Ir para conteúdo

Tramontina/Breville - Smart Grinder


Guest Leonardopm

Postagens recomendadas

Bom achado, CaÊ!  :P

 

Só não achei onde tá a informação de que é sem escovas (brushless)... li tudo e, olhando as fotos, toda a série 88 parece ser com escovas.

 

i.e.: peça ligada ao fio amarelo à esquerda da peça:

http://fhmotor.en.made-in-china.com/product/eSKxhcfgLCWy/China-Chopper-Mincer-Blender-AC-Motor.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é com escovas mesmo. Mas foi um belo achado, quem saiba eu utilize esse site futuramente pra comprar um motor pra moedor. Fiquei surpreso que um motor desses de moinho é tão baratinho, achei que nesses moinhos comerciais que o Cabral citou nunca que utilizariam escovas (mesmo que a durabilidade é alta devido ao uso de alguns minutos por dia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

Quem comentou sobre o preço foram Höpner (que até tá pensando e virar cliente!) e CaÊ, eu nem falei a respeito, parece surreal ver um valor desses, mesmo que pra lotes mínimos de 1000 peças e o maior preço listado sendo U$ 3.50.

 

Mil motores (U$ 3,500.00) dá lá uns 11 ou 12 mil Reais. Somando + frete e impostos deve sair uns 20 a 25 reais cada peça no atacado.

 

Pra uma grande empresa, comprando como componente, entendi que num lote de 15 mil peças deve sair uns 6 a 8 reais a peça. Quase inimaginável. Só o fio de cobre utilizado já custaria isso no varejo brasileiro.

 

Como diria o Zé Cal, "a China como ela é".  :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que tenha sido a pressão aplicada por ele com o tamper para compactação . Nao acho que foi suficiente.

 

O grão tambem influencia, diferentes grãos necessitam de diferentes granulometria.

 

A humidade do ar também influencia creio eu.

 

 

Att

André Carim

 

 

Depedende da 'violência' da compactação mesmo.

 

Se eu fizer nutation, o bolo fica tão compacto que o moedor tem que ir pra 18~20.

 

Se eu só alinhar e compactar, o moedor tem que ficar ali na região do 10 mesmo.

 

O grande problema é que eu tenho a impressão que não deveria moer tão grosso e ter que compactar tanto, me dá a impressão de que por estar com a moagem muito grossa, não estar extraindo o espresso como deveria.

 

Já com a moagem mais fina e a compactação mais de leve, mesmo mantendo o tempo ali nos 30~40 segundos (contando a pré infusão), parece que muito rapidamente a extração fica clara demais, o que poderia indicar uma canalização. Mas olhando o bolo não consigo identificar nenhum buraco, nem na parte de cima, nem na parte de baixo.

 

Enfim, eu fico sempre meio que circulando entre moer mais grosso e fazer nutation, ou moer mais fino e só compactar sem maiores firulas.

 

Hoje estou com o moinho no 10, na semana que vem provavelmente vou voltar pro 18. Já foi bastante café e eu sequer consigo chegar a uma conclusão me baseando pelo café na xícara... hehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu moedor Breville (junto com a máquina Breville Infuser/840) chegou hoje. A moagem interna veio de fábrica no nível 6. 

 

Lendo o que vcs postaram, resolvi testar a moagem no nível 10 da configuração externa (exibida no LCD). Com mais ou menos 17gramas de grão, a extração do primeiro espresso (duplo) ficou bem boa. Mas o café seguinte já ficou superextraído (ponteiro da Breville passou e bem do range de espresso), então estou engrossando a moagem. Querem o vídeo da extração? Fico na dúvida se devo postar isso aqui ou no tópico da máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Manda o vídeo!! Como diz respeito tanto ao moedor quanto à máquina, creio que você poderia enviar em qualquer um dos dois tópicos, hehehehe!

 

Em tempo, você disse que o moedor chegou junto com a máquina, fiquei na dúvida se a sua máquina é a Express Pro (com moedor integrado) ou se comprou os equipamentos apartados. (Cafeteira + Moedor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue o vídeo da primeira extração: 

Eu estava um pouco empolgado em tirar logo, quase que eu não filmei. Só aparece o ponteiro da máquina em um momento...

 

Foi um duplo, acredito que eu coloquei umas 17 gramas de grão. Eu pesei a quantidade de café que entrou no moedor, mas acabei que não pesei o porta-filtro com o café. Sinceramente, essa extração me surpreendeu...achei muto boa para primeira.  Usei a moagem na 10. Ai fui repetir e ficou super-extraído. Estou indo para 12 e continua super-extraído. 

 

Ao olhar para o café que sai do moedor, eu acho um pouco empelotado demais, comparando com os que eu vejo quando extraio no curso (moedor Ceado ou La Spaziale). 

 

Alguém arriscaria a dizer o motivo da primeira extração ter ficado boa e as demais super-extraídas? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipejack,

 

Sendo o caso de superextração, isso geralmente ocorre devido a alguns fatores (ou até mesmo a conjunção destes): quantidade de café elevada no filtro (7g pra simples e 14 pra duplo), temperatura da água superior ao indicado para espresso (90º C), compactação muito forte (média de 13kg), pressão da bomba muito alta, e tempo de extração superior ao indicado (media de 25s).

