Ir para conteúdo

Moka ou French Press?


TAMORIM

Postagens recomendadas

Boa noite amigos,

 

Comecei há pouco no mundo do café mas já

venho tomando gosto faz um tempinho.

No momento possuo uma Nespresso U e

utilizo bastante pra coado um 102 Melita.

Porém gostaria de partir pra algo que se aproximasse

mais dos expressos.

Então estive avaliando a aquisição de uma Moka ou 

French Press.

Quanto ao café, iniciei curtindo uma torra mais escura e

hoje meu paladar vem preferindo uma torra mais clara

com uma certa acidez pronunciada.

Quanto a moka, vi que o pessoal recomenda as verdadeiras

italianas.

Vi as Bialetti inox, mas também achei por valor bem próximo uma

Tramontina inox. Vale a pena?

 

No caso das FP, vi umas opções:

 

Tramontina de vidro duplo.

https://www.submarino.com.br/produto/8116161/cafeteira-francesa-vidro-duplo-0-42-l-tramontina?DCSext.recom=RR_item_page.rr1-ClickCP&condition=NEW&nm_origem=rec_item_page.rr1-ClickCP&nm_ranking_rec=3

 

Preziosa 350ml Bialetti

https://www.submarino.com.br/produto/8472967/cafeteira-french-press-preziosa-350ml-bialetti?DCSext.recom=RR_item_page.rr1-ClickCP&condition=NEW&cor=Prata&nm_origem=rec_item_page.rr1-ClickCP&nm_ranking_rec=1

 

Kitchenaid 

https://www.submarino.com.br/produto/125853541/cafeteira-de-precisao-tipo-prensa-francesa-kitchenaid?DCSext.recom=RR_item_page.rr1-ClickCP&condition=NEW&nm_origem=rec_item_page.rr1-ClickCP&nm_ranking_rec=4

 

Essa acima é toda em inox sem vidro.

 

Há uma quarta opção que seria a Bodum que dizem vender na Starbucks.

 

E ai amigos? Vou de Moka ou FP? E qual modelo? Lembrando que seria usada no mínimo 2 vezes por dia 

para mim e minha esposa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TAMORIM,

 

Se desejas se aproximar do espresso, recomendo fortemente a Moka. Ela possui um corpo maior e trabalha com o processo de percolação, diferentemente da French Press que trabalha com a infusão.

 

Recomendo também caso queira algo diferente, a AeroPress. Ela é muito versátil e vai fazer cafés inusitados pois você tem muito controle sobre a extração (tempo de extração, temperatura, tempo de pré-infusão, granulometria, e por ai vai.....)

 

Quanto à marca da moka, confesso que desconheço a da Tramontina, mas qualquer Bialetti seria uma excelente escolha, sem muitas dúvidas. Recomendo um site de um amigo meu que tem bons preços: http://www.amocasa.com.br/cozinha/cafeteiras/cafeteira-moka.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu e minha esposa gostamos de café o mais denso possível, ela diz que o café

coado é água de batata...haha

Inicialmente pretendo comprar cafés já com a moagem específica, no caso da

moka e quem sabe pra indicação da AP. Logo logo pretendo comprar pelo ebay

um Porlex mini.

A moka tramontina custa o mesmo que a Bialetti, quero inox. A tramontina é essa:

https://www.fastshop.com.br/loja/cafeteira-italiana-tramontina-inox-61768000-fast

 

Vou de 06 xícaras, atende bem 2 pessoas?

 

Quanto a AeroPress, há uma marca top ou não? Acha-se fácil pra comprar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tamorim, boa tarde!

 

A de 06 xícaras atende justamente 2 pessoas que costumam tomar boas quantidades de café (volumes acima de 1 mísera xícara, rs). Tenho uma da Bialetti de Inox de 06 xícaras que fazia um café na medida lá em casa (apenas eu e a patroa). Custou 184 reais na época.

 

Atualmente, depois da compra da máquina de espresso ela ficou meio esquecida lá no armário, mas faz um ótimo café (é de fato bem mais encorpado do que café coado). Talvez eu até faça um café nela hoje pra colocá-la em uso, e não deixar a borracha de vedação ressecar.

 

Abs.,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou fã de prensa francesa. Sobre moka, tenho uma Bialetti de alumínio e uma Ilsa de inox, não sei se é coisa da minha cabeça, mas acho que na de inox fica um café mais arredondado.

O preço das prensas Bialetti no site amocasa.com.br está muito bom!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pretendo comprar a Inox mesmo. Mas ainda estou na dúvida com relação ao tamanho.

Entendi que a 6 xícaras atende bem 2 pessoas, mas e quando quisesse fazer uma

quantidade maior para mais pessoas.

Ainda sim poderia usar, digamos, que a metade da capacidade de café e aguá quando

fosse apenas pra 2?

