Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Bom pessoal é um prazer poder fazer parte deste fórum de apaixonados por café como eu.

 

Sou produtor de café e apaixonado pela bebida e por eletrônica. Acompanhei diversos assuntos sobre automação de torrador utilizando Arduíno, porem com muitas opiniões distintas e não chegando a uma conclusão de fato, o mundo Arduíno pra mim ainda é novo mais muito empolgante, sem mais delongas.

 

Gostaria muito de ajuda dos mais experientes de como posso automatizar meu torrador utilizando o Arduíno para que eu possa controlar as curvas de torras, porém no meu caso exite um fator distintos dos demais já visto na internet, meu torrador é a gás onde no lugar de resistência terei que controlar uma ou duas válvulas solenoide, por favor pessoal estou precisando muito deste projeto completo pois como já disse ainda sou iniciante no mundo Arduíno. Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas oq tem aqui, o controle é com relé (resistências elétricas), precisava ver como controlar com solenoide, dei uma pesquisada na internet e é bem restrito o assunto, o que encontrei foi em inglês.

 

Vc já tem o solenoide? Qual modelo?

 

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Felipe

 

Para podermos ajudar, é necessário saber as características das válvulas solenoide

que o seu equipamento usa.

 

Você sabe a marca/modelo?

 

 

Bom pessoal é um prazer poder fazer parte deste fórum de apaixonados por café como eu.

...

meu torrador é a gás onde no lugar de resistência terei que controlar uma ou duas válvulas solenoide, por favor pessoal estou precisando muito deste projeto completo pois como já disse ainda sou iniciante no mundo Arduíno. Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe

 

Imagino que o torrador tenha controle de chama mais alta, mais baixa, média, certo?

Não sei exatamente como se controla isso com válvula solenoide, que só tem dois

estados: aberta e fechada. Talvez o controle seja feito pelo número de bicos de gás

acesos, para maior temperatura, todos os bicos funcionando, para temperaturas mais

baixas, número mínimo de bicos acesos. De qualquer forma, é bom saber qual a tensão

de trabalho das válvulas, se são de corrente contínua ou alternada, corrente de trabalho,

esses detalhes. Imagino que devam ser de 12V e corrente não muito alta, talvez 1A em

regime de trabalho, provavelmente 3 ou 4X esse valor na partida.

 

O fabricante deve te fornecer essas informações, aí dá para pensar como ligar um arduíno

a ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria sugeri exatamente um motor de passo de micro-escala, ou micro-passo, pra ter ao mesmo tempo seletividade e estabilidade. Um servo-motor pode ou não ser de passo, depende do projeto. Você pode fazer testes com servos já disponíveis no mercado, O controle poderia ser qq dos projetos arduino trocando o shield de controle SSR (relê de estado sólido) por um compatível com o motor de passo em questão. Daí é adaptar o sketch de um pra outro no programa. Também tem tudo no CdC.

 

Pra dar buscas que funcionam, clique no botão "Este tópico" no campo "Pesquisar..." da barra inferior, mude para o mogo 'Google' e pronto, basta escolher as palavras-chave que te interessam e vai funcionar.

 

Sugiro passar na sessão de Leituras Obrigatórias, lá tem as regras do CdC e dicas de como usar o Forum de maneira eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...