Ir para conteúdo

Tramontina/Breville - Smart Grinder


Guest Leonardopm

Postagens recomendadas

Nem me fala... puta susto. Espero que seja "só" isso mesmo, apesar de que me preocupa a ideia de um grão tão tosco que "trava" o motor - tanto pelo fato de termos coisa tão ruim no mercado, quanto pela qualidade do moedor em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será apenas isto mesmo, logo logo seu moedor volta. E se por ventura outra coisa tiver causado o problema, ao menos você conseguiu levar ainda dentro da garantia.

 

Fazendo apenas um adendo sobre garantias e prazos (pois vi que você comentou que levou bem na proximidade de vencer), é bom ressaltar que a garantia legal não é suprimida pela garantia contratual. A garantia legal é de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis, que é o caso do seu moedor.

 

Ou seja, se a empresa lhe deu a garantia contratual de 1 ano, esse prazo de um ano só inicia após o decurso da garantia legal de 3 meses. Ou seja, são no total 1 ano e três meses de garantia. Porém, se não me falha a memória a Tramontina dá 9 meses de garantia contratual. Se for esse o caso, então o prazo total cobertura das garantias é de fato 1 ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito raro ver alguma marca dar garantia além dos 12 meses (3 + 9, que geralmente é o padrão). me recordo de ter visto algo com Máquinas de lavar, mas fora isso, realmente algo incomum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O "Parecer Técnico" dos caras foi engraçado: "essa marca de café precisa moer duas vezes para não travar o motor, uma no mais grosso e depois mais fino". Alguém já ouviu essa? :)

 

Enfim - buscarei o moedor entre hoje e amanhã e já tentarei comprar um café mais honesto pra testar. Espero não ter mais problemas - abraço e boa semana pessoal :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, é realmente possível que tenha sido o tipo de grão. Teste com algum outro grão, a chance de dar tudo certo é alta. 

 

E aí é partir para o abraço com os novos cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho dúvidas quanto a moer duas vezes, grosso e fino. Acho que a chance de travar na segunda moagem é muito grande.

Eu fiz uma torra aqui em casa do Brejetuba da Compra Coletiva e ficou muito clara (só 10% de perda). O moedor teve dificuldade em moer, mesmo na regulagem grossa (para French Press). Tanto que achei melhor usar o moedor manual, e a culpa é do grão mesmo, pois no hario skerton tem que botar muque senão não mói.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

99,99% de certeza de ser problema do grão mesmo. Busquei o moedor hoje, mas estou aguardando o café que pedi do Grão Gourmet (recomendação da lista de classificados aqui do forum).

 

Testarei assim que chegar - a moagem, não moer duas vezes :)

 

abs,

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Postei no tópico da Infuser, mas aqui me parece mais adequado.  Em todas as extrações, está saindo pó de café na xícara. Não era assim e comecou de um tempo para cá. Segue a imagem abaixo: post-7371-0-92843600-1486471388_thumb.jpg

 

O Helder comentou que o moedor poderia estar produzindo muitos fines. Tem alguma forma de diminuir a produção dos fines? 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, tenho a dupla Breville e de vez em quando aparece um restinho de pó assim como na sua foto. Quando você relatou, pensei que fosse em maior quantidade.

Não sei se essa pequena quantidade tem como zerar em 100% das vezes. Deixe os mais experientes opinarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

 

Estou voltando 4 anos depois da compra do moinho Breville (BCG800XL) para contar como ele está (tem uma foto dele no início do tópico). Não vou fazer review porque muitos colegas já o fizeram, alias excelentes reviews. Comprei no início de 2013 pelo Ebay, na época o dólar era de 1,99, comparado ao valor hoje saiu uma pechincha. No início comecei fazendo espresso em casa, usando uma máquina da Eletrolux com filtros da Rancilo. Abandonei esse método porque é impossível igualar ao café de uma cafeteria extraído de uma La Mazorcco da vida. Hoje em dia os métodos que eu faço são V60 e Aeropress.

