Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Verde e Torrado - 1º Compra Coletiva de 2017 - A Compra Coletiva Café com Leite - MG e SP


Igor

Postagens recomendadas

Olá Família CdC,
 
está oficialmente aberta a 1ª Compra Coletiva de Cafés de 2017, a Compra Coletiva Café com Leite - Minas Gerais e São Paulo!
 
Pela primeira vez trazemos cafés de São Paulo para a Compra Coletiva. Teremos dois participantes com variedades parecidas, mas perfis completamente diferentes: um Obatã Amarelo e um Obatã Vermelho. 
 
Além disso, temos também pela primeira vez a participação de um produtor pequeno e desconhecido na Compra Coletiva. O Seu Juarez entrou com um belo café que vai fazer a alegria de muita gente!
 
Passamos então para as informações básicas. Algumas pequenas alterações foram feitas desde a última Compra Coletiva.
 
 
- Introdução
            0.1- O que é a Compra Coletiva
Comprar grãos crus de qualidade e em poucas quantidades é uma tarefa árdua e dispendiosa. Desta forma, a solução mais simples é a união. A Compra Coletiva é na realidade um esforço coletivo, onde nos unimos para comprar bons cafés verdes, em grandes quantidades e a preços mais acessíveis, tentando valorizar, quando possível, a negociação direta com o produtor e o Comércio Justo.
 
            0.2- Custos Operacionais
A Compra Coletiva não tem fins lucrativos, porém é evidente que há custos operacionais envolvidos. Citamos ligações interurbanas para negociar os cafés, custos com frete para enviar e receber amostras, embalagens, caixas, gasolina para transportar as encomendas até os Correios e a mão de obra dos envolvidos. É difícil estabelecer o quanto está sendo gasto em cada compra. Desta forma, nossa estratégia é fazer um pequeno acréscimo para ajuda de custos. O valor acrescentado por quilo de café verde para esta compra será de R$ 10,00 fixos, onde estará incluso embalagens + frete para BH + taxas de administração da C.C.. 
 
            0.3- Riscos
Há riscos envolvidos na compra e como não há ninguém lucrando com todo o processo, o risco é de responsabilidade de cada participante. Não é de responsabilidade do Clube do Café ou de qualquer organizador da Compra Coletiva restituir o valor pago caso a encomenda seja perdida, danificada ou sofra qualquer acidente fora das posses dos organizadores.  É claro que, acreditando na união que temos aqui no Clube, temos certeza que haveria um esforço coletivo para ajudar ao máximo, dentro do possível, a pessoa que, por ventura, seja lesada.
 
1- A Compra Coletiva
            1.1 Como Participar
Se você está de acordo com os riscos envolvidos e com o valor a ser acrescentado em cada quilo, então basta acessar o site do Compra Coletiva ao final desta postagem. O pedido deverá ser feito mediante a escolha da quantidade de café desejado, assim como da forma de pagamento e envio conforme estabelecidos nos itens 1.2, 3.0 e 4.0 a seguir. 
 
O prazo limite para realizar os pedidos é até 16/04 às 23:55 (Horário de Brasília). Após a data limite o site será fechado e nenhum outro pedido será considerado sem ser antes analisado pelos organizadores. 
 
             1.2 Sobre os Pedidos
Só serão considerados os pedidos realizados pelo SITE da Compra Coletiva. A ordem do pedido será respeitada, assim como a quantidade de cafés disponíveis. 
 
 
             1.3 Previsões e Prazos
Os cafés deverão ser despachados somente a partir do dia 24/04!
 

2- Os Cafés

            2.1 Fazenda Vargem Grande - Catucaí Vermelho
 
Este café mudou desde a primeira postagem que havíamos feito. Inicialmente estava programado um Bourbon Amarelo para vim, entretanto o café que acabamos pegando é outro. Se trata de um Catucaí Vermelho. Em questões de pontuação é um café inferior ao Bourbon Amarelo, entretanto continua sendo um café nível Compra Coletiva e em contrapartida acabou ficando mais barato. Vamos ao resumo do café:
 
