Ir para conteúdo

Guia iniciante de graus de torra


Postagens recomendadas

me arrependi de não ter comprado um termômetro de pistola. O de espeto já tá torto e é difícil medir com ele. Acho que não vai durar muito mais não. Me impressiono como vocês conseguem controlar a coisa na pipoqueira. Eu acho que a única coisa que consigo fazer é ir de 60 a 50g como nas duas primeiras de hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me arrependi de não ter comprado um termômetro de pistola. O de espeto já tá torto e é difícil medir com ele. Acho que não vai durar muito mais não. Me impressiono como vocês conseguem controlar a coisa na pipoqueira. Eu acho que a única coisa que consigo fazer é ir de 60 a 50g como nas duas primeiras de hoje.

da última vez que torrei na pipoqueira usei um termômetro com infravermelho

na pipoqueira é até prático

mas ando meio desanimado desse equipamento pra torrar café

confessor que tenho usado mais pra estourar pipocas

torras muito desiguais

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô José! Tá usando a pipoqueira para estourar pipoca? tsc tsc tsc.. Que desperdício.. <_<

 

:lol: :lol:

 

Lucas, como assim dois termômetros? Não entendi a diferença..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usar a pipoqueira pra fazer pipoca não anula a garantia?

Eu agora estou também com dois termômetros... quebrados. Um de espeto que marca 78C quando a água está fervendo e um de pistola que só esquenta e não liga.

A vida como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, o problema é fazer este mod na pipoqueira. Como fazê-lo?

 

Este assunto já foi amplamente discutido aqui e ninguém apresentou uma solução viável e funcional... Será que o que você propõe resolveria o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

consegui resultados melhores com o bolinha

então a pipoqueira voltou exclusivamente à sua função inicial

mas esse ano quero arranjar um sistema de torra mais profissional

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usa logo um sensor termopar, junto a um pid arduino. Não sai tão caro e será bem mais eficaz.

 

Desculpe minha total ignorância. Termopar parece ser um termômetro sendo que ainda preciso de algum outro dispositivo para ler a temperatura, certo?

Arduino parece uma espécie de placa de computador.

Como eu usaria essas coisas na pipoqueira? Tem algum tutorial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais ou menos isso sim José. Termopar é um sensor de temperatura que precisa ser ligado em um circuito eletronico para que o leia e mostre a temperatura.

 

PID é um algoritimo que, no caso, muda a potência da resistência de acordo com o que lê de temperatura, para estabilizar essa com precisão e rapidez.

 

Agora, colocar um PID numa pipoqueira, não sei se compensa. Daí é melhor partir para um forno maior / melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível reutilizar esses dispositivos? Assim em teoria se poderia instalar na pipoqueira e futuramente transferir para um torrador mais sofisticado.

Se alguma coisa envolver programação, ok, mas em termos de hardware eu sou bem leigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Sérgio. O negócio é que torrador melhor é bem complicado. Ou se vai pessoalmente aos eua ou paga uma fortuna de imposto e ainda espera vários meses (vide o relato do Bruno, nosso colega com o Hottop). A pipoqueira também tem a vantagem imensa de ser bem pequena. Um forno, mesmo pequeno, já seria mais problemático.

Acho que na verdade se eu tivesse um modo de ler a todo tempo a temperatura na pipoqueira e um modo de reduzir a corrente na resistência, já seria ótimo. O negócio é que é meio complicado, pelo que leio aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece meio grande. Acho que só despachando. Sem falar que não tenho nenhuma previsão de ir pros EUA no futuro próximo. O gene tem essas coisas todas? Dá pra programar, por exemplo? Achei que só desse pra ir mexendo on the fly (nossa, inglês e tudo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Gene tem que ir fazendo a curva na mão mesmo. E o saco é que parece ser em Fahrenheit se comprado nos USA.

 

Da uma esperada para ver como será esse torrador que o Guilherme vai anunciar breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu trouxe o Gene na bagagem, não paguei imposto desde que custou menos de $500.

Comprei na Alemanha, voltagem 230 e temperatura em °C, perfeito para Brasília.

Dizem que é o mais pratico para usar manualmente, eu uso com Roastmaster, inserindo os dados na mão, e querendo, na internet tem Mods para PID, ligar no PC, etc.

Como já deu para perceber, a qualidade da torra entre os diversos aparelhos depende mais do grão e do operador que da maquina.

Desta forma a escolha basicamente seria sobre o sistema (tambor ou ar), limpeza, barulho, eletricidade ou gás e principalmente a quantidade desejada por torra 1/2 libra, 1 libra, 1kg ou 2 kg, acima disso a torra começa a ser comercial.