 

Dito isso, nesses 4 anos usei o moinho quase que diariamente e somente em dois momentos da vida dele ele 'engripou'. Da primeira vez nem foi culpa dele. Fiz uma manutenção do filtro de água e uma das mangueiras não ficou bem fixada, com a pressão a mangueira se soltou (e seguindo a lei de Murphy eu não estava em casa). A cozinha e tudo que estava nela ficou encharcada, inclusive o moinho. Havia água dentro das mós e essa água misturou com o café que sobrou da moagem anterior, resultado: moinho travado. Como não havia assistência técnica (lembrando, comprei pelo Ebay), criei coragem e comecei a operação limpeza. Com um desentupidor de fogão (aquele pedaço de arame) comecei a soltar a crosta de café marmorizado na engrenagem mais interna. Nas duas externas usei o próprio pincel que acompanha o moinho. Passado o susto ele voltou a funcionar normalmente.

 

A segunda vez, estava moendo uma boa quantidade de café que eu não tinha gostado e ia doa-lo. No meio do processo ele  'engripou'. Não forcei. Desliguei da tomada e desmontei as mós novamente. Havia formado uma pasta de café com óleo, quase uma graxa. Mesmo esquema pra limpar: paciência, pincel da Breville e desentupidor de fogão.

 

Recomendo a limpeza das mós com frequência. Com o tempo o pó mais fino vai se acumulando e aderindo na superfície. A primeira mó é trivial de remover, basta seguir as indicações no próprio moinho, a segunda é fixada pelo parafuso superior, que tem rosca invertida, ou seja, para remover o parafuso tem que girar no sentido horário.

 

Nesses 4 anos, o moinho só trouxe alegria, recomendo!

 

Abraço

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende, se for muito novo pode ser o oleo da usado na fabricação, com algumas moagens deve desaparecer.

Se tiver algum uso, é sinal de sobrecarga, o motor esta cozinhando lentamente o verniz do enrolamento.

Traduzindo ele esta aquecendo o enrolamento mais do que deveria.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não usei desde que comprei pois sai de férias, comecei a usar esta semana e notei isto, um cheiro estranho com moagens finas, coisa que não tinha visto nos moedores maiores, espero que seja óleo apenas, mas vou fazer uso da garantia caso precise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, reparei que esse moínho retém bastante pó de café, quando vou fazer a limpeza dele que eu desmonto as mós, eu tiro muito café mesmo dali.

 

Depois que eu limpo e vou moer o café novamente nele, geralmente fica retido umas 2 ou 3g de café ali, pois eu peso o café antes de moer e depois de moer e sinto essa diferença.

 

Vocês também perceberam isso ? isso é normal em todos os moinhos ou apenas no breville ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, agora sou também um feliz proprietário de um moedor Tramontina/Breville.

 

Que moagens/nível vcs tem usado pra V60?

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo to achando muito estranho isso, o meu eu coloco 14g de café e extraio 14g, a retenção está em menos de 1g.

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafa_adm a questão é quando eu faço a limpeza dele, desmonto a mó e depois remonto e vou moer, ai ele gera a retensão grande.

 

Após o pó ficar retido ali, se eu não limpar ele a retensão é quase zero porquê ele vai empurrando o que ficou já retido ali da primeira moagem, não sei se me expressei bem.

 

Mas faça o teste, desmonte a mó, limpe ele, remonte e na primeira moagem faça o teste da retenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu, a retenção nos usos contínuos (por extração) é realmente mínima. Não tenho problema quanto a isso com o meu moedor.

 

Agora, quando eu vou tirar o recipiente do café de cima do moedor pra fazer a limpeza, e tiro a mó superior, sempre há um pouco de café que sai durante a limpeza. Acredito até que isso seja de certa forma normal, pois pela construção do aparelho acredito que sempre fique algo entre as mós.

 

A exceção do momento com relação a isso deve ser o novo Baratza Sette que tem aquele nova forma quase que "passthru" de moagem de café, hehehehehe!

 

Inclusive, até pensando na limpeza tanto do moedor, comprei na Amazon na sexta-feira os tabletes "Grindz" da Urnex (o mesmo fabricante do Cafiza, que também comprei um pote em pó de 566 gramas), pra ajudar na limpeza do moedor já que não dá pra desmontar todo o sistema de engrenagens com facilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lunatico, sempre que eu limpo eu retiro as mós para limpeza .. não sei o que você se refere a mó superior.

 

Primeiro eu tiro a parte que sai desencaixando com a mão e após isso eu vou com a chave de boca e retiro aquela mó inferior e assim aquele recipiente fica sem nada, limpo ele todo, sai muito pó e depois quando eu vou montar novamente e faço a primeira moagem ele retem cerca de 2g de café ...