Matas de Minas - Serra do Caparaó
Altitude: 1400m
Variedade Catucaí Vermlho
Processo: Natural
Produtor: Renato Assumpção
 
Valor final da saca (impostos inclusos): R$1080
Quantidade Disponível: 90kg Verde + 24kg Torrado 
 
 
Preço final de 1kg café VERDE para pagamentos via DEPÓSITO: R$ 28,00 o quilo 
Preço final de 500g TORRADO para pagamentos via DEPÓSITO: R$ 34,00
 
2.2 Café Irmãos Moscardini - Obatã Amarelo
Este é um natural fermentado da família Moscardini. Atualmente é um café que está em todo lugar, várias torrafações grandes colocaram as mãos em lotes como este e o CdC não podia ficar de fora. É um café complicado de torrar, mas uma vez que acertada a torra produz uma bebida extremamente elegante com notas de abacaxi, maracujá e acidez tartárica (lembra a acidez de um vinho branco). Segue resumo:
 
 
Irmãos Moscardini
Alta Mogiana
Franca/SP
Variedade Obatã Amarelo 
Processo: Natural Fermentado
Produtor: Elder Moscardini
 
Valor final da saca (impostos inclusos) : R$1000,00
Quantidade Disponível: 80kg Verde + 24kg Torrado 
 
Preço final de 1kg café VERDE para pagamentos via DEPÓSITO: R$ 26,70 o quilo 
Preço final de 500g TORRADO para pagamentos via DEPÓSITO: R$ 32,90
 
 
 
2.3 Sítio Canaã - Obatã Vermelho
Esse O CAFÉ desta Compra Coletiva! Em vista do alto preço pegamos somente 1 saca dele e ele não será oferecido na opção torrado! Além disso, limitaremos a 2kg por pessoa os pedidos desse café. Vamos ao resumo: 
 
Caconde/SP
Altitude: 1300~1380
Variedade Obatã Vermelho
Processo: Natural 
Produtor: João Hamilton
 
Valor final da saca (impostos inclusos): R$2500,00
Quantidade Disponível: 60kg Verde 
 
Preço final de 1kg café VERDE para pagamentos via DEPÓSITO: R$ 51,60 o quilo 
 
2.4 Fazenda Barinas - Topázio Amarelo MOKA
 
Esse o moka que tanto conversamos nos últimos dias. Vou abrir o jogo para vocês e explicar porque não divulguei nenhuma informação sobre ele anteriormente. Acontece que, como eu já havia comentado, o café está com uma peneira desuniforme. Eu tentei negociar com o produtor para que ele passasse o café na peneira mais uma vez para gente, entretanto ele alegou que não tinha volume suficiente que justificasse passar o café e acabou topando dar um desconto no valor da saca. Cada saca desse café saiu para a gente por, pasmem, R$900,00. Como eu já havia feito um experimento de torrar esse café com uma peneira mais uniforme e já havia visto a diferença que isso implica na xícara eu continuei buscando uma solução para melhorar o café. Acabei conseguindo um amigo em Manhuaçu para peneirar o café para gente e vou levar as 4 sacas para lá na sexta feira para deixar o café mais uniforme. É claro que isso implicará em um custo extra, que envolverá o valor para peneirar e os grãos que serão perdidos no processo: os triângulos e chatos. Assim, conseguimos chegar no valor final de R$ 1200,00 a saca do café com peneira uniforme! Este é sem sombra de dúvidas nenhuma o melhor café em custo benefício que já entrou nas C.C. disparado!!! Vamos ao resumo:
 
 
Cerrado Mineiro - Araxá
Altitude: 940m
Variedade Topázio Amarelo
Peneira: Moka (peaberry)
Processo: Natural
Produtor: Marcio e Thiago Castro Alves
 
Valor final da saca com peneira uniforme (impostos inclusos): R$1200
Quantidade Disponível: 120kg Verde + 24kg Torrado 
 
 
Preço final de 1kg café VERDE para pagamentos via DEPÓSITO: R$ 30,00 o quilo 
Preço final de 500g TORRADO para pagamentos via DEPÓSITO: R$ 35,00 
 