 

- No seu caso que a Breville é equipada com um PID, acho difícil que a temperatura tenha passado dos 90º C.

 

- É uma máquina bem nova e possui manômetro pra indicar o range de pressão ideal dos 9 ATM. Por sua vez, o manômetro deve ser útil pra identificar se a moagem e a compactação do pó está boa. Ainda não tenho a máquina, mas espero que seja útil de fato e mostre a pressão da extração, que se for superior aos 9 ATM você deve aumentar o tamanho do grão ou diminuir a força que está fazendo no tamping (e vice-versa).

 

- O tempo de extração se não me falha a memória já vem pré-definido em 25 segundos que é o "sweet spot".

 

Para conseguir atingir o ponto certo da extração, deve-se imobilizar todas as variáveis exceto uma, e então ir ajustando esta única conforme seu paladar. Pelo o que você disse, colocou cerca de 17g no filtro, o que acho um pouco alto. Se eu fosse você, reduziria a quantidade para 7g (se for usar o filtro simples) ou 14g para o filtro duplo, e iniciaria os testes. Se ainda achar superextraído, tente ajustar a moagem do grão pra ele ficar um pouco mais grosso e teste novamente. Se ainda não te agradar veja se o tamping está adequado, se não está fazendo muita ou pouca força para o padrão dos 13kg.

 

Não se esqueça de que a qualidade do grão influencia e muito todas as variáveis acima descritas: data e intensidade da torra. Eu por exemplo estou usando o Seleção do Mário torra "chocolate" em casa, que apesar de ser gostosa eu acho ela mais intensa, com amargor mais notável, sendo que eu prefiro torras ligeiramente mais claras do que esta.

 

Ou seja, ainda que você esteja usando todas as recomendações da "escola italiana" para extrair o espresso, se o seu grão não estiver muito legal tudo o que você fizer na máquina não vai te agradar. Então, teste com outro grão, outra torra mais amendoada/frutada, com curto prazo de torra! E aí vai atualizando as suas experiências com a gente aqui! ;P

 

Boa sorte!!

Editado por Lunatico
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lunatico, 

 

pesando o porta-fitltro (na segunda vez) chegou a dar menos que 17g... deu uns 16g. Pode até ser muito, mas já vi colocarem 20g no pf da Breville e fazer um café com extração boa.  Hoje, usando o filtro simples, eu usei entre 9-10g de grão no moedor (não pesei o porta-filtro com café moido) e ainda assim ficou super-extraído. 

 

O que eu achei curioso foi a primeira extração ficar muito boa, mas as demais ficarem super-extraídas. Hoje, a noite eu continuo com os testes. Posso testar colocar menos grão e ver como fica. 

 

abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe no post acima do Lunatico.

 

Entre extrações, mantendo a mesma moagem e massa na xícara, quanto menos pó no filtro mais extraído e mais diluído é o café.

 

(quanto mais água passar pelo pó mais se extrai)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei uns 15g de grão e o moedor no 14. No primeiro grão (torrado na 6a feira), ficou bem legal, com o ponteiro entre os dois parafusos. O segundo grão ainda ficou bom, mas nem tanto por ser um grão mais velho. 

 

O moedor breville não tem botão de liga e desliga.... Vcs apenas puxam da tomada?  A tomada dele está sendo compartilhada com outro equipamento, então após o uso eu preciso desligar. Qual é o método correto?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei uns 15g de grão e o moedor no 14. No primeiro grão (torrado na 6a feira), ficou bem legal, com o ponteiro entre os dois parafusos. O segundo grão ainda ficou bom, mas nem tanto por ser um grão mais velho.

 

O moedor breville não tem botão de liga e desliga.... Vcs apenas puxam da tomada? A tomada dele está sendo compartilhada com outro equipamento, então após o uso eu preciso desligar. Qual é o método correto?

Bom dia Felipe,

 

O que está me chamando a atenção nos seus posts, é a quantidade de pó que vc está colocando "uns 15g" no outro foi 17 mas não pesou, reforço aqui o que o lunático falou, você precisa isolar todas as variáveis e a quantidade de pó tem que ser idêntica, sempre pese o pó no portafiltro e se possível use uma balança com capacidade de 0,1g aquelas de precisão, isso é fundamental, lembra também que existe perda durante a moagem, por isso é importante pesar o pó no portafiltro.

 

Ah minha sugestão também é 14g, vai mandando vídeos que estou de olho nessa máquina, só preciso que minha esposa esqueça que eu comprei o moedor para eu não apanhar quando a cafeteira chegar kkkkkkk

 

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lunatico, eu nao olho para o manômetro. Nao sei se estou fazendo algo errado, mas quando esta marcando as 9 barras, quase nunca sai do jeito que quero. Visualmente e sensorialmente. Nao sei se sou eu que faço errado, ou que o monometro nao seja tao preciso assim(se isso for possível). Mas geralmente eu afino a granulometria, para dar um pouco mais de pressão, dai geralmente eu chego mais perto do ideal pra mim.