Ou na moka é sempre obrigatório o uso da capacidade máxima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TAMORIM, a cafeteira italiana, ou moka, deve ser usada na sua capacidade indicada. Há pessoas que utilizam menos pó e menor volume de água, mas o café não fica bom, já que o pó não fica pressurizado depois de umedecido, surgem aberturas e ocorrem canalizações horríveis, deixando a bebida aguada e, como a água sobre muito quente pelas "fissuras", até um pouco adstringente. Pra quem usa um monte de açúcar/adoçante talvez dê pra usar assim, pra quem gosta de café puro, sem chance.

 

Logo, se pretende fazer café pra mais gente, precisa de mais de uma cafeteira, ou fazer "em vezes" e contar com a paciência da "platéia".

 

Há uma cantina italiana que frequento que serve café preparado na moka ao final das refeições. Eles tem várias mokas de 3 xícaras para servir 2 cafés "bem servidos", algumas de 6 xícaras (para 4 pessoas) e pelo menos 2 de 12 xícaras (para 8 pessoas). Dependendo do tamanho do grupo, usam a cafeteira adequada pra todos serem servidos adequadamente. Mesmo em casa, sugiro seguir o exemplo deles. Mesmo tendo daquelas Nespresso comerciais como opção, e pelo mesmo preço, quase todos clientes optam pela boa e velha moka ao final da refeição!

 

Pra quem gosta de café "de caneca" ou no copo, uma de "6 xícaras" vai servir duas xícaras de chá numa boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigos pela atenção. Como não gosto de beber pouquinho café,

peguei uma inox de 6 xícaras. Vai servir bem a mim e minha esposa.

Vou seguir o conselho tbm e pretendo adquirir uma AP, mas vou trazer de

fora, via ebay ou Aliexpress.

Agora até o fim de semana vou decidir sobre o moedor.

 

Confesso que estou tentado por esse de lâminas de aço:

https://www.submarino.com.br/produto/121102935/moedor-ajustavel-para-80g-preto-hamilton-beach?condition=NEW&pfm_carac=moedor+hamilton&pfm_index=0&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page+ 

 

Sei que não é o ideal, mas ainda sim melhor que torrados e moídos de supermercados.

Seria usado apenas na Moka e na AP.

Seria válido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TAMORIM

 

Nem é questão de não ser o "ideal", o ponto relevante é que isso aí nem sequer é um moedor, é um "laminador". se você já tem um moedor/processador, não precisa gastar dinheiro com uma "tralha" dessas. Os laminadores "picam" e quebram os grãos de maneira totalmente irregular, o resultado é pior que a trituração dos moedores comerciais dos cafés mais baratos. Não se engane pelo aroma e pelo possível "frescor" dos grãos, o resultado na xícara não será nada parecido com o que se pode obter com o mais barato dos moedores "de verdade", Entenda que "moedor" é aquele dispositivo que usa "mós" (burrs) para efetuar a moagem. Sejam cônicas ou planas, trata-se de um processo diferente dos "laminadores", pois mesmo os piores moedores ainda oferecem mais consistência e controle de regulagem do que qualquer sistema de lâminas.

 

Gaste o mesmo valor em um moedor manual que ficará melhor servido. Aliás, dê uma pesquisada no forum, recentemente isso foi muito discutido em outro tópico, com links e explicações sobre moedores de entrada. Eu mesmo dei umas dicas a partir dessa postagem aqui. (pra quem não consegue clicar/tocar em texto realçado: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/5374-primeiro-post-recheado-de-d%C3%BAvidas-d/#entry184478 ...  :rolleyes: )

 

Por fim, pra te responder: Não. Não seria válido comprar esses troço. Pelo menos na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não precisa de moedor elétrico.

Eu pessoalmente só tenho manual (tenho 3 até: um Porlex, um Hario Skerton e um Lido 2).

Tem uns clones chineses do Porlex que são bem baratos. Já que você vai comprar coisa no aliexpress, pode aproveitar e comrpar também esses moedores. Tem link no forum, mas tô falando desse aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabral

 

Opinião aceita. Vou partir pra um manual. Vi que falam muito do Porlex e Hario.

 

@José Cal Neto

 

Acho que vou embarcar nesses xinglings mesmo...

 

Mas estes atendem bem uma moagem fina/média? Pois esta seria a moagem para uma moka, correto?

 

Enquanto não chegar esse manual importado, teria algum café de supermercado que atenda a moka? Ou 

seria melhor comprar nas cafeterias starbucks ou suplicy e pedir moagem pra moka?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma dúvida!

 

- Java Espressione usado por 170

- Cuisinart DBM-8 usado por 250

- Hario Skerton usado por 200

 

Uso principal:

Moka

Coado

AP

 

Talvez mais pra frente FP. Não será usado para expressos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...