Ir para conteúdo

Cafeteira por infusão Perk (PerkBrew)


Lisboa Santos

Postagens recomendadas

Achei interessante esta cafeteira porque ela valoriza duas variáveis às quais sempre dei a merecida (pra mim) importância que são:

 

1) alta temperatura, pelo visto mantém acima de 92ºC (ou mais, parece ser ajustável);

2) agitação, mantém todo o pó distribuído por toda a água o tempo todo.

 

And last, but not least, ele fala no vídeo abaixo que toda a cadeia de produção do café é importante, e que ela  termina com uma boa extração na xícara. Não adianta nada, digo eu, uma boa safra, um bom processamento pós colheita, uma boa torra e depois não fazer uma extração que o café (e a gente) merece.

 

Parece que custa US$300,00, está no Kickstarter, fiquei realmente curioso!

 

No Facebook: perkbrew

 

Perk Kickstarter Vídeo, no YouTube.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante. Mas se for esse mesmo o preço me parece

um pouco caro pela tecnologia envolvida. Nesse preço

eu arriscaria mais na Spinn (https://www.spinn.com/) que

apesar de ser totalmente diferente em termos de tecnologia

me parece ser mais versátil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... vi agora, valeu, a Spinn parece ser por percolação, e não por infusão como a Perk (que ironicamente é uma referência abreviada a percolation), o que faz uma baita (senão total) diferença! E, pior, ainda mói o café automaticamente... :o Com todo o respeito, tô fora! [emoji14]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda vez que aparece uma cafeteira no kickstarter eu lembro da Polishop com as soluções dos problemas que a gente não tem . :)

 

Essas máquinas milagrosas lembram a cafeteira Hario , surgiu com o papo de automatizar o V60 , foi um fiasco estrondoso.

 

Lisboa quer gastar 300 Trumps em uma cafeteira , junta mais um pouco e compra uma trifecta , essa resolve ( já provei) é feita pela Bunn.

Quem provou o coado dela no jamboree 2015 , não esquece.

 

https://homecatalog.bunn.com/category/Home-Catalog-US/BREWERS/ADVANCED-TECHNOLOGY

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente muito melhor essa Trifecta, já tinha visto há algum tempo mas tinha esquecido. Ela tem a vantagem de uma agitação com aeração durante a infusão, que é uma de minhas outras variáveis de extração, pois libera mais CO2 durante a preparação o que permite uma extração mais rápida (e de melhor qualidade). E ainda faz uma boa aeração ao final, o que reduz bastante o amargor ao quebrar moléculas de ácido carbônico (amargo), segundo li em algum lugar. Tem uma versão de US$499 e outra de US$599. Ela parece ser bem flexível quanto aos ajustes, apesar ter funções preprogramadas tb.

 

É uma opção de automação realmente interessante e aparentemente consistente e que, por isso mesmo, deixa o "barista" livre para exercer o seu verdadeiro talento, que é o de controlar e definir as variáveis de extração, e não o de ficar operando manualmente equipamentos, o que, além de estressante, diminui as chances de uma mais desejável repetibilidade.

 

Algo como... permitir ao barista o exercício de sua arte, e à maquina a execução da obra artística; o homem idealiza, a máquina realiza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Agitação com aeração, liberação de CO2 para acelerar a extração, quebra das moléculas de ácido carbônico.."
Po lisboa, manda a fonte aí dessas suas leituras, fico 1 mês fora do fórum, e vejo que nada sei

ahaha

 

Mas agora falando sério, o que é a aeração durante a infusão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É decorrência de uma agitação mais vigorosa em percolação ou infusão, ou de um despejo mais forte (mais alto) em percolação, que aera (produz, ou introduz, bolhas de ar) no líquido. Ao agitar, de alguma forma, em maior ou menor grau, você provoca aeração na solução. A minha fonte (ácido carbônico) foi num destes Instagrams da vida, não tenho mais a menor ideia onde encontrar... foi um dos raríssimos textos sobre os benefícios da aeração pós-preparação, antes da degustação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...