Os softwares tem duas utilidades:

1. Registrar as curvas de torra de cada sessão, para análise e definição de um perfil de torra para "cada" grão.

2. Fazer torras automatizadas, uma vez que se tenha os perfis definidos ...

Este ponto é meio polêmico, desde que totalmente automatizado e muito difícil já que cada lote é um pouco diferente e as condições ambientais também variam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu voltar um pouco ao termopar. Vocês compram isso onde? Mercadolivre, ebay, loja física? Vou ver se acho um tutorial em algum lugar dessa internet (ê, mundo grande sem porteira...).

Dando uma olhada no mercadolivre, vi uns termopares, mas parecem ter uma capa de pvc. Isso não derrete a 200C+?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José,

o termopar vc pode comprar no ebay ou no mercadolivre. o mais comum é o tipo k. vc pode comprar tb um pid (o r100 é o mais barato, além de ser pequeno - algo em torno de U$11,00). Se for partir para arduino, vai ter que ralar mais um pouco, pois envolve ligar vários fios, cada qual em seu respectivo lugar, sob pena de queimar o arduino ou os shields (LCD e Termopar), além de o sensor ser mais chato de instalar, pois, não pode encostar em partes metálicas, sob risco de erros de leitura (eletricidade estática já é suficiente). até poderia confeccionar um arduino e te vender, mas ainda remanesceria o problema da instalação na pipoqueira.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Guilherme. Obrigado pela luz.

Como não tenho praticamente nada de medidor, achei esse multímetro aqui no ml:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-530613154-multimetro-digital-com-sensor-de-temperatura-sinal-sonoro-_JM#questionText

Alguém sabe me dizer se é roubada ou não? Vem inclusive com um termopar tipo k. O negócio é se o fico aguenta calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jose Cal,

 

Eu uso um destes só que só marca temperatura e o que não gosto é da velocidade de alteração da temperatura, a impressão que tenho é que ele não consegue subir na mesma velocidade em que a temperatura sobe, vou partir para um pt100.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José,

 

Eu tenho um multímetro que veio com termopar. Tentei usar ele pra medir a temperatura do meu forno, quando chegou a 200 graus a borrachinha começou a queimar e o fio ficou marrom, tirei ele de lá antes que a coisa ficasse pior.

 

O termopar em si aguenta até 250 graus, mas o fio e a borracha que fica na ponta queimam antes. Se for comprar um desses, verifique se o fio é feito para aguentar altas temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jose ,

 

Eu tenho eles faz tempo, alguns eu comprei daquele site Dxeletronics, outros no ebay.

Vou testar agora um leitor tipo Pid, só que só le temperatura e um Pt 100 que tinha comprado quando tinha feito um dispositivo para ler a temperatura da Gaggia na válvula solenóide, mas lembro que a temperatura váriava super rápido, não era lenta como estes tipo K.

Agora como não entendo nada disto era bom ver quem sabe se manifestar sobre qual sensor e leitor comprar para se ter uma leitura em tempo real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi de volta,

pois é, eu já tinha notado essa coisa do fio queimar. De qualquer modo, como não tenho multímetro (quase nenhum "metro", na verdade), acho que talvez seja bom ter. Pensando num futuro desbravador de pipoqueiras e afins.

Pelo que entendi, com um multímetro, posso futuramente comprar um termopar mais de macho e ligar nele para ler a temperatura.

Talvez exista algum que aguente o calor da pipoqueira profunda. Enfim. Vou esperar pra ver quanto é o frete do cara.

Ontem por acaso perguntei em uma loja no centro do Rio o preço de um termômetro tipo o meu que veio quebrado: 300 reais! Segunda vou reenviar o meu para ser trocado pelo vendedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Zé Cal.

 

Não pretendo dizer o que deves fazer. Ao contrário, direi o que fiz. E o faço apenas para ampliar o cenário de possibilidades.

 

Em 2005, logo que inauguramos a 1ª cafeteria, muitos detalhes foram negligenciados devido à urgência e prioridades pontuais naquele momento.

Um bom termômetro foi um daqueles detalhes.

Durante algum tempo daquele início de operação, como fizestes, optei por adquirir equipamentos secundários baratos que pudessem prover resultados imediatamente. Fato é que estes acessórios não fornecem resultados confiáveis e/ou não resistem à manipulação frequente.

Após essa epifania, busquei, para o caso do termômetro, um produto que pudesse realmente servir ao objetivo.

Adquiri um modelo tipo "espeto", que até os dias de hoje funciona perfeitamente, mesmo após quase 8 anos de uso constante e que, apesar de simples comparado com outras opções consideradas à época, estava longe de ser enquadrado na categoria dos baratos.

Anos passaram-se e fiz o vídeo abaixo comparando 3 termômetros. Observe a performance do aparelho tipo espeto comparada aos outros.

Resumo da estória: recebes por quanto pagas (e nem sempre isso ocorre!).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...