 

Após isso nas próximas moagens a retenção é mínima.

 

Mas o meu ponto é que sempre fica retido café e quando a gente muda o tipo do grão na verdade ele "empurra" o que estava retido e sempre fica um resquicio dele na moagem do café novo.

 

Digo isso pois eu geralmente tenho mais de um tipo de café e quando eu vario de um para outro geralmente vai um pouco de resquício do café da ultima moagem na nova moagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aê @Diogo, boa noite!

 

Sim, sempre fica um pouco de pó pelas engrenagens e certamente ocorre o que você destaca, de uma pequena parte da moagem anterior ser empurrada quando da nova moagem, mas considero que é bem pequena e não exige que batamos na lateral do moedor para o café ser expelido pelo moedor. Cito como exemplo o meu antigo Bodum Bistro, que de 16g de café moídos caíam 12 ou 13g, e eu sempre precisava sacudir o moedor pra conseguir que esse percentual final de pó moído chegasse no filtro, hehehehe!

 

Sobre a limpeza, acho que o desmonte da mó inferior um pouco exagerada, inclusive gerando um pequeno risco de desalinhar as mós e acabar prejudicando o resultado da moagem, deixando-a inconsistente. Há cerca de 40 minutos o zelador do prédio aqui entregou a minha encomenda com o café do Mário, e então fui fazer a limpeza do moinho.

 

Ao retirar o recipiente de armazenagem dos grãos, vemos bastante pó residual entre as mós resultante das moagens anteriores. Então, giro a parte superior para retirá-la - que chamo de mó (o manual chama de broca mas acredito se tratarem de sinônimos, rs) - e faço a limpeza com o pincel fornecido junto com um aspirador de pó. Apenas coloco o bico do aspirado por cima do moedor, depois no bocal na parte de baixo, e a criança fica extremamente limpa. A mó superior só necessita de algumas pinceladas e fica perfeito também

 

Veja, acabei de limpar o moedor na forma que mencionei acima, sem desmontar a mó inferior e usando o pincel junto com o aspirador para limpar todo o pó de café dele:

 

n7yc4WH.jpg

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente assim que limpo o meu. Só tirei o mó inferior 1 vez em 4 anos, pra ajustar os espaçadores (que nos Tramontina não precisa, tem o ajuste interno). A única coisa que faço a mais é jogar ar-comprimido por cima com o bico do aspirador sugando em baixo, pra finalizar qq pó que tenha sobrado em lugares que o pincel não alcança. Tenho compressor me casa, mas dá pra usar ar-comprimido de latinha...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabral, eu uso o secador da patroa com o aquecimento desligado pra jogar vento nas entranhas do moinho, hehehe! Mas é muito raro precisar, o aspirador costuma dar conta legal. Em 1 minutinho aspirando já dá conta do recado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lunatico, acho que a sua vantagem é que vc usa o aspirador. Esse aspirador é pequeno? Só consegui deixar o moinho perto disso quando eu fiz o que o Digo falou, tirando a mó inferior. 

 

Alguem usa o moinho para prensa francesa? eu tenho moído no 60 e mesmo assim acho que fica mto po na xícara após "prensar". Estava pensando em aumentar a configuração da moagem interna. O que acham? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipejack, é um aspirador residencial básico, acho que da marca Arno. Eu quis retirar as ponteiras rígidas da mangueira que as ligam o aspirador, pois se eu usasse apenas a mangueira seria possível que a boca dela cobrisse a mó inferior integralmente, e ficaria mais próxima da base da mó pra puxar mais pó. Só que tinha uma presilha chata pra tirar, então usei com a ponteira que já estava plugada na mangueira, cujo bocal tinha um diâmetro um pouco menor. Ainda assim, deu pra chegar bem próximo da base e puxar literalmente todo o pó que estava nos cantinhos da mó.

 

Como fiquei muito satisfeito com a limpeza que consegui fazer, estou pensando até em vender o pote de Grindz que comprei junto com Cafiza lá na Amazon, rs! Vou esperar chegar, e então decido!

 

Sobre a granulometria para prensa francesa, ainda não comprei a minha apesar da vontade de ter uma. Então, como diria Gloria Pires, "não sou capaz de opinar"! :D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...