muitas das informações que procura.

 
Além disso, para um melhor aproveitamento do uso do fórum, aconselhamos também o tópico de leituras obrigatórias, que lista nossa política de condutas e regras de etiqueta online.
 
Pedimos também que complete o seu perfil e cadastro, o que provará sua utilidade com o tempo.
 
Abraço e bons cafés.
 
Atenciosamente,
Equipe de moderação do Clube do Café.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer maneira Vinicius, o K30 é sempre uma boa. É muito bom e muito rápido. 
Sobre a cafeteira, se você for ter volume grande de espressos e capuccinos, então seria interessante ter uma máquina maior de dois grupos porque ela se recuperaria mais rapidamente. Isso pra hora do almoço pode ser bem importante...

Entre uma Linea e uma Astoria, não que a astoria seja ruim, mas uma La Marzocco é uma La Marzocco, só que eu pensaria seriamente numa de dois grupos, a Linea mini pode não aguentar o tranco se for tirar toda hora. A Astoria dá conta, só que pode ser mais difícil chegar no "Golden Shot" com ela . 
Tem outras opçoes de 2 grupos, la spaziale, Appia da nuova simonelli, La Cimbali M29, FB80 La Marzocco, Dalla Corte, dentre outras. Eu já tomei ótimos espressos numa Appia e numa La Cimbali M29...

 

Bom, essa só a minha opinião, se fosse pra mim, eu iria de LM ou Nouva Simonelli. Isso porque a Dalla Corte é muito boa, só que é muito cara :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vale lembrar que a linea mini é feita para casa. não sei se a garantia

cobre uso comercial. eu acredito que ela guente o tranco de uma

cafeteria pequena mas não recomendaria um investimento desse preço

sem garantia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo investimento de uma Linea Mini fique com uma Italian Coffe de segunda mão de 2gr e um K30, faça um curso de barista para aprender controlar a maquina e aperfeiçoar seu café.

Na minha humilde opinião mais vale vc entender o café, a maquina, seu maquinário por completo e saber como extrair o melhor do seu grão do que ter um GB5

e não saber como q a temperatura influencia no gosto do seu café.

Ja tomei muitoooooooo café em Rancilio Silvias que dão de 10 em algumas GB5 de cafeterias, pq?

Pq o dono da cafeteria compra o melhor do maquinário e coloca na mão de quem não entende, quem não tem vontade de aprender e crescer com o dono do negócio.

Então apesar do pequeno "desabafo" entenda que mais vale uma equipe bem treinada do que maquinário de ultima geração.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com você Lipe, Maaas em igualdade de condições... Se você tem recursos vá na máquina melhor!! Ela vai te dar um shot diferenciado sem a metade do esforço. Pode parecer que não faz tanta diferença, mas faz.

Pra explicar melhor meu ponto de vista. Assim como Lipe, eu também já tomei shots horríveis em La Marzocco, em Rancilio, Nuova Simonelli e La Spaziale, Astoria e Italian Coffee. ENTRETANTO, TODOS os melhores shots de espresso em máquina comercial de 2gr que já tomei na minha vida, vieram ou de La Marzocco ou de Synesso ou de Spirit ou de Dalla Corte ou de Nuova Simonelli uma ou outra La Spazialle ou La Cimbali.  

NUNCA tomei outro melhor ou igual em nenhuma outra máquina por melhor que fosse o barista e melhor que fosse o café fosse excelente! Nem Rancilio (as antigas!! as novas são um espetáculo), nem Astoria, nem Italian, VFAs, etc... Já tomei BONS e gostosos espressos nestas últimas, mas nenhum "campeão" como nos das outras! Na Europa, as melhores cafeterias têm ao menos uma dessas tops. 

Eu, claro, se tivesse condições, iria de uma dessas melhores. E não iria de Linea Mini também não. A não ser que você nunca passe de 30 cafés por hora. Não que a máquina não aguente, mas a vida útil dela e recuperação de temperatura vão pro saco pode acreditar. 

 

Essa é só a minha opinião baseado na minha experiência aqui e no pouco que eu rodei pela Europa tomando café. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aurélio. Minha teoria de teus melhores shots terem sido dessas marcas/maquinas é pq

quem tem dinheiro para investir nesse tipo de maquina tem dinheiro para investir

em baristas e melhora das extrações.

 

Mas é claro. Se tiver dinheiro para começar com equipamento top de uma marca

tradicional vai ser ótimo.

 

Pense também na experiencia que você quer proporcionar para o seu cliente e se essa

experiencia vai se pagar. Existe uma diferença por exemplo em uma cafeteria que serve

10 cafés por hora de uma que serve 50. Serviço e experiencia são coisas muito pouco

pensadas ainda por aqui então já que você está começando algo começe do jeito correto

e invista em um bom serviço por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boto fé demais Aurelio, mas pensando no modo comercial, igual ao Bruno, investir 50mil numa maquina sem saber que o negocio vai pra frente??

vc investe 50mil no minimo numa GB nova e não vai pra frente e vc não vende ela nem por 30?? 

é complicado, uma maquina dessa, na minha opinião, á para um negocio que ja deslanchou e tals.

SEm duvida que uma maquina assim com um treinamento apropriado eleva o nivel da casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma LM de 2 grupos está saindo a partir de 62k se não me engano.

 

Meu tcc é um projeto de uma cafeteria, e até o momento todos os cenários financeiros mostraram ser melhor alugar uma maquina no primeiro - segundo ano e posteriormente comprar com a arrecadação da cafeteria, mas como você já cogitou pegar uma linea mini que está a partir de 25k acho que talvez seja valido negociar essa fb80 que apareceu semana passada do olx: http://ma.olx.com.br/regiao-de-sao-luis/eletrodomesticos/cafeteira-expresso-la-marzocco-310431354?xtmc=la+marzocco&xtnp=1&xtcr=1 a ultima que eu vi anunciada estava 25k.

 

também tem esse conjunto moinho + lm: http://sc.olx.com.br/norte-de-santa-catarina/eletrodomesticos/maquina-de-cafe-la-marzocco-fb-80-moinho-automatico-mahlkonig-293562494?last=1&xtmc=la+marzocco&xtnp=1&xtcr=3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...