2.5 Café do Seu Juarez - Catuaí Vermelho CD
 
Pegar um café conhecido de uma fazenda premiada é muito fácil. Agora buscar o café de um produtor pequeno que está afim de começar a produzir café especial é uma tarefa complicada. O Seu Juarez é um produtor que está iniciando no mundo dos cafés especiais. Ele produziu este ano um micro lote experimental de um CD e está querendo colher os frutos desse trabalho. Para ilustrar a simplicidade do produtor, ele inicialmente ofereceu este café por preço de commoditie. Como ganhar em cima do produtor não faz parte da filosofia da Compra Coletiva, oferecemos para ele um valor mais razoável pelo café, no fim cada saca vai sair por R$850,00. E aliás, ele só aceitou vender o café se formos buscar pessoalmente, e mais ainda, se acompanharmos o beneficiamento do café com ele na cooperativa. Então, esse será nosso trabalho na sexta feira. Vamos até Manhuaçu encontrar com o Seu Juarez e acompanhar o beneficiamento do café. Vamos documentar esse processo todo para vocês e isso tudo será postado aqui no fórum para que conheçam um pouco mais do Seu Juarez e do trabalho que ele realiza! Esperamos com isso ajudar a divulgar o café desse produtor para o mercado de cafés especiais. Contamos com vocês!
 
Sobre a bebida, é um café que se destaca por sua acidez cítrica elevada. Em uma torra clara é um café brilhante e dá coados bem agradáveis. Já em uma torra mais escura, propicia espressos de boa doçura, corpo aveludado e acidez equilibrada. Vamos ao resumo:
 
Matas de Minas - Serra do Caparaó
Altitude: 1200m
Variedade Catuaí Vermelho
Processo: Cereja Descascado - CD
Produtor: Seu Juarez
 
Valor final da saca (impostos inclusos): R$850
Quantidade Disponível: 80kg Verde + 24kg Torrado 
 
 
Preço final de 1kg café VERDE para pagamentos via DEPÓSITO: R$ 24,20 o quilo 
Preço final de 500g TORRADO para pagamentos via DEPÓSITO: R$ 30,00
 
 
3- Formas de Pagamento e Valor Final do Café: 
Estaremos disponibilizando duas formas de pagamento: Depósito Bancário e PAY PAL. 
 
O valor exibido no site é referente ao pagamento pelo PAY PAL. Para pagamentos por Depósito Bancário, onde as taxas de serviços do PAY PAL não se aplicam, há um desconto de 5%. O depósito deverá ser efetuado até o dia 20/04 às 23:55. 

As instruções para pagamento por depósito bancário serão exibidas somente após a confirmação do meio de envio ou da cotação do frete por transportadora ou do ENVIO COLETIVO.
 
 
4- Formas de Envio 
Estaremos disponibilizando três opções para envio:
  1. Envio via Correios: PAC e SEDEX - Para esta modalidade o frete é calculado na hora ao finalizar o pedido;
  2. Retirada em mão em Belo Horizonte - Moradores de BH e região poderão retirar o café em mãos;
  3. Envio Coletivo ou transportadora (pedidos acima de 12kg) - Pedidos acima de 12kg poderão ser orçados via Jad Log. Além disso o Envio Coletivo é uma possibilidade que utilizamos para driblar os altos custos do transporte. Para participar do ENVIO COLETIVO basta fazer o pedido no site para reservar o café e escolhem a opção de envio chamada de ENVIO COLETIVO. Assim que os pedidos encerrarem uma planilha será aberta com os pedidos individuais separados por região e um representante de cada região deverá se manifestar para receber os pedidos. Daí o representante fica responsável por entrar em contato com a equipe da Compra Coletiva para passar os dados de envio e os participantes. Somente então, fazemos o cálculo do frete proporcional ao pedido de cada um e o valor é acrescentado no site individualmente. Em seguida, cada participante recebe uma mensagem avisando que o frete foi calculado e que o link para pagamento vai estar disponível no site da CC.Por fim enviamos os cafés em uma única encomenda para o representante e os participantes do ENVIO COLETIVO ficam responsáveis por buscar com o representante. Caso opte por essa opção, você rebeberá o valor do frete após o encerramento dos pedidos da Compra Coletiva. Somente após o cálculo do frete que a cobrança é gerada. 
5- Agradecimentos
Um grandíssimo obrigado 
 
ao Tiago, produtor da Fazenda Barinas que nos forneceu um cafezaço a um preço extremante acessível
 
ao Elder Moscardini, produtor do Obatã Amarelo natural fermentado que acreditou no nosso trabalho e potencial. 
 