 

Vale lembrar que uso 15 gramas de cafe no porta filtro.

 

Att

André Carim

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dehcarim, vale lembrar que café apesar de ter as suas concepções acerca do padrão correto, o que importa é você estar satisfeito com o café que extrai.

 

Os padrões que falamos aqui é para nortear a extração, mas é claro que tem gente que gosta de café mais forte, outros mais fraco, outros colocam açúcar, outros não. Paladar é algo muito subjetivo, então se da forma que você está extraindo o café lhe agrada, é o que importa! ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o tempo de moagem que vcs deixam configurado no moedor?

13,8s nível 7, 14g de café.

 

Mas percebi que mudar de café e mudar de granulometria muda muito o tempo que preciso colocar.

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muda sim Rafa, bastante inclusive.

 

Sempre que eu altero o café e o grau da moagem, eu confiro o tempo e a quantidade de pó pra tentar deixar tudo nos conformes.

 

Até mesmo porque se pararmos para ser extremamente precisos, nem mesmo o tempo de moagem garante que o peso do café será sempre o mesmo após passar pelo moinho... o certo seria pesar sempre, rsrs!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje eu moí no nível 18.  10g de café no PF (usei o filtro de 1). 

 

No curso, eu tenho habito de balançar o PF enquanto o pó cai do moedor no filtro. Tb faço isso no Breville, mas o pó me parece mais "junto" e sacudir o PF tem bem menos efeito em distribuir o café no filtro.  

 

Achei estranho que mesmo compactando bem, o café não ficou preso. Depois de extrair, nao tem ficado super seco não. E eu ainda acho que cabe mais do que 10g nesse filtro. 

 

Ainda farei um video completo, mostrando o moedor  e o resultado da moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje eu moí no nível 18. 10g de café no PF (usei o filtro de 1).

 

No curso, eu tenho habito de balançar o PF enquanto o pó cai do moedor no filtro. Tb faço isso no Breville, mas o pó me parece mais "junto" e sacudir o PF tem bem menos efeito em distribuir o café no filtro.

 

Achei estranho que mesmo compactando bem, o café não ficou preso. Depois de extrair, nao tem ficado super seco não. E eu ainda acho que cabe mais do que 10g nesse filtro.

 

Ainda farei um video completo, mostrando o moedor e o resultado da moagem.

https://www.youtube.com/watch?v=VE9nUzMpVAw

 

Ja comentei isso tambem, nao consigo fazer com que o bolo de cafe saia "seco" do porta filtro com o infuser.. Falaram que esta relacionado a granulometria, mas acho que é da máquina mesmo...

 

 

Att

André Carim

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Busquei o meu Breville smart pro ontem na Pepper depois de reservar na promoção, gostaria de deixar minhas impressões sobre o mesmo, estava acostumado com moedores robustos comerciais de mós planas de 64mm como o rancilio md-40 e o vfa, um contra do breville é que a principio nota-se a diferença de potencia do motor, fica claro a fraqueza do motor e isto me preocupa na longeividade do mesmo, mas só o tempo dirá...

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipe magaldi, a baixíssima retenção foi a primeira coisa que me chamou atenção quando consegui comprar o meu. Tinha antes dele um bodum bistro, que tinha uma retenção de 2 a 3 gramas por moagem de uma dose dupla.

 

Sei que ele está longe de ter a longevidade e robustez dos moedor citados, porém como o meu uso é exclusivamente doméstico (uma ou duas moagens por dia, em média), acredito que deve durar o suficiente para garantir que a compra valeu a pena, hehehehe!

 

Parabéns pela compra, creio que você ficará bem satisfeito com ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otávio, tomara que eles consigam resolver.

 

Repeti o teste com exatamente o mesmo lote de Mitsuo que o Sandro usou e não consegui os mesmos resultados.  :angry:

 

Meu moedor já está na assistência desde sábado. Vamos ver o que eles dizem...

 

[]´s  :)

 

Fui premiado mesmo. Meu Breville está com problema de novo.  :angry:

 

Depois de passar pela assistência técnica em junho, logo que foi adquirido, ele voltou a apresentar o mesmo problema agora. 

 

Não importa qual regulagem eu faça, o pó sai sempre igual e o café cachoeira bonito.

 

Tá dando mais de 30 ml em 8 segundos (!!!) com 14 g de pó. A mó interna estava no 5 e na regulagem eletrônica testei no 8, no 6, no 4, no 2... tudo a mesma coisa. Cachoeira em menos de 10 segundos.

 

Já estou em contato com a Tramontina. Dessa vez não aceito enviar pra assistência técnica. Ou eles trocam ou eles devolvem meu dinheiro, senão já vou direto no PROCON e se necessário entro com processo.

 

PQP! Tenho a maior preguiça dessas coisas.  :angry:  :angry:  :angry:

 

Vamos ver no que vai dar.

 

[]´s 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...