Ir para conteúdo

Café do Rei do Matte RJ


Henrique - RJ

Postagens recomendadas

Comprei dois Kg de café gourmet em grãos com torra de menos de um mês aqui no Rio.

 

Está espetacular ( ainda com o sabor da torra ).

 

Mas tive que conversar com a gerente da lojinha pra me vender a R$65,00 o pacote de um Kg.

 

É uma sugestão para quem quer qualidade.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, fico contente que tenha gostado do grão adquirido, mas na minha opinião você foi explorado.

 

O franqueado Rei do Mate só pode usar um tipo de café, que é o mesmo em todas as lojas, e o grão da franquia no momento está com preço entre 32 e 38 reais o Kg já com as comissões do franqueador (ou seja, é um café de uns R$25/Kg), dependendo dos impostos estaduais. Acho que o lojista levou quase 100% em cima de você...  <_<

 

Segundo um franqueado RdM que é conhecido meu, o café em uso no momento é um cuja contagem de erros mal chega na pontuação pra ser chamado de Gourmet. Na pontuação de degustação, segundo ele, teve 63 pontos de avaliação média. Está OK se comparado com outros "cafés de quiosque" que usam "grão-carvão", mas não é o mais indicado pra quem quer qualidade. E o preço foi exorbitante.

 

Há cafés especiais, com pontuação acima de 82, por R$ 50/Kg. Se você pedir 1,5Kg ou 1,75Kg por eSedex de SP pro Rio, ainda vai sair menos de R$ 70/Kg, por um café muito superior.

 

Se tivessem te cobrado uns 40/45 por Kg eu nem iria postar nada mas, por 65/Kg depois do choro, achei que seria bom te alertar para o valor de mercado desse café.

 

Mas não se sinta mal. Tem uma franquia aqui em SP que vende um café chamado Senhor Café (da COCAPEC de Franca-SP), bem parecido com esse que vc comprou (acho até que o Rei do Mate já usou dele no passado), um café que custa, em média, R$ 28/Kg na torra média para espresso, e as cafeterias dessa franquia vendem o pacote de 1Kg por R$80 e o de 500g por R$42. Outra franquia, muitas vezes com ponto na mesma praça de alimentação, vende por R$55 e R$30, respectivamente, ainda com bom lucro. Muitos anos atrás eu mesmo comprava desse grão da COCAPEC, diretamente de um dono de quiosque num shopping de Franca, e achava ótimo pelo preço. Era metade do custo de um especial e atendia meu paladar quando eu tinha máquina e moedor de entrada e usava açúcar. Hoje não rolaria, nem se fosse barato... só que já não é mais tão barato quanto foi. Nosso mercado de café "pirou". Os preços de cápsulas fizeram as pessoas perderem noção e pagarem valores desproporcionais por café.

 

Pior é que quem tem máquina super-automática (principalmente em escritório) e fica sem café acaba comprando no 1o lugar que encontra, e acaba pagando 80/Kg. Como dura muito, a pessoa não pensa mais a respeito depois da compra, não se organiza, e acaba comprando de novo e de novo. Assim giram as margens de lucro de quase 100% nesse mercado.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por SEDEX nem pensar ( malditos Correios ).

 

Tem o do Alexandre ( já falei com ele pelo telefone ) do Expresso Brasil mas ainda está longe daqui de onde moro.

 

Que bom saber da pontuação desse café que ando tomando e do seu custo.

 

Por enquanto me sinto satisfeito com esse café do Rei do Matte.

 

Mas agradeço pela sua informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, entendo o trauma dos Correios. Se suas entregam passam pelo CTE de Benfica, pior ainda, tudo meu que passou por lá, "bem ficou" mesmo, não saiu antes de 2 ou 3 semanas... Pesadelo. Mas acho que nunca foi Sedex, só PAC ou encomenda internacional, que encalhou lá.

 

Se o lance for frete, acabei de orçar 3 pacotes de 500g do Fazenda São João da DaTerra (o café especial mais barato deles, R$50/Kg) com frete eSedex pra um CEP no centro do Rio, e fica R$ 17,52 no eSedex. Como eles torram terças e quintas, e só depois de fechar o pedido, próxima torra será na terça-feira. Prometem entrega em 6 dias úteis por eSedex, pedindo hoje. A torra do dia 25 seria postada dia 26 e entregue, teoricamente, até 3 de maio, mais ou menos no ponto em que o café já liberou a maior parte do gás-carbônico e começa a ficar bom pra espresso, com uma semana de torra.

