Ir para conteúdo

Lab Kitchen do Lisboa no Instagram


Postagens recomendadas

Para fins de evitar duplicidade de esforços (e considerável dispêndio de tempo, que me anda escasso), criei recentemente uma conta no Instagram (lab.kitchen.do.lisboa), onde publicarei minhas cafeinadas e delirantes peripécias laboratoriais de araque, e aquisições em geral (equipamentos, talvez grãos).

 

Na semana passada inteira contei com a presença de outro alucinado laboratorista caseiro, o Hélio Nascimento daqui do CdC, que levou minhas loucuras a um novo patamar, e vice-versa. Eu e o Hélio, além do Beto, já trocamos de longa data muitas experiências virtuais, mas parece que a presença do Hélio aqui em Caconde, encantando com o mundo cafeeiro da região, vai se tornar uma constante. Que ótimo! viajar na cafeína a dois é muito melhor! :P:ph34r:

 

Já tem umas cositas lá, nos próximos dois dias devo terminar de subir o comparativo que eu o Hélio fizemos entre Granulométrica vs Kruve. Para os curiosos, antes que perguntem, pelo que apuramos (o que não nos surpreendeu) o desempenho médio da Kruve em termos de eficiência (e rapidez) ficou em torno de 50% do desempenho de uma granulométrica, quando peneirado na mão; já com a ajuda de um aparelho com vibração (êpa! uma massageador) o desempenho da Kruve foi de 90% (nada mal). No entanto, para os fins a que se propõe de praticidade e funcionalidade (sempre falei que é melhor peneirar alguma coisa, até com peneira de cozinha, do que não peneirar nada), e além da beleza e excelente acabamento, a Kruve tem uma ótima relação custo-benefício para um usuário menos exigente, e menos paciente, em suas extrações.

 

Acompanhem também o Instagram do nosso colega de Fórum, e meu fiel parceiro, Hélio (sweetcoffeespot), vale a fuçada! :ph34r:

 

Um grande abraço a todos! ;)

  • Curtir 12
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O teste em si é divertido e útil. Porém, para um usuário menos exigente, talvez fosse interessante avaliar a uniformidade do pó obtido porque não necessariamente o que passa nas duas peneiras é exatamente a mesma coisa, já que o mecanismo de separação é diferente (malha x furo). Obviamente é algo muito complicado de aferir, mas que talvez não possa ser descartado de antemão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que passa pelas peneiras também varia conforme o moedor e o café, porque são variáveis que particionam os grãos de maneira diferente. Comprei um microscópio eletrônico caseiro para analisar uniformidade e formato dos grãos particionados, mas ainda não instalei no meu notebook, logo logo vou analisar isto também. O que passa em qualquer peneira, inclusive nas de amostra de classificação de grãos verdes, é a parte mais fina (estreita) de uma partícula ou grão: uma partícula (ou grão) de formato mais alongado (ela pode ter digamos 400micra) pode passar numa peneira de 300 micra, dependendo do quanto e como se agita, mas são exceções. Microscopicamente falando, a coisa pode complicar, mas não tem necessidade de ir tão fundo porque outras variáveis vão interferir muito mais significativamente na hora da extração.

 

@Márcio, vou postar um vídeo da peneiração com "aquilo", mas adianto que é a ponta daquilo apoiada na borda superior da peneira (qualquer uma), e com uma certa leveza pra permitir que a peneira vibre o máximo possível. Usar uma de cada vez, inclusive não junto com a de fundo (deixando-as um pouco afastadas uma da outra, e não encaixadas uma à outra, como na foto abaixo) aumenta a eficiência. Peneirando vc vai entender e achar o seu melhor jeito.

 

Massageador%20na%20ponta._zpsajyxcd11.jp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigoks

 
Sobre os testes, para uma avaliação mais formal teríamos que analisar outras variáveis como: capacidade da peneira, limitação de peso, ergonomia, densidade e umidade do grão, tempo e praticidade, etc. No estudo de partículas unitárias, podemos classificar as duas peneiras [Kruve e granulométrica] em Crivos e Malhas respectivamente, na qual, cada uma possui uma aplicabilidade diferente. 

É interessante saber, que QUALQUER peneiração por vias mecânicas não terá 100% de eficiência a partir de grãos menores que 1,7mm, ou seja, é quase impossível eliminar todos os fines [agarrados eletrostaticamente nos grãos maiores]. A questão é, até que ponto é satisfatório diminuir os fines para melhorar o sabor na xícara. 
Embora a diferença entre resultados possa ser menor, peneirar mais um pouco pode me dar resultados que compensem a versatilidade? Sim ou não. 

 

Valeu!  :) 
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O auxílio mecânico, inclusive de sacudidores, acelera a peneiração entre 3 a 4 vezes, além de dar mais eficiência por causa do micromovimento horizontal e vertical (este é até mais eficiente), daqui a pouco vou postar o vídeo. Foi o que vimos na comparação Granulométrica vs Kruve, em que o desempenho manual da Kruve foi fraco, mas com o aparelho quase encostou na granulométrica (mas eu desconfio de uma razão para isso). No seu caso, Márcio, a Kruve vai melhorar muito com as sacudidelas extras, you did the right thing, you bet!

 

Além de ter outras utilidades, como quase tudo que compro pra café mas serve pra casa em geral, que não quais são, no seu caso em particular, porque não sei exatamente que tipo de sacudidor você comprou... nem quero saber! :P:lol:

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...