Ir para conteúdo

Aquecendo Chemex


Augusto Krause

Postagens recomendadas

Dale galera,

 

Utilizo a Chemex, em um cafeteria servimos na hora etc.. Encontro um problema as vezes em que ao finalizar o preparo do Chemex em questão de mais alguns minutos o café já esfriou. Sabem dizer se existe algum acessório ou algo adaptavel para manter a temperatura da Chemex?

 

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço nada que mantenha aquecido mas tem uma tampa que ajuda a conservar

um pouco mais do calor.

 

-> https://www.amazon.com/Able-Brewing-Chemex-Coffee-Models/dp/B00E58P9D6

 

E é normal em questão de minutos o café esfriar.. não vejo grandes problemas nisso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mantenho a jarra em um aquecedor de canecas que não esquenta demais, só o suficiente pra não deixar a temperatura baixar muito.

 

Parecido com esse.

 

https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/416IjjuocwL._AC_UL320_SR310,320_.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escaldo a cafeteiro, escaldo o filtro, utilizo temperatura de 88ºC para extração, enfim todos os procedimentos padrões, o problema é no inverno do RS o café esfria MUITO rápido. A ideia é um desses aquecedores de xicaras, Márcio sabes aonde achasse esse?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que fiz para a AeroPress: bolei uma "luva" de parede dupla com preenchimento de isopor (tá feinha, mas funciona!), que, por si só, aumentou a temperatura de infusão em cerca de 6ºC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olás, não sei o quanto está brincando Seiti mas no mundo do chá essas luvas existem faz tempo, dei uma de dia das mães em mil novecentos e bolinha. Só questão de achar uma alta o suficiente.

https://goo.gl/images/BNwSBF

Procurem por " tea cosy".

 

Outra opção talvez mais prática para vários bules/ Chemex seria manter um forno/ estufa aquecido e deixar extraindo lá dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tal usar água fervendo? B) fazendo os devidos ajustes nas outras variáveis, vai dar um café bem mais quentinho e, melhor ainda, mais complexo e saboroso... muito provavelmente! :P

 

Outras possibilidades:

1) escaldar a Chemex por 1min com água fervendo, imediatamente antes do uso, o que já deve estar sendo feito;

2) imagino que a preparação seja feita na mesa do cliente, mas se não for, e com os devidos cuidados, extrair dentro de um recipiente com água bem quente (não precisa estar fervendo, neste caso).

 

A Chemex é um dos métodos que pede a preparação na mesa do cliente, pela beleza do equipamento e da extração. Colocar uma capa qualquer, vai estragar um pouquinho da festa de qualquer jeito. Eu não tenho Chemex mas nas jarras Hario (com V60 ou Clever) não tenho tido problema de temperatura insuficiente na hora de servir, e olha que minhas extrações são de "no mínimo" 6 min a 7 min.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...