 

O custo final por Kg, com frete, sairia R$ 61,68, por um café que, na minha opinião, é muito superior ao que usam no RdM. E mais barato.

 

Se quiser trocar um pacote de 500g do São João por um do Villa (500g - R$ 37,00), que custa R$ 74/Kg, no final da compra, 1Kg do Faz. São João e 500g do Villa, sua compra de R$ 104,52 já com frete vai dar um preço médio de R$ 69,68/Kg, pouco mais do que vc pagou por um Gourmet básico. Acho que o Villa já tem uma complexidade bem interessante, vale o experimento.

 

E mesmo que você descubra que seu "triturador" não permite notar grande diferença, pelo menos o custo não ficou tão fora do que pagou pelo café do RdM.  :D

 

Mas se o problema for mesmo o encalhe de Benfica, esqueça tudo que postei e fuja dos Correios!  :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique,

Há um lugar que pode-se comprar cafés especiais em grão na Barra, meu pai já

trabalhou nesta empresa. Caso se interesse posso verificar as condições e te passo.

Acredito que seja possível ate a compra de grãos crus. Acho que o preço não passa

de uns 40 reais, se não for bem menos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique,

Há um lugar que pode-se comprar cafés especiais em grão na Barra, meu pai já

trabalhou nesta empresa. Caso se interesse posso verificar as condições e te passo.

Acredito que seja possível ate a compra de grãos crus. Acho que o preço não passa

de uns 40 reais, se não for bem menos.

 

Mas qual a empresa e o telefone ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

É o Danza !!!

 

Eu já tomei desse café e achei muito ruim ( cheguei a jogar fora ).

 

Só não lembro qual o tipo mas veio com iodofórmio no sabor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique, sobre pontuação esse artigo do Ensei dá todas as dicas e o "mapa da mina" pra se informar sobre pontuação.

 

Se não tem a informação disponível no fabricante e não acho em buscas pela web, em geral eu pergunto a pontuação pro vendedor antes de comprar. Nos casos que citei, a pontuação do café usado pelo RdM foi informada pelo meu amigo que é franqueado, que perguntou pro fornecedor da RdM. Da COCAPEC tinha uma tabela em PDF com a pontuação de todos cafés por fazenda, ano de safra e lote de comercialização. Da Fazenda DaTerra costuma ter toda informação no site deles e, se não tiver, eles respondem e-mails com perguntas desse tipo. Tinha um PDF, de uns anos atrás, com todas pontuações dos cafés deles, acho que da safra de 2012 ou 2013. Se eu achar eu compartilho.

 

Mas é mais questão de fuçar. É comum achar pontuação direto no site das micro-torrefações europeias, como a Has Bean e outras. É só olhar os "Cupping notes".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique, sobre pontuação esse artigo do Ensei dá todas as dicas e o "mapa da mina" pra se informar sobre pontuação.

 

Se não tem a informação disponível no fabricante e não acho em buscas pela web, em geral eu pergunto a pontuação pro vendedor antes de comprar. Nos casos que citei, a pontuação do café usado pelo RdM foi informada pelo meu amigo que é franqueado, que perguntou pro fornecedor da RdM. Da COCAPEC tinha uma tabela em PDF com a pontuação de todos cafés por fazenda, ano de safra e lote de comercialização. Da Fazenda DaTerra costuma ter toda informação no site deles e, se não tiver, eles respondem e-mails com perguntas desse tipo. Tinha um PDF, de uns anos atrás, com todas pontuações dos cafés deles, acho que da safra de 2012 ou 2013. Se eu achar eu compartilho.

 

Mas é mais questão de fuçar. É comum achar pontuação direto no site das micro-torrefações europeias, como a Has Bean e outras. É só olhar os "Cupping notes".