ao João Hamilton, produtor do sítio Canaã, que nos forneceu, um dos melhores cafés que já entrou na Compra Coletiva! 
 
a todos os participantes assíduos da Compra Coletiva, é para vocês que continuamos trabalhando para trazer melhorias a cada compra que organizamos! 
 
Cordialmente, 
Equipe Compra Coletiva
 
 
Tenham um pouco de paciência com o site. O servidor que hospeda esse serviço de loja virtual é bem ruim e as vezes o site fica bem lento! Se tiver problema em atualizar a quantidade no carrinho sugiro que recarregue a página e tente novamente!
 
  • A planilha para verificação dos pedido será disponibilizada em breve
A planilha é atualizada manualmente, aguardem pelas atualizações. Cada vez que atualizar irei informar aqui no tópico em uma postagem.
 
 
  • Curtir 14
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá comprado!

 

Pessoal, é a primeira compra que participo e gostaria de parabenizar a todo mundo que se envolveu para organizar isso aqui. Realmente ta muito profissional e transparente, e o preço final dos cafés ficaram muito bons!!

 

Agora é só esperar..

 

Bons cafés a todos

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja fiz meu pedido também, verde peguei o Canaã, o resto foram torrados, comprei todos, menos o da Faz. Vargem Grande. A maior expectativa para mim é o moka pois nunca experimentei um peaberry.

Não entendi porque não foram disponibilizados o Canaã torrado, por ser o café mais caro  o risco de fazer uma torra ruim e sair no preju é maior, por ex. já fiz a cagada de torrar um lote de Gesha cuja a perda ficou em 9% hehhehe, é que você fica tão antenado com receio de queimar um café especial e raro como esse que acaba se precipitando.

Valeu Igor e aos demais envolvidos pela excelente compra coletiva!

Ps. Já fiz o pagamento via paypal 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz meu pedido, cafés do Helder Moscardini e peaberry da Fazenda Barinas.
Esse obatão fermentado já é conhecido meu; pude tomar ano passado e foi um café muito bom mesmo.
Agora na expectativa pra provar o café dessa fazenda premiada que é a Fazenda Barinas.
Valeu Igor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de comprar o Canaâ , mas não entendo de torra . Será que mais alguem aqui no Rio vai comprar e torrar ? Queria me juntar aos cariocas que vão comprar deste café pra fazer as experiencias de torra num encontro . Alguem anima ?  Levo 1 KG dele pra torrarmos ....... Vamos organizar um encontro ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

 

obrigado a todos que já fizeram seus pedidos. Como a madrugada foi intensa, teremos um pouco de dificuldade para ir confirmando os pagamentos via depósito, mas estamos trabalhando para fazer isso o mais rápido possível. 

 

Quanto aos cafés, gostaria de lembrá-los que está é a última Compra Coletiva da safra 2016/17 e a próxima deve sair só em novembro. Então façam as contas para aguentarem esse período entre safra com segurança.

 

Outra informação importante é que o Cannã já esgotou, mas ainda tem muito café bom por lá viu, se não garantiu o seu não fique triste. 

 

Grande abraço e qualquer dúvida estamos por aqui,

Equipe Compra Coletiva 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Igor! Já peguei alguns com o Fábio, dessa vez comprei com moderação mas não fiquei de fora rsrs. Compra top pra variar!!!

Parabéns! !!

 

Ah, pro povo de SP que comprou com frete conjunto, posso receber e separar os cafés se quiserem, como fiz outra vez. ; )

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém da Grande Vitória que queira juntar para tentarmos trazer via transportadora e rachar o frete?