 

Já andei fuçando com alguns termos e não encontrei essas pontuações. Vou procurar por "cupping notes" mas esse café do RdM me parece bom. O problema é acertar a mão nessa máquina de espresso que uso que muitas vezes faz um café ruim ao paladar ( tenho que ficar testando moagens ou triturações diferentes. ) Até na loja do RdM, que possui uma super máquina e moedor, consegue obter um café como deveria ( o café tem apenas sabor de café ). Eu com esta máquina simples já consegui fundos de chocolate, banana e outros sabores bons com esse café em grão do RdM. 

 

a vez que eu tomei o Danza (de supermercado), achei bom.

 

A primeira vez que tomei o Danza foi no Évora do Shopping Barra Square na Barra da Tijuca aqui da cidade do Rio de Janeiro e também gostei por ele apresentar um sabor leve de algum tipo de madeira de lei.

 

Nesta quinta-feira telefonei para a empresa que fornece o Danza e fui informado que eles vendem de outros fabricantes como Café do Centro ( que é o mesmo do RdM ) e Astra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café com iodofórmio no sabor é uma característica do café rio zona, realmente torna a bebida intolerável ao paladar, não há outra solução que não a de colocar na lata do lixo. Recentemente, eu e o pessoal daqui de POA compramos dois quilos de um café com esse tipo de defeito, de um festejado torrefador, cujo café realmente é (ao menos costuma ser) bom e barato. Ninguém conseguiu tomar, a única nota perceptível era a de remédio vencido, insuportável. Esse torrefador então nos mandou outros cafés em substituição. 

Digo isso para concluir que, certamente, o problema estava no lote desse café Danza, pode ter sido um caso isolado, o que, claro, revela a ausência de um bom controle de qualidade. Acredito que nenhum lote poderia ser comercializado sem um cupping antes, mas enfim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ

 

Eu como não sou muito conhecedor, não posso julgar com muita propriedade. Mas

como o escritório deles fica no Cittá América, acredito que valha a pena ir pessoalmente

escolher um bom café com preço bem legal. Creio eu que deva ter algo que valha a pena

pois eles exportam bastante.

Eu somente consumi o Danza gourmet torrado/moído e as cápsulas para Nespresso do

Danza gourmet e Café do Centro.

O grão já experimentei no Balada Mix, sei que tem no Gula Gula, Cafeína, Évora Barra Square.

Ah, se não me engano é do mesmo grupo o Rubro café que tem se não me engano uma cafeteria

bem grande no Shopping da Gávea.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o oriente médio importa café brasileiro com gosto de iodofórmio, explicitamente (riado ou rio zona).

Eu já tinha tomado café turco em um restaurante nos EUA e o café era um horror. Sem falar que era adoçado (o cardamomo que também entra na coisa eu até aceito, mas o açúcar, não).

Quando eu fiz um curso aqui no Rio, uma das participantes, que trabalhava com exportação, falou isso, que eles pediam esse tipo de café mesmo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, já li isso Cal, me causou grande estranheza, pois é um gosto repugnante. Por exemplo, detesto azeitona, mas percebo um sabor que considero plenamente possível de agradar a outrem, como de fato agrada. Já o gosto desse café que tive o desprazer de conhecer é algo indescritível, talvez descreveria justamente como algo que ofende a natureza humana. Vai ver que esse pessoal esteja geneticamente adaptado, hehr

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me referi a riado no sentido de café ruim ( sabor desagradável ) mas sem o tal iodofórmio.

 

Mas é a máquina que faz ele ficar assim parece que com " gosto de ferrugem " ou aguado/fraco.

 

Acabei de tomar um agora um pouco mais aceitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em geral isso tem mais a ver com a manipulação do equipamento do que com ele mesmo. Parecem-me efeitos de canalização.

 

Há como evitar isso. Sugiro pesquisar WDT (Weiss Distribution Technique) e Nutation. Dependendo do moedor e da proporção altura X largura do filtro, pode ser recomendável usar ambas técnicas sucessivamente (WDT + Nutation). O cara que divulgou o Nutation não recomenda seu uso em um ambiente comercial, mas pra mesma pessoa usar em casa é ótimo: eu uso faz anos e evita canalizações, algo que observo diariamente no porta-filtro "naked".