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estamos recebendo muitas mensagens e como estamos meio sobrecarregados pedimos que aguardem um pouco. Até de noite esperamos ter respondido todo mundo e ter confirmado todos os pagamentos. 

 

Rubens, pode sim! Vamos mudar para você! 

 

E quanto ao pagamento, fui avisado que na hora de realizar via PayPal pode ocorrer um erro e acabar fechando a página de compra. Caso isso ocorra, faça login normalmente no site, entre em Minha Conta, procure o pedido realizado e abra uma nova ordem de pagamento por lá. 

 

Grande abraço,

Igor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de avisar que não sei se é meu navegador, Chrome, mas quando eu estou logado, na pagina dos produtos e clico no link "minha conta", ele pede o login novamente.

 

Só dá certo se eu clicar no meu carrinho e somente depois em minha conta.

 

 

Abc!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcia

 

Fiz um pedido e optei por frete conjunto. Se não for muita incomodação

para você, por mim está bem buscar no seu prédio.

 

 

Legal Igor! Já peguei alguns com o Fábio, dessa vez comprei com moderação mas não fiquei de fora rsrs. Compra top pra variar!!!
Parabéns! !!

Ah, pro povo de SP que comprou com frete conjunto, posso receber e separar os cafés se quiserem, como fiz outra vez. ; )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tomando aqui o Vargem Grande. Igor trouxe um pouco para mim na semana passada. Para quem está pensando que o café não vale a pena, vai se arrepender se não comprar. O problema dessa CC (problema não, kkkkk) é que só tem café top. O Vargem tem uma delicadeza na bebida e uma acidez que são de pirar o cabeção. Eu acho que é um café essencial, pois está no nível dos demais, e não enjoa. O moscardini é frutado e tem o lance da acidez tartárica (lembra vinho branco). O Moka é um frutado diferente, mais para morango; o obatã é top tb, mas só tivemos uma saca. O Vargem entra naquela faixa de cafés elegantes, que são excelentes para se tomar todo dia e em métodos variados. Achei bem tranquilo de torrar tb. Da para fazer clara e tomar na aeropress, quando a delicadeza e acidez gostosa da bebida vai se destacar, ou um pouco mais escura, que vai dar um espresso também elegante e caramelizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcia

 

Fiz um pedido e optei por frete conjunto. Se não for muita incomodação

para você, por mim está bem buscar no seu prédio.

Vamos ver quem mais animou no frete conjunto, se todos toparem, combinado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carambaaaaaa, me atrasei hoje e perdi o Obatã vermelho. Poxa :(. Bom fiz o pedido dos outros. 

Parabens a todos pela organização e poder nos suprir de ótimos cafés verdes. Sem vocês seria quase impossível colocarmos as mãos nessas preciosidades verdes. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, Márcia e eu dividimos o butim, um pouco de tudo. Paulistanos heavy users ou nem tanto, vamos aderir ao envio coletivo aí, além de baratear o frete é mais motivo pra encontros  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei ontem de noite, antes do Igor criar o tópico novo  :ph34r: ... aliás, peguei assim que CaÊ anunciou que comprou: testei o link da compra anterior e tava tudo no ar  :P

 

Quando acabei de fechar o pedido, fui olhar a descrição final de todos eles e já tinha sumido 1/3 do Obatã Vermelho do Sitio Canaã... impressionante esse pessoal da torra caseira do CdC!

 

Sobre o envio coletivo, só vou participar se minha compra for necessária pra formar uma "remessa" por transportadora, já que da última vez deu quase na mesma o valor, por conta do peso... Mas o envio coletivo pra Sampa da última compra foi muito legal: Fernando topou mediar a distribuição para quem não pôde ir pegar na casa do Santiago (que fez a partilha), e acabou gerando encontros na 1268  ;)

 

Seria interessante saber se o Fernando aceita fazer a mediação novamente, e se teria alguém que tem carro e more perto da Márcia (ou do Fernando), pra levar os lotes depois de partilhados...  :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...