 

Um bom tamper e controle da pressão de socamento também são muito importantes. Nesses pontos, pesquise também Socamento com balança, ou tamping com balança (tamping on a scale) pra ver exemplos de uso, Hoje eu uso um tamper dinamométrico Bravo (fabricado pelo Gilberto aqui do CdC), mas antes usava uma balança pra ter registro da pressão de socamento quando uma extração dá certo, e poder repeti-la. Eventualmente estabeleci uma pressão padrão e passei a repeti-la. Por fim, o tamper do Gil faz isso por mim.

 

Mas é bom lembrar que você usa um triturador. Nesse caso, não há consistência entre extrações. Não culpe a máquina pela ausência de um moedor... hehehe  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabral

 

Esse Tamping Nutation eu já costumo fazer há muito tempo o WDT é que nunca experimentei pra ver como fica mas deve ficar fraco já que não usa o tamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:huh:

 

???

 

Como assim? Você achou algum exemplo de ir do WDT pra extração sem socamento? :o  Se foi, a pessoa fez errado.  :blink:

 

O WDT você faz antes de fazer o tamping... é apenas uma etapa adicional entre o despejo do pó no filtro e o socamento final. Em geral, WDT seguido de Nutation (com giro em espiral decrescente) e finalizado com um bom socamento firme, único e bem alinhado, resulta numa extração sem canalização.

 

PS: @Henrique, segundo a moderação, não devemos usar a opção de responder com citação quando respondemos na sequência (e nem é necessário, mesmo), e devemos evitar citar quando o texto estiver na mesma página, bastando usar @usuário para indicar com quem estamos falando. Parece que o servidor "emperra" quando muitos usuários começam a ler páginas com muitas citações, o que tira o CdC do ar com certa frequência. Dê uma olhada nas leituras obrigatórias que essa instrução consta lá, e como os moderadores levam isso a sério, é bom evitar "citar" quando desnecessário...  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique, você tem um porta-filtro "naked/bottomless", ou seja, sem fundo?

 

A quase totalidade do pessoal daqui do CdC só descobriu/descobre que o método pessoal gera canalização ao começar a utilizar o naked.

 

Foi o meu caso. Quando adquiri um Naked, anos atrás, pra uma Gaggia que eu tinha na época, comecei uma jornada pra refinar meus procedimentos, que pareciam bastante bons antes disso. Os jorros e jatos não deixam a gente se enganar: quando canaliza, a sujeira na bancada é denunciadora  :D

 

Depois disso a qualidade do café melhorou tanto que parecia que eu tinha trocado de equipamento. Hoje tenho naked tanto pra ECM quanto pra BDB. Só não tenho pra Enrico porque a máquina é muito rara, não acho peças pra vender... mas ainda vou comprar um, nem que tenha de comprar uma "sucata" de CE-12 só pra aproveitar o PF, cortar o fundo e fazer um naked.

 

Se você já tem um naked, e já eliminou as canalizações, daí fico sem mais sugestões além de tentar um moedor de mós... 

 

Se não tem, sugiro que tente adquirir um. Creio ser uma das ferramentas de diagnóstico mais eficientes pra medir nossos processos manuais "de barista".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabral

 

O meu é do normal com fundo mas já vi acho que no ML esse tipo de porta filtro á venda.

 

Devo lembrar que vez por outra sai um café bem gostoso aqui nessa mesma máquina com este mesmo porta filtro e grão de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é a primeira vez que acontece mas acabei de fazer um cafezinho espresso com aparência de bem feito e ao provar me pareceu mais um riado como outros.

 

Então me perguntei como tendo a aparência tão boa poderia estar ruim e pensei em adicionar mais um pouquinho de açúcar e, pimba !!! de riado passou a achocolatado no sabor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Não é a primeira vez que acontece mas acabei de fazer um cafezinho espresso com aparência de bem feito e ao provar me pareceu mais um riado como outros.

 

Então me perguntei como tendo a aparência tão boa poderia estar ruim e pensei em adicionar mais um pouquinho de açúcar e, pimba !!! de riado passou a achocolatado no sabor.

 

Só hoje é que fui ler sobre esses tipos de sabores dos cafés: http://revistacafeicultura.com.br/?mat=30397

 

No caso não foi sabor de "riado" que percebi mas de "bebida dura" ( acho que seria riado se tivesse um pouquinho de sabor de iodofórmio ).

 

Café "rio zona" foi que tomei no botequim do Cabral kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...